Estudo de 1 Tessalonicenses 1:6 – Comentado e Explicado

E vós vos fizestes imitadores nossos e do Senhor, ao receberdes a palavra, apesar das muitas tribulações, com a alegria do Espírito Santo,
1 Tessalonicenses 1:6

Comentário de Albert Barnes

E vocês se tornaram seguidores de nós – “Vocês se tornaram imitadores – µ?µ?ta? mim?tai- de nós”. Isso não significa que eles se tornaram seguidores de Paulo, Silas e Timóteo, no sentido de que haviam se estabelecido como mestres ou como chefe de uma seita, mas que imitavam sua maneira de viver; veja as notas em 1 Coríntios 4:16 ; 1 Coríntios 11: 1 .

E do Senhor – O Senhor Jesus. Você também aprendeu a imitá-lo. A partir disso, é evidente que a maneira pela qual o Salvador viveu foi um tópico proeminente de sua pregação, e também que esse era um dos meios da conversão dos tessalonicenses. É provável que a pregação da vida pura e santa do Senhor Jesus seja um meio muito mais importante de conversão dos pecadores do que é. Nada é melhor adaptado para mostrar a eles o mal de suas próprias vidas culpadas do que o contraste entre suas vidas e a dele; e nada pode ser concebido mais adequado para conquistá-los para a vida santa do que a contemplação de sua pura e santa conduta.

Tendo recebido a palavra com muita aflição – isto é, em meio a muita oposição de outros; ver Atos 17: 5-8 . Foi no meio dessas provações que eles se converteram – e parecem ter sido os melhores cristãos para eles. Nisso, eles eram imitadores do Salvador, ou compartilhavam o mesmo com ele, e assim se tornaram seus seguidores. O fato de abraçarem e sustentarem as verdades da religião em meio a toda essa oposição mostrou que eles eram controlados pelos mesmos princípios que ele, e que eram realmente seus amigos.

Com alegria do Espírito Santo – Com felicidade produzida pelo Espírito Santo. Embora estivessem muito aflitos e perseguidos, ainda havia alegria. Havia alegria em sua conversão – na evidência do pecado perdoado – na esperança do céu; veja as notas, Atos 8: 8 . Por maiores que sejam as provações e perseguições experimentadas ao receber o evangelho, ou por numerosos e longos sofrimentos da vida subseqüente em consequência de tê-lo abraçado, há uma alegria na religião que mais do que desequilibra tudo, e que torna a religião a mais rica de todas as bênçãos.

Comentário de E.W. Bullinger

seguidores = imitadores. Grego. mimita. Ver 1 Coríntios 4:16 .

aflição . Grego. reticências. Veja Atos 7:10 .

Comentário de John Calvin

6 E vos tornastes imitadores . Com o objetivo de aumentar a vivacidade deles, ele declara que há um acordo mútuo e harmonia, por assim dizer, entre a pregação e a fé deles. Pois, a menos que os homens, por sua vez, respondam a Deus, nenhuma proficiência se seguirá da graça que lhes é oferecida – não como se pudessem fazer isso por si mesmos, mas na medida em que Deus, quando ele começa nossa salvação nos chamando, aperfeiçoa também moldando nossos corações à obediência. A soma, portanto, é esta – que uma evidência da eleição Divina se manifestou não apenas no ministério de Paulo, na medida em que foi fornecida com o poder do Espírito Santo, mas também na fé dos tessalonicenses, de modo que essa conformidade é um poderoso atestado disso. Ele diz, no entanto, “Vocês eram imitadores de Deus e de nós “, no mesmo sentido em que é dito, que o povo acreditava em Deus e em seu servo Moisés ( Êxodo 14:13 (505) ), não como se Paulo e Moisés tinha algo diferente de Deus, mas porque ele operava poderosamente por eles, como seus ministros e instrumentos. (506) Enquanto vocês se abraçaram. A prontidão deles em receber o evangelho é chamada de imitação de Deus, por esse motivo, que, como Deus se apresentara aos tessalonicenses em um espírito liberal, também eles, por sua vez, se apresentaram voluntariamente para encontrá-lo.

Ele diz, com a alegria do Espírito Santo , que podemos saber que não é pela instigação da carne ou pelos sussurros de sua própria natureza que os homens estarão prontos e ansiosos para obedecer a Deus, mas isso é a obra do Espírito de Deus. A circunstância, em meio a muitas tribulações que eles abraçaram o evangelho, serve por meio de amplificação. Pois vemos muitos, que de outra forma não se desinclinam ao evangelho, que, no entanto, evitam isso, de serem intimidados pelo medo da cruz. Aqueles, portanto, que não hesitam com intrepidez em abraçar junto com o evangelho as aflições que os ameaçam, fornecem nisso um admirável exemplo de magnanimidade. E a partir disso, é muito mais evidente, quão necessário é que o Espírito nos ajude nisso. Pois o evangelho não pode ser recebido corretamente ou sinceramente, a menos que seja com um coração alegre. Nada, porém, está mais em desacordo com nossa disposição natural, do que se alegrar em aflições.

Comentário de Adam Clarke

Vocês se tornaram seguidores de nós – vocês se tornaram imitadores, µ?µ?ta? , de nós – vocês acreditavam nas mesmas verdades, andavam da mesma maneira e pensavam na mesma coisa; sabendo que nossa doutrina era do Senhor e que o modo como andamos era prescrito por ele mesmo, e que ele também sofria as contradições de homens ímpios.

Tendo recebido a palavra com muita aflição – Para que eles recebessem a doutrina do Evangelho em meio a muita perseguição, podemos aprender com a história em geral e com Atos 17: 5 , Atos 17: 6 .

Com alegria do Espírito Santo – Os consolos que receberam, em conseqüência da crença em Cristo, mais do que contrabalançaram todas as aflições que sofreram de seus perseguidores.

Comentário de John Wesley

E vos tornastes seguidores de nós e do Senhor, tendo recebido a palavra com muita aflição, com alegria do Espírito Santo:

Embora em muita aflição, mas com muita alegria.

Referências Cruzadas

Oséias 2:14 – “Portanto, agora vou atraí-la; vou levá-la para o deserto e vou falar-lhe com carinho.

Mateus 16:24 – Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Marcos 10:29 – Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho,

João 8:12 – Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

João 13:13 – Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou.

João 14:16 – E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

Atos dos Apóstolos 5:41 – Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.

Atos dos Apóstolos 9:31 – A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Atos dos Apóstolos 13:52 – Os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 17:5 – Mas os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na cidade. Invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, a fim de trazê-los para o meio da multidão.

Romanos 5:3 – Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;

Romanos 8:16 – O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

1 Coríntios 4:16 – Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores.

1 Coríntios 11:1 – Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

2 Coríntios 8:1 – Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia.

2 Coríntios 8:5 – E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 5:1 – Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,

Filipenses 3:17 – Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos.

1 Tessalonicenses 2:13 – Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

1 Tessalonicenses 2:14 – Porque vocês, irmãos, tornaram-se imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia. Vocês sofreram da parte dos seus próprios conterrâneos as mesmas coisas que aquelas igrejas sofreram da parte dos judeus,

1 Tessalonicenses 3:2 – e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé,

2 Tessalonicenses 1:4 – Por esta causa nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé que mostram em todas as perseguições e tribulações que vocês estão suportando.

2 Tessalonicenses 3:9 – não por que não tivéssemos tal direito, mas para que nos tornássemos um modelo para ser imitado por vocês.

Hebreus 10:34 – Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes.

1 Pedro 1:6 – Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

1 Pedro 3:13 – Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem?

3 João 1:11 – Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *