Estudo de 1 Coríntios 15:20 – Comentado e Explicado

Mas não! Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que morreram!
1 Coríntios 15:20

Comentário de Albert Barnes

Mas agora Cristo ressuscitou … – Essa linguagem é a explosão de um coração cheio e de uma convicção avassaladora. Parece que Paulo estava impaciente com o lento processo de argumentação; cansado de enfrentar objeções e de declarar as consequências de uma negação da doutrina; e desejo de expressar “o que ele sabia”, que Cristo ressuscitou dos mortos. Esse era um ponto em que ele tinha certeza. Ele o viu depois que ressuscitou; e ele não podia mais duvidar desse “fato” do que qualquer outro que testemunhara com seus próprios olhos. Ele faz, portanto, essa forte afirmação; e ao fazê-lo, ele afirma ao mesmo tempo que os mortos também ressuscitarão, já que ele mostrara 1 Coríntios 15: 12-18 que toda a objeção à doutrina da ressurreição foi removida pelo fato de que Cristo havia ressuscitado, e havia mostrado que sua ressurreição envolvia a certeza de que seu povo também aumentaria. Há força especial na palavra “agora” neste versículo. O significado pode ser assim expresso: “Eu mostrei as conseqüências que se seguiriam da suposição de que Cristo não havia ressuscitado. Eu mostrei como isso destruiria todas as nossas esperanças, mergulhar-nos na dor, aniquilar nossa fé, tornar nossa pregação vã e envolver-nos na crença de que nossos amigos piedosos pereceram e que ainda estamos em nossos pecados. Eu mostrei como isso produziria a mais profunda decepção e miséria. Mas tudo isso foi mera suposição. Não há razão para apreender essas conseqüências ou para ficar alarmado. “Cristo ressuscitou.” Sobre isso não há dúvida. Isso não deve ser questionado. É estabelecido por testemunhos irrefragáveis; e, conseqüentemente, nossas esperanças não são vãs, nossa fé não é inútil, nossos amigos piedosos não pereceram e não ficaremos desapontados. ”

E torne-se as primícias – A palavra traduzida como “primícias” ( ?pa??? aparche) ocorre no Novo Testamento nos seguintes lugares; Romanos 8:23 (veja a nota neste local); Romanos 11:16 ; Romanos 16: 5 ; 1 Coríntios 15:20 , 1 Coríntios 15:23 ; 1 Coríntios 16:15 ; Tiago 1:18 ; Apocalipse 14: 4 . Ocorre frequentemente na Septuaginta como as traduções de fat?? cheleb “gordura” ou “gordura” Números 18:12 , Números 18: 29-30 , Números 18:32 ; como a tradução de ? ?? ma?asrah “o décimo” ou “o dízimo” Deuteronômio 12: 6 ; de ? ??? ?awon” iniqüidade ” Números 18: 1 ; de ?????? re’shiyt “o princípio, o começo, o primeiro” ( Êxodo 23:19 ; Levítico 23: 1 ; Números 15: 18-19 , etc.): de ????? teruwmah “oferta, oferta; levantando; daquilo que é levantado ou ondulado como o primeiro maço da colheita ”etc. Êxodo 25: 2-3 ; Êxodo 35: 5 ; Números 5: 9 ; Números 18: 8 , etc. As primícias, ou o primeiro feixe de grãos maduros, deviam ser oferecidos ao Senhor, e foram acenados diante dele pelo sacerdote, como expressão do sentimento de gratidão do lavrador e seu reconhecimento do fato de que Deus tinha direito a tudo o que ele tinha; Levítico 23: 10-14 . A palavra, portanto, passa a ter dois:

(1) O que é “primeiro”, o começo, ou o que tem prioridade no tempo; e,

(2) Aquilo que está separado e parte do todo que deve seguir e qual é o penhor ou penhor disso; como o “primeiro” feixe de grãos maduros não era apenas o primeiro em ordem de tempo, mas era o penhor ou penhor de toda a colheita que logo seria bem-sucedida.

Em alusão a isso, Paulo usa a palavra aqui. Não foi apenas ou principalmente que Cristo foi o primeiro em ordem de tempo que ressuscitou dos mortos, pois Lázaro e o filho da viúva haviam sido criados diante dele; mas era que ele era o chefe em relação à dignidade, valor e importância de sua ascensão; ele estava conectado com tudo o que deveria surgir, como o primeiro maço da colheita estava com a colheita; ele era uma “parte” da poderosa colheita da ressurreição, e sua ressurreição era uma “porção” daquela grande ressurreição, como o feixe era uma parte da própria colheita; e ele estava tão conectado com todos eles, e a ascensão deles dependia tanto dele que sua ressurreição foi uma demonstração de que eles iriam ressuscitar. Também pode estar implícito aqui, como observaram Grotius e Schoettgen, que ele é o primeiro daqueles que foram criados para não morrer novamente; e que, portanto, os levantados por Eliseu e pelo próprio Salvador não entram na conta. Todos eles morreram novamente; mas o Salvador não morrerá, nem aqueles a quem ele ressuscitará na ressurreição morrerão mais. Ele é, portanto, o primeiro daqueles que assim se levantam, e uma porção daquele grande exército que será levantado para que não morra mais. Pode não haver outra idéia? O primeiro feixe da colheita foi consagrado a Deus, e então toda a colheita foi considerada como consagrada a ele. Não pode estar implícito que, pela ressurreição do Senhor Jesus, todos aqueles de quem ele fala são considerados sagrados a Deus e consagrados e aceitos pela ressurreição e aceitação daquele que foi o primogênito?

Dos que dormiram – Dos mortos piedosos; veja a nota em 1 Coríntios 15: 6 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

é, etc. = Cristo foi ressuscitado. De 1 Coríntios 15:20 a 1 Coríntios 15:28 é uma digressão. Figura do discurso Parembole. App-6.

e se tornar . Todos os textos omitem.

primícias . Grego. aparche. Veja Romanos 8:23 e compare as notas em João 20: 1 , João 20:17 .

eles, etc. = aqueles que adormeceram. Ver 1 Coríntios 15: 6 .

Comentário de John Calvin

20. Mas agora Cristo ressuscitou. Tendo demonstrado que terrível confusão sobre tudo se seguiria, se negássemos que os mortos ressuscitem novamente, ele agora novamente assume como certo o que havia estabelecido suficientemente anteriormente – que Cristo ressuscitou; e ele acrescenta que ele é o primogênito, (48) por uma semelhança tomada, como parece, no antigo ritual da lei. Pois, como nas primícias, o produto do ano inteiro foi consagrado, o poder da ressurreição de Cristo é estendido a todos nós – a menos que você prefira tomá-lo de maneira mais simples – que nele o primeiro fruto da ressurreição foi recolhido. Prefiro, no entanto, entender a afirmação nesse sentido – que o resto dos mortos o seguirá, como toda a colheita dá as primícias; (49) e isto é confirmado pela afirmação seguinte.

Comentário de Adam Clarke

Mas agora Cristo ressuscitou – pelo contrário, Cristo ressuscitou dos mortos e se tornou o primeiro fruto daqueles que dormiam. Sua ressurreição foi demonstrada, e nossa ressurreição necessariamente segue; tão certo quanto os primeiros frutos são a prova de que há uma colheita, certamente a ressurreição de Cristo é uma prova nossa. O professor de judaização em Corinto sentiria a força dessa observação muito antes do que pudemos, que não conhece muito os costumes judaicos. “Embora”, diz o Dr. Lightfoot, “a ressurreição de Cristo, comparada com algumas primícias, tenha uma harmonia muito boa com elas; ainda assim, ela concorda com a oferta do feixe, comumente chamado ???? omer , não apenas como a coisa em si. , mas também quanto às circunstâncias do tempo. ”Primeiro, houve a páscoa, e no dia seguinte foi o dia sabático, e no dia seguinte, as primeiras frutas foram oferecidas.” Então Cristo, nossa páscoa, foi crucificado: o dia depois de sua crucificação foi o sábado, e no dia seguinte, Ele, os primeiros frutos daqueles que dormiram, ressuscitaram Todos os que morreram antes de Cristo e ressuscitaram para a vida morreram depois; mas Cristo é o primeiro fruto de todos. quem ressuscitará dos mortos para não morrer mais. ”

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 15:20 . Mas agora Cristo ressuscitou, etc. – É um grande erro imaginar que o apóstolo é empregado ao longo deste capítulo para provar uma ressurreição: a prova está em uma bússola muito estreita, principalmente de 1 Coríntios 15: 12-19 e quase todos. o restante do capítulo é ilustrado, reivindicado ou aplicado. A prova é, de fato, muito curta, mas mais sólida e convincente; – a que surgiu da ressurreição de Cristo. Agora que isso não apenas provou que uma ressurreição era de fato possível, mas que era muito mais, como provou que Cristo era um professor divino, provou a doutrina de uma ressurreição geral, que ele expressamente ensinou. Também era natural que um homem tão bom como São Paulo insistisse nas tristes conseqüências que se seguiriam, com relação a si e a seus irmãos, de abrir mão de uma esperança tão gloriosa; e a maneira cordial com que ele fala disso é um nobre argumento interno, que todo leitor de sensibilidade deve sentir. Em vez de – se tornarem os primeiros frutos daqueles que dormem, alguns renderizam a passagem – os primeiros frutos daqueles que dormem. Os primeiros frutos foram uma pequena parte, primeiro levada e oferecida a Deus, e que santificou toda a massa que se seguiria. Veja em 1 Coríntios 15:18 .

Comentário de John Wesley

Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos e se tornou as primícias dos que dormem.

Mas agora – São Paulo declara que os cristãos “têm esperança”, não “apenas nesta vida”. Sua prova da ressurreição está em uma bússola estreita, 1 Coríntios 15: 12-19 . Quase todo o restante do capítulo é abordado em ilustração, reivindicação e aplicação. A prova é curta, mas sólida e convincente, a que surgiu da ressurreição de Cristo. Ora, isso não apenas provou uma ressurreição possível, mas, como provou que ele era um professor divino, provou a certeza de uma ressurreição geral, que ele tão expressamente ensinou.

O primeiro fruto daqueles que dormiam – O penhor, penhor e garantia da ressurreição que dormiam nele: sim, de todos os justos. É da ressurreição destes, e somente destes, que o apóstolo fala ao longo do capítulo.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 26:23 – que o Cristo haveria de sofrer e, sendo o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, proclamaria luz para o seu próprio povo e para os gentios”.

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

1 Coríntios 15:4 – foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,

1 Coríntios 15:23 – Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem.

Colossenses 1:18 – Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *