Estudo de Isaías 44:21 – Comentado e Explicado

Lembra-te dessas coisas, Jacó! {Recorda-te}, Israel, que tu és meu servo. Eu te formei, tu és meu servo, Israel, não posso esquecer-te.
Isaías 44:21

Comentário de Albert Barnes

Lembre-se destes – Lembre se das coisas que agora são ditas sobre a loucura da idolatria e a vaidade de adorar ídolos. O objetivo do argumento é voltar a atenção para Deus e levá-los a confiar nele.

Tu és meu servo – (Veja as notas em Isaías 42:19 ; Isaías 43: 1 ).

Comentário de Thomas Coke

Isaías 44: 21-22 . Lembre-se destes Toda essa exortação, que está subordinada à reprovação anterior, é fundamentada nessa presunção de que, de acordo com a previsão de Moisés e dos profetas, a nação judaica e israelita, quando levada em cativeiro, se voltaria para Deus; ou seja, os fiéis daquela nação, a semente da futura igreja, depois que Deus puniu os transgressores contumazes de sua lei. Essas são as pessoas aqui endereçadas, e o endereço, juntamente com os epítetos aqui utilizados, também são razões instadas por Deus para convencê-las ao principal assunto dessa exortação, subordinado ao versículo 22; Volte para mim. O primeiro argumento para sua conversão é retirado da detecção anterior da loucura da idolatria: Lembrese deles; a loucura e loucura dessa idolatria e superstição. A segunda, de sua relação com a aliança com Deus: Tu, que és Jacó e Israel. O terceiro, desde o chamado ao serviço imediato de Deus; Tu és meu servo. O quarto, da formação de Deus para ser seu povo peculiar; Eu te formei. Temos uma frase no cap. Isaías 43:25 muito parecido com o do versículo 22. Há uma grande beleza na metáfora usada neste versículo: pois, como o nascer do sol dispersa as nuvens, assim Deus, surgindo para a salvação de seu povo crente, com a luz de sua graça, faz com que seus pecados desapareçam. nuvens mais espessas são dispersas diante dos raios do sol. Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 44: 21-23 . Lembre-se destas coisas, a profunda ignorância e estupidez dos idólatras. Ó Israel, não serás esquecido – não te esquecerei nem te desampararei; portanto, não precisarás de ídolos. Eu apaguei como uma nuvem, etc. – À medida que o sol nascente dispersa as nuvens e faz com que desapareçam e desapareçam, eu também, ressuscitando para a tua salvação, com a luz e influência da minha graça, espalhei e removi as tuas transgressões, para que não houvesse resquício ou aparência delas esquerda: uma bela e expressiva metáfora. Volte para mim – Da sua idolatria e de outras práticas pecaminosas. Pois eu te remi – Portanto tu és meu, e obrigado a voltar e a aderir a mim. Cante, ó céus, etc. – “O profeta aqui, por um apóstrofo elegante, apela a todas as criaturas para glorificar a Deus por sua bênção singular ao seu povo, libertando-as do cativeiro na Babilônia; que também tem um respeito adicional à grande e espiritual libertação da humanidade pelo Messias; ” uma misericórdia tão transcendente que, como ele sugere, é suficiente, se possível, fazer até que as pedras se rompam em louvor a Deus.

Comentário de John Calvin

21. Lembre-se destas coisas, ó Jacó. Ele agora aplica ao uso do povo o que ele havia dito tantas vezes sobre as superstições e falsidades dos gentios, pelas quais homens que não são bem instruídos são enganados na adoração a Deus. Ele também não escreve essas coisas apenas para os homens de sua idade, mas principalmente para a posteridade deles, que seriam levados para a Babilônia e poderiam ter sido corrompidos por longas relações sexuais com os babilônios, e afastados da verdadeira adoração de Jesus. Deus, se o Senhor não lhes impusesse essas restrições. O Profeta, portanto, exorta-os, enquanto mantidos em cativeiro, a lembrar essas exortações e, por meio delas, a fortalecer seus corações em meio àquelas calamidades graves.

Pois tu és meu servo. Eu te formei. Ele acrescenta essa razão pela qual eles devem se lembrar dessas promessas e tomar cuidado com o contágio geral de outros homens; pois seria intolerável que o povo eleito, a quem Deus cercara pelas barreiras de sua lei, para que se separassem dos outros, se misturasse livre e indiscriminadamente com as poluições dos gentios. Como se ele tivesse dito: “Não é maravilhoso que os babilônios percam em seus erros, mas você deve ser diferente deles; pois ‘eu te formei’ para que ‘me sirva’; Eu te regenerei e santifiquei, para que você seja um herdeiro da vida eterna. ”

Desta criação, declaramos amplamente, em ocasiões anteriores, que se relaciona com a renovação da alma. As escrituras freqüentemente empregam esse argumento: “Fostes chamados à santificação e não à impureza” ( 1 Tessalonicenses 4: 7 ): “Andai como filhos da luz” ( Efésios 5: 8 ) “no meio de um torto e perverso. nação ”( Filipenses 2:15 ) e em outras passagens do mesmo tipo. Aqui devemos inferir que seremos duplamente punidos, se for descoberto que apagamos por negligência ou indiferença a luz pela qual o Senhor nos iluminou; pois nossa criminalidade será muito maior do que a de outros a quem ele não concedeu um favor semelhante. Os pagãos serão de fato punidos, e nenhuma desculpa de ignorância lhes será útil; mas muito mais pesado será o castigo daqueles que abusarem da graça de Deus.

Não te esqueças de mim. Ele quer dizer que é impossível para qualquer um que tenha entrado no caminho certo ser desviado dele, se não forem responsáveis ??pelo esquecimento de Deus; pois erros e ilusões nunca podem prevalecer, desde que a lembrança de Deus esteja enraizada em nossos corações. Portanto, todo aquele que se desvia de Deus e cai em superstição e impiedade, põe a culpa em sua própria maldade. Deveríamos, portanto, observar cuidadosamente a causa da apostasia, ou seja, o esquecimento de Deus, que gradualmente nos afasta do caminho certo, até que o abandonemos completamente. Além disso, ele os lembra que, com esse remédio, eles estarão seguros contra a revolta, se forem empregados em constante meditação; pois nossa mente, através de sua lentidão, contrai facilmente a ferrugem, por assim dizer, que infecta e corrompe todo o conhecimento de Deus até que seja completamente destruído.

Comentário de John Wesley

Lembre-se destes, ó Jacó e Israel; porque tu és meu servo; eu te formei; tu és meu servo; ó Israel, não te esquecerás de mim.

Essas – essas coisas, a profunda ignorância e estupidez dos idólatras.

Esquecido – não te esquecerei nem te desampararei; portanto, não precisarás de ídolos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *