Estudo de Salmos 103:1 – Comentado e Explicado

Salmo de Davi. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que existe em mim bendiga o seu santo nome.
Salmos 103:1

Comentário de Albert Barnes

Abençoe o Senhor, ó minha alma – A palavra “abençoar”, aplicada a Deus, significa louvar, implicando sempre um forte afeto por ele e um sentimento de gratidão. Quando usada com referência às pessoas, a palavra implica um “desejo” de que elas sejam abençoadas ou felizes, acompanhadas frequentemente de uma oração para que assim sejam. Tal é o significado da “bênção” dirigida a uma congregação de adoradores. Compare Números 6: 23-27 . A palavra “alma” aqui é equivalente a mente ou coração: meus poderes mentais e morais, capazes de entender e apreciar seus favores. A alma do homem foi “feita” para louvar e abençoar a Deus; apreciar sua amizade; deleitar-se a seu favor; contemplar suas perfeições. Ela nunca pode ser empregada em um ato mais apropriado ou mais elevado do que quando envolvido em seu louvor.

E tudo o que está dentro de mim … – Todos os meus poderes e faculdades; tudo o que pode ser empregado em seu louvor: o coração, a vontade, os afetos, as emoções. A idéia é que Deus é digno de todo louvor e adoração que todo o homem pode prestar. Nenhuma de suas faculdades ou poderes deve ser isenta do dever e do privilégio de louvar.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 103.

Uma exortação a louvar a Deus por sua misericórdia e por sua constância.

Um salmo de Davi.

Título. ???? ledavid Este é um dos salmos de Davi, que supostamente foi escrito por ele após sua recuperação de uma grande doença. Ver Delaney, livro 4: cap. 7. Pode ser assim; mas, como lemos sobre nenhuma doença que ele tivesse, não está de forma alguma claro se essa foi a ocasião dela ou se a compôs após a libertação de alguma outra calamidade. Contém um reconhecimento agradecido das grandes e abundantes misericórdias de Deus, especialmente a do perdão do pecado, e não exigindo o castigo devido a ele, e é uma performance requintada, muito aplicável a toda libertação: pode-se dizer que descreve adequadamente as maravilhas da graça, como o salmo a seguir descreve as maravilhas da natureza.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 103: 1-3 . Tudo o que está dentro de mim, abençoe o seu santo nome – que todos os meus pensamentos e afeições sejam engajados, unidos e elevados ao mais alto nível neste trabalho. Esqueça nem todos os seus benefícios – Para cumprir nosso dever, louvando a Deus por suas misericórdias, é necessário que tenhamos uma lembrança agradecida deles. E podemos ter certeza de que esquecemos o m, no sentido aqui significado pelo salmista, se não dermos sinceros e sinceros agradecimentos por eles. Quem perdoa todas as tuas iniqüidades – Isso é mencionado primeiro, porque, pelo perdão do pecado, aquilo que impedia que recebêssemos coisas boas é retirado, e somos restaurados para o favor de Deus, que garante coisas boas para nós e as concede. sobre nós. Quem cura todas as tuas doenças – doenças espirituais, doenças da alma. A corrupção da natureza é a doença da alma: é sua desordem e ameaça sua morte. Isso é curado pela santificação. Na proporção em que o pecado é mortificado, a doença é curada. Esses dois, perdão e santidade, andam juntos, pelo menos um grau do último sempre acompanha o primeiro: se Deus tira a culpa do pecado perdoando a misericórdia, ele também quebra o poder renovando a graça. Onde Cristo é feito justiça a qualquer alma, ele também é santificado em grande parte; pois, se alguém está em Cristo, ele é uma nova criatura: coisas antigas passaram, eis que todas as coisas se tornaram novas.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. de Davi: isto é, relativo ao verdadeiro Davi.

Abençoe. Figura do discurso Apóstrofo.

o Senhor. Hebraico. Jeová. com ” eth = o próprio Jeová.

minha alma = eu mesmo. Hebraico. nephesh. App-13.

piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

nome. Veja nota no Salmo 20: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Abençoe o Senhor – Ele convida sua alma, e todas as suas faculdades e poderes, a engrandecer a Deus por suas misericórdias. Sob tal peso de obrigação, os lábios podem fazer pouco; a alma e todos os seus poderes devem estar envolvidos.

Comentário de John Calvin

1. Abençoe a Jeová, ó minha alma! O profeta, despertando a gratidão, dá por seu próprio exemplo uma lição a todo homem do dever que lhe incumbe. E, sem dúvida, nossa preguiça nesse assunto precisa de incitação contínua. Se mesmo o profeta, que estava inflamado com um zelo mais intenso e fervoroso do que outros homens, não estava livre dessa doença, da qual sua sinceridade em se estimular é uma clara confissão, quanto mais necessário é para nós, que temos abundantes experiência do nosso próprio torpor, aplicar os mesmos meios para a nossa aceleração? O Espírito Santo, por sua boca, indiretamente nos censura por não sermos mais diligentes em louvar a Deus, e ao mesmo tempo aponta o remédio, para que todo homem possa descer para si mesmo e corrigir sua própria lentidão. Não contente em invocar sua alma (pela qual ele inquestionavelmente significa a sede do entendimento e das afeições) para abençoar a Deus, o profeta acrescenta expressamente suas partes internas, abordando como se fosse sua própria mente e coração, e todas as faculdades de ambas. Quando ele assim fala consigo mesmo, é como se, afastado da presença dos homens, ele se examinasse diante de Deus. A repetição torna sua linguagem ainda mais enfática, como se ele pretendesse reprovar sua própria preguiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *