Estudo de Romanos 16:19 – Comentado e Explicado

A vossa obediência se tornou notória em toda parte, razão por que eu me alegro a vosso respeito. Mas quero que sejais prudentes no tocante ao bem, e simples no tocante ao mal.
Romanos 16:19

Comentário de Albert Barnes


Por sua obediência … – Romanos 1: 8 . Sua disposição branda e obediente para aprender e obedecer aos preceitos dos professores de religião.

Fico feliz … – Alegro-me por você demonstrar essa disposição. Mas ele imediatamente acrescenta que “isso” era apenas o temperamento a ser imposto e os adverte contra esse perigo.

Sábio para o que é bom – Demonstre entendimento do que é adaptado para promover fins bons e dignos.

Simples em relação ao mal – grego, “inofensivo”. Não disposto a fazer errado; não tendo plano e cedendo a nenhum dos fascínios do mal. Você demonstrou sua sabedoria em “obedecer” ao evangelho. Eu gostaria que você ainda demonstrasse sabedoria em relação a “todo bem” de design; mas não estar familiarizado com “qualquer” plano do mal. Não ceda a esses planos ou siga aqueles que o levarão a eles.

Comentário de E.W. Bullinger

venha para o exterior . Grego. aphikneomai. Só aqui.

fico feliz = regozijar-se. Veja Romanos 12:12 .

em . . . lado. App-104.

ainda . . . have = Desejo que você realmente seja.

faria . App-102.

sábio . Veja Romanos 1:14 .

bom = o bom.

simples = inofensivo. Grego. akeraios. Só aqui; Mateus 10:16 . Filipenses 1: 2 , Filipenses 1:15 .

concernente . App-104.

mal = o mal.

Comentário de John Calvin

19. Sua obediência, (481) etc. Dizem que isso antecipa uma objeção; pois ele mostra que não os avisou, como se pensasse neles desfavoravelmente, mas porque uma queda no caso deles era tal que poderia ter acontecido facilmente; como se ele tivesse dito: – “Sua obediência é de fato elogiada em todos os lugares, e por essa razão me alegro por sua causa: ainda que muitas vezes aconteça que uma queda ocorra por simplicidade, gostaria que você fosse inofensivo e simples quanto à fazendo o mal; mas, ao fazer o bem, seja o mais prudente, sempre que necessário, para preservar sua integridade. ”

Vemos aqui o que é essa simplicidade que é recomendada nos cristãos; de modo que eles não têm motivos para reivindicar essa distinção, que hoje em dia conta como grande virtude sua estúpida ignorância da palavra de Deus. Pois, embora ele aprova nos romanos que eles eram obedientes e ensináveis, ele os teria exercitado sabedoria e julgamento, para que sua disposição de acreditar não os expusesse a imposições. Então ele os parabeniza, porque estavam livres de uma disposição perversa; ele ainda desejava que fossem sábios, a fim de ter cautela. (482)

Comentário de Adam Clarke

Pois sua obediência chegou ao exterior – O apóstolo explica isso como uma razão pela qual eles devem continuar a ouvir e prestar atenção àqueles que os levaram ao caminho da verdade, e evitar aqueles falsos mestres cujas doutrinas tendiam à subversão de suas almas.

No entanto, gostaria que você fosse sábio – desejaria que discernisse cuidadosamente o bem do mal e demonstrasse sua sabedoria, evitando cuidadosamente um e se apegando ao outro.

Comentário de John Wesley

Porque a vossa obediência é exposta a todos os homens Apraz-me, portanto, em seu favor; contudo, quero que você seja sábio para o que é bom e simples para o mal.

Mas eu teria você – não apenas obediente, mas discreto também.

Sábio em relação ao que é bom – O mais possível é saber disso.

E simples em relação ao que é mau – o mais ignorante possível.

Referências Cruzadas

1 Reis 3:9 – Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo? “

Salmos 101:2 – Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro.

Isaías 11:2 – O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.

Mateus 10:16 – Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

Lucas 10:3 – Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos.

Romanos 1:8 – Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.

1 Coríntios 14:20 – Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças; mas, quanto ao modo de pensar, sejam adultos.

Efésios 1:15 – Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos,

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Efésios 5:17 – Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.

Filipenses 1:9 – Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção,

Filipenses 2:15 – para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,

Colossenses 1:3 – Sempre agradecemos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês,

Colossenses 1:9 – Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

Colossenses 3:16 – Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

1 Tessalonicenses 1:2 – Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações.

1 Tessalonicenses 1:8 – Porque, partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e na Acaia. Não somente isso, mas também por toda parte tornou-se conhecida a fé que vocês têm em Deus. O resultado é que não temos necessidade de dizer mais nada sobre isso,

1 Tessalonicenses 3:6 – Agora, porém, Timóteo acaba de chegar da parte de vocês, dando-nos boas notícias a respeito da fé e do amor que vocês têm. Ele nos falou que vocês sempre guardam boas recordações de nós, desejando ver-nos, assim como nós queremos vê-los.

2 Timóteo 3:15 – Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

Tiago 3:13 – Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *