Estudo de Mateus 23:8 – Comentado e Explicado

Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos.
Mateus 23:8

Comentário de Albert Barnes

Não sejais … – Jesus proibiu seus discípulos de buscar tais títulos de distinção. A razão que ele deu foi que ele próprio era seu Mestre e Mestre. Eles estavam no mesmo nível; eles deveriam ser iguais em autoridade; eles eram irmãos; e eles não deveriam cobiçar nem receber um título que implicava uma elevação de um acima do outro, ou que parecia infringir o direito absoluto do Salvador de ser seu único Mestre e Mestre. A direção aqui é uma ordem expressa para seus discípulos de não receberem esse título de distinção. Eles não deveriam cobiçar isso; eles não deveriam procurá-lo; eles não deveriam fazer nada que implicasse um desejo ou uma vontade de que isso fosse acrescentado aos seus nomes. Tudo o que tenderia a fazer uma distinção entre eles ou destruir sua paridade – tudo o que levaria o mundo a supor que havia classificações e graus entre eles como ministros, eles deveriam evitar. Deve-se observar que a ordem é que eles não recebessem o título – “Não sejais chamados rabinos”. O Salvador não os proibiu de dar o título a outros quando era habitual ou não considerado impróprio (compare Atos 26:25 ), mas eles não deveriam recebê-lo. Era para ser desconhecido entre eles. Este título corresponde ao título “Doutor da Divindade”, aplicado aos ministros do evangelho; e, até onde posso ver, o espírito da ordem do Salvador é violado pela recepção de um título, como realmente teria sido se fossem chamados de “rabinos”. Faz uma distinção entre ministros. Tende a gerar orgulho e um senso de superioridade naqueles que o obtêm, e inveja e um senso de inferioridade naqueles que não o fazem; e todo o espírito e tendência é contrário à “simplicidade que há em Cristo”.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 23: 8-10 . Não sejais chamados rabinos – Não afetem os títulos de reverência e respeito que dão muita honra ou autoridade ao homem. Os médicos judeus eram chamados rabinos, pais e senhores, por seus vários discípulos, a quem eles exigiam que acreditassem implicitamente no que afirmavam, sem pedir mais motivos, e obedecessem sem reservas ao que pediam, sem procurar mais autoridade. Mas nosso Senhor aqui ensina a seus apóstolos, e seus sucessores no ministério do evangelho, que eles deveriam ser muito diferentes desses professores judeus. Eles deveriam recusar ser chamados de rabinos, porque a coisa significada pelo termo pertencia apenas ao seu Mestre, no qual estão escondidos todos os tesouros do conhecimento e da sabedoria divinos; e quem, por esse motivo, é o único professor infalível de sua igreja; e também, porque eles não deviam nenhum conhecimento a si mesmos, mas o derivavam inteiramente dele, com respeito a que todos eram irmãos e em um nível. E eles não deveriam chamar homem de pai na terra – Não considerar nenhum homem como o pai de sua religião, isto é, o fundador, autor ou diretor dela; não olhar para ninguém com a reverência com que uma criança deve considerar um pai, ou para produzir uma sujeição absoluta à sua vontade e prazer, ou para ser absolutamente influenciado e governado por ela; porque um deles era o Pai que está no céu, a fonte, como de seu ser, assim como todas as suas bênçãos, e especialmente sua religião; a fonte e fundador dela; a vida e o senhor dela. Nosso Senhor acrescenta: Nem sejais chamados senhores – Gr. ?a????ta? , líderes ou guias. Ou seja, dos julgamentos e consciências dos homens, porque, diz ele, um é o seu Mestre, até mesmo Cristo – O infalível instrutor e guia de sua igreja em todos os assuntos de fé e prática; encomendado por seu Pai para revelar sua vontade e ensinar tudo o que é necessário para ser conhecido, crido ou feito, a fim de salvação; cujos apóstolos deveriam apenas ser considerados como seus ministros e embaixadores, e somente para serem creditados porque, por seus dons e poderes milagrosos dele derivados, eles manifestaram que ensinavam aos homens as coisas que ele havia ordenado e por seu Espírito haviam revelado. para eles. Assim, nosso Senhor, para aplicar com mais eficácia esse aviso contra uma veneração ilimitada pelos julgamentos e decisões dos homens, como uma lição mais importante, coloca-o sob várias luzes e os proíbe de considerar qualquer homem com uma parcialidade implícita e cega como professor, pai ou guia. No geral, as coisas proibidas são, primeiro, uma afetação vã-gloriosa de títulos como esses, a busca ambiciosa deles e a glória neles; 2d, a autoridade e domínio sobre as consciências dos homens, que os médicos farisaicos usurparam; dizer às pessoas que elas devem acreditar em todas as suas doutrinas e praticar todas as suas injunções, como os mandamentos do Deus vivo.

Comentário de E.W. Bullinger

Mestre = Líder, Guia ou Diretor. Grego. Katgetes, ocorre apenas aqui e em Mateus 23:10 . Todos os textos leram didlaskalos, professor.

até Cristo. Todos os textos omitem, com siríaco; mas Scrivener pensa, com autoridade insuficiente.

Cristo. Veja App-98.

Comentário de Adam Clarke

Mas não sejais chamados rabinos – como nosso Senhor provavelmente falou em hebraico, a última palavra rabino, neste versículo, deve estar no plural; mas como a forma contraída do plural soa quase exatamente como o singular, o escritor grego naturalmente os expressaria nas mesmas letras.

Nenhum dos profetas jamais recebeu esse título, nem nenhum dos médicos judeus antes da época de Hillel e Shammai, que era a época de nosso Senhor; e, como as disputas sobre várias disciplinas haviam surgido entre essas duas escolas, as pessoas estavam obviamente divididas; alguns reconhecendo Hillel como rabino, professor infalível, e outros dando esse título a Shammai. Os fariseus, que sempre buscaram a honra que vem dos homens, assumiram o título e conseguiram que seus seguidores os abordassem. Veja em Mateus 19: 3 ; (Nota).

Um é o seu mestre – em vez de ?a????t?? , guia ou líder (a leitura comum aqui, e que ocorre em Mateus 23:10 ;), o famoso Vaticano MS., Mais de cinquenta outros e a maioria das versões antigas, leia d?das?a??? , mestre. Os críticos mais eminentes aprovam essa leitura e, independentemente da autoridade respeitável pela qual ela é apoiada, é evidente que essa leitura é mais consistente com o contexto do que a outra: – Não sejais chamados mestres, pois um é seu mestre. .

Até Cristo – Griesbach deixou isso de fora do texto, porque está faltando em muitos dos mais excelentes MSS., Versões e pais. Mill e Bengel aprovam a omissão. Pode ter sido trazido para este versículo de Mateus 23:10 . Nosso Senhor provavelmente faz alusão a Isaías 54:13 : Todos os teus filhos serão ensinados pelo Senhor.

Vocês são irmãos – ninguém entre vocês é superior a outro, ou pode ter de mim qualquer jurisdição sobre o resto. Vocês são, a esse respeito, perfeitamente iguais.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 23: 8-11 . Mas não sejais chamados rabinos os apóstolos de Cristo deveriam ser muito diferentes, tanto de temperamento quanto de conduta, dos professores judeus. Eles deveriam recusar ser chamado de rabino, porque a coisa significada por ele pertencia apenas ao seu Mestre, em quem todos os tesouros do conhecimento e da sabedoria estão escondidos; e quem, por esse motivo, é o único diretor infalível da consciência dos homens; também porque eles não deviam nenhum conhecimento a si mesmos, mas o derivavam inteiramente dele; em que respeito todos eram irmãos e em um nível. Além disso, os médicos judeus estavam acostumados a inculcar em seus discípulos, que a existência, exceto que foi melhorada e amadurecida pelo conhecimento, estava em uma existência de mannerno; e se gabavam de que aqueles que formavam a mente dos homens por erudição lhes davam um ser real; e por esse motivo deveriam ser considerados seus verdadeiros pais. Por isso, eles assumiram arrogantemente o nome dos pais, a fim de intimar as obrigações peculiares que seus discípulos, mas especialmente os prosélitos da idolatria, lhes deviam por sua existência e pelas vantagens que o acompanhavam: o título de pai , nesse sentido, O Senhor absolutamente proibiu seus apóstolos de receber ou dar, porque pertence somente a Deus; pois um é seu pai que está no céu. A vida, com todas as suas bênçãos, vem de Deus; e os homens totalmente dependem dele: por qual causa, todo louvor e ação de graças deveriam, em última análise, ser-lhe referidos. De modo que se alguém ensina corretamente, não o professor, mas a sabedoria de Deus deve ser louvada, que se exerce e se comunica por ele: e com relação ao título de mestre ou líder, ?a????t??, que os médicos judeus cortejaram, os apóstolos de Cristo não deveriam aceitar, muito menos solicitá-lo; porque em termos de comissão e inspiração, todos estavam em igualdade. Tampouco tinham título para governar a consciência dos homens, exceto em virtude da inspiração que receberam de seu Mestre, a quem somente a prerrogativa de queda era originalmente. Não obstante, nosso Senhor não quis dizer que é pecado nomear homens pelas estações que eles mantêm ou pelas relações que eles mantêm no mundo. Ele apenas pretendia reprovar a simplicidade do povo, que oferecia grandes louvores a seus professores, como se devessem tudo a eles e nada a Deus; e retira das mentes dos apóstolos a vaidade farisaica, que se enfeita com honras apropriadas a Deus; mas especialmente para manter todos eles em um nível entre si, para que toda a glória do plano cristão pudesse redundar para ele de quem era o direito. Além disso, mostrou-lhes o que era essa grandeza, de que eram capazes e depois das quais somente eles deveriam aspirar: era uma grandeza decorrente do amor e da humildade; uma grandeza diametralmente oposta à dos escribas, Mateus 23:11 . Aquele que é maior, ou deseja ser maior, µe????, alude à significação da palavra rabino. Veja Macknight, Heylin e Wetstein.

Comentário de John Wesley

Os rabinos judeus também eram chamados de pai e mestre, por seus vários discípulos, a quem eles exigiam: acreditar implicitamente no que afirmavam, sem perguntar por qualquer outra razão; Obedecer implicitamente ao que eles ordenavam, sem buscar mais autoridade. Nosso Senhor, portanto, ao nos proibir de dar ou receber o título de rabino, mestre ou pai, nos proíbe de receber tal reverência ou de pagar qualquer coisa a Deus que não seja Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *