Estudo de Efésios 2:9 – Comentado e Explicado

Não provém das obras, para que ninguém se glorie.
Efésios 2:9

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

para que ninguém = para que (grego. hina) não (grego. eu.) um (grego. tis. App-123.)

vangloriar-se . Veja Romanos 2:17 .

Comentário de John Calvin

9. Não de obras. Em vez do que ele havia dito, que a salvação deles é da graça, ele agora afirma que “é um presente de Deus”. (124) Em vez do que ele havia dito: Não de vocês , ele agora diz: Não de obras. Portanto, vemos que o apóstolo não deixa nada aos homens na busca da salvação. Nessas três frases – não de vocêsé um dom de Deusnão de obras, ele abraça a substância de seu longo argumento nas epístolas aos romanos e aos gálatas, de que a justiça nos chega do somente a misericórdia de Deus – é oferecida a nós em Cristo pelo evangelho – e é recebida somente pela fé, sem o mérito das obras.

Essa passagem fornece uma refutação fácil da cavidade ociosa pela qual os papistas tentam fugir do argumento de que somos justificados sem obras. Paulo, eles nos dizem, está falando sobre cerimônias. Mas a presente questão não se limita a uma classe de obras. Nada pode ser mais claro que isso. Toda a justiça do homem, que consiste em obras, – todo o homem, e tudo o que ele pode chamar de seu, são deixados de lado. Nós devemos prestar atenção ao contraste entre Deus e o homem, – entre graça e obras. Por que Deus deveria ser contrastado com o homem, se a controvérsia se referia a nada mais do que cerimônias?

Os próprios papistas são compelidos a admitir que Paulo atribui à graça de Deus toda a glória de nossa salvação, mas se esforça para acabar com essa admissão por outro artifício. Esse modo de expressão, eles nos dizem, é empregado, porque Deus concede a primeira graça. É realmente tolice imaginar que eles podem ter sucesso dessa maneira, uma vez que Paulo exclui o homem e sua capacidade máxima – não apenas desde o início, mas por toda parte – de toda a obra de obter a salvação.

Mas é ainda mais absurdo ignorar a inferência do apóstolo, para que ninguém se glorie. Sempre há espaço para o homem se gabar, desde que, independentemente da graça, os méritos sejam úteis. A doutrina de Paulo é derrubada, a menos que todo o louvor seja prestado somente a Deus e à sua misericórdia. E aqui devemos anunciar um erro muito comum na interpretação desta passagem. Muitas pessoas restringem a palavra dom somente à fé. Mas Paulo está apenas repetindo em outras palavras o sentimento anterior. Seu significado é: não que a fé seja um dom de Deus, mas que a salvação nos seja dada por Deus ou que a obtenham pelo dom de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 2: 9 . Para que nenhum homem Que ninguém.

Comentário de John Wesley

Não é de obras, para que ninguém se glorie.

Não por obras – Nem essa fé nem essa salvação são devidas a quaisquer obras que você já fez, desejou ou pode fazer.

Referências Cruzadas

Romanos 3:20 – Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

Romanos 3:27 – Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé.

Romanos 4:2 – Se de fato Abraão foi justificado pelas obras, ele tem do que se gloriar, mas não diante de Deus.

Romanos 9:11 – Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

Romanos 9:16 – Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.

Romanos 11:6 – E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

1 Coríntios 1:29 – para que ninguém se vanglorie diante dele.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *