Estudo de 1 Tessalonicenses 2:14 – Comentado e Explicado

Com efeito, irmãos, vós vos tornastes imitadores das igrejas de Deus que estão na Judéia, das igrejas de Jesus Cristo. Tivestes que sofrer da parte dos vossos compatriotas o mesmo que eles sofreram dos judeus,
1 Tessalonicenses 2:14

Comentário de Albert Barnes

Irmãos, vocês se tornaram seguidores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Cristo Jesus – que estão unidas ao Senhor Jesus, ou que se baseiam em sua verdade: isto é, que são igrejas verdadeiras. Dessas igrejas, eles se tornaram “imitadores” – µ?µ?ta? mimetai- a saber, em seus sofrimentos. Isso não significa que eles foram fundados no mesmo modelo; ou que eles professavam ser os seguidores dessas igrejas, mas que haviam sido tratados da mesma maneira e, portanto, eram como eles. Eles foram perseguidos da mesma maneira e pelo mesmo povo – os judeus; e eles haviam perseguido suas perseguições com o mesmo espírito. O objetivo disso é confortá-los e incentivá-los, mostrando-lhes que outros foram tratados da mesma maneira e que era de se esperar que uma igreja verdadeira fosse perseguida pelos judeus. Eles não deveriam, portanto, considerar isso como qualquer evidência de que não eram uma igreja verdadeira de que haviam sido perseguidos por aqueles que afirmavam ser o povo de Deus e que fizeram pretensões extraordinárias à piedade.

Pois também sofrestes coisas de vossos próprios compatriotas – literalmente, “daqueles que pertencem à vossa tribo, ou companheiros de classe” – s?µf???t?? sumphuleton A palavra grega significa “uma da mesma tribo” e, em seguida, um concidadão, ou compatriota. Não é usado em nenhum outro lugar no Novo Testamento. A referência particular aqui parece não ser aos pagãos que eram os agentes ou atores nas cenas de tumultos e perseguições, mas aos judeus pelos quais eram liderados, ou quem eram os principais responsáveis ??pelas perseguições que haviam sofrido. É necessário supor que eles eram principalmente judeus que foram a causa da perseguição que havia sido estimulada contra eles, a fim de tornar exato o paralelismo entre a igreja ali e as igrejas na Palestina. Ao mesmo tempo, havia a propriedade de dizer que, embora o paralelismo fosse exato, foi pelas “mãos de seus próprios compatriotas” que isso foi feito; isto é, eles eram os agentes ou atores visíveis por quem foi feito – os instrumentos nas mãos de outros.

Na Palestina. os judeus perseguiram as igrejas diretamente; fora da Palestina, eles fizeram isso por meio de outros. Eles eram os verdadeiros autores, como na Judéia, mas geralmente conseguiam produzindo excitação entre os pagãos e com o argumento de que os apóstolos estavam em guerra contra instituições civis. Este foi o caso em Tessalônica. “Os judeus que não acreditavam, comovidos de inveja, puseram toda a cidade em tumulto.” “Eles atraíram Jason e alguns irmãos para os governantes da cidade, chorando: ‘Aqueles que viraram o mundo de cabeça para baixo também vieram para cá;’” Atos 17: 5-6 . O mesmo ocorreu pouco tempo depois em Berea. “Quando os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus foi pregada por Paulo em Beréia, também vieram para lá e incitaram o povo;” Atos 17:13 ; compare Atos 14: 2 . “Os judeus incrédulos incitaram os gentios e fizeram suas mentes mal afetadas contra os irmãos.” “A epístola, portanto, representa o caso com precisão, conforme a história afirma. Sempre foram os judeus que puseram em pé as perseguições contra os apóstolos e seus seguidores; ” Paley, Hor. Paulo. in loc. Era, portanto, estritamente verdadeiro, como o apóstolo aqui afirma:

(1) que eles foram submetidos ao mesmo tratamento dos judeus que as igrejas da Judéia, uma vez que foram os autores da excitação contra eles; e,

(2) que foi realizada, como afirma o apóstolo, “por seus próprios compatriotas”; isto é, eles eram os agentes ou instrumentos pelos quais foi feito. Esse tipo de coincidência não designada entre a Epístola e a história dos Atos dos Apóstolos é um dos argumentos dos quais Paley (Hor. Paul.) Infere a genuinidade de ambos.

Como eles têm dos judeus – diretamente. Na Palestina, não havia outros senão judeus que pudessem se animar contra os cristãos, e eles eram obrigados a aparecer como os próprios perseguidores.

Comentário de E.W. Bullinger

seguidores . Ver 1 Tessalonicenses 1: 6 .

igrejas . App-186.

Cristo Jesus . App-98.

tem . Omitir.

like = o mesmo

compatriotas . Grego. sumphuletes. Só aqui.

eles = eles também.

Comentário de John Calvin

14 Pois vos tornastes imitadores . Se você está inclinado a restringir isso à cláusula em conexão imediata com ela, o significado será que o poder de Deus, ou de sua palavra, se manifesta em sua paciência, enquanto eles sustentam perseguições com magnanimidade e coragem inabalável. Prefiro, no entanto, vê-lo como estendendo-se a toda a afirmação anterior, pois ele confirma o que afirmou, que os tessalonicenses haviam abraçado o evangelho com sinceridade, como apresentado a eles por Deus, desde que corajosamente suportassem os assaltos que Satanás lhes fez, e não se recusou a sofrer nada a não deixar de obediência a ele. E, inquestionavelmente, este não é um teste leve de fé quando Satanás, por todas as suas maquinações, não tem sucesso em nos afastar do temor de Deus.

Nesse meio tempo, ele prudentemente se opõe a uma perigosa tentação que pode se prostrar ou assediar; pois eles sofreram graves problemas daquela nação que era a única no mundo que glorificava em nome de Deus.

Isto, digo, pode ocorrer na mente deles: “Se essa é a verdadeira religião, por que os judeus, que são o povo sagrado de Deus, se opõem a ela com tanta hostilidade inveterada?” Com o objetivo de remover esta ocasião de ofensa, (543) ele, em primeiro lugar, mostra que eles têm isso em comum com as primeiras igrejas que estavam na Judéia: depois, ele diz que os judeus são determinados inimigos de Deus e de toda sã doutrina. Pois embora, quando ele diz que sofria de seus compatriotas , isso pode ser explicado como se referindo a outros e não a judeus, ou pelo menos não deveria se restringir exclusivamente aos judeus, ainda assim, enquanto ele insiste mais em descrever sua obstinação e impiedade, é manifesto que essas mesmas pessoas são advertidas por ele desde o início. É provável que em Tessalônica parte dessa nação tenha sido convertida para Cristo. Parece, no entanto, a partir da narrativa apresentada em Atos, que ali , não menos que na Judéia, os judeus eram perseguidores do evangelho. Por isso, entendo isso como sendo dito indiscriminadamente, tanto dos judeus quanto dos gentios, visto que ambos sofreram grandes conflitos e ataques ferozes de seus próprios compatriotas.

Comentário de Adam Clarke

Vós – tornamos seguidores das Igrejas de Deus – Não há uma palavra aqui da Igreja de Roma sendo o modelo após o qual as outras Igrejas deveriam ser formadas; não tinha tal preeminência: essa honra pertencia às igrejas da Judéia; foi de acordo com eles, não a Igreja de Roma, que as igrejas asiáticas foram modeladas. A mais pura de todas as igrejas apostólicas era a dos tessalonicenses, e isso foi formado após as igrejas cristãs na Judéia.

Se qualquer preeminência ou autoridade pertencesse à Igreja de Roma, o apóstolo teria proposto isso como um modelo para todos aqueles que ele formou na Judéia, Ásia Menor, Grécia ou Itália.

Vocês também sofreram – de seus próprios compatriotas – É digno de nota que, em quase todos os casos, os judeus eram os líderes de todas as perseguições contra os apóstolos e a Igreja infantil. E o que eles não podiam fazer, instigavam outros a fazer; e, reunindo companheiros indecentes entre os gentios, fizeram tumultos frequentes, e especialmente em Tessalônica, onde a oposição ao Evangelho era muito alta e a perseguição aos cristãos muito quente.

Comentário de Thomas Coke

1 Tessalonicenses 2:14. Antes de elogiá-los por sua pronta e alegre recepção do evangelho, e sugerir sua resolução em sofrer pela causa, ele os elogia por sua paciência e coragem, 1 Tessalonicenses 2: 14- 16 e depois novamente expressa sua grande afeição pelos tessalonicenses, e seu desejo sincero de fazê-los outra visita; que ele lhes assegura que mais de uma vez tentou; mas Satanás sempre o impediu: com que expressão veemente ele novamente reflete obliquamente sobre os judeus incrédulos, 1 Tessalonicenses 2: 17-20 . São Paulo provavelmente chama as igrejas cristãs na Judéia, igrejas em Cristo Jesus, para distingui-las das igrejas judaicas ou das sinagogas na Judéia, bem como para dizer que todos os membros da verdadeira igreja de Cristo são um nele. Quanto à paciência e fortaleza das igrejas cristãs ali, veja Atos 12 e Hebreus 10: 32-34 . Como esses tessalonicenses os imitaram, ver cap. 1 Tessalonicenses 1: 6 . Atos 17: 5 . & c. Os judeus de Jerusalém desejavam que Pilatos, um gentio, crucificasse nosso Senhor; os judeus de Tessalônica haviam exasperado os gentios e até os governadores daquela cidade para perseguir seus apóstolos e discípulos. A partir da representação da história dos Atos e das epístolas apostólicas, bem como de outros escritos antigos, parece que a maioria das perseguições primitivas decorreu da malícia e da oposição dos judeus incrédulos.

Comentário de John Wesley

Irmãos, vós vos tornastes seguidores das igrejas de Deus que estão na Judéia em Cristo Jesus; porque também sofrestes coisas de vossos compatriotas, como também dos judeus.

Sofreu as mesmas coisas – O mesmo fruto, as mesmas aflições e a mesma experiência, em todos os momentos e em todos os lugares, são um excelente critério da verdade evangélica.

Como eles dos judeus – seus compatriotas.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 8:1 – E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria.

Atos dos Apóstolos 8:3 – Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão.

Atos dos Apóstolos 9:1 – Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,

Atos dos Apóstolos 9:13 – Respondeu Ananias: “Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém.

Atos dos Apóstolos 9:31 – A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Atos dos Apóstolos 11:19 – Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estêvão chegaram até à Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus.

Atos dos Apóstolos 12:1 – Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à igreja, com a intenção de maltratá-los,

Atos dos Apóstolos 17:1 – Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga judaica.

Atos dos Apóstolos 17:13 – Quando os judeus de Tessalônica ficaram sabendo que Paulo estava pregando a palavra de Deus em Beréia, dirigiram-se também para lá, agitando e alvoroçando as multidões.

2 Coríntios 8:1 – Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia.

Gálatas 1:22 – Eu não era pessoalmente conhecido pelas igrejas da Judéia que estão em Cristo.

1 Tessalonicenses 1:1 – Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: A vocês, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 1:6 – De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo.

1 Tessalonicenses 3:4 – Quando estávamos com vocês, já lhes dizíamos que seríamos perseguidos, o que realmente aconteceu, como vocês sabem.

2 Tessalonicenses 1:1 – Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo:

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Hebreus 10:33 – Algumas vezes vocês foram expostos a insultos e tribulações; em outras ocasiões fizeram-se solidários com os que assim foram tratados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *