Estudo de Hebreus 3:3 – Comentado e Explicado

Porém, é tido muito superior em glória a Moisés, tanto quanto o fundador de uma casa é mais digno do que a própria casa.
Hebreus 3:3

Comentário de Albert Barnes


Para este homem – o Senhor Jesus. A palavra “homem” é entendida, mas não há dúvida de que ele é referido.

Foi considerado mais digno – era mais digno; ou é mais digno. A palavra usada aqui não se refere a nada que foi dito sobre ele, ou a qualquer estimativa que foi feita sobre ele. Significa simplesmente que ele era digno de mais honra que Moisés. como ele era assim, Paulo passa a mostrar.

De mais glória –d???? doxe¯sHonra, dignidade, respeito. Ele realmente tinha uma classificação mais alta e merecia mais respeito. Isso dizia muito para o Messias, e que era apropriado dizer isso, Paulo passa a mostrar. Ele não tentou subestimar Moisés e suas instituições. Ele deu-lhe toda a honra que os próprios judeus estavam dispostos a prestar-lhe. Ele admitiu que tinha sido eminentemente fiel na estação onde Deus o havia colocado; e ele então passa a mostrar que o Senhor Jesus tinha o direito de honrar superior a isso, e que, portanto, a religião cristã tinha mais a vincular seus amigos do que os judeus.

Na medida em que quem construiu a casa – a idéia aqui é, ou aquele que é o construtor de uma casa – o arquiteto – é digno de mais respeito do que a própria casa; ou que aquele que é o fundador de uma família é digno de mais honra do que a família da qual ele é o fundador. Parece-me que o primeiro é o significado – pois o segundo nem sempre é verdadeiro. O fundador de uma família pode realmente merecer muito menos respeito do que alguns de seus descendentes. Mas é sempre verdade que o arquiteto merece mais respeito do que a casa que ele constrói. Ele exibe intelecto e habilidade. A casa, por mais esplêndida, não tem. O plano da casa foi desenhado por ele; sua beleza, suas proporções, seus ornamentos são o que ele os criou, mas, para ele, eles não existiriam. Michelangelo merecia mais honra do que “St. Catedral de Pedro ”em Roma; e Sir Christopher Wren digno de mais do que “St. Catedral de Paulo ”em Londres. Galileu é digno de mais elogios que o telescópio, e Fulton mais que um motor a vapor. Toda a evidência de habilidade e adaptação que existe na invenção teve sua origem no inventor. Toda a beleza da estátua ou do templo teve sua origem na mente daquele que a projetou. Um autor é digno de mais honra do que um livro; e aquele que forma uma obra de arte merece mais respeito do que a própria obra. Essa é a ideia aqui. Paulo assume que todas as coisas deviam sua origem ao Filho de Deus; Hebreus 1: 2 , Hebreus 1: 8 , Hebreus 1:10 . Ele foi o autor do universo; a fonte de todos os sistemas sábios e bem fundamentados; o criador da dispensação judaica sobre a qual Moisés presidiu. Qualquer beleza ou excelência que houvesse, portanto, naquele sistema, devia ser atribuída a ele; e qualquer habilidade que Moisés demonstrasse fosse conferida por ele. Cristo é realmente o chefe da família sobre a qual Moisés presidiu e, portanto, reivindica uma maior honra como tal.

Comentário de E.W. Bullinger

este homem = ele.

contou digno . Grego. axioo. Veja Atos 15:38 .

glória . Seep. 1511

que . Grego. para Ver Hebreus 1: 4 . quatro nos evangelhos ( “preparar” ). Veja Mateus 11:10 ; & c.

Comentário de John Calvin

3. Para este homem (ou ele ) foi considerado digno, etc. Para que ele não pareça fazer Moisés igual a Cristo, ele nos lembra sua excelência superior; e isso ele prova por dois argumentos: Moisés governou a Igreja de tal maneira que ainda fazia parte e membro dela; mas Cristo, sendo o construtor, é superior a todo o edifício; – Moisés, enquanto governava os outros, também era governado por ele mesmo, como servo; mas Cristo sendo um Filho possui poder supremo.

É uma metáfora frequente e bem conhecida usada nas Escrituras para chamar a Igreja de casa de Deus. ( 1 Timóteo 3:15 .) E como é composto pelos fiéis, cada um deles é chamado de pedra viva. ( 1 Pedro 2: 5. ) Às vezes também são chamados de vasos com os quais a casa é mobiliada. ( 2 Timóteo 2:20 .) Portanto, não há ninguém tão eminente que ele não seja um membro e seja incluído no corpo universal. Deus sendo o construtor, sozinho deve ser colocado acima de sua própria obra; mas Deus habita em Cristo, de modo que tudo o que é dito de Deus se aplica a ele.

Se alguém objeta e diz que Cristo também faz parte do edifício, porque ele é o fundamento, porque ele é nosso irmão, porque ele tem uma união conosco e então que ele não é o mestre de obras, porque ele mesmo foi formado por Deus: em resposta a essas coisas, dizemos que nossa fé está tão fundamentada nele que ele ainda domina sobre nós que é de tal maneira nosso irmão que ainda é nosso Senhor, que foi tão formado por Deus como homem que, mesmo assim, seu Espírito revive e restaura todas as coisas como o Deus eterno. As Escrituras nos empregam várias metáforas para expor a graça de Cristo para conosco; mas não há ninguém que derrogue sua honra mencionada aqui pelo apóstolo; pois o que é afirmado aqui é que todos devem ser levados ao seu próprio estado, porque devem estar sujeitos à cabeça e que somente Cristo está isento dessa submissão, porque ele é a cabeça.

Se for novamente contestado e dito que Moisés não era menos um mestre de obras do que Paulo, que se gloriou neste título: a isto eu respondo que esse nome é aplicado a profetas e mestres, mas não com rigor estrito; pois eles são apenas os instrumentos e, de fato, instrumentos mortos, exceto que o Senhor do céu dá eficácia ao que eles fazem; e então eles trabalham tanto na construção da Igreja, que eles mesmos fazem parte da estrutura; mas o caso é totalmente diferente quanto a Cristo, pois ele sempre edifica a Igreja pelo poder de seu próprio Espírito. Além disso, ele está bem acima do resto, pois é de tal maneira o verdadeiro templo de Deus, que é ao mesmo tempo o Deus que o habita.

Comentário de Adam Clarke

Para este homem foi contado – Como Jesus Cristo, no caráter de apóstolo e sumo sacerdote, é aqui pretendido, a palavra apóstolo, ou essa pessoa ou personagem, deveria ter sido fornecida, se houver, em vez de homem. De fato, o pronome ??t?? deveria ter sido traduzido para essa pessoa, e isso teria se referido imediatamente a Jesus Cristo, Hebreus 3: 1 .

Mais glória que Moisés – Já vimos que o objetivo do apóstolo é provar que Jesus Cristo é mais alto que os anjos, mais alto que Moisés e maior que Arão. Que ele é mais alto que os anjos já foi provado; que ele é superior a Moisés, ele está agora provando.

Aquele que construiu a casa – Não há dúvida de que um homem que constrói uma casa para sua própria acomodação é mais honroso do que a própria casa; mas a casa aqui pretendida é a Igreja de Deus. Esta igreja, aqui chamada casa ou família, é construída por Cristo; Ele é o Chefe, Governador, Alma e Vida; ele deve, portanto, ser maior que Moisés, que era apenas um membro e oficial daquela Igreja, que nunca colocou uma pedra neste edifício espiritual, mas foi ele próprio colocado pelo grande arquiteto. Moisés estava nesta casa, e fiel nesta casa; mas a casa era a casa de Deus, e edificada e governada por Cristo.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 3: 3-4 . Pois este homem era considerado digno, etc. – Por isso [ Jesus ]. A palavra homem é inserida pelos nossos tradutores nesses dois versículos. Não está no original. A palavra ?atas?e?asa?, de acordo com alguns, deve ser traduzido, não construído, mas ordenado ou governado, pois a palavra casa significa não um edifício, mas uma família: e como a palavra homem não está no original ( Hebreus 3: 4 ), eles renderiam a cláusula: Pois toda casa ou família tem algum ordenador ou governador, referindo o todo a Cristo, como planejando e dirigindo a dispensação mosaica. O Dr. Calamy deduziu com muita força a partir daí a Deidade Suprema de Cristo, em conseqüência de ele ser o Criador de todas as coisas: e, de fato, não parece fácil entender a conclusão do apóstolo ou encontrar qualquer força verdadeira em seu argumento, se nós não entendemos a última cláusula do quarto versículo como falada do Senhor Jesus Cristo.

Comentário de John Wesley

Pois este homem foi considerado digno de mais glória do que Moisés, na medida em que quem edificou a casa tem mais honra do que a casa.

Aquele que a construiu tem mais glória do que a casa – Do que a própria família ou qualquer membro dela.

Referências Cruzadas

Zacarias 4:9 – “As mãos de Zorobabel colocacaram os fundamentos deste templo; suas mãos também o terminarão. Assim saberão que o Senhor dos Exércitos me enviou a vocês.

Zacarias 6:12 – Diga-lhe que assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Aqui está o homem cujo nome é Renovo, e ele sairá do seu lugar e construirá o templo do Senhor.

Mateus 16:18 – E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

1 Coríntios 3:9 – Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

Colossenses 1:18 – Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Hebreus 2:9 – Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *