Estudo de Salmos 45:2 – Comentado e Explicado

Sois belo, o mais belo dos filhos dos homens. Expande-se a graça em vossos lábios, pelo que Deus vos cumulou de bênçãos eternas.
Salmos 45:2

Comentário de Albert Barnes

Tu és mais justo que os filhos dos homens – Ou seja, Tu és mais justo e mais gracioso que os homens; tua graça é maior do que a encontrada entre os homens. Em outras palavras, Tu és bonito além de qualquer padrão ou comparação humana. A linguagem, de fato, não implicaria necessariamente que ele não era um homem, mas significa que entre todos os que habitam na Terra, não havia nenhum que pudesse ser comparado a ele. A palavra hebraica traduzida como “tu és mais justo” – ?????? yapeyapiytha – é um termo muito incomum. É propriamente uma reduplicação da palavra que significa “bonito” e, portanto, significa ser muito bonito. Seria bem expresso pela frase “Linda – linda – você está acima dos filhos dos homens”. É a linguagem da surpresa – de uma súbita impressão de beleza – a beleza que atinge à primeira vista – como o olho nunca tinha visto antes. A impressão aqui é aquela produzida pela aparência geral ou aspecto daquele que é visto como rei. Posteriormente, a atenção é mais particularmente direcionada para a “graça que é derramada em seus lábios”. A linguagem aqui expressaria bem as emoções frequentemente sentidas por um jovem convertido quando ele é levado a ver a beleza do caráter do Senhor Jesus como Salvador: “Bonito; bonito, acima de todos os homens. ”

A graça é derramada em seus lábios – A palavra aqui traduzida como “é derramada” significa propriamente derramar, derramar como líquidos – água ou metal derretido: Gênesis 28:18 ; 2 Reis 4: 4 . O significado aqui é que a graça parecia estar espalhada por seus lábios; ou que isso era notavelmente manifesto em seus lábios. A palavra graça significa favor adequadamente; e então é usado no sentido geral de benignidade, bondade, brandura, gentileza, benevolência. A referência aqui é a sua maneira de falar, correspondente à beleza de sua pessoa, e àquela que particularmente atraiu a atenção do salmista: a brandura; a gentileza; a bondade; a eloquência persuasiva de suas palavras. Dificilmente é necessário observar que isso, em um grau eminente, foi aplicável ao Senhor Jesus. Assim, se é dito Lucas 4:22 : “E todos o testemunharam, e se admiraram das palavras graciosas que saíram de sua boca”. Então João 7:46 : “Nunca homem falou como este homem.” Veja também Mateus 7:29 ; Mateus 13:54 ; Lucas 2:47 .

Portanto, Deus te abençoou para sempre – Em conexão com essa beleza moral – essa beleza de caráter – Deus te abençoará por toda a eternidade. Desde que ele te dotou de tais dons e graças, ele continuará a abençoá-lo para sempre. Em outras palavras, é impossível que alguém assim dotado seja um objeto do desagrado divino.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 45: 2 . Graça é derramada em teus lábios Hebraico, Graça é derramada em teus lábios. A parte anterior do versículo descreve a beleza da pessoa do rei; isso, sua eloquência e graciosidade de falar. Nesse sentido, Salomão usa essas palavras, Provérbios 22:11 . O rei é amigo da graça dos lábios; isto é, à eloqüência da fala e endereço gracioso; e em Eclesiastes 10:12 . Dizem que as palavras da boca do sábio são graça; ou seja, gracioso e eloquente. A graça é derramada, é usada aqui no mesmo sentido em que Milton a usa, Livro 4: ver.364.

Tanta graça A mão que os formou em sua forma derramou.

Talvez não possamos ter um comentário melhor sobre esse período do que a descrição de Rafael por Adão, no mesmo autor, livro 8: ver. 218

Os teus lábios não são graciosos, o fogo dos homens, nem a língua é ineloquente; pois Deus em ti abundantemente seus dons também derramaram, tanto interna como externamente, sua bela imagem; Falando ou mudo, toda graça e graça Te atende, e cada palavra que cada movimento forma.

Tal foi a eloqüência de Salomão, que quando a rainha de Sabá, que veio das partes mais longínquas da terra para ouvi-lo, testemunhou a sabedoria com que ele falava: não havia mais espírito nela, nem menos. notável pela elegância de sua pessoa: e tal era a eloqüência e o endereço gracioso de nosso Senhor, que nem os nazireus, o mais preconceituoso de seus inimigos, não podiam deixar de pensar nas palavras graciosas que saíam de sua boca; nem os oficiais que foram enviados pelo sinédrio judeu para levá-lo, encontraram em seus corações para executar sua comissão; porque, nunca o homem, disseram eles, falou como este homem. Podemos apenas observar que o profeta Isaías 52:14; Isa_53: 2 representa o Messias como não tendo forma ou graça; mas isso se refere principalmente ao escândalo de sua cruz; embora possa também se referir ao seu semblante, que antes de sua morte havia sido desperdiçado e desfigurado pelo jejum e cansaço, pela dor e pela tristeza; seu rosto sendo mais marcado que qualquer homem, e sua forma mais que os filhos dos homens. Mas as palavras do salmista se referem principalmente àquela beleza interna, que na profecia de Ezequiel se chama A beleza da sabedoria, cap. Salmos 28: 7 ou àquela glória que os homens contemplaram quando Cristo se manifestou na carne, sim a glória do unigênito do Pai. Ver Isaías 50: 4 .; Lucas 2:52 . Em vez de, portanto, Deus, na última cláusula, alguns leem, porque Deus.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 45: 2 . Tu és mais justo – Mais bonito e amável; do que os filhos dos homens – do que todos os outros homens. O que é mais verdadeiro para Cristo, mas não para Salomão; a quem muitos se destacaram, se não em sabedoria, mas em santidade e retidão, que é a parte principal da beleza celebrada neste Salmo. A graça é derramada em seus lábios – Deus derramou abundantemente em sua mente e língua o dom de falar de maneira sábia, eloquente e aceitável, a fim de encontrar graça e comunicar graça aos ouvintes. Isso foi de certa forma verdade para Salomão, mas muito mais eminentemente para Cristo, Isaías 50: 4 ; Lucas 4:22 ; João 7:46 . A cláusula anterior refere-se às suas perfeições interiores, e isso à sua capacidade e prontidão para comunicá-las aos outros. Portanto, Deus te abençoou, etc. – O salmista não significa que a beleza e a graça, agora mencionadas, foram a causa meritória das bênçãos de que ele fala, pois eram os dons gratuitos de Deus e, portanto, falando corretamente, os efeitos e não a causa da causa de Deus. bênção. Mas o sentido da cláusula é: como Deus eminentemente te adornou e qualificou para o governo, portanto ele te confiou e abençoou um reino eterno.

Comentário de E.W. Bullinger

mais justo: isto é, em Sua glória, que segue o sofrimento descrito em Isaías 52:14 ; Isaías 53: 2 .

filhos = filhos.

homens. Hebraico. “adam. App-14.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Tu és mais justo que os filhos dos homens – Por quem essas palavras são ditas? Como se trata de um epitálamo regular, devemos considerar que a noiva e o noivo recebem elogios por aqueles que são chamados de amigos do noivo e pelos acompanhantes ou criadas da noiva. Mas parece que todo o Salmo, exceto o primeiro verso, foi falado por aqueles que são chamados no título ????? yedidoth , as amadas criadas ou companheiras, que começam com suas perfeições e depois descrevem as dela. E depois há uma declaração profética sobre sua questão. Podemos, portanto, considerar que o que é falado aqui é falado pelos companheiros da noiva ou o que é chamado yedidoth no título. Não seria autenticado dizer que Salomão era o homem mais bonito do universo; mas às perfeições do Senhor Jesus elas podem ser aplicadas com segurança.

A graça é derramada em seus lábios – Isso provavelmente se refere ao seu discurso, ou às palavras graciosas que ele falou. Salomão era conhecido pela sabedoria, e especialmente pela sabedoria de sua conversa. A rainha de Sabá veio das partes mais remotas da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e até agora ela o achou excedendo toda a sua fama, dizendo que metade não lhe fora informada; mas eis que aqui é maior que Salomão. Ninguém jamais falou como esse homem, seus próprios inimigos sendo juízes.

Deus te abençoou para sempre – Receio que isso nunca possa ser mencionado em Salomão; mas do homem Cristo Jesus é estritamente verdadeiro.

Comentário de John Calvin

2. Tu és mais justo que os filhos dos homens. O salmista começa seu assunto com a recomendação da beleza do rei, e depois também elogia sua eloqüência. A excelência pessoal é atribuída ao rei, não que a beleza do semblante, que por si só não é contada entre o número de virtudes, deva ser muito valorizada; mas porque uma disposição nobre da mente frequentemente brilha no próprio semblante de um homem. Este pode ter sido o caso de Salomão, de modo que, pelo seu semblante, parecia que ele era dotado de dons superiores. Tampouco a graça do oratório é merecidamente imerecida em um rei, a quem ele pertence, em virtude de seu cargo, não apenas para governar o povo por autoridade, mas também para atraí-lo à obediência por argumento e eloqüência, assim como os antigos fingiram que Hércules tinha na boca correntes de ouro, pelas quais cativava os ouvidos das pessoas comuns e os puxava atrás dele. Quão manifestamente isso repreende a mesquinhez dos reis em nossos dias, por quem é considerado depreciativo sua dignidade conversar com seus súditos e empregar protestos para garantir sua submissão; antes, que demonstram espírito de tirania bárbara ao procurar compelir a persuadi-los e preferir abusar deles como escravos do que governá-los por leis e com justiça como povo tratável e obediente. Mas, como essa excelência foi demonstrada em Salomão, também brilhou mais tarde em Cristo, a quem sua verdade serve à parte de um cetro, pois teremos ocasião em que notaremos de maneira geral. O termo ??-?? , al-ken, que traduzimos porque, às vezes é traduzido por isso; mas não é necessário interpretá-lo neste lugar neste último sentido, como se Salomão tivesse sido abençoado por causa de sua beleza e excelência, pois ambas são bênçãos de Deus. Deve ser entendida como a razão pela qual Salomão foi distinguido por essas investiduras, a saber, porque Deus o havia abençoado. Quanto à interpretação que os outros dão, Deus te abençoará por sua excelência, é tanto fria quanto forçada.

Comentário de John Wesley

Tu és mais justo do que os filhos dos homens; a graça se derrama em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.

Mais justo – Do que todos os outros homens: o que é mais verdadeiro para Cristo; mas não de Salomão; a quem muitos se destacaram, em santidade e justiça, que é a parte principal da beleza celebrada neste salmo.

Graça – Deus derramou abundantemente em sua mente e língua o dom de falar com sabedoria, eloquência e aceitação.

Portanto – e porque Deus te eminentemente se qualificou para governar, portanto ele te abençoou com um reino eterno.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *