Estudo de Romanos 8:16 – Comentado e Explicado

O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus.
Romanos 8:16

Comentário de Albert Barnes

O Espírito – O Espírito Santo. Que o Espírito Santo aqui se destina, é evidente,

(1) Porque este é o significado natural da expressão;

(2) Porque é do Espírito Santo que o apóstolo está tratando principalmente aqui;

(3) Porque seria uma construção antinatural e forçada dizer o temperamento da adoção que testemunhou.

Presta testemunho – dá testemunho.

Com nosso espírito – Para nossas mentes. Isso diz respeito à adoção; e significa que o Espírito Santo fornece evidência para nossas mentes de que somos adotados na família de Deus. Esse efeito não é raramente atribuído ao Espírito Santo, 2 Coríntios 1:22 ; 1 João 5: 10-11 ; 1 Coríntios 2:12 . Se for perguntado como isso é feito, respondo, não é por nenhuma revelação de nova verdade; não é por inspiração; nem sempre é por segurança; não é por mera persuasão que somos eleitos para a vida eterna; mas é produzindo em nós os efeitos apropriados de sua influência. É dele renovar o coração; santificar a alma; produzir “amor, alegria, paz, longanimidade, mansidão, bondade, fé, mansidão, temperança”, Gálatas 5: 22-23 . Se um homem tem isso, ele tem evidências do testemunho do Espírito com seu espírito. Caso contrário, ele não tem essa evidência. E a maneira, portanto, de verificar se temos esse testemunho do Espírito, é através de uma investigação honesta e em oração se esses frutos do Espírito realmente existem em nossas mentes. Se o fizerem, a evidência é clara. Se não, toda a confiança vã de boas propriedades; todas as visões, arrebatamentos e revelações imaginadas serão meras ilusões. Pode-se acrescentar que o efeito desses frutos do Espírito e da mente é produzir um quadro calmo e celestial; e nesse contexto, quando atendidos com os frutos apropriados do Espírito em uma vida santa, podemos nos regozijar como evidência de piedade.

Que somos filhos de Deus – que somos adotados em sua família.

Comentário de E.W. Bullinger

O próprio espírito = próprio espírito. App-101.

presta testemunho . Veja Romanos 2:15 .

filhos App-108. Veja nota 2, p. 1511

Comentário de John Calvin

16. O próprio Espírito , etc. Ele não diz simplesmente que o Espírito de Deus é uma testemunha do nosso espírito, mas adota um verbo composto, que pode ser traduzido como “contestação” ( contestatur ), não fosse essa contestação ( contestatio ) tem um significado diferente em latim. Mas Paulo quer dizer que o Espírito de Deus nos dá esse testemunho, que quando ele é nosso guia e professor, nosso espírito é assegurado pela adoção de Deus: para nossa mente, sem o testemunho precedente do Espírito. , não poderia nos transmitir essa garantia. Há também aqui uma explicação do versículo anterior; pois quando o Espírito nos testifica que somos filhos de Deus, ele ao mesmo tempo derrama em nossos corações tanta confiança, que ousamos chamar Deus de Pai. E, sem dúvida, uma vez que somente a confiança do coração abre nossa boca, exceto que o Espírito testifica ao nosso coração respeitando o amor paterno de Deus, nossas línguas seriam mudas, para que não pudessem proferir orações. Pois devemos sempre nos apegar a este princípio – que não oramos corretamente a Deus, a menos que sejamos convencidos em nossos corações, que ele é nosso Pai, quando o chamamos com nossos lábios. Para isso, há uma parte correspondente – que nossa fé não tem evidências verdadeiras, exceto que clamamos a Deus. Não é então sem razão que Paulo, trazendo-nos a este teste, mostra que só aparece como verdadeiramente alguém acredita, quando aqueles que abraçaram a promessa da graça, se exercitam em orações. (255)

Mas há aqui uma notável refutação das noções vãs dos sofistas que respeitam a conjectura moral, que nada mais é do que incerteza e ansiedade da mente; mais ainda, vacilação e ilusão. (256) Também há uma resposta dada aqui à sua objeção, pois eles perguntam: “Como um homem pode conhecer completamente a vontade de Deus?” Isso certamente não está ao alcance do homem, mas é o testemunho do Espírito de Deus; e esse assunto ele trata mais amplamente em 1 Coríntios 2: 6 , do qual podemos derivar uma explicação mais completa de uma passagem. Que essa verdade fique certa de que ninguém pode ser chamado filho de Deus, que não se conhece como tal; e isso é chamado conhecimento por João, a fim de estabelecer sua certeza. ( 1 João 5:19 .)

[Beza] torna s?µµa?t??e? t? p?e?µat? ?µ??, “testemunha junto com nosso espírito – una cum nostro spiritu “, e o Vulqate “testemunha sobre nosso espírito”, como se o verbo não tivesse seu composto; e diz-se ter apenas o significado mais simples de testemunhar, embora composto, em Romanos 9: 1 ; e em Apocalipse 22:18 , onde há um caso dativo, como aqui: “Testifico a todos os homens”, etc. A alma parece aqui ser chamada de “espírito”, porque a alma renovada é intencional ou a alma tem o espírito de adoção; ou pode ser um exemplo do modo de escrever do apóstolo, que geralmente coloca a mesma palavra duas vezes em uma frase, mas com um significado diferente. O Espírito Santo testemunha ao nosso espírito, digamos [Orígenes] e [Theodoret], produzindo obediência, amor e imitação de Deus, que são evidências de nossa adoção; mas [Crisóstomo] e [Ambrósio] dizem, permitindo-nos chorar Abba, Pai, de acordo com o versículo anterior. Este último parece ser o significado adotado por [Calvin] É dito por [Estius], de acordo com [Poole], que o verbo composto nunca é usado sem a idéia de um testemunho conjunto implícito, e que em Apocalipse 22: 18 , é um testemunho em conjunto com Cristo. Então a importância deste texto seria que o Espírito Santo atesta, juntamente com o espírito de adoção, nosso espírito, nossa alma ou mente renovada, que somos filhos de Deus. Assim, parece ter sido pretendida uma influência direta do Espírito, além daquilo que é santificador e filial. Veja 2 Coríntios 1:22

O professor [Hodge] dá essa paráfrase: “Não apenas nosso espírito filial para com Deus prova que somos seus filhos, mas o próprio Espírito Santo transmite às nossas almas a certeza desse fato delicioso”. Esta parece ser a importação completa e precisa da passagem. – Ed.

Não há dúvida de muita verdade nessas observações; mas outro motivo pode ser acrescentado: aqueles que não sabem o que é segurança, não podem ensinar consistentemente a doutrina; e garantia real e genuína é um estado elevado, ao qual o homem, apegado a princípios meramente naturais, nunca pode ascender. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

O próprio Espírito testifica com o nosso espírito – exatamente esse mesmo Espírito, o Espírito da adoção; isto é, o Espírito que testemunha essa adoção; que não pode ser outro senão o próprio Espírito Santo, e certamente não pode significar qualquer disposição ou afeto de espírito que a pessoa adotada possa sentir; pois tal disposição deve surgir do conhecimento dessa adoção, e o conhecimento dessa adoção não pode ser dado por nenhum meio humano ou terreno; deve vir do próprio Deus: portanto, o a?t? t? p?e?µa deve ter referência a esse Espírito, por quem somente o conhecimento da adoção é testemunhado à alma do crente.

Com nosso espírito – Em nosso entendimento, o local ou destinatário de luz e informação; e o local ou corpo docente para o qual essas informações podem ser levadas adequadamente. Isso é feito para que possamos ter a maior evidência possível da obra que Deus realizou. Como a janela é o meio adequado para deixar a luz do sol entrar em nossos apartamentos, o entendimento é o meio adequado para transmitir a influência do Espírito à alma. Portanto, temos a máxima evidência do fato de nossa adoção que podemos ter; nós temos a palavra e o espírito de Deus; e a palavra selada em nosso espírito pelo Espírito de Deus. E este não é um influxo momentâneo: se tomarmos o cuidado de andar com Deus, e não entristecermos o Espírito Santo, teremos um testemunho permanente; e enquanto continuarmos fiéis ao nosso Pai adotivo, o Espírito que testemunha essa adoção continuará a testemunhá-la; e nisto saberemos que somos de Deus pelo Espírito que ele nos dá.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 8:16 . O próprio Espírito presta testemunho, etc. – Pode ser apropriado indagar, neste versículo tão controvertido, 1º: Quantos e de quem são as testemunhas aqui mencionadas? e 2º, qual é o tipo de evidência dada por eles? I. S?µµa?t??e?, prestado testemunhando com, significa ser uma companheira testemunha ou testemunhar a mesma coisa que outro. Esse é o significado constante da palavra nas Escrituras, e nunca é usado, mas onde há uma evidência simultânea de duas testemunhas (ver cap. Romanos 2:15 , Romanos 9: 1. Apocalipse 22:16 .). Portanto, não pode haver razão por que não deva ser tomada no mesmo sentido aqui, e prestado que o Espírito testifica com o nosso espírito ou em conjunto com ele. Aqui estão duas testemunhas, e quem são elas, devemos perguntar a seguir. Quem é o primeiro Espírito, deve ser aprendido com o que se passa antes. Em Romanos 8: 2 , lemos sobre o Espírito da vida em Cristo Jesus, que nos libertou da lei do pecado e da morte. Em Romanos 8: 9 ele é chamado, o Espírito de Deus e de Cristo. Em Romanos 8:11, o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos. Em Romanos 8:15, o Espírito de adoção, pelo qual clamamos, Abba, Pai. – No presente versículo, é feita referência a este Espírito: – “O próprio Espírito; isto é, o Espírito que nos libertou em Cristo Jesus – o Espírito pelo qual recebemos adoção, ele mesmo testemunha com nosso espírito.” , que somos filhos de Deus. ” Mas então a questão é: se o espírito em todos esses lugares é o nome de uma pessoa ou se denota apenas uma qualidade ou temperamento pertencente aos cristãos; para que o Espírito de Cristo signifique não mais do que a mente de Cristo , Filipenses 2: 5 ; isto é, o mesmo temperamento e disposição. Nesse sentido, Crellius mantém, e outros depois dele, explicando a passagem assim: “Nosso espírito evangélico (isto é, como ele se explica em outro lugar – nosso temperamento evangélico) é um argumento suficiente para nossas próprias mentes, de que somos crianças. de Deus.” Disputar esse ponto com Crellius e seus irmãos, os socinianos, seria um grande conflito. Mas, como o Espírito de Cristo pode e realmente significa ambos os sentidos, pode ser apropriado ressaltar, para aqueles que não têm preconceitos particulares a serem mantidos, que sentido está aqui a ser seguido. Primeiro, então, este Espírito é o Espírito da vida, pelo qual somos libertados; isto é, pelo qual somos regenerados em Cristo Jesus e liberados do pesado jugo do pecado, que o Apóstolo estava descrevendo no capítulo anterior. Ora, um temperamento evangélico não é a causa, mas o conseqüente dessa liberdade: o Espírito de Deus é a causa eficiente, da qual nos dizem que por essa razão nasceremos. Segundo, é o Espírito daquele que ressuscitou a Cristo; isto é, o Espírito pelo qual ele produziu essa grande maravilha e milagre, como é evidente ao reunir todo o décimo primeiro versículo: – o Espírito daquele que ressuscitou Cristo dentre os mortos, é o Espírito pelo qual ele o ressuscitou, isto é, o Espírito Santo, poderoso em obras e maravilhas. Por fim, é o espírito de adoção, pelo qual somos feitos filhos. O espírito de adoção é o espírito do qual nascemos em Cristo; do qual nascimento um temperamento evangélico não é a causa, mas o efeito. De modo que, por todo o teor do apóstolo, deve parecer mais evidente para toda mente sincera que o Espírito que testemunha com nosso espírito é o Espírito Santo de Deus, que trabalha junto com nosso espírito, para nos permitir realizar a vontade. de Deus. – Quanto à segunda testemunha, – nosso próprio espírito -, não precisa de muito tempo para mostrar o que é, uma vez que a maioria concorda que essa é a nossa própria mente. Quem conhece as coisas de um homem, senão o espírito de um homem que está nele? isto é, salvar sua mente e consciência? Assim, o cristão fiel tem duas testemunhas de que ele é filho de Deus; – o Espírito Santo de Deus, e sua própria mente e consciência.

II Vejamos, portanto, em seguida, que evidência cada um deles fornece neste caso. Para isso, devemos olhar para a última parte do capítulo anterior, à qual o presente verso se refere. Nosso clamor, Abba, Pai, Romanos 8:15, é muito incorretamente apontado por alguns como a evidência que provém de nossa própria mente, uma vez que é dito expressamente que clamamos, pelo espírito de adoção; de modo que nosso clamor, Abba, Pai, é uma evidência que não vem de nossas mentes, mas do Espírito Santo. – A evidência de nosso próprio espírito é que ele ama e se deleita na lei de Deus, e é inquieto para obedecer à lei. adora. As palavras do apóstolo, cap. Romanos 7:25 são fortes para esse propósito; Com a mente sirvo a lei de Deus, mas com a carne a lei do pecado; – palavras que devemos guardar na memória enquanto consideramos a evidência do Espírito de Deus. No presente capítulo, São Paulo nos diz que a redenção de Cristo Jesus pôs fim ao miserável cativeiro sob o qual vivemos. A lei do Espírito, etc. veja Romanos 8: 2 . A lei aqui significa poder, pois o poder é uma lei para aqueles que vivem sob ele: agora, então, o poder do Espírito destruiu o poder do pecado. O poder do pecado era oposto à mente e à razão do homem, de modo que o homem, enquanto vivia sob esse poder, era escravo; mas o poder do Espírito está do lado da razão e trabalha junto com ele; de modo que estar sob esse poder é um estado de liberdade e liberdade e, portanto, é justamente dito que a lei do Espírito da vida se libertou. A conseqüência de estarmos sob o poder do Espírito é que não andamos segundo a carne, mas depois do Espírito, Romanos 8: 4 ; que nos importamos com as coisas do Espírito, Romanos 8: 5 ; que mortificamos as obras do corpo, Romanos 8:13 ; que somos filhos de Deus, Romanos 8:14 ; que nós choramos, Abba, pai! Romanos 8:15 . Estes são os frutos do Espírito. Agora, andar segundo o Espírito e fazer as obras do Espírito é andar de acordo com nossa própria mente e razão; porque a razão aprova as coisas de Deus, e as coisas do Espírito são as coisas de Deus. Para chorar, Abba, Pai, procede de uma mente decidida e imperturbável – de dever filial e reverência. Portanto, devemos ao Espírito; pois antes, por mais que nossas mentes consentissem com suas leis, ainda éramos pecadores, e a consciência estava entre nós e nosso Pai; para que não pudéssemos nos aproximar sem medo e tremor, nossas mentes ainda o representavam para nós, mais como um Senhor ferido, do que como um pai terno. Mas desde que o poder do Espírito acalmou a horrível disputa que existia entre nós, entre razão e pecado, e que ambos o amamos e obedecemos a ele – agora não temos mais medo de sua presença; mas, como crianças ansiando pelo retorno de um pai bondoso, corremos para abraçá-lo, com palavras de amizade e carinho em nossas bocas, chorando Abba, pai. – Com a mente, ele havia dito antes, sirvo a lei de Deus, cap. Romanos 7:25 . “E agora”, diz ele, “pelo mesmo Espírito, você obedece à mesma lei; e o Espírito de Deus e seu espírito concordam em lhe dar a máxima segurança de serem filhos de Deus. Você não está mais na triste condição descrito anteriormente; a mente inclinando-se para um lado e a carne para outro; de modo que você desejava fazer uma coisa, ainda assim fazia o contrário, e estava sempre inquieto e desconfortável; repreendido por dentro e restrito por fora: para o Espírito pelo qual você está agora governa, consente com sua mente e está inclinado a realizar as mesmas coisas que a mente aprova; de onde você pode ter a maior confiança em Deus: por que sinais mais claros você pode ter de um bom filho e servo, do que saber que ele ama a lei de seu Pai, e a obedece? Ame a lei, de fato, você fez antes em seu estado de despertar; mas obedeça a que você não podia: mas agora pelo Espírito você a obedece e tem a maior satisfação, tanto por dentro quanto por dentro. sem que vocês sejam filhos de Deus. ”Isso pode ser suficiente para mostrar o significado do apóstolo, d para explicar “a natureza da evidência que cada Espírito dá”. Veja o Bispo Sherlocke, o Arcebispo Sharpe, as Inferências e as REFLEXÕES.

Comentário de Scofield

crianças

where babyhood and sonhood are contrasted. Also “Adoption”; Romans 8:15 ; Romans 8:23 ; Ephesians 1:5 . (Grego – t????? , “um nascido”, um filho (e assim em Romanos 8:17 ; Romanos 8:21 ); não, como em Romanos 8:14 , “filhos” (gr. Huios). Veja Gálatas 4: 1 ; Gálatas 4: 7, onde a infância e a adolescência são contrastadas, além de “adoção”; Romanos 8:15 ; Romanos 8:23 ; Efésios 1: 5 .

Comentário de John Wesley

O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus:

O mesmo Espírito testifica com nosso espírito – Com o espírito de todo crente verdadeiro, por um testemunho distinto do de seu próprio espírito, ou pelo testemunho de uma boa consciência. Felizes aqueles que gostam disso claro e constante.

Referências Cruzadas

Romanos 8:23 – E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.

Romanos 8:26 – Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

2 Coríntios 1:22 – nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.

2 Coríntios 5:5 – Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir.

Efésios 1:13 – Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,

Efésios 4:30 – Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

1 João 3:19 – Assim saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração diante dele

1 João 4:13 – Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *