Estudo de Romanos 8:11 – Comentado e Explicado

Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós.
Romanos 8:11

Comentário de Albert Barnes

Mas se o Espírito dele … – O Espírito Santo, Romanos 8: 9 .

Aquele que ressuscitou a Cristo … – Aquele que tinha poder para restaurá-lo à vida, tem poder para dar vida a você. Aquele que, de fato, o restaurou à vida, também o restaurará. O argumento aqui parece basear-se, primeiro, no poder de Deus; e, em segundo lugar, na conexão entre Cristo e seu povo; compare João 14:19 : “Porque eu vivo, vós também vivereis.”

Também acelerará – Tornará vivo.

Seus corpos mortais – Que isso não se refere à ressurreição dos mortos parece ser aparente, porque isso não é atribuído ao Espírito Santo. Entendo-o como se referindo ao corpo, sujeito a desejos e propensões carnais; por natureza, sob o reinado da morte e, portanto, mortal; isto é, sujeito à morte. O sentido é que, sob o evangelho, pela influência do Espírito, todo o homem será vivificado no serviço de Deus. Até o corpo corrupto, carnal e mortal, por tanto tempo sob o domínio do pecado, será vivificado e recuperado para o serviço de Deus. Isso será feito pelo Espírito que habita em nós, porque esse Espírito restaurou a vida de nossas almas, permanece conosco com sua influência purificadora e porque o desígnio e a tendência de sua habitação é purificar todo o homem e restaurar tudo para Deus. Assim, os cristãos em seus corpos e espíritos se tornam sagrados. Pois até o corpo deles, sede de más paixões e desejos, ficará vivo no serviço de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

levantado . Veja Romanos 4:24 .

Jesus . App-98.

dos mortos . Grego. ek nekron. App-139.

também, & c . = acelerar (em grego. zoopoieo. Ver Romanos 4:17 ) também seus corpos mortais (Ver Romanos 6:12 ).

habita = habita. Grego. enoikeo. Compare Romanos 8: 7 .

Comentário de John Calvin

11. Se o Espírito , etc. Esta é uma confirmação do último verso, derivado da causa eficiente, e de acordo com este sentido: – “Visto que pelo poder do Espírito de Deus Cristo foi ressuscitado, e já que o Espírito possui poder eterno, ele também exercerá o mesmo em relação a nós. ” E ele assume como garantido que na pessoa de Cristo foi exibido um espécime do poder que pertence a todo o corpo da Igreja: e como ele faz de Deus o autor da ressurreição, ele atribui a ele um Espírito que dá vida .

Quem ressuscitou , etc. Por essa perífrase, ele descreve Deus; que se harmoniza melhor com seu objeto atual, do que se ele o tivesse chamado simplesmente por seu próprio nome. Pela mesma razão, ele atribui ao Pai a glória de ressuscitar Cristo; pois isso provava mais claramente o que ele tinha em vista, do que se tivesse atribuído o ato ao próprio Cristo. Pois poderia ter sido contestado: “Que Cristo era capaz, por seu próprio poder, de se erguer, e é isso que nenhum homem pode fazer”. Mas quando ele diz que Deus ressuscitou a Cristo pelo seu Espírito, e que ele também nos comunicou o seu Espírito, não há nada que possa ser alegado em contrário; para que ele assim tenha certeza da esperança da ressurreição. Também não há nada aqui que derrogue essa declaração em João,

“Tenho poder para dar a minha vida e retomar a vida.”
( João 10:18 .)

Sem dúvida, Cristo ressuscitou por seu próprio poder; mas como ele costuma atribuir ao Pai o poder divino que possui, o apóstolo não transferiu indevidamente ao Pai o que foi feito especialmente por Cristo, como obra peculiar da divindade.

Por corpos mortais, ele entende todas as coisas que ainda permanecem em nós, sujeitas à morte; pois sua prática habitual é dar esse nome à parte mais grosseira de nós. Concluímos, portanto, que ele não fala da última ressurreição, que será em um momento, mas da contínua operação do Espírito, pela qual ele gradualmente mortifica as relíquias da carne e renova em nós uma vida celestial.

Comentário de Adam Clarke

Mas se o Espírito, etc. – Este versículo confirma o sentido dado ao anterior. Quem aqui recebe a graça e o Espírito de Cristo, e continua a viver sob sua influência uma vida de obediência à vontade divina, terá uma ressurreição para a vida eterna; e a ressurreição de Cristo será o padrão após o qual serão ressuscitados.

, which gives almost no variety of meaning. Pelo Espírito que habita em você – Em vez de d?a t?? e???????t?? a?t?? p?e?µat?? , por causa do Espírito daquele que habita em você, DEFG, muitos outros, com a Vulgata, Itala e vários pais, têm d?a t????? a?t?? p?e?µa , que não dá quase nenhuma variedade de significado. O último pode ser um grego mais puro, mas não faz sentido melhor que o anterior.

Referências Cruzadas

Isaías 26:19 – Mas os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão. Vocês, que voltaram ao pó, acordem e cantem de alegria. O teu orvalho é orvalho de luz; a terra dará à luz os seus mortos.

Ezequiel 37:14 – Porei o meu Espírito em vocês, e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei, e o fiz seus companheiros, palavra do Senhor’ “.

João 5:28 – “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz

João 7:38 – Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

João 14:17 – o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

Atos dos Apóstolos 2:24 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.

Atos dos Apóstolos 2:32 – Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato.

Romanos 4:24 – mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, para nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor.

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Romanos 6:12 – Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Romanos 8:9 – Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

1 Coríntios 6:14 – Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará.

1 Coríntios 15:16 – Pois, se os mortos não ressuscitam, nem mesmo Cristo ressuscitou.

1 Coríntios 15:20 – Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram.

1 Coríntios 15:51 – Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,

1 Coríntios 15:53 – Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade.

2 Coríntios 4:11 – Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal.

2 Coríntios 4:14 – porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês.

2 Coríntios 5:4 – Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida.

Efésios 1:19 – e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Efésios 2:5 – deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Filipenses 3:21 – Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.

1 Tessalonicenses 4:14 – Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

Apocalipse 1:18 – Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

Apocalipse 11:11 – Mas, depois dos três dias e meio, entrou neles um sopro de vida da parte de Deus, e eles ficaram de pé, e um grande terror tomou conta daqueles que os viram.

Apocalipse 20:11 – Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *