Estudo de 1 Coríntios 1:29 – Comentado e Explicado

Assim, nenhuma criatura se vangloriará diante de Deus.
1 Coríntios 1:29

Comentário de Albert Barnes


Que nenhuma carne – Que nenhuma pessoa; sem classe de pessoas. A palavra “carne” é frequentemente usada para designar seres humanos. Mateus 24:22 ; Lucas 3: 6 ; João 17: 2 ; Atos 2:17 ; 1 Pedro 1:24 ; etc.

Deveria glória – Deveria se vangloriar; Romanos 3:27 .

Na presença dele – Antes dele. Aquele homem realmente não deveria ter nada do que se vangloriar; mas que todo o esquema deve ser adaptado para humilhá-lo e subjugá-lo. Nestes versículos, podemos observar:

(1) Que é de se esperar que a grande massa de convertidos cristãos seja encontrada entre aqueles que têm vida humilde – e pode-se observar também que a verdadeira virtude e excelência; sinceridade e cordialidade; honestidade e sinceridade, geralmente também são encontradas lá.

(2) que, embora a massa de cristãos seja encontrada lá, também existem os de nascimento nobre, de categoria e riqueza, que se tornam cristãos. O agregado daqueles que de escalões elevados e talentos distintos se tornaram cristãos, não tem sido pequeno. Basta referir-se a nomes como Pascal, Bacon, Boyle, Newton, Locke, Hale e Wilberforce, para mostrar que a religião pode comandar a homenagem ao mais ilustre gênio e posto.

(3) as razões pelas quais aqueles de posição e riqueza não se tornam cristãos são muitas e óbvias:

(a) Eles são assolados por tentações especiais.

(b) Eles geralmente estão satisfeitos com posição e riqueza, e não sentem a necessidade de uma esperança do céu.

(c) Estão cercados de objetos que lisonjeiam a vaidade, que ministram ao orgulho e os jogam no círculo de prazeres sedutores e tentadores.

(d) Eles são desviados dos meios da graça e dos locais de oração, pela moda, pelos negócios, pela tentação.

(e) Há algo sobre o orgulho do aprendizado e da filosofia, que geralmente torna aqueles que o possuem dispostos a sentar-se aos pés de Cristo; reconhecer sua dependência de qualquer poder; e confessar que são pobres, necessitados, cegos e nus diante de Deus.

(4) o evangelho é designado para produzir humildade e colocar todas as pessoas em um nível em relação à salvação. Não há caminho real para o favor de Deus. Nenhum monarca é salvo porque ele é um monarca; nenhum filósofo porque ele é um filósofo; nenhum homem rico porque ele é rico; homem pobre, porque ele é pobre. Todos são colocados em um nível. Todos devem ser salvos da mesma maneira. Todos devem estar dispostos a dar toda a glória a Deus. Todos devem reconhecê-lo como fornecendo o plano e fornecendo a graça necessária para a salvação. O desígnio de Deus é derrubar o orgulho do homem e produzir em toda parte a disposição de reconhecê-lo como a fonte das bênçãos e o Deus de todos.

Comentário de E.W. Bullinger

glória = vangloriar-se. Grego. Kauchaomai. Veja Romanos 2:17 .

Comentário de John Calvin

29. Que nenhuma carne se glorie Embora o termo carne aqui, e em muitas passagens das Escrituras, denote toda a humanidade, ainda nesta passagem traz consigo uma idéia específica; pois o Espírito, ao falar da humanidade em termos de desprezo, derruba seu orgulho, como em Isaías 31: 3O egípcio é carne e não espírito. É um sentimento que vale a pena guardar em memória – que não resta mais nada nós em que podemos justamente nos gloriar. Com essa visão, ele acrescenta a expressão na presença de Deus, pois na presença do mundo muitos se deleitam por um momento em uma falsa glória, que, no entanto, desaparece rapidamente como fumaça. Ao mesmo tempo, por essa expressão, toda a humanidade é silenciada quando entra na presença de Deus; como Habacuque diz –

Que toda a carne fique em silêncio diante de Deus ( Habacuque 2:20 .)

Portanto, tudo o que é merecedor de louvor seja reconhecido como procedente de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Que nenhuma carne se glorie – Deus faz suas poderosas obras de maneira a provar que, embora possa condescender em empregar homens como instrumentos, eles não têm parte nem no artifício nem na energia pela qual tais obras são executadas.

Comentário de John Wesley

Que nenhuma carne se glorie em sua presença.

Que nenhuma carne – Uma denominação adequada. Carne é justa, mas murcha como grama.

Que a glória diante de Deus – em Deus devemos glorificar.

Referências Cruzadas

Salmos 49:6 – aqueles que confiam em seus bens e se gabam de suas muitas riquezas?

Isaías 10:15 – Será que o machado se exalta acima daquele que o maneja, ou a serra se vangloria contra aquele que a usa? Seria como se uma vara manejasse quem a ergue, ou o bastão levantasse quem não é madeira!

Jeremias 9:23 – Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 3:27 – Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé.

Romanos 4:2 – Se de fato Abraão foi justificado pelas obras, ele tem do que se gloriar, mas não diante de Deus.

Romanos 15:17 – Portanto, eu me glorio em Cristo Jesus, em meu serviço a Deus.

1 Coríntios 1:31 – para que, como está escrito: “Quem se gloriar, glorie-se no Senhor”.

1 Coríntios 4:7 – Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?

1 Coríntios 5:6 – O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?

Efésios 2:9 – não por obras, para que ninguém se glorie.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *