Estudo de Deuteronômio 13:1 – Comentado e Explicado

Se se levantar no meio de ti um profeta ou um visionário, anunciando-te um sinal ou prodígio,
Deuteronômio 13:1

Comentário de Albert Barnes

Um profeta, ou um sonhador de sonhos – Compare Números 12: 6 . O “profeta” recebeu suas revelações por visão ou comunicação oral direta Números 24:16 ; 2 Samuel 7: 4 ; 2 Coríntios 12: 2 ; “Sonhador dos sonhos” por meio de um sonho 1 Reis 3: 5 ; Mateus 2:13 .

Comentário de Thomas Coke

Ver. 1-4. Se surgir entre vocês um profeta, etc. – A divindade de sua religião e sua oposição peculiar à idolatria, tendo sido totalmente demonstradas,

Moisés agora passa a colocar o caso mais forte possível; familiarizá-los, de que, se qualquer profeta ou sonhador de sonhos, qualquer pessoa que pretenda inspiração sobrenatural, deve dar-lhes um sinal ou uma maravilha, prever ou realizar qualquer coisa extraordinária e fazer disso o motivo de afastá-los da adoração de seus Deus em relação aos ídolos, eles devem desconsiderar completamente qualquer sinal ou admiração desse tipo, nem ser influenciados por ele para ouvir as palavras do iludidor; assegurou que ele não poderia ser comissionado por Deus, que, sendo sempre o mesmo, nunca poderá se contradizer: e nessa confiança, embora talvez eles não sejam capazes de descobrir o modo de seu engano, ou o método pelo qual ele foi capaz predizer ou executar qualquer coisa extraordinária; embora eles não pudessem dizer se ele fez isso por mero malabarismo ou por comunicações com espíritos malignos; todavia, eles deveriam absolutamente matar uma pessoa assim, infalivelmente assegurados de que nenhum mensageiro de Deus jamais poderia tentar seduzi-la da adoração a esse Deus. A partir do terceiro verso, alguém pode ser levado a acreditar que, como o Todo-Poderoso às vezes permite que outros males tenham o mesmo fim de provar seu povo, ele achou adequado permitir aos judeus as pessoas aqui mencionadas para realizar coisas realmente estupendas. e milagroso; e até que ponto ele pode ter permitido que espíritos malignos ajudassem essas pessoas não é nossa determinação. Isso, no entanto, de modo algum impugna sua sabedoria ou bondade; pois, como no presente caso, ele deu aos israelitas um critério tão infalível para determinar, para que, em todos os casos, possamos ter certeza de que ele garantirá à humanidade tais critérios ou dará aos milagres que os profetas reais realizam tais marcas evidentes de divindade e superioridade sobre as dos outros, como nunca deixarão a mente humana em dúvida. De fato, se não tivéssemos certeza infalível disso da própria natureza de Deus, não poderíamos ter fundamento certo para edificar nossa fé, nem qualquer teste infalível para provar a verdade de uma revelação. Este assunto foi completamente tratado pelo Dr. Chapman, em seu excelente trabalho chamado Eusébio, cap. 2. Aqueles que desejam ver mais e diferentes opiniões, podem consultar Origines Sacrae, lib, do Bispo Stillingfleet. ii. c. 10, onde ele fala de discernir os verdadeiros milagres dos falsos; Os sermões de Wells na palestra de Boyle e a defesa do bispo Chandler. Locke observa muito bem sobre o assunto: “uma vez que o poder de Deus é primordial para todos, e nenhuma oposição pode ser feita contra ele com uma força igual à dele; e uma vez que sua honra e bondade nunca devem sofrer seu mensageiro e sua verdade seja confirmada pelo aparecimento de um poder maior do lado de um impostor e a favor de uma mentira; sempre que houver uma oposição, os sinais que carregam consigo as marcas evidentes de um poder maior sempre serão uma certas evidências de que a verdade e a missão divina estão do lado em que aparecem, pois, apesar da descoberta, como as maravilhas da mentira são ou podem ser produzidas, estão além da capacidade dos ignorantes e, muitas vezes, além da concepção dos mais sábios. espectador, mas ele não pode deixar de saber que eles não são selos postos por Deus à sua verdade para atestá-la; uma vez que são opostos por milagres, que carregam as marcas evidentes de um poder maior e superior , e, portanto, eles não podem tremer a autoridade de um tão suportado. Nunca se pode pensar que Deus sofra que uma mentira, posta em oposição a uma verdade que vem dele, seja apoiada com um poder maior do que ele mostrará para a confirmação e propagação de uma doutrina que Ele revelou até o fim. ser acreditado. ”

E dá a você um sinal ou uma maravilha pensa Le Clerc, esse sinal e maravilha aqui significam quase a mesma coisa: mas Houbigant afirma que a partícula ?? ou, representada ou é disjuntiva no hebraico; e que, conseqüentemente, essas duas palavras denotam coisas diferentes. Nesse sentido, ele pensa que uma maravilha é algo mais que um sinal: o último significa um milagre sujeito à visão humana; o primeiro, aquele que afeta o homem; de que tipo eram as pragas egípcias. Ambos os tipos, no entanto, aqui significam verdadeiros milagres, coisas sobrenaturais; pois as palavras originais nunca são usadas nos escritos sagrados para os malabarismos e falácias dos adivinhos, e, portanto, os milagres de Moisés e Arão nunca são expressos por nenhuma outra palavra. No versículo 2, há uma transposição muito frequente nas Escrituras; os dois versículos podem ser lidos juntos assim: Se surgir entre vocês um profeta, etc. dizendo: Vamos atrás de outros deuses que você não conheceu (não tiveram comunicação ou inteligência de) e vamos servi-los; e lhe dará um sinal ou uma maravilha, que acontecerá de acordo com o que ele te falou, etc.

Comentário de Adam Clarke

Se surgir entre vocês um profeta – Qualquer um que pretenda ter uma influência Divina, de modo a poder perfeitamente dirigir os outros no caminho da salvação; ou um sonhador de sonhos – alguém que finge que alguma divindade falou com ele durante a noite; e te dá um sinal, o que parece ser uma prova milagrosa de sua missão; ou uma maravilha, ???? mopheth , algum tipo ou representação do que ele deseja trazer para você: como alguns fingiram ter recebido uma imagem consagrada do céu; daí a origem do paládio, dos escudos de Numa e de muitas das divindades entre os hindus. Mas aqui a palavra parece significar algum sinal portentoso, como um eclipse, que aquele que sabia quando aconteceria poderia prever às pessoas que não sabiam nada sobre o assunto e, assim, creditar suas pretensões.

Comentário de John Wesley

Se surgir entre vocês um profeta, ou um sonhador de sonhos, e te der um sinal ou uma maravilha,

Um sonhador de sonhos – Aquele que finge que Deus se revelou a ele por visões ou sonhos.

Dá um sinal ou maravilha – isto é, prediz alguma coisa estranha e maravilhosa.

Comentário de John Calvin

Depois de ter restringido os israelitas das estranhas ilusões dos gentios, Moisés agora os proíbe de serem muito crédulos se surgirem falsos mestres entre si, e os adverte diligentemente para que tomem cuidado com todas as novas invenções e que não se desviem nem um pouco. diploma em Direito, por instigação de qualquer um. Pois há perigo a ser apreendido, não apenas de inimigos professos e manifestos, ou de superstições estrangeiras, mas Satanás também conspira por meio de enganos intestinais e abusa do santo nome de Deus para nos trair. Portanto, convém que a fé dos piedosos não seja apenas fortalecida externamente e protegida pelas muralhas da palavra, para que a corrupção não se infiltre de fora, mas também que ela seja guarnecida pela mesma palavra, para que novas imaginações secretamente insinuam a si mesmos e destroem a pureza da doutrina. Além disso, concluímos dessa proibição que há tanta certeza nas doutrinas divinas que impede nossa fé de ser prejudicada ou abalada, desde que ela lhes dê raízes vivas e esteja firmemente fundamentada nelas. Pois seria inútil Deus nos advertir contra a admissão de falsos mestres, a menos que Ele, ao mesmo tempo, mostrasse os meios pelos quais eles deveriam ser protegidos. E certamente nada pode ser mais improvável do que a religião deveria ser ambígua; e como a regra e a definição dela são fielmente prescritas e estabelecidas na Lei, Deus exige justamente do Seu povo que eles não vacilem, mas persistem constantemente na verdade que lhes é entregue. Pois Isaías realmente declara respeitar a Lei, que nela não foi dito em vão à semente de Jacó, que eles deveriam buscar o rosto de Deus. (297) ( Isaías 45:19 .) Mas, ao buscar a Deus, não seria suficiente ensinar o que é certo, a menos que a mente dos homens se estabeleça nele; é necessário, portanto, que a religião seja segura e firme, ou não será devidamente ordenada. Tampouco há dúvida de que o que Paulo testemunha do Evangelho também se aplica à Lei, a saber, que armaria seus discípulos contra todas as tempestades de tentação, de que “não deveriam mais ser filhos, atirados de um lado para o outro e carregados com todo vento de doutrina, pelo prestígio dos homens ”etc. ( Efésios 4:14 .) Mas as palavras diante de nós, quando examinadas mais de perto e regularmente, mostrarão, com maior clareza, o objetivo da questão.

1. Se surgir entre você. Já percebemos que a questão não é respeitar as falsidades e erros que Satanás espalhou por todo o mundo, mas respeitar os que apareceriam no próprio seio da Igreja, como se tivesse sido dito que a Lei não foi dada apenas em ordem para separar os israelitas das nações pagãs, mas manter-se na pureza e integridade da fé; pois assim como hoje em dia Cristo compromete a Igreja para si mesmo pelos pregadores do Evangelho ( 2 Coríntios 11: 2 ), para que ela possa se dedicar como uma casta virgem à Sua obediência, e não se deixar afastar de Deus. a simplicidade da fé por qualquer sedução; Deus antigo esposou seu povo antigo para si mesmo e os fez fechar os ouvidos contra impostores, que são, por assim dizer, os sedutores de Satanás, tentando-os a violar o vínculo sagrado e especial do casamento pelo qual Deus se uniria ao seu povo. . Veremos rapidamente por que Deus exporia Sua Igreja a esse mal. Enquanto isso, é útil advertir os crentes de seu perigo, para que estejam constantemente vigiando contra as armadilhas de Satanás; pois essa abominação não prevaleceu apenas naquela era em particular, mas terá sua influência maligna até o fim do mundo. Devemos lembrar o que Pedro diz, que “como havia falsos profetas entre” os judeus da antiguidade, assim também no reino de Cristo

“Haverá falsos mestres que em particular trarão heresias condenáveis.” ( 2 Pedro 2: 1. )

Moisés, no entanto, não fala meramente de inimigos domésticos, mas daqueles que assumirão o título de Profetas para que possam enganar com maior licença e impunidade. Daí inferimos que não basta ter uma posição honrosa ou um nome plausível, seja pastor, profeta ou sacerdote, a menos que seja aliada à sinceridade de acordo com nosso chamado; pois quem são as pessoas que Deus aqui ordena que sejam evitadas e mantidas em abominação? Apenas aqueles que se gabavam de ser profetas, mas que, quando cuidadosamente investigados, eram obrigados a largar a máscara e serem levados à confusão. Uma denominação particular está subordinada à sua geral, uma vez que o mesmo indivíduo é mencionado como “um sonhador de sonhos”, porque Deus, nos tempos antigos, se manifestava aos Profetas algumas vezes em visões e outras em sonhos. Qualquer um desses, então, era um pretexto honroso para conciliar favor. Mas a tentação que se segue era ainda mais perigosa, a saber, se alguém deveria ter se elogiado por uma previsão bem-sucedida; pois quem desprezaria uma profecia autenticada por eventos, especialmente quando Isaías declara que esse é o atributo de Deus somente? ( Isaías 45:21 .) E a dificuldade aqui ainda aumenta, porque no cap. 18, Deus parece distinguir os falsos profetas dos verdadeiros por esse mesmo teste. (298) Assim, resolvo a dificuldade: Deus reivindicar para Si a glória de prever eventos não o impede de conferir ocasionalmente mesmo aos ministros de Satanás o poder da profecia respeitando algum ponto em particular. Balaão era pior do que qualquer guerrilheiro, desejando frustrar os eternos decretos de Deus, e ainda assim sabemos que sua língua foi dirigida pela inspiração divina do Espírito, a fim de proclamar a graça que ele havia sido contratado. Extinguir. Portanto, não há inconsistência nisso, que um homem seja um impostor perfidioso, e ainda dotado ao mesmo tempo de um determinado dom de profecia, nem sempre para entregar revelações verdadeiras (como, por exemplo, Caifás, quem profetizou corretamente uma vez, nem sempre foi sincero), mas na medida em que com a permissão de Deus lhe seja dado o pré-conhecimento disso ou daquilo, para que um exemplo de dizer a verdade possa ser o manto de muitas falsidades. Adequadamente, então, e corretamente, na outra passagem, Deus, por Moisés, reprova a vaidade daqueles espíritos precipitados que prometem o que não é cumprido. Pois devemos levar em consideração Sua intenção. Muitos são notados por atos clandestinos, e por fim surgem corajosamente e se gabam de profetas, enquanto o povo está em dúvida se deve ou não considerá-los. Mas, como acontece com mais freqüência que a loucura de tais homens é traída por marcas de infâmia e desgraça infligidas a eles de cima, para que o mundo veja que eles falaram falsamente, Deus declara justamente que o evento de suas previsões é: sejam considerados, para que os israelitas não recebam promiscuamente e sem reflexão o que quer que ouçam. O princípio, portanto, é estabelecido, de que aqueles que falam em nome de Deus preveem o que realmente acontece; pois não podiam declarar a verdade respeitando coisas desconhecidas ao homem, a menos que o próprio Deus lhes ditasse. Esta é a tendência da resposta de Jeremias a Hananias:

Os profetas que estiveram antes de mim e antes de ti, profetizaram contra muitos países e contra grandes reinos, de guerra e de maldade e de peste. O profeta que profetiza paz, quando a palavra do profeta acontecer, será conhecido o profeta que o Senhor realmente o enviou. ” ( Jeremias 28: 8. )

Hananias prometeu que a guerra deveria terminar próspera; mas Jeremias, sabendo que mentiu, leva-o a uma prova experimental de sua falsidade, caso os fatos não correspondam ao que ele havia dito. Até o momento, não há inconsistência em nossa afirmação de que todas as verdadeiras profecias devem proceder de Deus, e ainda assim o mesmo profeta que predisse a verdade pode, em outros pontos, ser um enganador. E, especialmente, observemos a advertência de Paulo:

“Porque eles (os réprobos) não recebem o amor da verdade, para que sejam salvos; por essa causa, Deus lhes envia uma forte ilusão, para que creiam na mentira; para que todos sejam condenados, que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça. ”
( 2 Tessalonicenses 2:10 )

Por isso, somos ensinados que não apenas as rédeas de Satanás são afrouxadas para que ele possa ferir, mas que ele está armado com poder para arrastar efetivamente os réprobos para a finalização amarrada. Moisés aqui ensina a mesma coisa, pois não há motivos razoáveis ??para as diferenças entre os comentaristas hebreus quanto ao sinal da palavra . (299) É inquestionável que os sinais às vezes eram usados ??para obter crédito por profecias, como quando Isaías andava nu ( Isaías 20: 2 ) e Jeremias usava um jugo no pescoço ( Jeremias 18:10 ;). também inquestionável que Satanás muitas vezes engana por encantamentos mágicos; mas não tenho dúvida de que, pelas palavras que significam o sinal e a maravilha, Moisés aqui significa qualquer coisa incrível e inesperada, com a finalidade de vaticinação. Os hebreus usam a palavra oph????? , mophethim, para expressar milagres pelos quais Deus anuncia algo futuro, como se Ele falasse do céu. A palavra ??? , ou seja , é mais geral e às vezes é usada para uma faixa, ou uma palavra de ordem ou sinal (simbólico). Ambas são colocadas aqui para sinais extraordinários que testemunham o poder de Deus, como se estivesse presente; nesse sentido, Cristo adverte Seus discípulos para que tomem cuidado com sinais e prodígios mentirosos. ( Mateus 24:11 .) Mas, embora Satanás ofusque os olhos com suas ilusões, assim como em sua falsa rivalidade para ganhar para si a glória de Deus, ainda assim nós vimos de São Paulo, e Moisés já havia declarado, que impostores em sua operação de milagres são os ministros da vingança de Deus, para que os réprobos sejam levados em suas armadilhas. Se qualquer objeto que assinasse seria inútil, o que pode ser enganos tão perigosos quanto confirmações da verdade, respondo que essa licença nunca foi concedida ao diabo, como que a luz de Deus no final não brilhe. no meio da escuridão. Acontecerá, portanto, que o verdadeiro poder de Deus pode ser obscurecido por um tempo (como vimos antes na história dos mágicos), mas nunca será dominado. Assim, nos milagres em que a Lei foi ratificada, a glória de Deus brilhou tanto que eles puderam obter crédito sem nenhuma hesitação dos piedosos. Tais, sem controvérsia, são os milagres que autenticam o Evangelho, porque apresentam evidências inscritas neles por Deus, pelas quais toda a suspeita de engano é totalmente removida. E, de fato, uma vez que a mente dos homens está envolvida em estupidez tola e é cega até para o curso comum dos tratos de Deus, também são quase sempre confundidos com respeito aos milagres, a menos que Sua palavra os ilumine para dissipar as trevas. Portanto, para que possamos lucrar devidamente com sinais, uma conexão inseparável deve ser estabelecida entre eles e a doutrina; e Moisés ensina, com razão, que devem ser repudiados, que tentarão perverter a piedade sob o pretexto de sinais, porque dividem impiedosa e perversamente as coisas que Deus uniu e desviam indevidamente para o contrário os sinais que servem apenas como auxílio aos justos. doutrina. Mas depois que a religião dos judeus foi selada por sinais seguros e evidentes, era errado que eles atendessem a sinais acidentais, e não totalmente sem ingratidão básica. Chegamos agora à soma dessa passagem, a saber, que eles devem perseverar na adoração ao Deus único, para que nem mesmo os prodígios tenham força para abalar a mente das pessoas. A cláusula, portanto, “que você não conheceu”, deve ser observada; por meio de que Moisés significa que a glória de Deus a quem eles servem foi tão certamente testemunhou que a leviandade deles / delas em virar desta maneira ou que seria indesculpável; e, portanto, o conhecimento que deve ser firmemente implantado em seus corações, e permanecer nele, se opõe a todos os artifícios do diabo, que afetam apenas mentes instáveis.

Referências Cruzadas

1 Reis 13:18 – O profeta idoso respondeu: “Eu também sou profeta como você. E um anjo me disse por ordem do Senhor: ‘Faça-o voltar com você para a sua casa para que coma pão e beba água’ “. Mas ele estava mentindo.

Isaías 9:15 – as autoridades e os homens de destaque são a cabeça, os profetas que ensinam mentiras são a cauda.

Jeremias 6:13 – “Desde o menor até o maior, todos são gananciosos; profetas e sacerdotes igualmente, todos praticam o engano.

Jeremias 23:11 – “Tanto o profeta como o sacerdote são profanos; até no meu templo encontro as iniqüidades deles”, declara o Senhor.

Jeremias 23:25 – “Ouvi o que dizem os profetas, que profetizam mentiras em meu nome, dizendo: ‘Tive um sonho! Tive um sonho! ’

Jeremias 27:9 – Não ouçam os seus profetas, os seus adivinhos, os seus intérpretes de sonhos, os seus médiuns e os seus feiticeiros, os quais lhes dizem para não se sujeitar ao rei da Babilônia.

Jeremias 29:8 – Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Não deixem que os profetas e adivinhos que há no meio de vocês os enganem. Não dêem atenção aos sonhos que vocês os encorajam a terem.

Jeremias 29:24 – Diga a Semaías, de Neelam:

Ezequiel 13:2 – “Filho do homem, profetize contra os profetas de Israel que estão profetizando agora. Diga àqueles que estão profetizando pela sua própria imaginação: ‘Ouçam a palavra do Senhor!

Ezequiel 13:23 – vocês não terão mais visões falsas e nunca mais vão praticar adivinhação. Livrarei o meu povo das mãos de vocês. E então vocês saberão que eu sou o Senhor’ “.

Zacarias 10:2 – Porque os ídolos falam mentiras, os adivinhadores têm falsas visões, e contam sonhos enganadores; o consolo que trazem é vão. Por isso o povo vagueia como ovelhas, aflitas pela falta de um pastor.

Zacarias 13:4 – “Naquele dia todo profeta se envergonhará de sua visão profética. Não usará o manto de profeta feito de pele, para enganar.

Mateus 7:15 – “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.

Mateus 24:11 – e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.

Lucas 6:26 – Ai de vocês, quando todos falarem bem de vocês, pois assim os antepassados deles trataram os falsos profetas”.

2 Pedro 2:1 – No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

1 João 4:1 – Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *