Estudo de Colossenses 3:16 – Comentado e Explicado

A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais.
Colossenses 3:16

Comentário de Albert Barnes

Deixe a palavra de Cristo – A doutrina de Cristo.

Habite em você ricamente em toda a sabedoria – abundantemente, produzindo o espírito da verdadeira sabedoria. Essa doutrina é adaptada para torná-lo sábio. O significado é que eles deveriam estabelecer as doutrinas do evangelho em seus corações, meditar sobre elas; permitir que eles sejam o seu guia e buscar sabiamente aperfeiçoá-los para o melhor propósito.

Ensinar e admoestar … – Veja isso explicado nas notas em Efésios 5: 19-20 . O único pensamento adicional aqui é que seus salmos e hinos deveriam ser considerados como um método de “ensinar” e “admoestar”; isto é, eles deveriam estar imbuídos de verdade e elevar a mente e retirá-la do erro e do pecado. Johnson disse uma vez que, se lhe fosse permitido fazer as baladas de uma nação, ele não se importava com quem fizesse as leis. É verdade, em um sentido mais importante, que quem tem permissão para fazer os hinos de uma igreja, pouco se importa com quem prega ou que faz o credo. Ele moldará mais efetivamente os sentimentos de uma igreja do que aqueles que pregam ou fazem credos e confissões. Portanto, é indispensável, a fim de preservar a verdade, que os cânticos sagrados de uma igreja sejam imbuídos de um forte sentimento evangélico.

Comentário de E.W. Bullinger

palavra . App-121.

habitar. Veja Romanos 8:11 .

ricamente . Grego. plousios. Somente aqui, 1 Timóteo 6:17 . Tito 3: 6 . 2 Pedro 1:11 .

advertência . Veja Colossenses 1:28 e Atos 20:31 .

hinos . Ver Efésios 5:19 .

espiritual . Ver 1 Coríntios 12: 1 .

músicas Ver Efésios 5:19 .

cantando . Ver Efésios 5:19 .

com . App-104.

graça. Ver Colossenses 1: 2 . App-184.

o Senhor. Os textos reais “Deus” .

Comentário de John Calvin

16. Que a palavra de Cristo habite. Ele gostaria que a doutrina do evangelho fosse conhecida por eles. Por isso, podemos inferir com que espírito aqueles que são acionados nos dias atuais, que cruelmente (449) interditam o povo cristão de usá-lo, e furiosamente vociferam, que nenhuma pestilência deve ser mais temida do que a leitura das Escrituras deve ser aberto às pessoas comuns. Pois, sem dúvida, Paulo aqui se dirige a homens e mulheres de todas as classes; nem os faria simplesmente provar apenas a palavra de Cristo , mas exorta que ela habite nelas ; isto é, que deveria ter uma residência estabelecida e que, em grande parte , eles possam ter como objetivo avançar e aumentar cada vez mais a cada dia. Como, no entanto, o desejo de aprender é extravagante por parte de muitos, enquanto pervertem a palavra do Senhor por sua própria ambição, por vã curiosidade, ou de alguma forma a corrompem, ele, por essa razão, acrescenta, com toda a sabedoria – que, sendo instruídos por ela, podemos ser sábios como devemos ser.

Além disso, ele dá uma breve definição dessa sabedoria – que os colossenses ensinam uns aos outros. O ensino é considerado aqui como instrução lucrativa, que tende a edificação, como em Romanos 12: 7aquele que ensina sobre o ensino ; também em Timóteo – “Toda a Escritura é proveitosa para o ensino . ”( 2 Timóteo 3:16 .) Esse é o verdadeiro uso da palavra de Cristo. Porém, como a doutrina às vezes é fria e, como se diz, (450) quando é simplesmente mostrado o que é certo, a virtude é louvada (451) e deixada morrer de fome (452) , acrescenta ao mesmo tempo uma advertência. , que é, por assim dizer, uma confirmação da doutrina e incitação a ela. Ele também não quer dizer que a palavra de Cristo deva ser benéfica apenas para os indivíduos, para que eles possam ensinar a si mesmos, mas ele exige ensino e advertência mútuos.

Salmos, hinos . Ele não restringe a palavra de Cristo a esses departamentos específicos, mas sugere que todas as nossas comunicações devem ser adaptadas à edificação, que mesmo aquelas que tendem à hilaridade podem não ter sabor vazio. “ Deixe para os incrédulos aquele deleite tolo que eles tiram de brincadeiras e brincadeiras ridículas e frívolas; (453) e deixe que suas comunicações, não apenas as graves, mas também as alegres e emocionantes, contenham algo lucrativo. No lugar de suas canções obscenas, ou pelo menos pouco modestas e decentes , tornase você fazer uso de hinos e canções que emitem louvor a Deus. ” Além disso, nesses três termos, ele inclui todos os tipos de músicas. Eles são comumente distinguidos dessa maneira – que um salmo é aquele, no canto do qual algum instrumento musical além da língua é usado: um hino é propriamente uma canção de louvor, seja ela cantada simplesmente com a voz ou de outra forma; enquanto uma ode contém não apenas elogios, mas exortações e outros assuntos. Ele gostaria que os cânticos dos cristãos fossem espirituais , não constituídos de frivolidades e insignificâncias inúteis. Pois isso tem uma conexão com seu argumento.

A cláusula, na graça , Crisóstomo explica de diferentes maneiras. Contudo, eu entendo simplesmente, como também depois, em Colossenses 4: 6 , onde ele diz: “Seja temperado o seu discurso com sal, em graça “, isto é, por meio de uma destreza que seja agradável e agrade aos ouvintes por sua lucratividade, para que se oponha a bufonaria e insignificâncias semelhantes.

Cantando em seus corações. Isso se refere à disposição; pois, como devemos estimular os outros, também devemos cantar de coração, para que não haja apenas um som externo na boca. Ao mesmo tempo, não devemos entendê-lo como se ele quisesse cantar cada um interiormente para si mesmo, mas ele teria se unido, desde que o coração preceda a língua.

Comentário de Adam Clarke

Deixe a palavra de Cristo habitar em você ricamente – creio que o apóstolo significa que os colossenses devem ser bem instruídos na doutrina de Cristo; que deveria ser o seu estudo constante; que deve ser freqüentemente pregado, explicado e aplicado entre eles; e que toda a sabedoria nele contida deve ser bem compreendida. Assim, a doutrina de Deus habitaria ricamente, isto é, abundantemente entre eles. Mas parece haver aqui uma alusão à Shechiná, ou símbolo da presença Divina, que residia no tabernáculo e no primeiro templo; e a uma opinião comum entre os judeus, que é assim expressa em Melchita, fol. 38, 4: ??? ?? ????? ???????? ???? ?? ; Em qualquer lugar que a lei esteja, ali a Shechiná está presente. Nem isso é uma suposição vã; onde quer que a palavra de Deus seja lida, ouvida ou pregada com seriedade, existe o próprio Deus; e naquela igreja ou sociedade religiosa em que a verdade de Deus é proclamada e conscientemente acreditada, há a morada constante de Deus. Ao apontar mal, esse versículo não é muito inteligível; os vários membros dela devem ser distinguidos assim: Que a doutrina de Cristo habite ricamente entre vocês; ensinando e advertindo um ao outro com toda a sabedoria; cantando com graça em seus corações ao Senhor, em salmos, hinos e cânticos espirituais. Esse arranjo, o original não apenas suporta, mas exige absolutamente, e não faz sentido sem ele. Veja a nota em Efésios 5:19 .

O canto aqui recomendado é muito diferente do que é comumente usado na maioria das congregações cristãs; uma série de sons irrelevantes, associados a feixes de repetições sem sentido e muitas vezes ridículas, que ao mesmo tempo depravam e desonram a Igreja de Cristo. A melodia, que é permitida como a mais apropriada para a música devocional, agora é sacrificada para uma harmonia exuberante, que exige não apenas muitos tipos diferentes de vozes, mas diferentes instrumentos musicais para apoiá-la. E por esses meios absurdos, a simplicidade do culto cristão é destruída e toda edificação totalmente evitada. E esse tipo de canto é amplamente provado ser muito prejudicial à piedade pessoal dos empregados nele; mesmo entre os que entram com uma parcela considerável de humildade e mansidão cristã, quão poucos continuam a cantar com a graça em seus corações ao Senhor?

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 3:16 . Que a palavra de Cristo habite em você ricamente, etc. – Ou seja: “O evangelho que você recebeu;” que o apóstolo os exorta a depositar em seus corações, a meditar continuamente e a tentar melhorar sabiamente para o melhor propósito. Mas Peirce e outros dão uma interpretação diferente, como segue: “Seria um bom serviço evitar os pecados dos quais eu os dissuadi e promover o amor que eu recomendei, se, em suas conversas juntas, vocês aceitassem cuidado para que seu discurso e sua fala sejam muito de Cristo, com toda a sabedoria; e que vocês se entretenham conversando juntos de maneira cristã, ensinando e admoestando, etc. ” Ver Efésios 5: 18-20 . Beza, Schmidius, Bengelius e Gataker apontam o verso assim: Let, etc. ricamente: com toda a sabedoria ensinando e advertindo um ao outro; nos salmos, etc.

Comentário de John Wesley

Que a palavra de Cristo habite em você ricamente em toda a sabedoria; ensinando e admoestando uns aos outros em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando com graça em seus corações ao Senhor.

Deixe a palavra de Cristo – Assim, o apóstolo chama toda a escritura e, assim, afirma a divindade de seu Mestre.

Habitar – Não faça uma estadia curta ou uma visita ocasional, mas faça sua residência declarada.

Ricamente – na maior medida e com a maior eficácia; de modo a preencher e governar toda a alma.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 6:6 – Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.

Deuteronômio 11:18 – Gravem estas minhas palavras no coração e na mente; amarrem-nas como símbolos nas mãos e prendam-nas na testa.

1 Reis 3:9 – Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo? “

1 Reis 3:28 – Quando todo o Israel ouviu o veredicto do rei, passou a respeitá-lo profundamente, pois viu que a sabedoria de Deus estava nele para fazer justiça.

1 Crônicas 25:7 – Junto com seus parentes, todos capazes e preparados para o ministério do louvor do Senhor, totalizavam 288.

Neemias 12:46 – Pois muito tempo antes, nos dias de Davi e de Asafe, havia dirigentes dos cantores e que dirigiam os cânticos de louvor e de graças a Deus.

Jó 23:12 – Não me afastei dos mandamentos dos seus lábios; dei mais valor às palavras de sua boca, do que ao meu pão de cada dia.

Salmos 28:7 – O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.

Salmos 30:11 – Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria,

Salmos 32:7 – Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento. Pausa

Salmos 47:6 – Ofereçam música a Deus, cantem louvores! Ofereçam música ao nosso Rei, cantem louvores!

Salmos 63:4 – Eu te bendirei enquanto viver, e em teu nome levantarei as minhas mãos.

Salmos 71:23 – Os meus lábios gritarão de alegria quando eu cantar louvores a ti, pois tu me redimiste.

Salmos 103:1 – Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser!

Salmos 119:11 – Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.

Salmos 119:54 – Os teus decretos são o tema da minha canção em minha peregrinação.

Salmos 138:1 – Eu te louvarei, Senhor, de todo o coração; diante dos deuses cantarei louvores a ti.

Provérbios 2:6 – Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.

Provérbios 14:8 – A sabedoria do homem prudente é discernir o seu caminho, mas a insensatez dos tolos é enganosa.

Provérbios 18:1 – Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez.

Cânticos 1:1 – Cântico dos Cânticos de Salomão.

Isaías 5:1 – Cantarei para o meu amigo o seu cântico a respeito de sua vinha: Meu amigo tinha uma vinha na encosta de uma fértil colina.

Isaías 10:2 – para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo, fazendo das viúvas sua presa e roubando dos órfãos!

Isaías 26:1 – Naquele dia este cântico será entoado em Judá: Temos uma cidade forte; Deus estabelece salvação como muros e trincheiras.

Isaías 30:29 – E vocês cantarão como em noite de festa sagrada; seus corações se regozijarão como quando se vai, ao som da flauta, ao monte do Senhor, à Rocha de Israel.

Jeremias 15:16 – Quando as tuas palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos.

Mateus 26:30 – Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.

Lucas 2:51 – Então foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração.

João 5:39 – Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

João 15:7 – Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

Romanos 15:14 – Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros.

1 Coríntios 14:15 – Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

1 Coríntios 14:26 – Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja.

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Efésios 5:17 – Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.

Efésios 5:19 – falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,

Colossenses 1:9 – Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

Colossenses 1:28 – Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.

Colossenses 3:23 – Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,

Colossenses 4:6 – O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.

1 Tessalonicenses 4:18 – Consolem-se uns aos outros com estas palavras.

1 Tessalonicenses 5:11 – Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.

2 Tessalonicenses 3:15 – contudo, não o considerem como inimigo, mas chamem a atenção dele como irmão.

1 Timóteo 6:17 – Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.

2 Timóteo 3:15 – Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

Tito 3:6 – que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Hebreus 4:12 – Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

Hebreus 12:12 – Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes.

Tiago 1:5 – Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Tiago 3:17 – Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

Tiago 5:13 – Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores.

1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

1 João 2:14 – Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno.

1 João 2:24 – Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai.

1 João 2:27 – Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

2 João 1:2 – por causa da verdade que permanece em nós e estará conosco para sempre.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 14:3 – Eles cantavam um cântico novo diante do trono, dos quatro seres viventes e dos anciãos. Ninguém podia aprender o cântico, a não ser os cento e quarenta e quatro mil que haviam sido comprados da terra.

Apocalipse 15:3 – e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Apocalipse 19:10 – Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *