Estudo de Deuteronômio 34:5 – Comentado e Explicado

E Moisés, o servo do Senhor, morreu ali na terra de Moab, como o Senhor decidira.
Deuteronômio 34:5

Comentário de Albert Barnes

De acordo com a palavra do Senhor – Denota que Moisés morreu, não porque seus poderes vitais estavam esgotados, mas pela sentença de Deus e como uma punição por seu pecado. Compare Deuteronômio 32:51 .

Comentário de Thomas Coke

Ver. 5. Então Moisés, servo do Senhor, morreu ali este é o caráter mais elevado que pode ser dado a qualquer homem, servo de Jeová; e é dado pelo próprio Deus a Moisés após sua morte, Josué 2: 7 . É uma observação que naturalmente oferece a partir dessas palavras que, uma vez que os servos de Deus mais aprovados morreram, a morte não pode ser um mal absoluto, ou o Deus a quem eles serviram nunca teria permitido que eles os tivessem acontecido. O historiador sagrado expressa particularmente que Moisés morreu na terra de Moabe, para mostrar a conclusão da denúncia divina, de que ele não deveria entrar na terra prometida; e diz-se que ele morreu de acordo com a palavra ou ordem do Senhor, referindo-se ao cap. Deuteronômio 32:50 . Suba nesta montaria e morra lá. Os judeus têm um conceito absurdo com essas palavras, de que o Senhor tirou a alma de Moisés de seu corpo com um beijo; isto é, como explicam os rabinos mais criteriosos, Ele morreu em uma extácia de amor divino, vencido pelos prazeres que tinha nos pensamentos de Deus e pela felicidade futura. Veja Maimon em More Nev. Par. iii. c. 51. Houbigant observa que, por este mandamento, e morre no monte, significa-se que não pertencia à antiga lei, da qual Moisés era o promotor, para cumprir as promessas feitas aos pais; mas que esse deveria ser o ofício de Josué, ou daquele Salvador que Josué prefigurou.

Comentário de Adam Clarke

Então Moisés – morreu – de acordo com a palavra do Senhor – ???? ?? ?? al pi Yehová , na boca de Jeová; isto é, pelo comando e autoridade especiais do Senhor; mas é possível que o que é dito aqui se refira apenas à sentença de sua exclusão da terra prometida, quando ele ofendeu nas águas de Meribah.

Comentário de John Wesley

Moisés, servo do Senhor, morreu ali na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor.

Então, Moisés, servo do Senhor, morreu – Ele é chamado servo do Senhor, não apenas como um homem bom (todos esses são seus servos), mas como um homem eminentemente útil, que serviu aos conselhos de Deus para tirar Israel do Egito e guiando-os pelo deserto. E era mais uma honra dele, ser servo do Senhor, do que ser rei em Jesurun. No entanto, ele morre. Nem sua piedade nem sua utilidade o isentariam do golpe da morte. Os servos de Deus devem morrer, para que descansem de seus trabalhos, recebam sua recompensa e dêem lugar a outros. Mas quando vão daqui, vão servi-lo melhor, servi-lo dia e noite em seu templo. Os judeus dizem: Deus sugou sua alma fora de seu corpo com um beijo. Sem dúvida, ele morreu nos abraços de seu amor.

Comentário de John Calvin

5. Então, Moisés, servo do Senhor, morreu. Visto que era marca de ignomínia morrer sem as fronteiras da Terra Santa, Moisés é homenageado com elogios elevados, para que os israelitas aprendessem mais a tremer com o julgamento de Deus, que não poupou nem mesmo o seu servo mais ilustre. E é expressamente acrescentado: “de acordo com a palavra (ou boca) do Senhor”, para que não desprezem as ameaças que foram cumpridas de maneira tão memorável. Pois, se Deus não poupou Seu profeta distinto, mas por fim executou sobre ele o que havia ameaçado, como a multidão comum deveria escapar?

O que se segue, “ele o enterrou”, alguns retratam passivamente, “ele foi enterrado”; e outros transitivamente, “ele se enterrou”; mas em ambos os casos indevidamente; pois, embora tenham medo de atribuir esse ofício a Deus, trabalham para evitar um absurdo que não existe; visto que, desde o fim do versículo, pode-se concluir que Moisés foi sepultado por meios divinos, pois se diz que seu sepulcro é desconhecido. É provável que um esforço para descobri-lo não tenha sido omitido ou negligenciado pelo povo; pois teria sido bárbaro para eles não dispensar os últimos ofícios da humanidade em direção a um homem tão grande. Como, portanto, nenhum sinal de seu funeral, nem seu próprio corpo, foram encontrados em lugar algum, pode-se inferir que ele estava oculto pelos determinados conselhos de Deus; embora seja supérfluo discutir de que maneira Deus o enterrou, na medida em que todos os elementos estão sob Seu controle. Foi suficiente, portanto, para Ele significar (annuere) para a terra, que deveria receber o corpo do homem santo em seu seio: nem havia necessidade de chamar a assistência de anjos, como alguns pensam, pois a Terra teria instantaneamente obedecido ao comando de seu Criador. Da epístola de Judas ( Judas 1: 9 ), aprendemos que não era de pouca importância que o sepulcro de Moisés fosse escondido dos olhos dos homens, pois ele nos informa que surgiu uma disputa a respeito. entre Michael, o arcanjo, e Satanás: e, embora a causa de sua ocultação não seja declarada, ainda parece ter sido a intenção de Deus impedir a superstição; pois era comum entre os judeus, e é um costume pelo qual Cristo os reprova: matar os profetas e depois reverenciar seus túmulos. ( Lucas 11:47 .) Portanto, seria provável que, para apagar a lembrança de sua ingratidão, eles tivessem prestado veneração supersticiosa ao santo profeta, e assim tivessem levado seu corpo para a terra, de qual a sentença de Deus a excluiu. Precauções oportunas, então, foram tomadas, para que, em seu zelo inconsiderado, o povo tentasse subverter o decreto do céu.

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 34: 5 . Então, Moisés, servo do Senhor, morreu – Ele é chamado servo do Senhor, não apenas como um homem bom (todos esses são seus servos), mas como um homem eminentemente útil, que havia servido aos conselhos de Deus para tirar Israel de Israel. Egito, e guiando-os pelo deserto. E era mais sua honra ser servo do Senhor do que ser rei em Jesurun. No entanto, ele morre. Nem sua piedade nem sua utilidade poderiam isentá-lo do golpe da morte. Os servos de Deus devem morrer, para que descansem de seus trabalhos, recebam sua recompensa e dêem lugar a outros. Mas quando vão daqui, vão servi-lo melhor, servi-lo dia e noite em seu templo. Os judeus dizem: Deus sugou sua alma fora de seu corpo com um beijo. Sem dúvida, ele morreu nos abraços de seu amor.

Comentário de E.W. Bullinger

Moisés, servo do Senhor. Primeira ocorrência. Ocorre dezoito vezes. Ver Josué 1: 1 , Josué 1:13 , Josué 1:15 ; Josué 8:31 , Josué 8:33 ; Josué 11:12 ; Josué 12: 6 , Josué 12: 6 ; Josué 13: 8 ; Josué 14: 7 ; Josué 18: 7 ; Josué 22: 2 , Josué 22: 4 , Josué 22: 5 ; 2 Reis 18:12 . 2 Crônicas 1: 3 ; 2 Crônicas 24: 6 ; e compare Hebreus 3: 1-6 . Compare com outras variações de Moisés como servo, Êxodo 14:31 . Números 12: 7 . 1 Reis 8:53 .

palavra. Boca hebraica. Figura do discurso Metonímia (da Causa), App-6, colocada para o que é falado por ela.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 31:14 – O Senhor disse a Moisés: “O dia da sua morte se aproxima. Chame Josué e apresentem-se na Tenda do Encontro, onde darei incumbências a ele”. Então Moisés e Josué vieram e se apresentaram na Tenda do Encontro.

Deuteronômio 32:50 – Ali, na montanha que você tiver subido, você morrerá e será reunido aos seus antepassados, assim como o seu irmão Arão morreu no monte Hor e foi reunido aos seus antepassados.

Josué 1:1 – Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:

Josué 1:1 – Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:

Malaquias 4:4 – “Lembrem-se da lei do meu servo Moisés, dos decretos e das ordenanças que lhe dei em Horebe para todo o povo de Israel.

João 8:35 – O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre.

2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

Hebreus 3:3 – Jesus foi considerado digno de maior glória do que Moisés, da mesma forma que o construtor de uma casa tem mais honra do que a própria casa.

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

Apocalipse 15:3 – e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *