Estudo de Salmos 89:27 – Comentado e Explicado

Por isso eu o constituirei meu primogênito, o mais excelso dentre todos os reis da terra.
Salmos 89:27

Comentário de Albert Barnes

Também farei dele meu primogênito – ele será considerado e tratado por mim como o filho primogênito em uma família; isto é, com distinto favor e honra. Compare Gênesis 27:19 ; Gênesis 29:26 ; Êxodo 4:22 ; Êxodo 13:12 ; Jeremias 31: 9 . Veja também as notas em Colossenses 1:15 , notas em Colossenses 1:18 .

Mais alto que os reis da terra – Do que outros reis; o mais exaltado entre reis e governantes. Isso foi inteiramente cumprido em Davi, que ocupava uma preeminência entre príncipes e governantes que nenhum outro rei fazia: um destaque tanto em seu caráter pessoal quanto em seu reinado; em sua relação com Deus; e no fato de que ele era o ancestral do Messias, o “rei dos reis e o senhor dos senhores” Apocalipse 19:16 ; “O príncipe dos reis da terra”, Apocalipse 1: 5 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 89: 27-29 . Também farei dele meu primogênito, etc.tratarei com ele como com um filho mais velho, a quem é devida uma porção dupla de honra e posses; e avance-o para uma dignidade maior do que qualquer outro príncipe do mundo. Isso, com o que se segue nos dois próximos versículos, pode ser correta e estritamente aplicado somente a Cristo; o primogênito de todas as criaturas, a pessoa mais eminente que já viu o mundo; e a quem todo o poder foi dado no céu e na terra. Mateus 28:18 . Colossenses 1:15 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 89:27 . Eu o farei meu primogênito – como ele me chama de pai, então eu o farei meu filho, sim, meu primogênito; o primogênito tinha diversos privilégios acima de outros filhos. Esta e a passagem a seguir, de alguma forma, concordam com Davi, mas são muito mais completa e adequadamente realizadas em Cristo, e parecem ser atribuídas a Davi aqui principalmente porque ele era um tipo de Cristo, e que a mente do leitor pode seja conduzido por ele a Cristo. Mais alto que os reis da terra – Se isso é, em certo sentido, aplicável a Davi, porque ele tinha maior poder e domínio do que qualquer um dos reis vizinhos, ou porque ele superou todos os outros reis da terra em privilégios, como ele provavelmente também o fez em honra e renome, obtido por suas realizações militares e por aquela sabedoria e justiça pelas quais ele governava seus domínios; e especialmente porque ele foi um rei escolhido e promovido pela nomeação imediata do próprio Deus; foi posta sobre o povo peculiar e amado de Deus, e foi confiada ao cuidado e ao patrocínio da verdadeira religião e à adoração a Deus no mundo; se, nesses relatos, pode-se dizer que Davi era mais alto que os reis da terra, quanto mais pode ser afirmado sobre quem é o rei dos reis e o senhor dos senhores, e que Deus é abençoado para sempre?

Comentário de Scofield

mais alto que os reis da terra

O nonagésimo nono salmo é ao mesmo tempo a confirmação e exposição do pacto davídico 2 Samuel 7: 9-14 . Que a própria aliança parece muito além de Davi e Salomão é certa nos Salmos 89:27 . “Mais alto que os reis da terra” só pode se referir a Emanuel .; Isaías 7: 13-15 ; Isaías 9: 6 ; Isaías 9: 7 ; Miquéias 5: 2 .

O Salmo está dividido em quatro partes:

(1) A aliança, apesar de brotar da benignidade de Jeová, repousa sobre Seu juramento ( Salmos 89: 1-4 ).

(2) Jeová é glorificado por Seu poder e bondade em conexão com o convênio ( Salmos 89: 5-18 ).

(3) A resposta de Jeová ( Salmos 89: 19-37 ). Isso está em duas partes:

(a), confirma a aliança ( Salmos 89: 19-29 ), mas (b) adverte que a desobediência na posteridade real de Davi será punida com castigo ( Salmos 89: 30-32 ). Historicamente, esse castigo começou na divisão do reino davídico; 1 Reis 11: 26-36 ; 1 Reis 12: 16-20 e culminou nos cativeiros e na subordinação de Israel aos gentios que ainda continuam. Veja “Gentios, tempos de”; Lucas 21:24 ; Apocalipse 16:14 .

(4) O argumento do remanescente Isaías 1: 9 ; Romanos 11: 5, que insistem na severidade e na longa continuidade do castigo ( Salmos 89: 38-52 ).

Veja Salmos 102, a seguir na ordem dos Salmos Messiânicos.

Comentário de E.W. Bullinger

Maior = MAIS ALTO. Hebraico. “Elyon. App-4. Isso aguarda ansiosamente Emanuel ( Isaías 7: 13-15 ; Isaías 9: 6 , Isaías 9: 7. Miquéias 5: 2 ).

Comentário de Adam Clarke

Eu o farei meu primogênito – tratarei com ele como pai por seu filho primogênito, a quem pertencem uma porção dupla de posses e honras. Primogênito. nem sempre deve ser entendido literalmente nas Escrituras. Muitas vezes significa simplesmente um filho bem-amado ou mais amado; um preferia a todos os demais e distinguia-se por alguma prerrogativa eminente. Assim, Deus chama Israel de seu filho, seu primogênito, Êxodo 4:22 . Veja também Sirach 36:12. E até Efraim é chamado de primogênito de Deus, Jeremias 31: 9 . No mesmo sentido, às vezes é aplicado até ao próprio Jesus Cristo, para significar sua dignidade supereminente; não a eterna filiação de sua natureza divina, como supõem o preconceito inveterado e o pensamento superficial.

Comentário de John Wesley

Também o farei meu primogênito, mais alto que os reis da terra.

Meu primogênito – Como ele me chama de pai, versículo 26, então eu o farei meu filho, sim, meu primogênito; que tinham diversos privilégios acima de outros filhos. Esta e a passagem a seguir de alguma forma concordam com Davi, mas são adequadamente cumpridas em Cristo.

Superior – Isso também foi realizado em Davi, mas de maneira mais completa no Messias.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *