Estudo de Jeremias 6:13 – Comentado e Explicado

Na verdade, do maior ao menor, todos se entregam aos ganhos desonestos; desde o profeta ao sacerdote praticam todos a mentira;
Jeremias 6:13

Comentário de Albert Barnes

Dada a cobiça – literalmente, todos obtiveram ganhos. O temperamento mental que ganha o mundo não é o que ganha o céu.

Falsamente – antes, “fraudulentamente”.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 6: 13-15 . Pois, do menor deles, & c. – Velhos e jovens, ricos e pobres, altos e baixos, os de todos os escalões, profissões e empregos; todos são dados à cobiça – gananciosos de lucro sujo; e isso os tornou opressivos, pois desse mal, assim como de outros, o amor ao dinheiro é a raiz amarga. Não, e isso endureceu o coração deles contra a palavra de Deus e seus profetas: eles eram os fariseus cobiçosos que zombavam de Cristo. Do profeta ao sacerdote, todos praticam falsamente – Não apenas ao falar coisas falsas, mas, como o hebraico ???? ???? significa: praticar falsidade; agindo de mentira; isto é, jogando o hipócrita; mantendo uma forma externa, ou aparência, de piedade e desejando ser considerados justos, quando, diante de Deus, eram abominavelmente iníquos. Eles curaram também a mágoa, etc. – Esfolando a ferida e nunca a examinando até o fundo; aplicar lenitivos, discursos calmantes, quando houvesse necessidade de corrosivos ou repreensões bruscas, o que poderia levá-los a uma verdadeira sensação do perigo de sua condição: encorajá-los em seus pecados e segurança carnal, prometendo-lhes paz e segurança quando eles estavam à beira da ruína e destruição. Para que o ministério desses sacerdotes e profetas, em vez de provar uma bênção, se tornasse uma verdadeira maldição para eles. Eles tinham vergonha, etc. – Nada é um sinal maior de temperamento incorrigível do que ser vergonha do passado. Tal como o profeta nos diz que era o caráter da generalidade dos judeus naquele tempo: seus corações estavam tão endurecidos que nem ficaram envergonhados, nem puderam corar. Não, parece que eles até se gloriaram em sua maldade e enfrentaram abertamente as convicções que deveriam ter humilhado e as levaram ao arrependimento. Alguns pensam que isso se refere especialmente aos sacerdotes e profetas, que acalmaram o povo em seus pecados, com falsas esperanças de paz, e ainda assim não tinham vergonha de seus enganos e traições; não, não quando o evento refutou e mentiu suas promessas. Portanto cairão entre os que caem

Eles terão sua parte com aqueles a quem eles enganaram e destruíram.

Comentário de John Calvin

O Profeta agora declara novamente, que não era nada estranho que Deus resolvesse lidar com tanta severidade com aquele povo, e executar neles uma vingança extrema; pois nenhuma parte era íntegra e sadia, mas a impiedade permeou todas as fileiras. Pode, de fato, ser atribuído aos jovens, assim como aos idosos, pois ele diz: dos pequenos aos grandes; mas prefiro entender a primeira cláusula dos pobres e as ordens mais baixas, e a segunda das mais altas, que se destacaram em poder e riqueza entre o povo. Ele diz, então, que o desprezo a Deus e todo tipo de maldade prevaleceram, não apenas em uma parte, mas em toda a comunidade, de modo que não havia som da cabeça às solas dos pés. Agora, então, percebemos o que o Profeta quer dizer, dizendo: Do pequeno ao grande (173)

E isso parece ainda mais claro a partir do final do versículo, onde ele diz: Do profeta ao sacerdote, ele amplifica aqui o que havia dito sobre os pequenos e os grandes. Portanto, vemos que, pelos grandes, ele entende não aqueles de idade madura ou avançada, mas os que eram dignos e honrados, que eram estimados por causa de sua riqueza ou de outras doações. Assim também, por outro lado, ele não chama aqueles pequenos que eram jovens, mas aqueles que eram desprezados, que eram da ordem mais baixa, e formados como os restos da sociedade: pois, como eu disse, ele amplia o que ele dissera, aduzindo os profetas e os sacerdotes. Embora o rei e sua corte fossem extremamente iníquos, alguns cuidados com a religião deveriam ter prevalecido entre os profetas e sacerdotes; deveria haver pelo menos entre eles alguma decência; pois foram designados com o propósito de levar luz para os outros. Como, então, mesmo estes eram apóstatas, e haviam degenerado da verdadeira adoração a Deus, o que poderia ter sido encontrado entre o restante do povo?

Agora, vemos agora que a boca dos ímpios estava aqui fechada, para que eles não pudessem expor-se a Deus ou culpar sua severidade, pois todos haviam chegado ao ponto mais alto de impiedade, na medida em que os profetas e sacerdotes não existiam. menos corrupto do que as pessoas comuns.

Ao dizer que toda cobiça cobiçada, ele se refere a fraudes e ganhos básicos; nisso ele inclui todo tipo de avareza. (174) Ao dizer que os sacerdotes e os profetas fizeram falsidade, ou agiram fraudulentamente, ele quis dizer a mesma coisa, mas em outras palavras, mesmo que não houvesse integridade naqueles professores que deveriam ter sido líderes dos cegos: para Deus ordenara que eles, como eu disse, levassem luz a todos os outros e lhes mostrassem o caminho da salvação. Segue-se –

Pois do menor para o maior deles, o Seu tudo é ganhar;
E do profeta ao sacerdote, o Seu tudo é agir falsamente.

“Tudo dele” significa todo o seu objeto, ou tudo o que ele fez. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

cobiça. Referência a Pentateuco ( Êxodo 18:21 ). App-92.

Comentário de John Wesley

Pois desde os menores até os maiores, cada um é dado à cobiça; e desde o profeta até o sacerdote, todos praticam falsamente.

Falsamente – Heb. praticando a falsidade, como se essa fosse toda a sua obra, o pecado apropriado dos sacerdotes e profetas, para enganar o povo e lisonjear-o com falsas visões.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *