Estudo de Efésios 2:10 – Comentado e Explicado

Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.
Efésios 2:10

Comentário de E.W. Bullinger

mão de obra = obra. Grego. poiema. Somente aqui e Romanos 1:20 . Refere-se à nova criação de versículos: Efésios 2: 5 , Efésios 2: 6 .

created = tendo sido criado. Gr ktizo. Veja Romanos 1:25 .

até . Grego. epi . App-104.

antes ordenado = antes preparado. Grego. proetoimazo. Veja Romanos 9:23 , as únicas outras ocorrências.

isso = para que isso. Grego. hina .

Comentário de John Calvin

10. Pois nós somos o trabalho dele. Ao deixar de lado a suposição contrária, ele prova sua afirmação de que, pela graça, somos salvos – de que não temos mais obras pelas quais possamos merecer a salvação; pois todas as boas obras que possuímos são fruto da regeneração. Portanto, segue-se que as próprias obras fazem parte da graça.

Quando ele diz que “somos obra de Deus”, isso não se refere à criação comum, pela qual somos feitos homens. Somos declarados novas criaturas, porque, não por nosso próprio poder, mas pelo Espírito de Cristo, fomos formados para a justiça. Isso se aplica a ninguém, exceto aos crentes. Como descendentes de Adão, eles eram maus e depravados; mas pela graça de Cristo, eles são espiritualmente renovados e se tornam novos homens. Tudo em nós, portanto, que é bom, é um dom sobrenatural de Deus. O contexto explica seu significado. Nós somos o trabalho dele, porque fomos criados – não em Adão, mas em Cristo Jesus, não para todo tipo de vida, mas para boas obras.

O que resta agora ao livre-arbítrio, se se reconhece que todas as boas obras que procedem de nós foram os dons do Espírito de Deus? Que os leitores piedosos pesem cuidadosamente as palavras do apóstolo. Ele não diz que somos ajudados por Deus. Ele não diz que a vontade está preparada e depois é deixada correr por sua própria força. Ele não diz que o poder de escolher corretamente é concedido a nós, e que somos depois deixados a fazer nossa própria escolha. Tal é a conversa ociosa na qual as pessoas que fazem o máximo para subestimar a graça de Deus estão acostumadas a se entregar. Mas o apóstolo afirma que somos obra de Deus, e que tudo de bom em nós é sua criação; pelo que ele quer dizer que o homem inteiro é formado por sua mão para ser bom. Não é o mero poder de escolher corretamente, ou algum tipo indescritível de preparação, ou mesmo assistência, mas a própria vontade, que é sua obra; caso contrário, o argumento de Paulo não teria força. Ele pretende provar que o homem não busca de forma alguma a salvação para si mesmo, mas a obtém como um presente gratuito de Deus. A prova é que o homem não passa de graça divina. Quem, então, faz a menor reivindicação pelo homem, além da graça de Deus, permite a ele, nessa medida, capacidade de obter a salvação.

Criado para boas obras. Eles erram amplamente da intenção de Paulo, que tortura essa passagem com o objetivo de ferir a justiça da fé. Envergonhados de afirmar em termos claros, e cientes de que não poderiam ganhar nada afirmando que não somos justificados pela fé, eles se abrigam sob esse tipo de subterfúgio. “Somos justificados pela fé, porque a fé, pela qual recebemos a graça de Deus, é o começo da justiça; mas somos justificados pela regeneração, porque, sendo renovados pelo Espírito de Deus, andamos em boas obras. ” Dessa maneira, eles fazem da fé a porta pela qual entramos na justiça, mas imaginam que a obtemos por nossas obras, ou, pelo menos, definem a justiça como a retidão pela qual um homem é formado de novo para uma vida santa. Não me importo com a idade desse erro; mas eles erram de forma flagrante que se esforçam para apoiá-lo nesta passagem.

Devemos olhar para o design de Paulo. Ele pretende mostrar que nada trouxemos a Deus, pelo qual ele possa estar sujeito a obrigações para conosco; e ele mostra que mesmo as boas obras que realizamos vieram de Deus. Por conseguinte, segue-se que não somos nada, exceto pelo puro exercício de sua bondade. Esses homens, por outro lado, inferem que a metade de nossa justificação surge de obras. Mas o que isso tem a ver com a intenção de Paulo ou com o assunto com o qual ele lida? Uma coisa é investigar em que consiste a justiça, e outra coisa a seguir a doutrina, que não é de nós mesmos, por esse argumento, que não temos o direito de reivindicar boas obras como nossas, mas foram formadas pela Espírito de Deus, pela graça de Cristo, para tudo que é bom. Quando Paulo estabelece a causa da justificação, ele se concentra principalmente nesse ponto, de que nossas consciências nunca gozarão de paz até que confiem na propiciação pelos pecados. Nada desse tipo é sequer mencionado no presente caso. Todo o seu objetivo é provar que,

“Pela graça de Deus, somos tudo o que somos.”
( 1 Coríntios 15:10 )

Que Deus preparou Cuidado com a aplicação disso, como fazem os pelagianos, às instruções da lei; como se o significado de Paulo fosse, que Deus ordena o que é justo e estabelece uma regra de vida adequada. Em vez disso, ele segue a doutrina que ele começou a ilustrar, que a salvação não procede de nós mesmos. Ele diz que, antes de nascermos, as boas obras foram preparadas por Deus; ou seja, em nossa própria força, não somos capazes de levar uma vida santa, mas apenas na medida em que somos formados e adaptados pela mão de Deus. Agora, se a graça de Deus veio antes de nossas apresentações, todo o terreno da vanglória foi retirado. Observemos cuidadosamente a palavra preparada. No simples fundamento da ordem dos acontecimentos, Paulo repousa a prova de que, com respeito às boas obras, Deus não nos deve nada. Como assim? Porque eles foram retirados de seus tesouros, nos quais haviam sido arrumados há muito; para quem ele chamou, ele justifica e regenera.

Comentário de Adam Clarke

Pois nós somos a obra dele – Até agora essa salvação é de ser nossa própria obra, ou concedida por causa de nossas próprias obras, de que somos nós mesmos não apenas as criaturas de Deus, mas nossa nova criação foi produzida por seu poder; pois somos criados em Cristo Jesus para boas obras. Ele nos salvou para que possamos mostrar as virtudes dAquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz. Pois, embora não sejamos salvos por nossas boas obras, somos salvos para que possamos realizar boas obras, para a glória de Deus e para o benefício do homem.

Que Deus havia ordenado antes – ??? p???t??µase? · Para o qual Deus antes nos preparou, para que pudéssemos andar neles. Por sermos salvos do pecado, somos feitos participantes do Espírito de santidade; e é natural a esse Espírito levar à prática da santidade; e quem não é santo em sua vida não é salvo pela graça de Cristo. A ordenação anterior, ou melhor, a preparação, deve se referir ao tempo em que Deus começou a nova criação em seus corações; pois desde a primeira inspiração de Deus sobre a alma, começa a amar a santidade; e a obediência à vontade de Deus é o próprio elemento no qual uma alma santa ou regenerada vive.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 2:10 . Nós somos sua obra, “Neste novo estado no reino de Deus, somos e devemos considerar a nós mesmos, não como algo derivando de nós mesmos, mas como a mera obra de Deus, criada em Cristo Jesus, para o concluímos que devemos fazer boas obras, pelas quais ele nos preparou e adaptou -as para caminhar nelas.Não é por nenhuma obra da lei, nem pela consideração de nos submetermos à instituição mosaica ou de ter alguma aliança com a nação judaica , que nós gentios somos trazidos para o reino de Cristo: somos nisto inteiramente obra de Deus; somos como foram criados nele, emoldurados e adaptados por ele à realização daquelas boas obras nas quais viveríamos a partir de então e, portanto, não devemos nada disso a nosso novo ser, neste novo estado, a qualquer preparação ou adaptação que recebemos da igreja judaica ou qualquer relação em que estivéssemos nela “. A última parte do versículo diante de nós é conforme ao que ele diz, Efésios 2: 5-6: que aqueles que estavam mortos em ofensas e pecados, Deus vivificou com Cristo; estando eles pela fé unidos a ele, e participando do mesmo Espírito da vida, que o ressuscitou dentre os mortos; por meio do qual, como os homens trazidos à vida, eles foram capacitados, se não resistissem ou apagassem esse Espírito, a viver para Deus em justiça e santidade, como antes estavam sob o domínio absoluto de Satanás e suas concupiscências.

Comentário de Scofield

criada

(Veja Scofield “ Efésios 4:24 “) .

Comentário de John Wesley

Pois somos sua obra, criada em Cristo Jesus para boas obras, que Deus antes ordenou que andássemos nelas.

Pois nós somos sua obra – O que prova tanto que a salvação é pela fé, e que a fé é um dom de Deus.

Criado para boas obras – para depois nos entregarmos a elas.

Que Deus antes havia preparado – As ocasiões deles: então ainda devemos atribuir o todo a Deus.

Que possamos andar neles – Embora não sejamos justificados por eles.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 5:33 – Andem sempre pelo caminho que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou, para que tenham vida, tudo lhes vá bem e os seus dias se prolonguem na terra da qual tomarão posse.

Deuteronômio 32:6 – É assim que retribuem ao Senhor, povo insensato e ignorante? Não é ele o Pai de vocês, o seu Criador, que os fez e os formou?

Salmos 51:10 – Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.

Salmos 81:13 – “Se o meu povo apenas me ouvisse, se Israel seguisse os meus caminhos,

Salmos 100:3 – Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio.

Salmos 119:3 – Não praticam o mal e andam nos caminhos do Senhor.

Salmos 138:8 – O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!

Isaías 2:3 – Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas”. Pois, a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor.

Isaías 19:25 – O Senhor dos Exércitos os abençoará, dizendo: “Bendito seja o Egito, meu povo, a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel, minha herança”.

Isaías 29:23 – Quando ele vir em seu meio os seus filhos, a obra de minhas mãos, proclamarão o meu santo nome; reconhecerão a santidade do Santo de Jacó,

Isaías 43:21 – ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor”.

Isaías 44:21 – “Lembre-se disso, ó Jacó, pois você é meu servo, ó Israel. Eu o fiz, você é meu servo; ó Israel, eu não o esquecerei.

Isaías 60:21 – Então todo o seu povo será justo, e possuirá a terra para sempre. Ele é o renovo que plantei, obra das minhas mãos, para manifestação da minha glória.

Isaías 61:3 – e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Jeremias 32:39 – Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes.

Mateus 5:16 – Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.

João 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

João 3:21 – Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus”.

Atos dos Apóstolos 9:31 – A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Atos dos Apóstolos 9:36 – Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas.

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

1 Coríntios 3:9 – Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

2 Coríntios 5:5 – Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir.

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

2 Coríntios 9:8 – E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.

Gálatas 6:15 – De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

Efésios 1:4 – Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

Efésios 2:2 – nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

Efésios 4:1 – Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.

Efésios 4:24 – a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

Filipenses 1:6 – Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

Filipenses 2:13 – pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

Colossenses 1:10 – E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e

Colossenses 3:10 – e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

2 Tessalonicenses 2:17 – dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.

1 Timóteo 2:10 – mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus.

1 Timóteo 5:10 – e seja bem conhecida por suas boas obras, tais como criar filhos, ser hospitaleira, lavar os pés dos santos, socorrer os atribulados e dedicar-se a todo tipo de boa obra.

1 Timóteo 5:25 – Da mesma forma, as boas obras são evidentes, e as que não o são não podem permanecer ocultas.

1 Timóteo 6:18 – Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.

2 Timóteo 2:21 – Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.

2 Timóteo 3:17 – para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Tito 2:7 – Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Tito 3:1 – Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom,

Tito 3:8 – Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.

Tito 3:14 – Quanto aos nossos, que aprendam a dedicar-se à prática de boas obras, a fim de que supram as necessidades diárias e não sejam improdutivos.

Hebreus 10:24 – E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras.

Hebreus 13:21 – os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

1 Pedro 2:12 – Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 2:6 – aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *