Estudo de 2 Coríntios 5:5 – Comentado e Explicado

Aquele que nos formou para este destino é Deus mesmo, que nos deu por penhor o seu Espírito.
2 Coríntios 5:5

Comentário de Albert Barnes


Agora, aquele que nos operou pela mesma coisa – a frase “mesma coisa” aqui significa exatamente isso, isto é, a que ele se referiu – a preparação para o céu ou a habitação celestial. A palavra “forjado” aqui ( ?ate??as?µe??? katergasamenos) significa que Deus os formou ou fez para isso; isto é, ele teve pelas influências do Espírito, e por sua atuação no coração, as criou, por assim dizer, para isso, e as adaptou a ele. Deus nos destinou a essa mudança de corrupção para incorrupção; ele nos adaptou a isso; Ele nos formou para isso. Não se refere à criação original do corpo e da alma para esse fim, mas significa que Deus, por seu próprio agente renovador, santificador e sustentador, os formou para isso e os adaptou a ele. O objetivo de Paulo ao afirmar que foi feito por Deus é manter essa verdade em destaque diante da mente. Não era por qualquer inclinação, força ou poder nativo que eles tinham, mas tudo era para ser atribuído a Deus; compare Efésios 2:10 .

Quem também deu – Além de se apropriar da glória eterna, ele nos deu o fervoroso Espírito para nos sustentar aqui. Não estamos apenas preparados para entrar no céu, mas também temos aqui o apoio produzido pelo fervoroso Espírito.

O sincero do Espírito – Sobre o significado disso, veja a nota em 2 Coríntios 1:22 . Ele nos deu o Espírito Santo como penhor ou garantia da herança eterna.

Comentário de E.W. Bullinger

forjado , veja 2 Coríntios 4:17 .

para. Grego. cis. App-104.

também . Omitir,

até = para.

sério . Ver 2 Coríntios 1:22 . A transliteração do hebraico erabon .

Espírito , App-101.

Comentário de John Calvin

5. Agora, aquele que nos convém. Isso é acrescentado para que possamos saber que essa disposição é sobrenatural. Pois o mero sentimento natural não nos levará adiante, pois não compreende a recompensa de cem vezes que brota da morte de um único grão. ( João 12:24 .) Devemos, portanto, ser preparados por Deus. A maneira como está ao mesmo tempo subordinada – é que ele nos confirma pelo seu Espírito, que é como se fosse sério. Ao mesmo tempo, a partícula também parece ser adicionada por uma questão de amplificação. “É Deus quem forma em nós esse desejo e, para que nossa coragem não ceda ou vacile, o Espírito Santo nos é dado com seriedade, porque por seu testemunho ele confirma e ratifica a verdade da promessa.” Pois esses são dois ofícios do Espírito Santo – primeiro, para mostrar aos crentes o que eles devem desejar e , em segundo lugar, influenciar eficazmente seus corações, e remover todas as suas dúvidas, para que possam perseverar firmemente na escolha do que é bom. Contudo, não haveria nada inadequado em estender a palavra adequada, de modo a denotar aquela renovação da vida, com a qual Deus adorna seu povo ainda nesta vida, pois assim ele já os separa dos outros e mostra que eles são. , por meio de sua graça, marcado por uma condição peculiar.

Comentário de Adam Clarke

Agora, aquele que nos operou pela mesma coisa – Deus nos deu o nosso ser e nosso corpo para esse mesmo propósito, para que ambos se tornem imortais, e ambos sejam glorificados juntos. Ou, o próprio Deus nos deu essa fome insaciável e sede de justiça e imortalidade. O Sr. Addison fez uma bela paráfrase do sentido do apóstolo, tendo suas palavras em vista ou não:

“- De onde esta esperança agradável, esse desejo afeiçoado,

Esse desejo de imortalidade?

Ou de onde esse pavor secreto e horror interior

De cair em nada? Por que encolhe a alma

De volta a si mesma, e se assusta com a destruição?

É a Divindade que se agita dentro de nós;

É o próprio céu que aponta a seguir,

E intima a eternidade ao homem. –

A alma, garantida em sua existência, sorri

No punhal desenhado, e desafia seu ponto.

As estrelas desaparecerão, o próprio sol

Torne-se sombrio com a idade e a natureza afunda em anos;

Mas florescerás na juventude imortal,

Ileso em meio à guerra de elementos,

Os destroços da matéria e a queda dos mundos. ”

O sincero do Espírito – Veja a nota em 2 Coríntios 1:22 .

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 5: 5 . Agora, aquele que nos operou, etc. – “A essas nobres visões e desejos sublimes”. Essa é a maneira mais enfática de falar; não apenas afirmando que Deus é o autor dele, mas atribuindo Deidade ao autor. Como se ele tivesse dito: “Ninguém, exceto Deus, poderia ter nos levado a tal temperamento”. O Espírito é freqüentemente mencionado como penhor e penhor da imortalidade; mais particularmente Efésios 1: 13-14 .

Comentário de John Wesley

Agora, aquele que nos operou pela mesma coisa é Deus, que também nos deu o penhor do Espírito.

Agora, aquele que nos levou a isso – Esse desejo de imortalidade.

É Deus – Pois ninguém, exceto Deus, nada menos que o Todo-Poderoso, poderia ter feito isso em nós.

Referências Cruzadas

Números 13:23 – Quando chegaram ao vale de Escol, cortaram um ramo do qual pendia um único cacho de uvas. Dois deles carregaram o cacho, pendurado numa vara. Colheram também romãs e figos.

Isaías 29:23 – Quando ele vir em seu meio os seus filhos, a obra de minhas mãos, proclamarão o meu santo nome; reconhecerão a santidade do Santo de Jacó,

Isaías 60:21 – Então todo o seu povo será justo, e possuirá a terra para sempre. Ele é o renovo que plantei, obra das minhas mãos, para manifestação da minha glória.

Isaías 61:3 – e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

Romanos 8:23 – E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.

2 Coríntios 1:22 – nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

Efésios 1:13 – Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,

Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Efésios 4:30 – Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

1 João 3:24 – Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *