Estudo de 2 Tessalonicenses 1:5 – Comentado e Explicado

Elas constituem um indício do justo juízo de Deus e de que sereis considerados dignos do Reino de Deus, pelo qual padeceis.
2 Tessalonicenses 1:5

Comentário de Albert Barnes

Qual é um sinal manifesto do justo julgamento de Deus – A palavra “qual” é fornecida por nossos tradutores, e pode haver alguma dúvida sobre o que o apóstolo chama de “um sinal manifesto do justo julgamento de Deus”. O senso geral parece ser que o fato de serem perseguidos era uma evidência de que haveria um julgamento futuro, quando os justos que fossem perseguidos seriam recompensados, e os iníquos que os perseguissem seriam punidos. A maneira pela qual eles suportaram suas provações também foi uma indicação de qual seria o resultado em relação a eles. Sua paciência e fé sob perseguições mostravam constantemente que “seriam considerados dignos do reino de Deus, pelo qual foram chamados a sofrer”. É evidente que um parente deve ser fornecido aqui, como fizeram nossos tradutores, mas houve uma diferença de visão quanto ao que ele se refere. Alguns supõem que seja “paciência”, outros “perseguições e tribulações” e outros “a sentença inteira” anterior. Esta última é provavelmente a verdadeira construção, e o sentido é que a perseverança da aflição de maneira adequada pelos justos é uma prova de que haverá um julgamento justo de Deus no último dia:

(1) É evidência de que haverá um julgamento futuro – uma vez que os justos aqui sofrem tanto e os ímpios triunfam.

(2) essas coisas agora são permitidas para que o personagem possa ser desenvolvido e que a razão da sentença no último dia possa ser vista.

(3) a maneira pela qual essas aflições são suportadas é uma evidência – uma indicação ( ??de??µa endeigma) de quais serão os resultados do julgamento. A palavra “token manifesto” ( ??de??µa endeigma) não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Significa uma indicação, token, prova – qualquer coisa que mostre ou indique como uma coisa é ou deve ser (do programa ??de????µ? endeiknumito, para apontar). O significado aqui é, portanto, que o curso dos eventos mencionados – as perseguições que eles sofreram e a maneira como eles foram levados – forneceu uma prova de que haveria um julgamento justo e também forneceu uma indicação do resultado. desse julgamento seria. Em geral, podemos aprender quais serão os problemas do julgamento no caso de um indivíduo da maneira pela qual ele passa por provações.

Do justo julgamento de Deus – Que haverá um justo julgamento no futuro. Os crimes dos ímpios que ficam impunes na terra e os sofrimentos dos bons que são vingados são uma demonstração de que haverá um julgamento, quando todas essas desigualdades serão ajustadas.

Para que sejais considerados dignos – Como resultado de sua aflição, para que você seja apto para o reino de Deus. Isso não significa que os cristãos merecerão o céu por seus sofrimentos, mas que eles podem mostrar que têm um caráter tal que existe aptidão ou propriedade que devem ser admitidos lá. Eles podem demonstrar por sua paciência e resignação, por sua morte para o mundo e por suas vidas santas, que não são desqualificados para entrar naquele reino onde os remidos devem habitar. Nenhum cristão verdadeiro jamais sentirá que é digno por sua própria conta, ou que tem alguma reivindicação à vida eterna; contudo, ele pode ter evidências de que possui as características às quais Deus prometeu salvação e está preparado para habitar no céu.

Do reino de Deus. No céu, veja as notas em Mateus 3: 2 .

Pelo qual também vós sofres. Os sofrimentos que agora você sofre são porque são herdeiros do reino; isto é, você é perseguido porque é cristão; ver 1 Tessalonicenses 2:14 .

Comentário de E.W. Bullinger

token manifesto . Grego. endeigma. Só aqui.

justos . App-191.

julgamento . App-177. Compare Filipenses 1: 1 , Filipenses 1:28 .

para que sejais = a (grego. eis) o seu ser.

contou digno . Veja Atos 5:41 .

reino . App-112.114.

também sofre = sofre também.

Comentário de John Calvin

5 Uma demonstração do justo julgamento de Deus . Sem mencionar a exposição dada por outros, sou de opinião que o verdadeiro significado é este – que os ferimentos e perseguições que pessoas inocentes e piedosas suportam dos ímpios e abandonados, mostram claramente, como no espelho, que Deus um dia será o juiz do mundo. E essa afirmação é bastante antípoda com essa noção profana, que estamos acostumados a entreter, sempre que vai bem com o bem e mal com o ímpio. Pois pensamos que o mundo está sob a regulação do mero acaso, e deixamos Deus sem controle. Por isso, é que a impiedade e o desprezo tomam posse do coração dos homens, como Salomão fala ( Eclesiastes 9: 3 ), para aqueles que sofrem algo imerecido ou jogam a culpa em Deus ou não pensam que ele se preocupa com os assuntos dos homens. . Ouvimos o que Ovídio diz: “Estou tentado a pensar que não há deuses”. (626) Além disso, Davi confessa ( Salmos 73: 1 ) que, por ver coisas em um estado tão confuso no mundo, quase havia perdido o equilíbrio, como em um lugar escorregadio. Por outro lado, os iníquos tornam-se mais insolentes por ocasião da prosperidade, como se nenhuma punição por seus crimes os aguardasse; Assim como Dionísio, ao fazer uma viagem próspera, (627) se vangloriava de que os deuses favoreciam os sacrílegos. (628) Por fim, quando vemos que a crueldade dos iníquos contra os inocentes caminha impunemente para o exterior, o senso carnal conclui que não há julgamento de Deus, que não há punição dos iníquos, que não há recompensa da justiça .

Paulo, no entanto, declara, por outro lado, que, assim como Deus poupa os iníquos por um tempo e pisca diante dos ferimentos infligidos ao seu povo, Seu julgamento por vir nos mostra como um espelho. Pois ele pressupõe que não pode deixar de ser Deus, na medida em que é um juiz justo, um dia restaurará a paz aos miseráveis, que agora são injustamente perseguidos, e pagará aos opressores dos devotos a recompensa que eles têm. merecido. Portanto, se mantivermos esse princípio de fé, que Deus é o justo juiz do mundo e que é seu ofício render a todos uma recompensa de acordo com suas obras, esse segundo princípio seguirá de maneira incontestável – que o presente estado desordenado of matter ( ?ta??a? ) é uma demonstração do julgamento, que ainda não aparece. Pois se Deus é o justo juiz do mundo, as coisas que agora estão confusas devem, necessariamente, ser restauradas à ordem. Agora, nada é mais desordenado do que o fato de os ímpios, impunemente, molestarem os bons e caminharem para o exterior com violência desenfreada, enquanto os bons são cruelmente assediados sem nenhuma falta de sua parte. A partir disso, pode-se inferir prontamente que Deus um dia ascenderá ao tribunal, para que ele possa remediar o estado das questões no mundo, de modo a trazê-las para uma melhor condição.

Daí a afirmação a que ele se une – que é justo com Deus designar aflição , etc. , é a base desta doutrina – que Deus fornece sinais de um julgamento por vir quando ele se abstém, por enquanto, de exercer o cargo de juiz. E, inquestionavelmente, se as questões fossem agora organizadas de maneira tolerável, para que o julgamento de Deus fosse reconhecido como tendo sido plenamente exercido, um ajuste dessa natureza nos deteria na Terra. Portanto, Deus, a fim de que ele possa suscitar-nos na esperança de um juízo vindouro, atualmente, apenas até certo ponto, julga o mundo. É verdade que ele fornece muitos sinais de seu julgamento, mas é de tal maneira que nos constrange a estender nossa esperança ainda mais. Uma passagem notável, verdadeiramente, ao nos ensinar de que maneira nossas mentes devem se elevar acima de todos os impedimentos do mundo, sempre que sofrermos alguma adversidade – para que o justo julgamento de Deus se apresente à nossa mente, o que nos elevará acima este mundo. Assim, a morte será uma imagem da vida.

Pode ser considerado digno . Não há perseguições que devam ser consideradas de tal valor que nos tornem dignos do reino de Deus , nem Paulo disputa aqui quanto ao fundamento da dignidade, mas simplesmente adota a doutrina comum das Escrituras – que Deus destrói em nós aqueles coisas que são do mundo, para que ele possa restaurar em nós uma vida melhor; e ainda mais, que por meio de aflições, ele nos mostra o valor da vida eterna. Em resumo, ele simplesmente aponta a maneira pela qual os crentes são preparados e, por assim dizer, polidos sob a bigorna de Deus, na medida em que, por aflições, são ensinados a renunciar ao mundo e a mirar no reino celestial de Deus. Além disso, eles são confirmados na esperança da vida eterna enquanto lutam por ela. Pois esta é a entrada da qual Cristo discursou a seus discípulos. ( Mateus 7:13 ; Lucas 13:24 )

Comentário de Adam Clarke

Um sinal manifesto do julgamento da justiça de Deus – As perseguições e tribulações que você sofre são uma prova manifesta de que Deus julgou com retidão ao chamar você gentios à sua Igreja; e esses sofrimentos também são uma prova de que você é chamado; pois aqueles que entram no reino de Deus passam por grandes tribulações; o fato de você passar por essa tribulação é uma prova de que você está entrando, e Deus vê bem e justamente que você deve sofrer antes que desfrute dessa felicidade infinita.

As palavras, no entanto, podem ser entendidas em outro sentido e formarão essa máxima: “Os sofrimentos dos justos e os triunfos dos iníquos, nesta vida, são uma prova certa de que haverá um julgamento futuro, no qual os ímpios serão punidos e os justos recompensados. “Essa máxima não é apenas verdadeira em si mesma, mas é mais provável que esse seja o significado do apóstolo.

Para que sejais dignos de consideração – Sua paciência e paciência com esses sofrimentos é uma prova de que você é recompensado por aquela glória por causa da qual sofre e, no verdadeiro sentido evangélico da palavra, digno dessa glória; pois aquele que é filho de Deus e participante da natureza divina, é digno do reino de Deus, não porque ele fez alguma coisa para merecê-lo, mas porque ele carrega a imagem de Deus; e a imagem é aquela que dá o título.

Comentário de Thomas Coke

2 Tessalonicenses 1: 5 . Qual é um sinal manifesto O exercício da justiça de Deus tem um objetivo duplo; respeitando os homens bons por sua purificação, e respeitando os homens maus por sua punição. A perseguição infligida e sofrida fornece esses dois objetos, respectivamente. Talvez a palavra expressa manifesto possa implicar ainda mais que os sofrimentos dos homens de bem e os triunfos de seus inimigos perseguidores não terminem apenas em uma demonstração de vingança divina; mas que essas aparentes irregularidades mesmo agora declaram, que haverá um dia de retribuição.

Comentário de John Wesley

Que é um sinal manifesto do justo julgamento de Deus, para que sejais considerados dignos do reino de Deus, pelo qual também sofrereis:

Um sinal manifesto – é tratado nos sextos2 Tessalonicenses 1: 6 e nos versículos seguintes.

Referências Cruzadas

Jó 8:3 – Acaso Deus torce a justiça? Será que o Todo-poderoso torce o que é direito?

Salmos 9:7 – O Senhor reina para sempre; estabeleceu o seu trono para julgar.

Salmos 33:5 – Ele ama a justiça e a retidão; a terra está cheia da bondade do Senhor.

Salmos 50:6 – E os céus proclamam a sua justiça, pois o próprio Deus é o juiz. Pausa

Salmos 72:2 – para que ele julgue com retidão e com justiça os teus que sofrem opressão.

Salmos 99:4 – Rei poderoso, amigo da justiça! Estabeleceste a eqüidade e fizeste em Jacó o que é direito e justo.

Salmos 111:7 – As obras das suas mãos são fiéis e justas; todos os seus preceitos merecem confiança.

Jeremias 9:24 – mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor.

Daniel 4:37 – Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.

Lucas 20:35 – mas os que forem considerados dignos de tomar parte na era que há de vir e na ressurreição dos mortos não se casarão nem serão dados em casamento,

Lucas 21:36 – Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem”.

Atos dos Apóstolos 13:46 – Então Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios.

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

Romanos 2:5 – Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

Efésios 4:1 – Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.

Filipenses 1:28 – sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês de salvação, e isso da parte de Deus;

Colossenses 1:12 – dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.

1 Tessalonicenses 2:14 – Porque vocês, irmãos, tornaram-se imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia. Vocês sofreram da parte dos seus próprios conterrâneos as mesmas coisas que aquelas igrejas sofreram da parte dos judeus,

2 Tessalonicenses 1:6 – É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação,

2 Tessalonicenses 1:7 – e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá do céu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes.

2 Tessalonicenses 1:11 – Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé.

2 Timóteo 2:12 – se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará;

Hebreus 10:32 – Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento.

1 Pedro 4:14 – Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.

Apocalipse 3:4 – No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos.

Apocalipse 15:4 – Quem não te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o teu nome? Pois tu somente és santo. Todas as nações virão à tua presença e te adorarão, pois os teus atos de justiça se tornaram manifestos”.

Apocalipse 16:7 – E ouvi o altar responder: “Sim, Senhor Deus todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos”.

Apocalipse 19:2 – pois verdadeiros e justos são os seus juízos. Ele condenou a grande prostituta que corrompia a terra com a sua prostituição. Ele cobrou dela o sangue dos seus servos”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *