Estudo de Apocalipse 15:3 – Comentado e Explicado

Cantavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus Dominador. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!
Apocalipse 15:3

Comentário de Albert Barnes

E eles cantam a canção de Moisés, servo de Deus – Uma canção de ação de graças e louvor, como Moisés ensinou o povo hebreu a cantar após sua libertação do cativeiro egípcio. Ver Apocalipse 5: 9-10 , Apocalipse 5: 12-13 .

Dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras – Veja as notas em Apocalipse 15: 1 . O significado é que esse grande poder foi evidenciado em resgatá-los; e que a interposição da bondade divina ao fazê-lo era maravilhosa, ou era para despertar admiração e admiração.

Senhor Deus Todo-Poderoso – Isso parece significar a mesma coisa que a expressão tão comum no Antigo Testamento: “Yahweh, Deus dos exércitos”. A união dessas apelações confere solenidade e impressividade à atribuição de louvor, pois traz à vista o fato de que aquele cujo louvor é celebrado é o Senhor – o Senhor – o Uncriado e eterno; que ele é Deus o criador, sustentador e soberano de todas as coisas; e que ele é Todo-Poderoso – tendo todo poder em todos os mundos. Todos esses nomes e atributos são sugeridos quando pensamos em redenção; pois todas as perfeições de um Deus glorioso são sugeridas na redenção da alma da morte. É o Senhor, o Governante de todos os mundos; é Deus – o Criador da raça, e o Pai da raça, que realiza o trabalho de redenção; e é um trabalho que só poderia ser realizado por quem é Todo-Poderoso.

Justo e verdadeiro – Os atributos da justiça e da verdade são destacados também na redenção do homem. O fato de que Deus é justo e que em todo esse trabalho ele tem sido cuidadoso em manter sua justiça Romanos 3:26 ; e o fato de que ele é fiel a si mesmo, fiel à criação, fiel ao cumprimento de todas as suas promessas, é proeminente neste trabalho, e é apropriado que esses atributos sejam celebrados nos cânticos de louvor no céu.

São os teus caminhos – os teus caminhos ou tratos conosco, e com os inimigos da igreja. Ou seja, todos os atos ou “caminhos” de Deus na redenção de seu povo foram caracterizados por justiça e verdade.

Tu Rei dos Santos – Rei daqueles que são santos; de todos os que são redimidos e santificados. A leitura mais aprovada aqui, no entanto, é “Rei das nações” – ho ßas??e ? t?? ????? ho basileus ton ethnon – em vez de “Rei dos Santos” – t?? ????? ton hagionSo é lido nas edições críticas de Griesbach, Tittmann e Hahn . O sentido não é materialmente afetado pela diferença na leitura.

Comentário de E.W. Bullinger

música de Moisés. Ver Êxodo 15: 1-19 . Deuteronômio 32: 1-43 .

música. Grego. ode . Ver Apocalipse 5: 9 .

servo. App-190.

e a música, etc. Duas canções são especificadas neste versículo. Em conexão com esta “canção do Cordeiro”, compare os Salmos 86: 9-12 . Isaías 66:15 , Isaías 66:16 , Isaías 66:23 . Sofonias 2:11 . Zacarias 14:16 , Zacarias 14:17 , & c. “Grande… Manifestado” (versículos: Apocalipse 3: 4 ). Estas são as palavras da canção do Cordeiro; distinto, mas o complemento, da canção de Moisés.

SENHOR = SENHOR.

Todo-Poderoso = o Todo-Poderoso. App-98.

somente. App-191.

verdade. App-175. Veja a pág. 1511

santos. Os textos lêem “nações” .

Comentário de Adam Clarke

Eles cantam a canção de Moisés – Aquilo que Moisés cantou, Êxodo 15: 1 , quando ele e os israelitas, pelo poder milagroso de Deus, haviam atravessado o Mar Vermelho em segurança, e viram todos os seus inimigos destruídos.

E a música do Cordeiro – A mesma música adaptada ao estado de sofrimento, mas agora libertou os cristãos.

Grandes e maravilhosas são as tuas obras – as obras de Deus são descritivas de seu infinito poder e sabedoria.

Senhor Deus Todo-Poderoso – Quase o mesmo que Jeová, Deus dos Exércitos.

Justos e verdadeiros são os teus caminhos – Cada passo que Deus dá na graça ou providência está de acordo com a justiça, e ele realiza cuidadosamente todas as suas ameaças e todas as suas promessas; para isso, ele é obrigado por sua verdade.

Comentário de John Wesley

E cantam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso; justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó rei dos santos.

E eles cantam o cântico de Moisés – assim chamado, em parte de seu acordo próximo, com as palavras daquele cântico que ele cantou depois de passar no Mar Vermelho, Êxodo 15:11 , e daquilo que ele havia ensinado aos filhos de Israel um pouco antes sua morte, Deuteronômio 32: 3,4 . Mas principalmente porque Moisés era o ministro e representante da igreja judaica, como Cristo é da igreja universal. Portanto, também é denominado filhos do Cordeiro. Consiste em seis partes, que se respondem: – 1.Grandes e maravilhosas são as tuas; porque só és gracioso. O SENHOR Deus é Todo-Poderoso, e os teus caminhos são verdadeiros, O4. Pois todas as nações virão Rei das nações. E a quem te temer, ó 6. Porque os teus juízos são feitos Senhor, e glorificam o teu nome? manifesto. Sabemos e reconhecemos que todas as tuas obras em e para todas as criaturas são grandes e maravilhosas; que teus caminhos com todos os filhos dos homens, bons e maus, são justos e verdadeiros.

Pois tu és apenas gracioso – E esta graça é a fonte de todas aquelas obras maravilhosas, mesmo que ele destrua os inimigos do seu povo. De acordo com o Salmo 136: 1-26 ., A cláusula “Porque a sua misericórdia dura para sempre” está subordinada à ação de graças por suas obras de vingança, bem como por libertar os justos.

Pois todas as nações virão e se prostrarão diante de ti – elas te servirão como seu rei com jubilosa reverência. Este é um testemunho glorioso da futura conversão de todos os pagãos. Os cristãos agora são um pequeno rebanho: aqueles que não adoram a Deus, uma imensa multidão. Mas todas as nações virão, de todas as partes da terra, para adorá-lo e glorificar seu nome. Pois teus julgamentos são manifestos – E então os habitantes da terra aprenderão por fim a temê-lo.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Exodo 15:1 – Então Moisés e os israelitas entoaram este cântico ao Senhor: “Cantarei ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro!

Exodo 15:11 – Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?

Deuteronômio 31:30 – E Moisés recitou as palavras desta canção, do começo ao fim, na presença de toda a assembléia de Israel:

Deuteronômio 32:1 – Escutem, ó céus, e eu falarei; ouça, ó terra, as palavras da minha boca.

Deuteronômio 32:4 – Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.

Deuteronômio 34:5 – Moisés, o servo do Senhor, morreu ali em Moabe, como o Senhor dissera.

1 Crônicas 6:49 – Mas era Arão e seus descendentes que cuidavam dos sacrifícios no altar do holocausto e das ofertas no altar de incenso e de todo o serviço do Lugar Santíssimo, e dos sacrifícios de propiciação por Israel, conforme tudo o que Moisés, servo de Deus, tinha ordenado.

2 Crônicas 24:6 – Por isso, o rei convocou Joiada, o sumo sacerdote, e lhe perguntou: “Por que você não exigiu que os levitas trouxessem de Judá e de Jerusalém o imposto determinado por Moisés, servo do Senhor, e pela assembléia de Israel para a tenda da arca da aliança? “

Neemias 9:14 – Fizeste que conhecessem o teu sábado santo e lhes deste ordens, decretos e leis por meio de Moisés, teu servo.

Jó 5:9 – Ele realiza maravilhas insondáveis, milagres que não se pode contar.

Salmos 78:12 – Ele fez milagres diante dos seus antepassados, na terra do Egito, na região de Zoã.

Salmos 85:10 – O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão.

Salmos 99:4 – Rei poderoso, amigo da justiça! Estabeleceste a eqüidade e fizeste em Jacó o que é direito e justo.

Salmos 100:5 – Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.

Salmos 105:5 – Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das sentenças de juízo que pronunciou,

Salmos 111:2 – Grandes são as obras do Senhor; nelas meditam todos os que as apreciam.

Salmos 118:22 – A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular.

Salmos 139:14 – Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.

Salmos 145:6 – Anunciarão o poder dos teus feitos temíveis, e eu falarei das tuas grandes obras.

Salmos 145:17 – O Senhor é justo em todos os seus caminhos e é bondoso em tudo o que faz.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 32:1 – Vejam! Um rei reinará com retidão, e príncipes governarão com justiça.

Isaías 33:22 – Pois o Senhor é o nosso juiz, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso rei; é ele que nos salvará.

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Daniel 4:2 – Tenho a satisfação de falar-lhes a respeito dos sinais e das maravilhas que o Deus Altíssimo realizou para mim.

Daniel 6:20 – Quando ia se aproximando da cova, chamou Daniel com voz aflita: “Daniel, servo do Deus vivo, será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, pôde livrá-lo dos leões? “

Daniel 9:11 – Todo o Israel tem transgredido a tua lei e se desviou, recusando-se a te ouvir. “Por isso as maldições e as pragas escritas na Lei de Moisés, servo de Deus, têm sido derramadas sobre nós, porque temos pecado contra ti.

Oséias 14:9 – Quem é sábio? Aquele que considerar essas coisas. Quem tem discernimento? Aquele que as compreender. Os caminhos do Senhor são justos; os justos andam neles, mas os rebeldes neles tropeçam.

Miquéias 7:20 – Mostrarás fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antigüidade.

Sofonias 3:5 – No meio dela está o Senhor, que é justo e jamais comete injustiça. A cada manhã ele ministra a sua justiça, e a cada novo dia ele não falha, mas o injusto não se envergonha da sua injustiça.

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

Hebreus 3:5 – Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, dando testemunho do que haveria de ser dito no futuro,

Apocalipse 4:8 – Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 7:10 – E clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro”.

Apocalipse 11:17 – dizendo: “Graças te damos, Senhor Deus todo-poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar.

Apocalipse 14:3 – Eles cantavam um cântico novo diante do trono, dos quatro seres viventes e dos anciãos. Ninguém podia aprender o cântico, a não ser os cento e quarenta e quatro mil que haviam sido comprados da terra.

Apocalipse 14:8 – Um segundo anjo o seguiu, dizendo: “Caiu! Caiu a grande Babilônia que fez todas as nações beberem do vinho da fúria da sua prostituição! “

Apocalipse 16:5 – Então ouvi o anjo que tem autoridade sobre as águas dizer: “Tu és justo, tu, o Santo, que és e que eras, porque julgaste estas coisas;

Apocalipse 17:14 – Guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; e vencerão com ele os seus chamados, escolhidos e fiéis”.

Apocalipse 19:2 – pois verdadeiros e justos são os seus juízos. Ele condenou a grande prostituta que corrompia a terra com a sua prostituição. Ele cobrou dela o sangue dos seus servos”.

Apocalipse 19:16 – Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *