Estudo de Colossenses 1:18 – Comentado e Explicado

Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas.
Colossenses 1:18

Comentário de Albert Barnes

E ele é a cabeça do corpo, a igreja – Notas Efésios 1:22 ; Efésios 5:23 , note.

Quem é o começo – em todas as coisas – da mesma forma na obra da criação e na igreja. Ele é a fonte de autoridade e poder e inicia tudo o que é projetado para manter a ordem do universo e salvar o mundo.

O primogênito dentre os mortos – Na cabeça daqueles que ressuscitam de seus túmulos. Isso não significa, literalmente, que ele foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, porque ele próprio ressuscitou Lázaro e outros, e os corpos dos santos surgiram em sua crucificação; mas significa que ele tinha a preeminência entre todos eles; ele foi o mais ilustre daqueles que ressuscitarão dos mortos e é a cabeça sobre todos eles. Especialmente, ele teve essa preeminência na ressurreição a esse respeito, que ele foi o primeiro que subiu da morte para a imortalidade. Outros que foram criados, sem dúvida, morreram novamente. Cristo ressuscitou para não morrer mais; veja as notas em 1 Coríntios 15:20 .

Isso em todas as coisas – Margem, “entre todas”. O grego suportará qualquer construção e concordará com o escopo das observações do apóstolo. Se o primeiro, significa que ele está à frente de todas as coisas – o universo; se este último, que ele é o chefe entre os que ressuscitaram dos mortos. Cada uma delas é verdadeira, mas o escopo da passagem parece exigir que entendamos isso de tudo, e signifique que todos os arranjos que o respeitavam eram de tal modo que lhe davam supremacia sobre o universo.

Ele pode ter a preeminência – o grego, “pode ser o primeiro” – p??te??? proteuon, isto é, pode ser o primeiro em classificação, dignidade, honra, poder. Ele tem a preeminência:

(1) como sobre o universo que ele formou – como seu Criador e Proprietário;

(2) como chefe entre os que ressuscitarão dos mortos – desde que ele ressuscitou para não morrer mais, e a ressurreição deles depende dele;

(3) como chefe da igreja – todos os sínodos, conselhos e governos estão sujeitos a ele, e ele sozinho tem o direito de dar lei ao seu povo; e,

(4) nos afetos de seus amigos – sendo em seus afetos e confiança superiores a todos os outros.

Comentário de E.W. Bullinger

Cabeça. Ver Efésios 1:22 , Efésios 1:23 .

Igreja. App-186.

começando . Ver Provérbios 8: 22-30 ,

dos mortos . App-139.

tem, & c. = tornar-se o preeminente. Grego. pro teuo. Só aqui.

Comentário de John Calvin

18. A cabeça do corpo. Tendo discursado de uma maneira geral sobre a excelência de Cristo e sobre seu domínio soberano sobre todas as criaturas, ele volta novamente às coisas que se relacionam peculiarmente à Igreja. Sob o termo cabeça, alguns consideram muitas coisas a serem incluídas. E, inquestionavelmente, ele faz uso posterior, como veremos, da mesma metáfora nesse sentido – que, como no corpo humano, serve como raiz, da qual a energia vital é difundida por todos os membros, de modo que a vida do A igreja flui de Cristo etc. ( Colossenses 2:19 .) Aqui, porém, na minha opinião, ele fala principalmente de governo. Ele mostra, portanto, que é Cristo quem sozinho tem autoridade para governar a Igreja, que é aquele a quem somente os crentes devem ter um olho, e somente de quem depende a unidade do corpo.

Os papistas, com o objetivo de apoiar a tirania de seu ídolo, alegam que a Igreja ficaria sem cabeça (309) se o Papa não tivesse, como cabeça, regra sobre ela. Paulo, no entanto, não permite essa honra nem aos anjos, e ainda assim não mutila a Igreja, privando-a de sua cabeça; pois, como Cristo reivindica para si mesmo esse título, ele realmente exerce o ofício. Eu também estou bem ciente da cavil pela qual eles tentam escapar – que o Papa é um chefe ministerial. O nome, porém, de cabeça é muito augusto para ser legitimamente transferido para qualquer homem mortal, (310) sob qualquer pretexto, especialmente sem o mandamento de Cristo. Gregory mostra maior modéstia, que diz (em sua 92ª Epístola, 4º Livro) que Pedro era realmente um dos principais membros da Igreja, mas que ele e os outros apóstolos eram membros sob uma cabeça.

Ele é o começo. Como ???? é às vezes usado entre os gregos para denotar o fim, com o qual todas as coisas têm uma relação, podemos entendê-lo como significando que Cristo é nesse sentido ( ???? ) o fim . No entanto, prefiro explicar as palavras de Paulo – que ele é o começo , porque é o primogênito dentre os mortos ; pois na ressurreição há uma restauração de todas as coisas e, dessa maneira, o início da segunda e nova criação, pois a primeira havia caído em pedaços na ruína do primeiro homem. Como, então, Cristo, ressuscitando, havia iniciado o reino de Deus, ele é chamado de princípio ; pois então realmente começamos a ter um ser aos olhos de Deus, quando somos renovados, para sermos novas criaturas. Ele é chamado de primogênito dentre os mortos , não apenas porque ele foi o primeiro que ressuscitou, mas porque ele também restaurou a vida a outros, como em outros lugares é chamado de primícias daqueles que ressuscitam . ( 1 Coríntios 15:20 .)

Para que ele possa em todas as coisas . A partir disso, ele conclui que essa supremacia lhe pertence em todas as coisas. Pois se ele é o autor e restaurador de todas as coisas, é manifesto que essa honra é justamente devida a ele. Ao mesmo tempo, a frase omnibus ( em todas as coisas ) pode ser entendida de duas maneiras – sobre todas as criaturas ou sobre tudo . Isso, no entanto, não é de grande importância, pois o significado simples é que todas as coisas estão sujeitas ao seu domínio.

Comentário de Adam Clarke

Ele é a cabeça do corpo – O que o apóstolo disse nos dois versículos anteriores se refere à natureza divina de Jesus Cristo; ele agora passa a falar de sua natureza humana e a mostrar o quanto isso é exaltado além de todas as coisas criadas, e como, nisso, ele é chefe da Igreja – o autor e distribuidor de luz, vida e salvação para os Mundo cristão; ou, em outras palavras, que dele, como o homem em quem habitava a plenitude da divindade, toda a misericórdia e salvação do sistema evangélico devem ser recebidas.

O princípio, o primogênito dentre os mortos – em 1 Coríntios 15:20 , Cristo é chamado as primícias dos que dormem; e aqui, o chefe e primogênito dentre os mortos; sendo o primeiro a retomar a vida natural, com o emprego de todas as suas funções, para nunca mais entrar no império da morte, depois de ter morrido uma morte natural, e em circunstâncias que impedissem a possibilidade de engano. O a??? , chefe, cabeça ou primeiro, responde neste versículo às apa??? , ou primícias, 1 Coríntios 15:20 . Jesus Cristo não é apenas o primeiro que ressuscitou dentre os mortos a não morrer mais, mas é o primeiro fruto dos seres humanos; pois tão certamente quanto as primícias eram uma indicação e penhor da colheita, assim certamente a ressurreição de Cristo era a prova de que toda a humanidade deveria ter uma ressurreição dentre os mortos.

Que ao todo – ele pode ter a preeminência – que ele possa ser considerado, em conseqüência de seu cargo de mediador, como possuindo o primeiro lugar e sendo o chefe de toda a criação de Deus; pois é de se admirar que a natureza humana, com a qual o grande Criador condescendesse a se unir, fosse posta sobre todas as obras de suas mãos?

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 1:18 . E ele é a cabeça do corpo São Paulo havia provado a superioridade de Cristo a todas as criaturas, ao fazê -las e sustentá- las; e agora, por um terceiro argumento, ele confirma sua plena autoridade sobre a igreja, e isso é pela constituição e indicação de Deus, o Pai, em sua ressurreição. A insistência expressa nisso foi agradável ao seu grande desígnio, de confirmar os colossenses em relação a Cristo, apreensivo por estarem em perigo de serem atraídos por ele. O começo aqui mencionado ( quem é o começo ) é muito diferente do que foi mencionado antes; e, no entanto, esse começo, que é sua ressurreição, é claramente estabelecido como fundamento do principado e da liderança que ele detém sobre a igreja. Ele foi o começo, com respeito à criação de todas as coisas, sendo o Senhor ou primogênito de toda criatura; Ele é o princípio e chefe da igreja, sendo o primogênito dentre os mortos; – o primeiro que chegou a uma vida sem fim. 1 Coríntios 15:20 ; 1 Coríntios 15:23 . Atos 26:23 . Apocalipse 1: 5 . Em todas as coisas, significa em todos os aspectos; não apenas como o Criador de todas as coisas, mas como o Mediador ressuscitado dentre os mortos.

Comentário de John Wesley

E ele é a cabeça do corpo, a igreja: quem é o princípio, o primogênito dentre os mortos; que em todas as coisas ele possa ter a preeminência.

E – do todo, ele agora desce para a parte mais eminente, a igreja.

Ele é o chefe da igreja – Universal; o supremo e único chefe de influência e de governo para todo o corpo de crentes.

Quem é – A repetição da expressão { Colossenses 1:15 } indica a entrada em um novo parágrafo.

O começo – Absolutamente, o Eterno.

O primeiro gerado dentre os mortos – De cuja ressurreição flui toda a vida, espiritual e eterna, de todos os seus irmãos.

Isso em todas as coisas – seja da natureza ou da graça.

Ele pode ter a preeminência – Quem pode soar tão fundo?

Referências Cruzadas

Salmos 45:2 – És dos homens o mais notável; derramou-se graça em teus lábios, visto que Deus te abençoou para sempre.

Salmos 89:27 – Também o nomearei meu primogênito, o mais exaltado dos reis da terra.

Cânticos 5:10 – O meu amado tem a pele bronzeada; ele se destaca entre dez mil.

Isaías 52:13 – Vejam, o meu servo agirá com sabedoria; será levantado e erguido e muitíssimo exaltado.

Mateus 23:8 – “Mas vocês não devem ser chamados ‘rabis’; um só é o mestre de vocês, e todos vocês são irmãos.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

João 1:1 – No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

João 1:16 – Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.

João 1:27 – Ele é aquele que vem depois de mim, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar”.

João 3:29 – A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa.

João 3:34 – Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

Atos dos Apóstolos 26:23 – que o Cristo haveria de sofrer e, sendo o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, proclamaria luz para o seu próprio povo e para os gentios”.

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

1 Coríntios 11:3 – Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus.

1 Coríntios 15:20 – Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram.

1 Coríntios 15:25 – Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.

Efésios 1:10 – isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

Efésios 1:22 – Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja,

Efésios 4:15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Efésios 5:23 – pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.

Colossenses 1:24 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

Colossenses 2:10 – e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

Hebreus 1:5 – Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Tu és meu Filho; eu hoje te gerei”? E outra vez: “Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho”?

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 1:8 – “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”.

Apocalipse 1:18 – Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

Apocalipse 3:14 – Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 11:15 – O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”.

Apocalipse 21:6 – Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.

Apocalipse 21:23 – A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.

Apocalipse 22:13 – Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *