Estudo de 1 João 4:1 – Comentado e Explicado

Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo.
1 João 4:1

Comentário de Albert Barnes

Amado, não acredite em todo espírito – Não confie implicitamente em todos que professam estar sob as influências do Espírito Santo. Compare Mateus 24: 4-5 . Os verdadeiros e os falsos mestres da religião afirmavam estar sob a influência do Espírito de Deus, e era importante que todas essas pretensões fossem examinadas. Não era para ser admitido porque alguém alegou ter sido enviado por Deus que, portanto, ele foi enviado. Todas essas reivindicações devem ser submetidas à prova adequada antes de serem concedidas. Todas as pretensões à inspiração divina, ou a serem professores autorizados de religião, deveriam ser examinadas pelos testes adequados, porque havia muitos professores falsos e ilusórios que estabeleceram tais alegações no mundo.

Mas tente os espíritos se eles são de Deus – havia na igreja cristã primitiva quem tinha o dom de “espíritos discernentes” (veja as notas em 1 Coríntios 12:10 ), mas não é certo que o apóstolo se refira aqui a qualquer poder sobrenatural. É mais provável, quando ele dirige esse comando aos cristãos em geral, que ele se refira à capacidade de fazer isso por uma comparação das doutrinas que eles professavam manter com o que foi revelado e pelos frutos de suas doutrinas em suas vidas. . Se eles ensinassem o que Deus havia ensinado em sua palavra, e se suas vidas correspondessem aos requisitos dele, e se suas doutrinas concordassem com o que foi inculcado por aqueles que foram admitidos como verdadeiros apóstolos, 1 João 4: 6 , eles deveriam receber eles como o que eles professavam ser. Caso contrário, eles deveriam rejeitá-los e considerá-los impostores. Pode-se observar que é tão apropriado e importante agora examinar as reivindicações de todos os que professam ser professores de religião, como era então. Em um assunto tão importante quanto a religião, e onde há tanto em jogo, é importante que todas as pretensões desse tipo sejam submetidas a um exame rígido. Ninguém deve ser recebido como professor religioso sem a evidência mais clara de que ele veio de acordo com a vontade de Deus, nem a menos que ele inculque a própria verdade que Deus revelou. Veja a nota de Isaías 8:20 e a nota de Atos 17:11 .

Porque muitos falsos profetas foram lançados no mundo – A palavra profeta é freqüentemente usada no Novo Testamento para designar instrutores ou pregadores religiosos. Veja as notas em Romanos 12: 6 . Compare as notas em 2 Pedro 2: 1 . Tais falsos mestres evidentemente abundavam nos tempos aqui mencionados. Veja as notas em 1 João 2:18 . O significado é que muitos haviam saído para o mundo fingindo ser verdadeiros professores de religião, mas que inculcaram as doutrinas mais perigosas; e era seu dever estar em guarda contra eles, pois eles tinham o próprio espírito do anticristo, 1 João 4: 3 .

Comentário de Joseph Benson

1 João 4: 1 . Como os gnósticos e outros hereges, na primeira era, para ganhar maior crédito por suas doutrinas errôneas, assumiram para si mesmos o caráter e a autoridade de professores inspirados, João lembrou seus discípulos ( 1 João 2:27 ). tiveram uma unção do Espírito Santo, pela qual eles foram capacitados a julgar com certeza, tanto pelos professores quanto por sua doutrina. Ele, portanto, neste capítulo, ordena que não acreditem precipitadamente em todos os professores que pretendem ser inspirados, mas que tentem a inspiração pela qual qualquer pregador professava falar, fosse de Deus ou de espíritos malignos; que, após o julgamento, pudessem saber a quem era seu dever atender e a quem deveriam desconsiderar e rejeitar. E para evitar que, na medida do possível, sejam enganados, ele deseja que eles considerem se o professor que os procurou, fingindo inspiração, possuía as grandes e fundamentais doutrinas do evangelho, que todos os professores realmente inspiraram. de Deus, mantido regular e uniformemente. Suas palavras podem ser parafraseadas da seguinte forma: Não acredite em todo espírito – Pelo qual qualquer professor é, ou professa ser, atuado; ou, não acredite em todo professor que pretenda ser inspirado pelo Espírito de Deus; mas tente os espíritos – Nomeadamente, se são de Deus – Pela regra que Deus deu. Devemos tentar todos os espíritos pela palavra escrita: à lei e ao testemunho! Se alguém não fala de acordo com estes, o espírito que o atua não é de Deus. Porque muitos falsos profetas – Ou falsos mestres; saíram ao mundo – Com a intenção de atrair discípulos atrás deles.

Comentário de E.W. Bullinger

Amado . App-135.

acreditar . App-150.

espírito . App-101.

try = test, prove. Pela palavra de Deus. Grego. dokimazo. Veja Romanos 1:28 com Romanos 12: 2 .

se = se. App-118.

de . App-104.

Deus App-98.

falsos profetas . Grego. pseudoproptetes. Primeira ocorrência: Mateus 7:15 .

em . App-104.

mundo . App-129.

Comentário de John Calvin

Ele retorna à sua antiga doutrina, que ele havia abordado no segundo capítulo; para muitos (como é habitual em coisas novas) abusaram do nome de Cristo com o propósito de servir seus próprios erros. Alguns fizeram meia profissão de Cristo; e quando conseguiram um lugar entre seus amigos, tiveram mais oportunidade de ferir sua causa. Satanás aproveitou a ocasião para perturbar a Igreja, especialmente através do próprio Cristo; pois ele é a pedra da ofensa, contra quem todos necessariamente tropeçam e não seguem o caminho certo, como nos é mostrado por Deus.

Mas o que o apóstolo diz consiste em três partes. Ele primeiro mostra um mal perigoso para os fiéis; e, portanto, ele os exorta a tomar cuidado. Ele prescreve como eles devem tomar cuidado, isto é, fazendo uma distinção entre os espíritos; e esta é a segunda parte. Em terceiro lugar, ele aponta um erro específico, o mais perigoso para eles; portanto, os proíbe de ouvir aqueles que negaram que o Filho de Deus apareceu em carne. Vamos agora considerar cada um em ordem.

Mas, embora na passagem essa razão seja acrescentada, que muitos falsos profetas haviam saído ao mundo, ainda é conveniente começar com ele. O anúncio contém uma advertência útil; pois se Satanás já havia seduzido muitos, que sob o nome de Cristo espalharam seus impostores, casos semelhantes neste dia não deveriam nos aterrorizar. Pois é o caso perpétuo do Evangelho que Satanás tenta poluir e corromper sua pureza por diversos erros. Essa era da nossa época produziu algumas seitas horríveis e monstruosas; e por esse motivo muitos ficam maravilhados; e, sem saber para onde se virar, abandonam todo cuidado pela religião; pois não encontram mais maneira resumida de se libertar do perigo dos erros. Eles, portanto, realmente agem de maneira tola; pois ao fugir da luz da verdade, eles se lançam na escuridão dos erros. Portanto, que este fato permaneça fixo em nossas mentes, que desde o momento em que o Evangelho começou a ser pregado, falsos profetas apareceram imediatamente; e o fato nos fortalecerá contra tais ofensas.

A antiguidade dos erros mantém muitos, por assim dizer, vinculados rapidamente, para que eles não ousem emergir deles. Mas João aponta aqui todo o mal do intestino que estava na Igreja. Agora, se havia impostores misturados aos apóstolos e outros professores fiéis, que maravilha é que a doutrina do Evangelho tenha sido suprimida há muito tempo e que muitas corrupções tenham prevalecido no mundo? Não há, portanto, nenhuma razão pela qual a antiguidade deva nos impedir de exercer nossa liberdade na distinção entre verdade e falsidade.

1 Não acredite em todo espírito Quando a Igreja é perturbada por discórdias e contendas, muitos, como já foi dito, assustados, partem do Evangelho. Mas o Espírito nos prescreve um remédio bem diferente, ou seja, que os fiéis não recebam nenhuma doutrina sem pensar e sem discriminação. Devemos, portanto, prestar atenção, pois, ofendidos com a variedade de opiniões, devemos descartar professores e, juntamente com eles, a palavra de Deus. Mas essa precaução é suficiente, para que nem todos sejam ouvidos indiscriminadamente.

A palavra espírito eu tomo metonimicamente, como significando aquele que se vangloria de que ele é dotado do dom do Espírito para desempenhar seu ofício como profeta. Pois como não era permitido a ninguém falar em seu próprio nome, nem era dado crédito aos oradores, mas na medida em que eram os órgãos do Espírito Santo, para que os profetas tivessem mais autoridade, Deus os honrou com esse nome. , como se ele os tivesse separado da humanidade em geral. Aqueles, então, eram chamados espíritos que, dando apenas uma linguagem aos oráculos do Espírito Santo, de uma maneira o representavam. Eles não trouxeram nada por si mesmos, nem surgiram em nome próprio, mas o objetivo deste título honorável era que a palavra de Deus não perdesse o respeito devido a ela através da humilde condição do ministro. Pois Deus gostaria que sua palavra fosse sempre recebida da boca do homem, senão se ele próprio tivesse aparecido do céu.

Aqui Satanás interpôs, e tendo enviado falsos mestres para adulterar a palavra de Deus, ele também lhes deu esse nome, para que eles enganassem mais facilmente. Assim, os falsos profetas sempre foram arrogantes e ousadamente reivindicar por si mesmos qualquer honra que Deus concedeu a seus próprios servos. Mas o apóstolo fez uso desse nome de maneira planejada, para que aqueles que fingem falsamente o nome de Deus nos enganassem por suas máscaras, como vemos hoje; pois muitos ficam tão deslumbrados com o mero nome de uma Igreja que preferem, à sua eterna ruína, apegar-se ao papa do que negar-lhe a menor parte de sua autoridade.

Devemos, portanto, observar essa concessão: pois o apóstolo poderia ter dito que todo tipo de homem não deve ser acreditado; mas como os falsos mestres reivindicaram o Espírito, ele os deixou assim, lembrando-os ao mesmo tempo de que a alegação deles era frívola e desagradável, exceto que eles realmente exibiam o que professavam e que eram tolos por estarem espantados com o fato. muito som de um nome tão honroso, não se atreveu a fazer nenhuma investigação sobre o assunto.

Experimente os espíritos Como nem todos eram verdadeiros profetas, o Apóstolo aqui declara que eles deveriam ter sido examinados e provados. E ele se dirige não apenas a toda a Igreja, mas também a todos os fiéis.

Mas pode-se perguntar: de onde temos esse discernimento? Os que respondem que a palavra de Deus é a regra pela qual tudo o que os homens apresentam deve ser provado, dizem algo, mas não o todo. Concordo que as doutrinas devam ser testadas pela palavra de Deus; mas, exceto que o Espírito de sabedoria esteja presente, ter a palavra de Deus em nossas mãos pouco ou nada valerá, pois seu significado não aparecerá para nós; como, por exemplo, o ouro é provado por fogo ou pedra de toque, mas só pode ser feito por aqueles que entendem a arte; pois nem a pedra de toque nem o fogo podem ter utilidade para os inábeis. Para que possamos então ser juízes aptos, precisamos necessariamente ser dotados e orientados pelo Espírito de discernimento. Mas, como o apóstolo teria ordenado isso em vão, se não houvesse poder de julgar fornecido, podemos concluir com certeza que os piedosos nunca serão deixados destituídos do Espírito de sabedoria quanto ao que for necessário, desde que o solicitem. o Senhor. Mas o Espírito somente assim nos guiará a uma discriminação correta, quando tornarmos todos os nossos pensamentos sujeitos à palavra de Deus; pois é, como já foi dito, como a pedra de toque, sim, deve ser considerada mais necessária para nós; pois somente isso é a verdadeira doutrina que dela se extrai.

Mas aqui surge uma pergunta difícil: se todo mundo tem o direito e a liberdade de julgar, nada pode ser determinado como certo, mas, pelo contrário, toda a religião será incerta. A isso, respondo que há um duplo julgamento de doutrina, privada e pública. O julgamento privado é aquele pelo qual cada um deposita sua própria fé, quando ele concorda totalmente com a doutrina que ele sabe que veio de Deus; pois as consciências nunca encontrarão um porto seguro e tranquilo, a não ser em Deus. Julgamento público refere-se ao consentimento e política comuns da Igreja; pois, havendo perigo, para que os fanáticos não se levantem, que podem se gabar presumivelmente de que são dotados do Espírito de Deus, é um remédio necessário que os fiéis se reúnam e busquem um meio pelo qual possam concordar de maneira santa e piedosa. maneira. Mas, como o velho provérbio é verdadeiro demais: “Tantas cabeças, tantas opiniões”, é sem dúvida uma obra singular de Deus, quando ele subjuga nossa perversidade e nos faz pensar a mesma coisa, e concordar em uma santa unidade de fé.

Mas o que os papistas, sob essa pretensão, sustentam, é que o que quer que tenha sido decretado nos conselhos deve ser considerado como certos oráculos, porque a Igreja uma vez provou que eles eram de Deus, é extremamente frívolo. Pois, embora seja a maneira comum de buscar consentimento, reunir um conselho santo e piedoso, quando controvérsias possam ser determinadas de acordo com a palavra de Deus; todavia, Deus nunca se vinculou aos decretos de qualquer concílio. Nem se segue necessariamente que, assim que cem bispos ou mais se reúnem em qualquer lugar, eles invocam a Deus e perguntam à sua boca o que é verdadeiro; não, nada é mais claro que eles freqüentemente se afastaram da pura palavra de Deus. Nesse caso, também deve ocorrer o julgamento prescrito pelo apóstolo, para que os espíritos sejam provados.

Comentário de Adam Clarke

Amado, não acredite em todos os espíritos – Não se precipite em acreditar que todo professor é um homem enviado por Deus. Como naqueles tempos primitivos, todo professor professava ser inspirado pelo Espírito de Deus, porque todos os profetas haviam sido assim credenciados, o termo espírito era usado para expressar o homem que fingia ser e ensinar sob a influência do Espírito. Veja 1 Coríntios 12: 1-12 ; 1 Timóteo 4: 1 .

Experimente os Espíritos – ????µa?ete ta p?e?µata · Coloque esses professores à prova. Experimente-os com o testemunho que se sabe ter vindo do Espírito de Deus, a palavra de revelação já dada.

Muitos falsos profetas – professores que não são inspirados pelo Espírito de Deus, foram para o mundo – principalmente entre o povo judeu e entre os que são carnais e não têm o Espírito.

Comentário de Thomas Coke

1 João 4: 1 . Não creia em todo espírito: pelos espíritos, não entenda os homens que pretendem inspirar, nem as doutrinas que eles entregaram, mas os espíritos de onde as doutrinas procederam; a saber, primeiro, o Espírito de Deus; segundo, o espírito do próprio homem; ou, terceiro, um demônio ou espírito maligno. Tendo tomado conhecimento, cap. 1 João 3:24 que os verdadeiros cristãos tinham o Espírito, insinua o apóstolo aqui, que os falsos profetas nunca haviam recebido o Espírito, ou o haviam extinto completamente. Portanto, eles não deveriam acreditar em todos que fingiam ser inspirados pelo Espírito de Deus, mas tentar os espíritos. Devemos observar que esta regra é direcionada aos cristãos em geral; ao povo, bem como ministros; e se as pessoas pensam e acreditam, devem julgar e acreditar por si mesmas. Um homem deve levar alguém por seu guia infalível ou deve tentar julgar por si mesmo. Quanto algumas igrejas ou cristãos em particular condenaram a liberdade do julgamento privado, a religião cristã encoraja a liberdade mais generosa e extensa, ou a liberdade de investigação: e todos os cristãos devem afirmar essa liberdade e fazer o melhor aprimoramento; nem recebendo levemente, nem rejeitando o que lhes é proposto.

Comentário de Spurgeon

1 João 4: 1 . Amados, não creiam em todo espírito,

Um simplório acredita em todas as palavras que ouve, mas “os olhos do sábio estão em sua cabeça”; portanto, examina o que vê e ouve, e não aceita cegamente o que lhe pode ser dito. Então, João diz: “Não creia em todo espírito” –

1 João 4: 1-3 . Mas tente os espíritos se eles são de Deus: porque muitos falsos profetas foram lançados ao mundo. Nisto conheces o Espírito de Deus:

Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; se houver alguma dúvida sobre a Deidade e a humanidade de Cristo, não escute mais. Quando você prova o primeiro pedaço de carne de uma junta e descobre que está contaminado, não há necessidade de comer todo o resto para ver se é bom; e se alguém questiona a verdadeira Divindade e a verdadeira humanidade de Cristo, não tem nada a ver com ele e não dá ouvidos ao que diz, pois “não é de Deus”.

1 João 4: 3-4 . E este é o espírito do anticristo, do qual ouvistes que deveria vir; e mesmo agora já está no mundo. Vós sois de Deus, filhinhos,

Vocês que confiam em Jesus e nasceram de novo de seu Espírito, embora você possa ter apenas uma pequena influência sobre os outros, e não sejam mais do que pequenos filhos em sua própria estima, mas “vocês são de Deus”.

1 João 4: 4 . E vencê-los; porque maior é aquele que está em você do que aquele que está no mundo.

Existem dois espíritos; o Espírito Santo habita nos crentes, e o espírito maligno habita nos ímpios. Mas o Espírito Santo é mais forte que o espírito maligno e certamente o vencerá.

1 João 4: 5 . Eles são do mundo; por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.

Quando as pessoas lhe dizem: “Todo mundo diz isso ou aquilo”, essa não é a razão pela qual você deve acreditar. “Todos os homens de pensamento avançado, todos os estudiosos da época, falam assim;” sim, exatamente assim: “Eles são do mundo; por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.”

1 João 4: 6 . Nós somos de Deus: quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve.

Os apóstolos falaram como homens enviados por Deus, pois o Espírito de Deus habitava neles; e somente eles conhecem a verdade que mantém aquilo que nos foi revelado por meio de seus santos apóstolos e profetas.

1 João 4: 6-7 . Nisto conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro. Amados, amemo-nos uns aos outros: porque o amor é de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Pela abundância de amor que estava no coração de João, podemos quase nos surpreender com as coisas muito fortes que ele escreve contra aqueles que estão errados, se não nos lembramos de que é apenas uma falsa caridade que pisca com o erro. Ele é o homem mais amoroso que tem honestidade o suficiente para dizer a verdade e falar ousadamente contra a falsidade. É muito fácil passar por este mundo acreditando e dizendo que todos estão certos. Essa é a maneira de fazer um caminho suave para seus próprios pés e mostrar que você só tem amor por si mesmo; mas às vezes falar como João Batista falou, ou como Martin Luther falou, é o caminho para provar que você tem um amor verdadeiro pelos outros.

1 João 4: 8-10 . Quem não ama não conhece a Deus; pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus por nós, porque Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver através dele. Aqui está o amor, não que amássemos a Deus, mas que ele nos amou, e enviou seu Filho para ser a propiciação pelos nossos pecados.

Por natureza, não tínhamos amor a Deus; nós éramos seus inimigos. Amamos o pecado e nos arruinamos por ele; mas Deus tirou do seu próprio seio o único Filho que ele tinha, para que ele pudesse reconciliar-se conosco e abandonar o nosso pecado. “Aqui está o amor”, diz o apóstolo, como se você não pudesse encontrá-lo em nenhum outro lugar como aqui. Aqui está a altura e a profundidade do amor incomensuráveis; aqui está o amor resumido, aqui está o clímax do amor: “Aqui está o amor, não que amássemos a Deus, mas que ele nos amou e enviou seu Filho para propiciar nossos pecados”.

1 João 4:11 . Amados, se Deus nos amou, também devemos amar um ao outro.

Se tal foi a sua grande bondade para conosco que ele se negou a si mesmo por nosso próprio filho, não devemos ser gentilmente afetados um pelo outro?

1 João 4:12 . Ninguém jamais viu Deus a qualquer momento. Se nos amamos, Deus habita em nós, e seu amor é aperfeiçoado em nós.

“Deus habita em nós”, embora não o vejamos. A abordagem mais próxima que podemos ter de Deus é por esse caminho de ouro do amor.

1 João 4: 13-14 . Nisto conhecemos que habitamos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. E vimos e testemunhamos que o Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo.

João está falando por si e pelo resto dos apóstolos; pois eram testemunhas oculares que haviam visto Cristo e, portanto, podiam testemunhar a ele.

1 João 4: 15-16 . Todo aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus habita nele, e ele em Deus. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para nós. Deus é amor; e aquele que habita no amor habita em Deus, e Deus nele.

Existe alguém aqui cheio de raiva, inimizade, malícia e inveja? Se assim for, que ele saiba que Deus não habita no coração que abriga tais abominações. Até que essas paixões básicas sejam expulsas, e sentimos amor a toda a humanidade por causa de Cristo, Deus não está em nós, pois “aquele que habita no amor habita em Deus, e Deus nele”. O método antigo, de acordo com a tradição judaica, era: “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo;” mas a nova regra de Cristo é: “Ame seus inimigos, abençoe os que o amaldiçoam, faça o bem aos que o odeiam e ore por aqueles que, apesar de o usarem e o perseguirem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. ” Este é o ponto em que nossa semelhança com Deus será vista, pois ele nos amou quando éramos seus inimigos e espera que seus filhos amem seus inimigos; que ele graciosamente nos ensine essa arte sagrada!

1 João 4:17 . Aqui está o nosso amor aperfeiçoado, para que possamos ter ousadia no dia do julgamento: porque, como ele é, também estamos neste mundo.

Se pudermos ser para o mundo, em nossa pobre e fraca medida, o que Deus é para ele – montanhas de amor, dispensários de bondade -, então não precisamos ter medo do veredicto nem do grande dia do julgamento.

1 João 4:18 . Não há medo no amor; mas o perfeito amor lança fora o medo;

Se um homem está consciente de que não deseja mal a ninguém, que deseja o bem a toda a humanidade, que ama seu Deus e ama seus semelhantes pelo amor de Deus, o que teme? Ele se torna o mais corajoso dos bravos, e muitas vezes se vê seguro e ileso em lugares onde outros não ousam ir.

1 João 4: 18-20 . Porque o medo tem tormento. Aquele que teme não é perfeito no amor. Nós o amamos, porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus e odeia a seu irmão, ele é mentiroso.

John! John! John! Esta é uma expressão muito forte. Nem sempre entendemos que João era cheio de carinho? Sim, mas ele não era um daqueles tipos oleosos e açucarados de pessoas que não podem falar a verdade. Não existe amor verdadeiro nesse tipo de homem; ele tem apenas a mera pretensão de amor. João fala bruscamente porque ama ardentemente. O verdadeiro amor odeia o que é desagradável. É inevitável que um homem cheio de amor sinta intensa indignação contra o que é contrário ao amor. Por isso, o apóstolo diz: “Se um homem diz: eu amo a Deus, e odeia seu irmão, ele é um mentiroso.”

1 João 4: 20-21 . Pois quem não ama a seu irmão, a quem viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E temos este mandamento dele: que quem ama a Deus também ama a seu irmão.

E a palavra “irmão” deve ser entendida no sentido mais amplo possível. Somos todos irmãos, nascendo do mesmo pai comum; e, portanto, devemos ser filantropos, amantes do homem, amando até os culpados e os inúteis, tendo um desejo sincero de fazer o bem, mesmo para aqueles que nos prejudicam. Se ainda não alcançamos esse espírito, precisaríamos começar nossa verdadeira vida cristã, aos pés da cruz, confiando e amando aquele que morreu por amor aos pecadores; pois lá somente podemos aprender, na pessoa de Cristo Jesus nosso Senhor, essa filosofia divina de amor a Deus e aos homens.

Comentário de John Wesley

Amados, não creiam em todo espírito, mas provem os espíritos se são de Deus: porque muitos falsos profetas foram ao mundo.

Não acredite em todo espírito – Pelo qual qualquer professor é atuado.

Mas tente os espíritos – Pela regra que se segue. Devemos tentar todos os espíritos com a palavra escrita: “À lei e ao testemunho!” Se alguém não fala de acordo com estes, o espírito que o atua não é de Deus.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 13:1 – Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio,

Provérbios 14:15 – O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.

Jeremias 5:31 – Os profetas profetizam mentiras, os sacerdotes governam por sua própria autoridade, e o meu povo gosta dessas coisas. Mas o que vocês farão quando tudo isso chegar ao fim?

Jeremias 29:8 – Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Não deixem que os profetas e adivinhos que há no meio de vocês os enganem. Não dêem atenção aos sonhos que vocês os encorajam a terem.

Mateus 7:15 – “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.

Mateus 24:4 – Jesus respondeu: “Cuidado, que ninguém os engane.

Mateus 24:5 – Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo! ’ e enganarão a muitos.

Mateus 24:23 – Se, então, alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo! ’ ou: ‘Ali está ele! ’, não acreditem.

Marcos 13:21 – Se, então, alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo! ’ ou: ‘Vejam, ali está ele! ’, não acreditem.

Lucas 12:57 – “Por que vocês não julgam por si mesmos o que é justo?

Lucas 21:8 – Ele respondeu: “Cuidado para não serem enganados. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu! ’ e ‘o tempo está próximo’. Não os sigam.

Atos dos Apóstolos 17:11 – Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.

Atos dos Apóstolos 20:29 – Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho.

Romanos 16:18 – Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos.

Romanos 16:19 – Todos têm ouvido falar da obediência de vocês, por isso estou muito alegre; mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau.

1 Coríntios 14:29 – Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os outros julguem cuidadosamente o que foi dito.

1 Tessalonicenses 5:21 – mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.

1 Timóteo 4:1 – O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.

2 Timóteo 3:13 – Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.

2 Pedro 2:1 – No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

1 João 2:18 – Filhinhos, esta é a última hora; e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora.

2 João 1:7 – De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo.

Apocalipse 2:2 – Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *