Estudo de 1 Pedro 1:14 – Comentado e Explicado

À maneira de filhos obedientes, já não vos amoldeis aos desejos que tínheis antes, no tempo da vossa ignorância.
1 Pedro 1:14

Comentário de Albert Barnes

Como filhos obedientes – Ou seja, conduzam-se como filhos de Deus, obedecendo aos seus mandamentos; submetendo-se à Sua vontade; e manifestando inabalável confiança nele como seu Pai em todos os momentos.

Não se moldando – Não formando ou modelando sua vida. Compare as notas em Romanos 12: 2 . A idéia é que eles deveriam ter algum modelo ou exemplo, de acordo com o qual deveriam enquadrar suas vidas, mas que não deveriam fazer seus próprios princípios anteriores e conduzir o modelo. O cristão deve ser tão diferente do que era antes da conversão quanto de seus semelhantes. Ele deve ser governado por novas leis, mirar em novos objetos e moldar sua vida de acordo com novos princípios. Antes da conversão, ele era:

(a) supremamente egoísta;

(b) ele viveu para gratificação pessoal;

(c) ele dava indulgência livre a seus apetites e paixões, contidos apenas por um respeito pelas decências da vida e por uma referência à sua própria saúde, propriedade ou reputação, sem considerar a vontade de Deus;

(d) ele se conformou com os costumes e opiniões ao seu redor, e não com os requisitos de seu Criador;

(e) ele viveu por engrandecimentos mundanos, sendo seu objetivo supremo riqueza ou fama; ou,

(f) em muitos casos, aqueles que agora são cristãos, deram indulgência a toda paixão que desejavam gratificar, independentemente de reputação, saúde, propriedade ou salvação.

Agora eles devem ser governados por uma regra diferente, e seu próprio padrão anterior de moral e de opiniões não é mais o guia, mas a vontade de Deus.

De acordo com os desejos anteriores de sua ignorância – Quando você ignorava os requisitos do evangelho e se entregou à indulgência desenfreada de suas paixões.

Comentário de E.W. Bullinger

filhos obedientes = filhos (App-108.) de (App-17.) obediência.

moda, etc. Ver Romanos 12: 2 .

Comentário de John Calvin

14 Como filhos obedientes, Ele primeiro sugere que somos chamados pelo Senhor ao privilégio e honra da adoção por meio do Evangelho; e, segundo, que somos adotados para esse fim, para que ele possa nos ter como filhos obedientes. Pois, embora a obediência não nos torne filhos, como o dom da adoção é gratuito, ainda assim distingue as crianças dos estrangeiros. Até onde, de fato, essa obediência se estende, Peter mostra, quando proíbe os filhos de Deus de se conformarem ou cumprirem os desejos deste mundo, e quando os exorta, pelo contrário, a se conformarem à vontade de Deus. A soma de toda a lei e de tudo o que Deus exige de nós é esta: que sua imagem brilhe em nós, para que não sejamos filhos degenerados. Mas isso não pode ser, a menos que sejamos renovados e deixemos de lado a imagem do velho Adão.

Por isso, aprendemos o que os cristãos devem propor a si mesmos como um objeto ao longo da vida, isto é, a se parecer com Deus em santidade e pureza. Mas como todos os pensamentos e sentimentos de nossa carne estão em oposição a Deus, e toda a inclinação de nossa mente é inimizade para com ele, daí Pedro começa com a renúncia ao mundo; e certamente, sempre que a Escritura fala da renovação da imagem de Deus em nós, começa aqui, que o velho com suas concupiscências deve ser destruído.

Na sua ignorância O tempo da ignorância ele chama isso antes de serem chamados à fé de Cristo. Portanto, aprendemos que a incredulidade é a fonte de todos os males. Pois ele não usa a palavra ignorância, como costumamos fazer; pois esse dogma platônico é falso, apenas a ignorância é a causa do pecado. Mas, no entanto, quanta consciência pode reprovar os incrédulos, não obstante, eles se perdem como cegos nas trevas, porque não sabem o caminho certo, e estão sem a verdadeira luz. De acordo com esse significado, Paulo diz:

“De agora em diante não andeis como os gentios, na vaidade de sua mente, que têm a mente obscurecida, sendo alienados da vida de Deus, por causa da ignorância que há neles.”
( Efésios 4:17 .)

Onde o conhecimento de Deus não existe, prevalecem trevas, erros, vaidades, privação de luz e vida. Essas coisas, no entanto, não tornam impossível que os ímpios estejam conscientes de fazer algo errado quando pecam, e sabem que seu juiz está no céu e sentem um carrasco dentro deles. Em resumo, como o reino de Deus é um reino de luz, todos os que estão alienados dele devem necessariamente ser cegos e se desviar em um labirinto.

Nesse meio tempo, somos lembrados de que, para esse fim, somos iluminados quanto ao conhecimento de Deus, de que não podemos mais ser levados por luxúrias itinerantes. Portanto, tanto progresso que alguém fez na novidade da vida, tanto progresso ele fez no conhecimento de Deus.

Aqui surge uma pergunta: – Visto que ele se dirigiu aos judeus, que estavam familiarizados com a lei, e foram educados no culto ao único Deus verdadeiro, por que ele os acusou de ignorância e cegueira, como se fossem pagãos? A isto, respondo que, portanto, parece que todo conhecimento é inútil sem Cristo. Quando Paulo expôs a vaidade vaidosa daqueles que desejavam ser sábios à parte de Cristo, ele disse justamente em uma frase curta, que eles não seguravam a cabeça. ( Colossenses 2:19 .) Tais eram os judeus; estando imbuídos de inúmeras corrupções, tinham um véu sobre os olhos, para não verem Cristo na Lei. A doutrina em que eles haviam sido ensinados era realmente uma verdadeira luz; mas eles eram cegos no meio da luz, enquanto o Sol da Justiça lhes estivesse escondido. Mas se Pedro declara que os discípulos literais, mesmo da Lei, estavam nas trevas como os pagãos, desde que ignorassem Cristo, a única verdadeira sabedoria de Deus, com quanto maior cuidado nos convém lutar pelo conhecimento dele. !

Comentário de Adam Clarke

Não se moldando – Como os escritórios de certas pessoas são conhecidos pela roupa ou pelo uniforme que usam, também são os transgressores: onde vemos o uniforme do mundo, vemos os servos do mundo; eles se moldam ou habitam de acordo com suas concupiscências, e podemos adivinhar que eles têm uma mente mundana por sua conformidade com as modas mundanas.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 1:14 . Como filhos obedientes, Como filhos de obediência; um hebraísmo habitual, pelo qual as pessoas são chamadas filhos disso, às quais são viciadas ou devotadas. “A obediência (diz o Dr. Heylin) é uma base segura de esperança: esperar a salvação sem ela, não é esperança, mas presunção”. Quais eram os desejos anteriores , ver cap. 1 Pedro 4: 3 . Sua conformidade com eles é aqui expressa por uma palavra muito enfática; s?s??µat???µe??? ; o que significa: “A conformidade que uma medalha ou imagem tem com o molde em que foi formada ou fundida”. Nossa tradução expressou bem essa alusão; não se formando. Compare Romanos 6:17 .

Comentário de John Wesley

Como filhos obedientes, não se moldando de acordo com os desejos anteriores de sua ignorância:

Seus desejos – Que você teve enquanto ignorava a Deus.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 17:30 – No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Efésios 2:2 – nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

Efésios 4:18 – Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.

Efésios 5:6 – Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.

Colossenses 3:5 – Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

1 Tessalonicenses 4:5 – não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *