Estudo de 2 Timóteo 1:9 – Comentado e Explicado

Deus nos salvou e chamou para a santidade, não em atenção às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio, da graça que desde a eternidade nos destinou em Cristo Jesus,
2 Timóteo 1:9

Comentário de Albert Barnes

Quem nos salvou; Veja as notas em Mateus 1:21 . Ele nos levou a um estado em que a salvação é tão certa, que Paulo poderia falar dela como se já tivesse sido feita.

E nos chamou – veja as notas em Romanos 8:28 , Romanos 8:30 .

Com um chamado santo – Um chamado que, por sua própria natureza, é santo, e que leva à santidade; compare a nota de Efésios 4: 1 ; Nota de Filemon 3:14 ; Nota de Hebreus 3: 1 .

Não de acordo com nossas obras – Tito 3: 5 ; nota Efésios 2: 8-9 . A idéia é que nossas próprias obras não têm nada a ver em induzir Deus a nos chamar. Como, quando nos tornamos cristãos, ele não nos escolhe por causa de nossas obras, então o propósito eterno em relação à nossa salvação não poderia ter sido formado porque ele previu que realizaríamos tais obras, o que seria uma razão pela qual ele deveria nos escolher. . Todo o arranjo foi independente dos nossos desertos.

Mas de acordo com seu próprio propósito e graça – veja Romanos 9: 11-13 , 16; Efésios 1: 4-5 notas.

O que nos foi dado em Cristo Jesus, antes do mundo começar – Ou seja, o que ele pretendia nos dar, pois não foi realmente dado. A coisa era tão certa nos propósitos divinos, que se poderia dizer que já estava feito; compare as notas em Romanos 4:17 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

banho . Omitir.

salvo . Compare 1 Timóteo 1: 1

chamado . Compare 1 Timóteo 6:12 .

objetivo. Veja Atos 11:23 .

antes , etc. App-151.

Comentário de John Calvin

9 Quem nos salvou da grandeza do benefício, mostra quanto devemos a Deus; pois a salvação que ele nos concedeu engole facilmente todos os males que devem ser enfrentados neste mundo. A palavra salva, embora admita uma significação geral, é aqui limitada, pelo contexto, a denotar a salvação eterna. Então ele quer dizer que aqueles que, tendo obtido através de Cristo não uma salvação passageira ou transitória, mas uma eterna, pouparão sua vida ou honra fugaz, em vez de reconhecerem seu Redentor; são excessivamente ingratos.

E nos chamou com um chamado sagrado. Ele coloca o selamento da salvação (142) no chamado; pois, assim como a salvação dos homens foi concluída na morte de Cristo, Deus, pelo evangelho, nos torna participantes dela. Para colocar sob uma luz mais forte o valor desse “chamado”, ele declara que é santo. Isso deve ser cuidadosamente observado, porque, como a salvação não deve ser buscada em lugar algum, a não ser em Cristo; então, por outro lado, ele teria morrido e ressuscitado sem nenhuma vantagem prática, a menos que ele nos convide a participar dessa graça. Assim, depois de ter buscado a salvação para nós, essa segunda bênção ainda precisa ser concedida, para que, ao nos inserir em seu corpo, ele possa comunicar seus benefícios a serem desfrutados por nós.

Não de acordo com nossas obras, mas de acordo com seu propósito e graça, Ele descreve a fonte de nosso chamado e de toda a nossa salvação. Não tínhamos obras pelas quais pudéssemos antecipar a Deus; mas o todo depende de seu gracioso propósito e eleição; pois nas duas palavras propósito e graça há a figura do discurso chamada Hypallage (143), e a última deve ter a força de uma objeção, como se ele tivesse dito: “de acordo com seu objetivo gracioso”. Embora Paulo geralmente empregue a palavra “propósito” para denotar o decreto secreto de Deus, cuja causa está em seu próprio poder, ainda assim, por uma questão de explicação mais completa, ele optou por acrescentar “graça”, que ele poderia excluir mais claramente toda referência a obras. E o próprio contraste proclama em voz alta o suficiente que não há espaço para obras em que a graça de Deus reina, especialmente quando somos lembrados da eleição de Deus, pela qual ele estava de antemão conosco, quando ainda não havíamos nascido. Sobre esse assunto, falei mais profundamente em minha exposição do primeiro capítulo da Epístola aos Efésios; e atualmente não faço nada além de olhar brevemente para o que ali tratei mais amplamente. (144)

O que nos foi dado Desde a ordem do tempo que ele argumenta, que, pela graça gratuita, nos foi dada a salvação que não merecíamos; pois, se Deus nos escolheu antes da criação do mundo, ele não poderia considerar obras, das quais não tínhamos, visto que então não existíamos. Quanto à vaidade dos sofistas, que Deus se comoveu com as obras que ele previu, não precisa de uma longa refutação. Que tipo de obras teriam sido se Deus tivesse passado por nós, visto que a eleição em si é a fonte e o começo de todas as boas obras?

Essa doação de graça, que ele menciona, nada mais é do que predestinação, pela qual fomos adotados para sermos filhos de Deus. Sobre esse assunto, gostaria de lembrar meus leitores, porque costuma-se dizer que Deus realmente “dá” sua graça a nós quando recebemos o efeito dela. Mas aqui Paulo coloca diante de nós o que Deus propôs consigo mesmo desde o princípio. Ele, portanto, deu aquilo que, não induzido por mérito algum, designou para aqueles que ainda não nasceram, e guardou seus tesouros, até que se tornou conhecido pelo fato de que não tinha nada em vão.

Antes da eternidade, Ele emprega essa frase no mesmo sentido em que em outros lugares fala da sucessão ininterrupta de anos desde a fundação do mundo. ( Tito 1: 2 ). Esse raciocínio engenhoso que Agostinho conduz em muitas passagens é totalmente diferente do desígnio de Paulo. O significado, portanto, é: “Antes que os tempos começassem a seguir seu curso de todas as épocas passadas”. Além disso, é digno de nota que ele coloca o fundamento da salvação em Cristo; pois, fora dele, não há adoção nem salvação; como foi de fato dito ao expor o primeiro capítulo da Epístola aos Efésios.

Comentário de Adam Clarke

Quem nos salvou – Do pecado; o espírito de escravidão e todo medo atormentador. Esse é o design do evangelho.

E nos chamou com um chamado sagrado – Nos convidou à santidade e conforto aqui; e para a glória eterna no futuro.

Não de acordo com nossas obras – não merecemos nenhuma parte do bem que recebemos; e nunca poderá merecer um momento do peso excessivo e eterno de glória que é prometido. Veja as notas nas passagens paralelas.

Antes do mundo começar – ??? ?????? a?????? . Antes da dispensação mosaica, Deus propôs a salvação dos gentios por Cristo Jesus; e a dispensação mosaica foi planejada apenas como o introdutor do Evangelho. A lei era nosso professor em Cristo, Gálatas 3:24 . Veja os lugares paralelos e as notas lá.

Comentário de Thomas Coke

2 Timóteo 1: 9-10 . Quem nos salvou, etc. – “Quem nos resgatou do mundo mau e nos chamou para a santidade, não porque tínhamos merecido essa misericórdia dele, mas de sua própria misericórdia e bondade há muito tempo nos projetaram em Cristo; e agora nos revelou, e nos tornou participantes, pela vinda de Cristo ao mundo e pregando o evangelho para nós, que assim anulou o poder da morte sobre nós, e fez uma clara revelação dessa vida e imortalidade. que antes não era tão revelado, que se crermos nele e obedecermos a ele, certamente seremos participantes dele “. A frase p?? ?????? a??????, que nossa versão traduz antes do início do mundo, é literalmente antes das eras seculares, ou antes de qualquer era ter passado e , portanto, deve ser traduzida. A promessa de que a semente da mulher machucaria a cabeça da serpente, sendo feita no começo do mundo, a promessa daquela vida à qual devíamos ser restaurados por essa semente e perdida pela sutileza e malícia da serpente , é dito que é dado antes de qualquer idade passar, ou, como explica o grande Sr. Locke, antes da era secular dos judeus. Mas explicarei mais detalhadamente essa passagem, quando considerar a que é exatamente paralela, Tito 1: 2-3, à qual refiro meus leitores.

É preciso reconhecer que os pagãos haviam, por tradição e a luz cintilante de sua dispensação, concebido alguma esperança de que algumas coisas boas futuras seriam recebidas após o término desta vida; que isso é absolutamente necessário, diz o apóstolo, para que venham a Deus ou prestem-lhe um serviço aceitável; pois, quem vem a Deus, deve crer que é e que é um recompensador daqueles que o buscam diligentemente, Hebreus 11: 6 . Mas, no entanto, essa esperança era muito fraca e débil neles, e dificilmente creditada por seus filósofos. É estrelado por Cícero (Tusc. Q. 1.) Uma suposição das idades futuras. É, diz Sêneca, (Ep. 102.) Aquilo que nossos sábios prometem, mas não provam. Sócrates, mesmo em sua morte, fala assim (Apol. In fine): Espero ir, portanto, a bons homens, mas disso não tenho muita confiança; nem se torna sábio ter certeza de que assim será. Eu, diz ele, agora devo morrer e você viverá; mas qual de nós está em melhor estado, vivo ou morto, só Deus sabe.

Sr. Parkhurst, sob a palavra f?t???, observa que significa ” trazer à luz” e ocorre, 1 Coríntios 4: 5 e no presente texto: e ele traduz a última cláusula do versículo, e trouxe vida e incorrupção à luz pelo evangelho: isto é , não a doutrina, mas a coisa; Cristo, ressuscitando dentre os mortos, fez com que esse fato importante , como realizado nele e por ele, fosse publicado pelo evangelho; (ver 1 Coríntios 15: 1 ; 1 Coríntios 15: 4. ) Tendo manifestado ou exemplificado em sua própria pessoa a vida e a incorrupção, que serão o feliz destino de todos os seus santos fiéis. Veja 1 Coríntios 15:42 ; 1 Coríntios 15: 50-55 . Então, quando São João 1; Efésios 1: 2 diz em termos muito semelhantes aos de São Paulo, que ? ??? efa?e????, a vida foi manifestada, ele não se refere à doutrina de uma vida futura ou eterna; mas àquilo que vira com os olhos, com o qual olhara e com as mãos segurara; até a palavra encarnada, como é evidente no contexto. A palavra f?t?sa?t?? aqui usado, não se limita apenas à obscuridade da doutrina da vida e da imortalidade antes da vinda de Cristo; mas também ao propósito anterior de Deus , ou promessa do que mais tarde foi realmente cumprido em nosso Redentor, como uma promessa do que da mesma forma deveria ser cumprido em todos os crentes perseverantes. Ver 1 Coríntios 15:23 . O leitor observará que o termo do apóstolo não é ??a?as?a?, imortalidade, mas ‘ ?f?a?s?a?, incorrupção; como se referindo mais particularmente à ressurreição do corpo. Comp. Atos 13: 34-37 .

Comentário de Scofield

salvo (Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

graça Graça (na salvação). vs. Tito 2:11 ; Romanos 3:24 . (Veja Scofield “ João 1:17 “) .

Comentário de John Wesley

Quem nos salvou e nos chamou com um chamado santo, não de acordo com nossas obras, mas de acordo com seu próprio propósito e graça, que nos foram dados em Cristo Jesus antes do mundo começar,

Quem nos salvou – Pela fé. O amor do Pai, a graça de nosso Salvador e toda a economia da salvação são aqui admiravelmente descritos.

Tendo nos chamado com um chamado sagrado – que é tudo de Deus, e reivindica todos nós para Deus.

De acordo com seu próprio propósito e graça – isto é, seu próprio propósito gracioso.

O que nos foi dado – corrigido para nossa vantagem, antes do mundo começar.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 7:7 – O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos.

Isaías 14:26 – Esse é o plano estabelecido para toda a terra; essa é a mão estendida sobre todas as nações.

Mateus 1:21 – Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Lucas 10:21 – Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

João 17:9 – Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Atos dos Apóstolos 2:47 – louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.

Atos dos Apóstolos 15:18 – conhecidas desde os tempos antigos.

Romanos 3:20 – Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 8:30 – E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.

Romanos 9:11 – Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

Romanos 9:24 – ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

Romanos 11:5 – Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

1 Coríntios 1:18 – Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.

1 Coríntios 3:21 – Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês,

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Efésios 1:4 – Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

Efésios 1:9 – E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,

Efésios 1:11 – Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade,

Efésios 2:5 – deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Efésios 2:9 – não por obras, para que ninguém se glorie.

Efésios 3:11 – de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor,

1 Tessalonicenses 4:7 – Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

1 Timóteo 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança,

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

Hebreus 3:1 – Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.

1 Pedro 1:15 – Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,

1 Pedro 1:20 – conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 Pedro 2:20 – Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus.

Apocalipse 13:8 – Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Apocalipse 17:8 – A besta que você viu, era e já não é. Ela está para subir do abismo e caminha para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta, porque ela era, agora não é, e entretanto virá.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *