Estudo de Efésios 5:6 – Comentado e Explicado

E ninguém vos seduza com vãos discursos. Estes são os pecados que atraem a ira de Deus sobre os rebeldes.
Efésios 5:6

Comentário de Albert Barnes


Ninguém deixe enganar você – ninguém, por apelos astutos, persuadi-lo disso; não haverá perigo em praticar esses vícios. Podemos supor que eles estariam sob fortes tentações de se misturar nas cenas “felizes” e festivas em que esses vícios não eram desaprovados ou onde eram praticados; ou que eles possam ser tentados a cometê-los por alguns dos argumentos plausíveis que foram então usados ??para sua indulgência. Muitos de seus amigos podem estar nesses círculos; e esforçariam-se por convencê-los de que esses eram os costumes praticados há muito tempo e que ainda não havia mal em sua indulgência. Poucos filósofos se esforçaram, como é sabido, para defender algumas dessas práticas e até praticaram elas mesmas; veja as notas em Romanos 1:18 ; Romanos 2: 8-9 , nota.

Sobre os filhos da desobediência – veja Mateus 1: 1 , nota; Romanos 2: 8 , nota.

Comentário de E.W. Bullinger

nenhum homem Grego. medeis.

enganar . Grego. apatao. Ocorre apenas aqui; 1 Timóteo 2:14 . Tiago 1:26 .

vaidoso = oco. Ver Colossenses 2: 8 . Primeira ocorrência: Marcos 12: 3 (vazio).

palavras . App-121.

por causa de . App-104. Efésios 5: 2 .

a ira de Deus . Veja Romanos 1:18 .

em cima de . App-104.

filhos = filhos. App-108.

desobediência = a desobediência. Ver Efésios 2: 2 .

Comentário de John Calvin

6. Ninguém te engane. Sempre houve cães ímpios, (156) por quem as ameaças dos profetas foram sujeitas a alegria e ridículo. Encontramos esses personagens em nossos dias. Em todas as épocas, de fato, Satanás suscita feiticeiros dessa descrição, que se esforçam por escarnecer profanas para escapar do julgamento Divino, e que realmente exercem um tipo de fascínio por consciências não suficientemente estabelecidas no temor de Deus. “Isso é uma falha trivial. A fornicação é vista por Deus como um assunto leve. Sob a lei da graça, Deus não é tão cruel. Ele não nos formou para sermos nossos próprios carrascos. A fragilidade da natureza nos desculpa. Essas e expressões semelhantes são frequentemente usadas pelos escarnecedores. Paulo, pelo contrário, exclama que devemos nos proteger contra os sofismas pelos quais as consciências estão presas à sua ruína.

Pois por causa dessas coisas vem a ira de Deus. Se considerarmos que o presente é usado aqui, de acordo com o idioma hebraico, para o futuro, essas palavras ameaçam o julgamento final. Mas eu concordo com aqueles que tomam a palavra vem em um sentido indefinido – a palavra de Deus geralmente vem – como lembrando-os dos julgamentos comuns de Deus que foram executados diante de seus próprios olhos. E certamente, se não fôssemos cegos e preguiçosos, existem numerosos exemplos pelos quais Deus testemunha que ele é o justo vingador de tais crimes – exemplos do derramamento da indignação divina, em particular contra indivíduos e publicamente contra cidades, e reis e nações.

Sobre os filhos da desobediência, sobre os incrédulos ou rebeldes. Esta expressão não deve ser negligenciada. Paulo está agora se dirigindo aos crentes, e seu objetivo não é tanto apresentar visões alarmantes de seu próprio perigo, como despertá-los a contemplar o reflexo nos homens maus, como nos espelhos, os terríveis julgamentos de Deus. Deus não se faz objeto de terror para seus filhos, para que eles o evitem, mas faz tudo o que pode ser feito de maneira paternal, para atraí-los para si mesmo. Eles devem aprender esta lição, não se envolver em uma comunhão perigosa com os ímpios, cuja ruína está assim prevista.

Comentário de Adam Clarke

Não permita que ninguém o engane – Não sofra ninguém para convencê-lo de que alguma dessas coisas é inocente ou que são inevitáveis ??fragilidades da natureza humana; todos são pecados e abominações aos olhos de Deus; quem os pratica é filho da desobediência; e por causa de tais práticas a ira de Deus – castigo divino, deve vir sobre eles.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 5: 6 . Ninguém engane você, etc. – “Ninguém, então, a divertir e enganar com palavras vãs e argumentos sofísticos, pelos quais é sabido que muitos, e especialmente alguns que se chamam filósofos, tentam justificar algumas dessas coisas, ou pelo menos para atenuar o mal delas, pois estou divinamente encarregado de assegurar-lhe que, por causa dessas coisas e dessas, a ira de Deus chega até aos gentios, aqueles filhos de desobediência e infidelidade: agora, se os pagãos são punidos por eles, muito menos podemos supor que os cristãos professos, que têm vantagens muito maiores para a pureza e virtude em todos os seus ramos, e estão sob compromissos tão peculiares para cultivá-la, escapem com impunidade nessas práticas vergonhosas “.

Comentário de John Wesley

Ninguém vos engane com palavras vãs, porque por causa destas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

Por causa dessas coisas – Tão inocentes quanto os pagãos as estimam, e como aqueles traficantes em palavras vãs o convencem a pensar nelas.

Referências Cruzadas

Números 32:13 – A ira do Senhor acendeu-se contra Israel, e ele os fez andar errantes no deserto durante quarenta anos, até que passou toda a geração daqueles que lhe tinham desagradado com seu mau procedimento.

Josué 22:17 – Já não nos bastou o pecado de Peor? Até hoje não nos purificamos daquele pecado, muito embora uma praga tenha caído sobre a comunidade do Senhor!

2 Reis 18:20 – Você pensa que meras palavras já são estratégia e poderio militar. Em quem você está confiando para se rebelar contra mim?

Salmos 78:31 – acendeu-se contra eles a ira de Deus; e ele feriu de morte os mais fortes dentre eles, matando os jovens de Israel.

Jeremias 23:14 – E entre os profetas de Jerusalém vi algo horrível: Eles cometem adultério e vivem uma mentira. Encorajam os que praticam o mal, para que nenhum deles se converta de sua impiedade. Para mim são todos como Sodoma; o povo de Jerusalém é como Gomorra. “

Jeremias 29:8 – Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Não deixem que os profetas e adivinhos que há no meio de vocês os enganem. Não dêem atenção aos sonhos que vocês os encorajam a terem.

Jeremias 29:31 – “Envie esta mensagem a todos os exilados: ‘Assim diz o Senhor sobre Semaías, de Neelam: Embora eu não o tenha enviado, Semaías profetizou a vocês e fez com que vocês cressem numa mentira,

Ezequiel 13:10 – ” ‘Por fazerem o meu povo desviar-se ao dizerem “Paz” quando não há paz, e porque, quando é construído um muro frágil, eles lhe passam cal,

Miquéias 3:5 – Assim diz o Senhor aos profetas que fazem o meu povo desviar-se; quando lhes dão o que mastigar, proclamam paz, mas proclamam guerra santa contra quem não lhes enche a boca:

Mateus 24:4 – Jesus respondeu: “Cuidado, que ninguém os engane.

Mateus 24:24 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

Marcos 13:5 – Jesus lhes disse: “Cuidado, que ninguém os engane.

Marcos 13:22 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos.

Romanos 1:18 – Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,

Gálatas 6:7 – Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.

Efésios 2:2 – nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

Colossenses 2:4 – Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos aparentemente convincentes.

Colossenses 2:8 – Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.

Colossenses 2:18 – Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa.

Colossenses 3:6 – É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência,

2 Tessalonicenses 2:3 – Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição.

2 Tessalonicenses 2:10 – Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

Hebreus 3:19 – Vemos, assim, que foi por causa da incredulidade que não puderam entrar.

1 Pedro 2:8 – e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.

1 João 4:1 – Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *