Estudo de Colossenses 3:10 – Comentado e Explicado

e vos revestistes do novo, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento.
Colossenses 3:10

Comentário de Albert Barnes

O que é renovado no conhecimento – Em Efésios 4:24 , diz-se que o novo homem é “criado segundo Deus em justiça e verdadeira santidade”. Nesse lugar, acrescenta-se que à alma renovada o conhecimento é transmitido, e é feito a esse respeito como o homem era quando ele foi criado. Esta passagem, em conexão com Efésios 4:24 , prova que, antes da queda do homem, ele era dotado de “justiça, verdadeira santidade e conhecimento”. O conhecimento aqui referido não é o conhecimento de tudo, mas o conhecimento de Deus. O homem estava familiarizado com o seu Criador. Ele se parecia com ele em sua capacidade de conhecimento. Ele era um ser inteligente e conhecia a existência e perfeições divinas; compare as notas em Romanos 5:12 . Mas ele tinha especialmente aquele conhecimento que é o temor do Senhor; esse conhecimento de Deus que é o resultado do amor. A piedade, nas Escrituras, é frequentemente representada como o “conhecimento” de Deus; veja as notas em João 17: 3 ; compare as notas em Efésios 3:19 .

Depois da imagem daquele que o criou – Para se parecer com Deus. Em conhecimento, ele foi criado à semelhança de seu Criador. %%

Comentário de E.W. Bullinger

ter = ter.

colocar. Veja Romanos 13:12 , Romanos 13:14 .

Novo. Grego. neos. Veja Mateus 9:17 .

renovado. Ver 2 Coríntios 4:16 .

dentro App-104.

conhecimento. App-132.

depois . App-104.

imagem = padrão. Veja Colossenses 1:11 .

Comentário de John Calvin

10. Que é renovado em conhecimento. Ele mostra, em primeiro lugar, que a novidade da vida consiste em conhecimento – não como se um conhecimento simples e simples fosse suficiente, mas ele fala da iluminação do Espírito Santo, que é viva e eficaz, de modo a não meramente iluminar o mundo. mente, acendendo-a com a luz da verdade, mas transformando todo o homem. E é isso que ele acrescenta imediatamente, que somos renovados à imagem de Deus . Agora, a imagem de Deus reside em toda a alma, na medida em que não é apenas a razão que é retificada, mas também a vontade. Por isso, também aprendemos, por um lado, qual é o fim de nossa regeneração, isto é, que sejamos feitos como Deus e que sua glória possa brilhar em nós; e, por outro lado, qual é a imagem de Deus, mencionada por Moisés em Gênesis 9: 6 , (440) a retidão e a integridade de toda a alma, de modo que o homem reflete, como um espelho, a sabedoria , justiça e bondade de Deus. Ele fala um pouco diferente na Epístola aos Efésios, mas o significado é o mesmo. Veja a passagem – Efésios 4:24 . Paulo, ao mesmo tempo, ensina que não há nada mais excelente a que os colossenses possam aspirar, na medida em que essa é nossa mais alta perfeição e bem-aventurança para levar a imagem de Deus.

Comentário de Adam Clarke

E vestiu o novo homem – Veja em Romanos 12: 1-2 ; (Nota).

É renovado no conhecimento – a ignorância era a grande característica do estado pagão; Conhecimento, do cristão. O máximo a que o paganismo poderia fingir era um certo conhecimento da natureza. Até onde isso foi, e quanto ficou aquém da verdade, pode ser visto nos escritos de Aristóteles e Plínio. O cristianismo revela o próprio Deus, o autor da natureza; ou melhor, Deus se revelou, no sistema cristão com o qual abençoou a humanidade. O cristianismo ensina ao homem o verdadeiro conhecimento de si mesmo e de Deus; mas é impossível conhecer a si mesmo, mas à luz de Deus; o famoso ????? sea?t?? , conhece a si mesmo, era praticável apenas sob a religião cristã.

Depois da imagem daquele que o criou – Já vimos que Deus criou o homem à sua própria imagem; e vimos em que consistia essa imagem. Veja as notas em Gênesis 1:26 e em Efésios 4:23 ; (nota), Efésios 4:24 ; (Nota). O apóstolo não se refere aqui ao caso de um artista que deseja fazer uma perfeita semelhança com alguma forma ou pessoa requintada? Deus, nesse caso, é o artista, o homem é a cópia e o próprio Deus, o original do qual essa cópia deve ser tirada. Assim, então, o homem é feito por seu Criador, não de acordo com a imagem ou semelhança de qualquer outro ser, mas de acordo com a sua; a imagem t?? ?t?sa?t?? , do Criador. E como a natureza Divina não pode existir em formas ou modas, somente qualidades morais são aquelas que devem ser produzidas. Por isso, o apóstolo, interpretando as palavras de Moisés, diz que a imagem na qual o homem foi feito e na qual ele deve ser refeito, a?a?a????µe??? , feita de novo, consiste em conhecimento, retidão e verdadeira santidade.

Comentário de Scofield

criada

(Veja Scofield “ Efésios 4:24 “) .

Comentário de John Wesley

E vestiram o novo homem, que é renovado em conhecimento, à imagem daquele que o criou:

No conhecimento – O conhecimento de Deus, sua vontade, sua palavra.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:26 – Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.

Jó 29:14 – A retidão era a minha roupa; a justiça era o meu manto e o meu turbante.

Salmos 51:10 – Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.

Isaías 52:1 – Desperte! Desperte!, ó Sião, vista-se de força. Vista suas roupas de esplendor, ó Jerusalém, cidade santa. Os incircuncisos e os impuros não tornarão a entrar em você.

Isaías 59:17 – Usou a justiça como couraça, pôs na cabeça o capacete da salvação; vestiu-se de vingança e envolveu-se no zelo como numa capa.

Ezequiel 11:19 – Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Ezequiel 18:31 – Livrem-se de todos os males que vocês cometeram, e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel?

Ezequiel 36:26 – Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 13:12 – A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz.

Romanos 13:14 – Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

1 Coríntios 15:53 – Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade.

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

Gálatas 3:27 – pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.

Gálatas 6:15 – De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Efésios 2:15 – anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz,

Efésios 4:23 – a serem renovados no modo de pensar e

Efésios 4:23 – a serem renovados no modo de pensar e

Efésios 4:24 – a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

Colossenses 3:12 – Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

Colossenses 3:14 – Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

Hebreus 6:6 – e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.

1 Pedro 1:14 – Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.

1 João 2:3 – Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.

1 João 2:5 – Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele:

Apocalipse 21:5 – Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas! ” E acrescentou: “Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *