Estudo de Mateus 7:15 – Comentado e Explicado

Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores.
Mateus 7:15

Comentário de Albert Barnes

Falsos profetas – A palavra profeta significa originalmente alguém que prediz eventos futuros. Como os profetas, no entanto, eram comumente considerados instrutores públicos sobre o assunto da religião, a palavra passou a denotar todos os que eram professores religiosos. Veja as notas em Romanos 12: 6 . Nesse sentido, provavelmente é usado aqui. Um falso profeta é um professor de doutrina incorreta, ou alguém que afirma de maneira falsa e injusta a inspiração divina. Provavelmente tinha referência aos falsos mestres então entre os judeus.

Quem vem em pele de cordeiro – A ovelha é um emblema de inocência, sinceridade e inofensividade. Vir em pele de cordeiro é assumir a aparência de santidade e inocência, quando o coração é mau.

Lobos arrebatadores – Rapazes; devoradoramente voraz; faminto até de raiva. Aplicado aos falsos mestres, significa que eles assumiram a aparência de santidade, a fim de obterem mais rapidamente a propriedade do povo. Eles estavam cheios de extorsão e excesso. Veja Mateus 23:25 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 7: 15-16 . Cuidado com os falsos profetas – Quem em suas pregações descreve um caminho mais amplo para o céu: são suas profecias, seus ensinamentos o caminho mais amplo, ao invés de andar nelas, que é aqui mencionado principalmente. Todos esses são falsos profetas que ensinam de outra maneira que não aquela que nosso Senhor aqui assinalou. Quem vem a você em pele de cordeiro – Com uma forma de piedade e profissões justas de amor; mas interiormente são lobos devoradores – não alimentando, mas destruindo almas; alimentando-se pela destruição do rebanho. “Um lobo em pele de cordeiro”, diz Doddridge, “é transformado em provérbio para um homem perverso que faz uma grande profissão de religião, mas não pode se dissimular tão bem quanto não ser descoberto por observação atenta; que era exatamente o caráter dos fariseus nos dias de nosso Salvador. ” Vocês os conhecerão por seus frutos – “Uma regra curta, clara e fácil”, diz Wesley, “pela qual conhecer os falsos profetas verdadeiros: e aquele que pode ser aplicado por pessoas da mais baixa capacidade, que não estão acostumadas a raciocínio profundo. Os verdadeiros profetas convertem pecadores a Deus; ou pelo menos confirmar e fortalecer aqueles que são convertidos. Os falsos profetas não. Eles também são falsos profetas que, embora possam declarar a própria verdade, e que clara e plenamente, ainda não adornam, mas trazem uma reprovação a ela por sua conduta profana; e, portanto, não são enviados por Deus pelo seu Espírito, mas vêm em seu próprio nome para declarar a palavra de Deus: portanto, que é sua grande marca, eles não desviam os homens do poder de Satanás para Deus. Os homens colhem uvas de espinhos, etc. – Pode-se esperar por você, de maneira comum, que você deve obter vantagens espirituais, ou obter melhorias religiosas, com o ensino de homens maus ou com homens a quem Deus não chamou para essa obra?

Comentário de E.W. Bullinger

Cuidado = Preste atenção, como em Mateus 6: 1 .

de = de ou longe de. Grego. apo : ie Cuidado [e mantenha] longe.

Comentário de John Calvin

Mateus 7:15 . Mas cuidado com os falsos profetas. Essas palavras pretendiam ensinar que a Igreja seria exposta a várias imposições e que, consequentemente, muitos estariam em perigo de cair da fé, se não estivessem cuidadosamente em guarda. Sabemos o que os homens têm uma forte propensão à falsidade, para que não apenas tenham um desejo natural de serem enganados, mas cada indivíduo parece ser engenhoso ao se enganar. Satanás, que é um maravilhoso artífice de ilusões, constantemente lança armadilhas para prender pessoas ignorantes e desatentas. Era uma expectativa geral entre os judeus que, sob o reinado de Cristo, sua condição seria agradável e livre de toda disputa ou desconforto. Portanto, ele adverte seus discípulos de que, se desejam perseverar, devem se preparar para evitar as armadilhas de Satanás. É a vontade do Senhor (como já foi dito) que sua Igreja se envolva em guerra ininterrupta neste mundo. Para que possamos continuar sendo seus discípulos até o fim, não basta sermos apenas submissos e nos deixarmos governar pela Sua Palavra. Nossa fé, que é constantemente atacada por Satanás, deve estar preparada para resistir.

É da maior conseqüência, sem dúvida, que devemos nos deixar guiar por bons e fiéis ministros de Cristo; mas, por outro lado, como falsos mestres aparecem, se não observarmos atentamente e se formos. não fortalecidos pela perseverança, seremos facilmente retirados do rebanho. Para esse propósito também é o ditado de Cristo:

As ovelhas ouvem a voz do pastor; e um estranho
eles não seguem, mas fogem dele ( João 10: 3 )

Portanto, também inferimos que não há razão para que os crentes devam ser desencorajados ou alarmados, quando os lobos se arrastam para o rebanho de Cristo, quando os falsos profetas se esforçam para corromper a pureza da fé por falsas doutrinas. Devem antes ser despertados para vigiar: pois não é sem razão que Cristo ordena que eles estejam em guarda. Desde que não sejamos desviados por nossa própria lentidão, poderemos evitar todo tipo de armadilha; e, de fato, sem essa confiança, não teríamos a coragem necessária para estar em guarda. Agora que sabemos que o Senhor não deixará de cumprir suas promessas, quaisquer que sejam os ataques de Satanás, vamos com ousadia ao Senhor, pedindo a ele o Espírito de sabedoria, por cujas influências ele não apenas sela em nossos corações. crer na sua verdade, mas expõe os truques e imposições de Satanás, para que não sejamos enganados por eles. Quando Cristo diz que eles vêm até nós em pele de ovelha, mas interiormente são lobos devoradores, seu significado é que eles não desejam uma pretensão muito plausível, se a prudência não for exercida ao submetê-los a um exame minucioso.

Comentário de Adam Clarke

Cuidado com os falsos profetas – Por falsos profetas, devemos entender mestres de doutrinas errôneas, que vêm professando uma comissão de Deus, mas cujo objetivo não é trazer o tesouro celestial ao povo, mas roubá-lo do seu bem terreno. Professores que pregam por conta própria, não tendo motivo para entrar no ministério, mas para ganhar a vida, como é ameaçadoramente chamado por alguns, porém podem levar a vestimenta e a aparência de ovelhas úteis inocentes, os verdadeiros pastores encomendados pelo Senhor Jesus , ou a qualquer nome, classe ou grupo a que possam pertencer, são, aos olhos do Deus que perscruta o coração, nada além de lobos vorazes, cujo objetivo é alimentar-se com a gordura e vestir-se com o velo e, assim, arruinar, em vez de salvar, o rebanho.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 7:15 . Cuidado com os falsos profetas A conexão aqui é notável, diz o Dr. Heylin. Uma característica dos falsos profetas, ou seja, falsos pregadores, é que eles ampliam o caminho estreito. São suas profecias, seus ensinamentos de maneira ampla, e não seus próprios passos, que aqui é principalmente mencionado. Todos esses são falsos profetas que pregam de outra maneira que não aquela que nosso Senhor indicou. Um lobo em pele de cordeiro é transformado em provérbio, para um ministro ou pastor que faz uma grande profissão de religião, mas não consegue se dissimular tão bem que não pode ser descoberto por observação atenta; que era apenas o caráter dos fariseus nos dias de nosso Salvador. Veja cap. Mateus 23: 23-28 . Lucas 11: 39-42 .

Comentário de John Wesley

Cuidado com os falsos profetas, que chegam até você em pele de cordeiro, mas interiormente são lobos devoradores.

Cuidado com os falsos profetas – Quem em suas pregações descreve um caminho amplo para o céu: são suas profecias, seus ensinamentos o caminho mais amplo, e não o próprio caminhar nelas, que é aqui mencionado principalmente. Todos esses são falsos profetas, que ensinam de outra maneira que o nosso Senhor aqui marcou.

Em pele de cordeiro – Com religião externa e profissões justas de amor: Lobos – Não alimentando, mas destruindo almas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *