Estudo de Romanos 8:2 – Comentado e Explicado

A lei do Espírito de Vida me libertou, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte.
Romanos 8:2

Comentário de Albert Barnes

Para a lei – A palavra “lei” aqui significa “regra, comando ou influência” que “o Espírito da vida” produz. Isso exerce um controle que aqui é chamado de lei, pois uma lei geralmente significa qualquer coisa pela qual somos governados ou governados; veja as notas em Romanos 7:21 , Romanos 7:23 . Do espírito. Não vejo razão para duvidar aqui que isso se refere ao Espírito Santo. Evidentemente, no final de Romanos 8: 1 , a palavra tem essa referência. A frase “o Espírito da vida” significa então o Espírito Santo produzindo ou dando vida; isto é, dando paz, alegria, atividade, salvação; em oposição à lei mencionada em João 16: 7-14 . O Espírito é enviado por Cristo; sua influência faz parte do esquema cristão; e seu poder realiza o que a lei não poderia fazer.

Me libertou – isto é, me livrou da influência e controle predominantes do pecado. Ele não pode querer dizer que ele era perfeito, pois todo o teor de seu raciocínio se opõe a isso. Mas o desígnio, a tendência e o espírito do evangelho era produzir essa liberdade daquilo que a Lei não poderia entregar; e ele agora estava sob o poder geral desse esquema. No estado anterior, ele estava sob uma escravidão mais amarga e irritante; Romanos 7: 7-11 . Agora, ele foi trazido sob a influência de um esquema que contemplava a liberdade e que a produzia.

A lei do pecado e da morte – A influência controladora do pecado, levando à morte e condenação; Romanos 7: 5-11 .

Comentário de E.W. Bullinger

a . . . vida = a lei espiritual da vida. Figura do discurso Antimereia. App-6.

Espírito . App-101.

vida . App-170.

me libertou = me libertou. Grego. eleutheroo. Veja Romanos 6:18 .

de . App-104.

pecado . App-128.

Comentário de John Calvin

2. Pela lei do Espírito da vida, etc. Esta é uma confirmação da frase anterior; e para que possa ser entendido, o significado das palavras deve ser percebido. Usando uma linguagem não estritamente correta, pela lei do Espírito, ele designa o Espírito de Deus, que aspira nossas almas com o sangue de Cristo, não apenas para nos purificar da mancha do pecado com relação à sua culpa, mas também para santificar nós para que possamos ser realmente purificados. Ele acrescenta que é vivificante (pois o caso genitivo, à maneira do hebraico, deve ser tomado como adjetivo), segue-se, portanto, que aqueles que detêm o homem na letra da lei o expõem a morte. Por outro lado, ele dá o nome da lei do pecado e da morte ao domínio da carne e à tirania da morte, que daí se segue: a lei de Deus é estabelecida como se estivesse no meio, o que, ensinando a justiça não pode conferi-lo, mas, pelo contrário, liga-nos às correntes mais fortes na escravidão ao pecado e à morte.

O significado então é: – que a lei de Deus condena os homens, e que isso acontece, porque enquanto permanecerem sob o vínculo da lei, serão oprimidos pelo cativeiro do pecado e, portanto, expostos à morte; mas que o Espírito de Cristo, enquanto abole a lei do pecado em nós, destruindo os desejos predominantes da carne, ao mesmo tempo nos livra do perigo da morte. Se alguém objeta e diz que esse perdão, pelo qual nossas transgressões são enterradas, depende da regeneração; a isso pode ser facilmente respondido, que o motivo não é aqui designado por Paulo, mas que apenas a maneira é especificada, na qual somos libertados da culpa; e Paulo nega que obtenhamos libertação pelo ensino externo da lei, mas insinua que, quando somos renovados pelo Espírito de Deus, somos ao mesmo tempo justificados por um perdão gratuito, para que a maldição do pecado não possa mais permanecer nos. A sentença tem então o mesmo significado, como se Paulo tivesse dito, que a graça da regeneração nunca se desvia da imputação da justiça.

Não ouso, com alguns, aceitar a lei do pecado e da morte pela lei de Deus, porque parece uma expressão dura. Pois, ao aumentar o pecado, gera a morte, mas Paulo antes se desviou dessa linguagem desagradável. Ao mesmo tempo, não concordo mais com aqueles que explicam a lei do pecado como sendo a concupiscência da carne, como se Paulo tivesse dito, que ele havia se tornado o vencedor dela. Mas, em minha opinião, parecerá muito evidente em breve que ele fala de uma absolvição gratuita, que nos traz uma paz tranqüilizadora com Deus. Prefiro reter a palavra lei , do que com Erasmus, para torná-la certa ou poder: pois Paulo não fez, sem razão, alusão à lei de Deus. (238)

Comentário de Adam Clarke

Para a lei do Espírito da vida – O Evangelho da graça de Cristo, que não é apenas uma lei ou regra da vida, mas fornece aquela energia soberana pela qual a culpa é removida da consciência, o poder do pecado quebrado e seu poder. influência poluidora removida do coração. A lei era um espírito de morte, pelo qual aqueles que estavam sob ela eram obrigados, por causa de seus pecados, à condenação e morte. O Evangelho proclama Jesus, o Salvador; e o que a lei amarra à morte, perde para a vida eterna. E assim diz o apóstolo, seja ele próprio ou do homem a quem ele ainda personifica, a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus me libertou da lei do pecado e da morte. A maioria das pessoas admite que São Paulo esteja aqui falando de seu próprio estado; e esse estado é tão totalmente diferente do descrito no capítulo anterior, que é absolutamente impossível que eles tenham sido o estado do mesmo ser, ao mesmo tempo. Nenhuma criatura poderia ser carnal, vendida sob o pecado, levada em cativeiro à lei do pecado e da morte; e ao mesmo tempo ser libertado daquela lei do pecado e da morte, pela lei do Espírito da vida em Cristo Jesus! Até que os absurdos e contradições mais palpáveis ??possam ser reconciliados, esses dois estados opostos nunca podem existir na mesma pessoa ao mesmo tempo.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 8: 2 . Pois a lei do Espírito da vida que é o Espírito da vida e da graça – o Espírito de Cristo – que livra da lei dos membros, que a lei da morte é evidente no cap. Romanos 7: 23-25 . Por que é chamada lei, pode ser encontrada na antítese da lei do pecado e da morte; sendo a graça uma lei tão certa para dar vida aos cristãos, que não vivem segundo a carne, como a influência dos apetites pecaminosos, é trazer a morte àqueles que não estão sob a graça. A razão pela qual é chamada lei do Espírito da vida é que o Evangelho que contém essa doutrina da graça é ditado pelo mesmo Espírito que ressuscitou a Cristo dentre os mortos; que nos acelera à novidade de vida e tem por fim a concessão da vida eterna. A lei do pecado e da morte significa o que ele chama de lei em seus membros, cap. Romanos 7:23, onde é denominada lei do pecado; e Romanos 8:24, o corpo da morte, do qual a graça livra. É certo que ninguém que considera o que São Paulo disse, Romanos 8: 7 ; Romanos 8:13 do capítulo anterior, pode pensar que ele pode chamar a lei de Moisés a lei do pecado, ou a lei da morte. Veja Locke.

Comentário de Scofield

Espírito

Até agora em Romanos, o Espírito Santo foi mencionado, mas uma vez Romanos 5: 5 neste capítulo, ele é mencionado dezenove vezes. A redenção é pelo sangue e pelo poder. (Veja Scofield “ Êxodo 14:30 “) .; Romanos 3:21 a Romanos 5:11 ; fala do preço redentor; Romanos 8. de poder redentor.

pecado pecado. (Veja Scofield “ Romanos 5:21 “) .

Comentário de John Wesley

Pois a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus me libertou da lei do pecado e da morte.

A lei do Espírito – isto é, o evangelho.

Ele me libertou da lei do pecado e da morte – isto é, a dispensação mosaica.

Referências Cruzadas

Salmos 51:12 – Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.

João 4:10 – Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 6:63 – O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.

João 7:38 – Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

João 8:32 – E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

João 8:36 – Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.

Romanos 3:27 – Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé.

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 6:18 – Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.

Romanos 6:22 – Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

Romanos 7:21 – Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim.

Romanos 7:24 – Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?

Romanos 8:10 – Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça.

1 Coríntios 15:45 – Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.

2 Coríntios 3:6 – Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

2 Coríntios 3:17 – Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.

Gálatas 2:19 – Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus.

Gálatas 5:1 – Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

Apocalipse 11:11 – Mas, depois dos três dias e meio, entrou neles um sopro de vida da parte de Deus, e eles ficaram de pé, e um grande terror tomou conta daqueles que os viram.

Apocalipse 22:1 – Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *