Estudo de Romanos 3:27 – Comentado e Explicado

Onde está, portanto, o motivo de se gloriar? Foi eliminado. Por qual lei? Pela das obras? Não, mas pela lei da fé.
Romanos 3:27

Comentário de Albert Barnes

Where is boasting then? – Where is there ground or occasion of boasting or pride? Since all have sinned, and since all have failed of being able to justify themselves by obeying the Law, and since all are alike dependent on the mere mercy of God in Christ, all ground of boasting is of course taken away. This refers particularly to the Jews, who were much addicted to boasting of their special privileges; See the note at Romans 3:1 , etc.

By what law? – The word “law “here is used in the sense of “arrangement, rule, or economy.” By what arrangement, or by the operation of what rule, is boasting excluded? “(Stuart).” See Galatians 3:21 ; Acts 21:20 .

Of works – The Law which commands works, and on which the Jews relied. If this were complied with, and they were thereby justified, they would have had ground of self-confidence, or boasting, as being justified by their own merits. But a plan which led to this, which ended in boasting, and self-satisfaction, and pride, could not be true.

Nay – No.

The law of faith – The rule, or arrangement which proclaims that we have no merit; that we are lost sinners; and that we are to be justified only by faith.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

vangloriando-se . ie do judeu; Romanos 2: 17-23 . Grego. kauchesis, que significa o ato de se vangloriar, enquanto kauchema ( Romanos 4: 2 ) se refere ao assunto da vanglória.

excluídos . Grego. ekkleio. Somente aqui e Gálatas 1: 4 , Gálatas 1:17 .

o que . Literalmente, de que maneira. Compare 1 Pedro 1:11 .

funciona . O mesmo que “ações” , Romanos 3:20 .

Não . Grego. ouchi. App-105.

o = a.

Comentário de John Calvin

27. Where then is glorying? The Apostle, after having, with reasons abundantly strong, cast down men from their confidence in works, now triumphs over their folly: and this exulting conclusion was necessary; for on this subject, to teach us would not have been enough; it was necessary that the Holy Spirit should loudly thunder, in order to lay prostrate our loftiness. But he says that glorying is beyond all doubt excluded, for we cannot adduce anything of our own, which is worthy of being approved or commended by God. If the material of glorying be merit, whether you name that of congruity or of condignity, by which man would conciliate God, you see that both are here annihilated; for he treats not of the lessening or the modifying of merit, but Paul leaves not a particle behind. Besides, since by faith glorying in works is so taken away, that faith cannot be truly preached, without wholly depriving man of all praise by ascribing all to God’s mercy — it follows, that we are assisted by no works in obtaining righteousness.

Of works? In what sense does the Apostle deny here, that our merits are excluded by the law, since he has before proved that we are condemned by the law? For if the law delivers us over to death, what glorying can we obtain from it? Does it not on the contrary deprive us of all glorying and cover us with shame? He then indeed showed, that our sin is laid open by what the law declares, for the keeping of it is what we have all neglected: but he means here, that were righteousness to be had by the law of works, our glorying would not be excluded; but as it is by faith alone, there is nothing that we can claim for ourselves; for faith receives all from God, and brings nothing except an humble confession of want.

This contrast between faith and works ought to be carefully noticed: works are here mentioned without any limitation, even works universally. Then he neither speaks of ceremonies only, nor specifically of any external work, but includes all the merits of works which can possibly be imagined.

The name of law is here, with no strict correctness, given to faith: but this by no means obscures the meaning of the Apostle; for what he understands is, that when we come to the rule of faith, the whole glorying in works is laid prostrate; as though he said — “The righteousness of works is indeed commended by the law, but that of faith has its own law, which leaves to works, whatever they may be, no righteousness.” (124)

Comentário de Adam Clarke

Judeu. Onde está se vangloriando, então? ? ?a???s?? , esta glória nossa. Não temos nada em que possamos confiar para nossa aceitação com Deus? Nenhum mérito próprio? Nada advém de nossa circuncisão e de estarmos em aliança com Deus.

Apóstolo, está excluído – e?e??e?s?? , Está fechado; a porta do céu está fechada contra tudo isso.

Judeu. Por que lei? Por qual regra, doutrina ou razão é excluída? pela lei das obras? A regra de obediência que Deus nos deu e por qual obediência somos aceitos por ele?

Apóstolo. Não – não pela lei das obras; a glória não é cortada ou excluída por isso; permanece com força total como regra de vida; mas você pecou e precisa de perdão. A lei das obras não perdoa, exige obediência e ameaça os desobedientes com a morte. Mas toda glória na expectativa de salvação, por meio de sua própria obediência, é excluída pela lei, a doutrina da fé: somente a fé, na misericórdia de Deus, através da propiciação feita pelo sangue de Jesus ( Romanos 3:25 ; ), é aquilo pelo qual você pode ser justificado, perdoado e levado para o favor divino.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 3:27 . Onde está se vangloriando então? Onde está a glória então? Veja no cap. Romanos 2:17 . O que aqui se entende por glória pode ser quase determinado por essas duas observações: Primeiro, essa pergunta deve ser diferente da de Romanos 3: 9 . O que então? somos melhores do que eles? – Em segundo lugar, a glória de que se fala aqui deve ser tal que é congruente às obras de retidão que uma pessoa realiza; mas que a fé, ou a dependência de favor, não admitirá: pois o Apóstolo aqui nos diz que essa glória não é excluída pela lei das obras, mas pela lei da fé; e cap. Romanos 4: 2 que aquele que é justificado pelas obras tem glória; e Efésios 2: 8-9 . Pela graça sois salvos pela fé; – não das OBRAS, ??a µ? t?? ?a???s?ta?, para que ninguém possa se gloriar. Se fôssemos salvos ou levados ao reino ou convênio de Deus pelas obras, haveria espaço para a glória; isto é, nossa salvação pode ser atribuída à virtude ou bondade humana: mas, embora seja o efeito da pura graça livre , não há lugar para a glória.

Comentário de John Wesley

Onde está se vangloriando então? Está excluído. Por que lei? de obras? Não: mas pela lei da fé.

Onde está o orgulho dos judeus contra os gentios? Está excluído. Por que lei? de obras? Não – isso teria deixado espaço para se vangloriar.

Mas pela lei da fé – Visto que isso exige que todos, sem distinção, se apliquem como pecadores culpados e impotentes, à livre misericórdia de Deus em Cristo. A lei da fé é a constituição divina que torna a fé, e não as obras, a condição de aceitação.

Referências Cruzadas

Ezequiel 16:62 – Por isso estabelecerei a minha aliança com você, e você saberá que eu sou o Senhor.

Ezequiel 36:31 – Então vocês se lembrarão dos seus caminhos maus e das suas ações ímpias, e terão nojo de si mesmos por causa das suas iniqüidades e das suas práticas repugnantes.

Sofonias 3:11 – Naquele dia vocês não serão envergonhados pelos seus atos de rebelião, porque retirarei desta cidade os que se regozijam em seu orgulho. Nunca mais vocês serão altivos no meu santo monte.

Marcos 16:16 – Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

Lucas 18:9 – A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola:

João 3:36 – Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

Romanos 2:17 – Ora, você que leva o nome de judeu, apóia-se na lei e orgulha-se em Deus;

Romanos 2:23 – Você, que se orgulha na lei, desonra a Deus, desobedecendo à lei?

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 4:2 – Se de fato Abraão foi justificado pelas obras, ele tem do que se gloriar, mas não diante de Deus.

Romanos 7:21 – Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim.

Romanos 7:23 – mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.

Romanos 7:25 – Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Romanos 9:11 – Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

Romanos 9:32 – Por que não? Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na “pedra de tropeço”.

Romanos 10:5 – Moisés descreve desta forma a justiça que vem da lei: “O homem que fizer estas coisas viverá por meio delas”.

Romanos 11:6 – E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

1 Coríntios 1:29 – para que ninguém se vanglorie diante dele.

1 Coríntios 4:7 – Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?

Gálatas 2:16 – sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.

Gálatas 3:22 – Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.

Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *