Estudo de 2 Tessalonicenses 2:13 – Comentado e Explicado

Nós, porém, sentimo-nos na obrigação de incessantemente dar graças a Deus a respeito de vós, irmãos queridos de Deus, porque desde o princípio vos escolheu Deus para vos dar a salvação, pela santificação do Espírito e pela fé na verdade.
2 Tessalonicenses 2:13

Comentário de Albert Barnes


Mas somos obrigados a dar sempre graças a Deus por você; veja as notas em 2 Tessalonicenses 1: 3 . “Porque Deus te escolheu desde o princípio para a salvação.” As seguintes coisas importantes são afirmadas ou implícitas aqui:

(1) Que Deus os escolheu ou os elegeu ( e??et? heileto) para a salvação. A doutrina da eleição, portanto, é verdadeira.

(2) que isso foi desde o “começo” ?p ? ????? ap ‘arche, isto é, desde a eternidade; veja a nota de João 1: 1 ; Efésios 1: 4 ; 3: 9-11 notas. A doutrina da eleição eterna é, portanto, verdadeira.

(3) que essa era a escolha das pessoas a quem Paulo se referia. A doutrina da eleição pessoal é, portanto, verdadeira.

(4) que esse é um motivo de ação de graças. Por que não deveria ser? Pode haver maior fundamento de louvor ou gratidão do que Deus nos escolheu para ser eternamente santos e felizes, e que Ele, desde a eternidade, planejou que nós o fôssemos? Quaisquer que sejam, portanto, os sentimentos com que aqueles que não são escolhidos para a salvação consideram essa doutrina, fica claro que aqueles que têm evidências de que foram escolhidos devem torná-la um elogio agradecido. Eles não podem ter uma fonte mais exaltada de gratidão do que serem escolhidos para a vida eterna.

Pela santificação do Espírito – Ser santificado pelo Espírito Divino. Não é sem respeito ao caráter, mas é uma escolha para a santidade e depois para a salvação. Ninguém pode ter evidências de que ele foi escolhido para a salvação, exceto se tiver evidências de que é santificado pelo Espírito; veja as notas em Efésios 1: 4 .

E crença na verdade – Em conexão com crer na verdade. Ninguém que não é crente na verdade pode ter evidências de que Deus o escolheu.

Comentário de E.W. Bullinger

vinculado, & c . Compare 2 Tessalonicenses 1: 3 .

sempre . App-151.

amado . App-135.

Senhor . App-98.

tem . Omitir.

desde o começo . Grego. aparcos. Ver João 8:44 .

escolhido = escolhido. Grego. haireomai. Ver Filipenses 1: 1 , Filipenses 1:22 .

santificação . Grego. hagiasmos. Veja Romanos 6:19 .

Espírito . O Santificador. App-101. Compare 1 Pedro 1: 2 .

crença . Grego. pistis. App-150.

Comentário de John Calvin

13 Mas somos obrigados a dar graças . Ele agora separa mais abertamente os tessalonicenses dos réprobos, para que a fé deles não vacile com o medo da revolta que aconteceria. Ao mesmo tempo, ele pretendia consultar, não apenas o bem-estar deles , mas também o da posteridade. (684) E ele não apenas os confirma que eles não cairão sobre o mesmo precipício que o mundo, mas por essa comparação ele exalta mais a graça de Deus em relação a eles, enquanto eles vêem quase o mundo inteiro se apressando adiante até a morte ao mesmo tempo, como se por uma tempestade violenta, eles são, pela mão de Deus, mantidos em uma condição de vida tranquila e segura. (685) Assim, devemos contemplar os Julgamentos de Deus sobre os réprobos, de modo que eles possam ser, por assim dizer, espelhos para nós, por considerar sua misericórdia para conosco. Pois devemos tirar essa conclusão de que é unicamente devido à graça singular de Deus que não perecemos miseravelmente com eles.

Ele os chama de amados do Senhor , por esta razão, para que considerem melhor que a única razão pela qual eles estão isentos da derrota quase universal do mundo, foi porque Deus exercitou para com eles o amor imerecido. Assim, Moisés advertiu os judeus –

“Deus não te elevou tão magnificamente porque você era mais poderoso que os outros, ou era numeroso, mas porque amava seus pais.” ( Deuteronômio 7: 7. )

Pois, quando ouvimos o termo amor , essa afirmação de João deve ocorrer imediatamente em nossa mente – não que o amemos primeiro . ( 1 João 4:19 .) Em resumo, Paulo aqui faz duas coisas; pois ele confirma a fé, para que os piedosos não deixem de ser vencidos pelo medo, e exorta-os à gratidão, para que possam valorizar tanto quanto maior a misericórdia de Deus para com eles.

Ele te escolheu . Ele declara a razão pela qual nem todos estão envolvidos e engolidos na mesma ruína – porque Satanás não tem poder sobre ninguém que Deus escolheu, de modo a impedir que sejam salvos, embora o céu e a terra devam ser confundidos. Esta passagem é lida de várias maneiras.

O velho intérprete deu-lhe os primeiros frutos (686) como estando no grego ; pa???? ; mas como quase todos os manuscritos gregos têm ap? ????? , eu preferi seguir esta leitura. Se alguém preferir primícias , o significado será que os crentes foram, por assim dizer, reservados para uma oferta sagrada, por uma metáfora retirada do antigo costume da lei. Vamos, no entanto, sustentar pelo que é recebido de maneira mais geral, que ele diz que os tessalonicenses foram escolhidos desde o início

Alguns entendem o significado de ser, que foram chamados entre os primeiros; mas isso é estranho ao significado de Paulo e não está de acordo com a conexão da passagem. Pois ele não isenta meramente o medo de alguns indivíduos, que haviam sido levados a Cristo imediatamente no início do evangelho, mas esse consolo pertence a todos os eleitos de Deus, sem exceção. Quando, portanto, ele diz desde o início , ele quer dizer que não há perigo, para que a salvação deles, que é fundada na eleição eterna de Deus, seja derrubada, quaisquer que sejam as mudanças tumultuadas. “No entanto, Satanás pode misturar e confundir todas as coisas do mundo, apesar de sua salvação ter sido colocada em pé de segurança, antes da criação do mundo.” Aqui, portanto, é o verdadeiro porto de segurança: Deus, que nos elegeu antigamente, (687) nos livrará de todos os males que nos ameaçam. Pois somos eleitos para a salvação; estaremos, portanto, a salvo da destruição. Mas como não devemos penetrar no conselho secreto de Deus, buscar a garantia de nossa salvação, ele especifica sinais ou sinais de eleição, que devem ser suficientes para garantir isso.

Na santificação do espírito , diz ele, e crença na verdade . Isso pode ser explicado de duas maneiras, com santificação ou por santificação . Não é de grande importância qual dos dois você seleciona, pois é certo (688) que Paulo pretendia simplesmente introduzir, em conexão com a eleição, os símbolos mais próximos que nos manifestam o que é incompreensível por sua própria natureza e que são conjugados com ele por um laço indissolúvel. Portanto, para que possamos saber que somos eleitos por Deus, não há ocasião para indagar sobre o que ele decretou antes da criação do mundo, mas encontramos em nós uma prova satisfatória se ele nos santificou pelo seu Espírito, – se ele nos iluminou na fé do seu evangelho. Pois o evangelho é uma evidência para nós de nossa adoção, e o Espírito o sela, e aqueles que são guiados pelo Espírito são filhos de Deus ( Romanos 8:14 ), e aquele que, pela fé, possui Cristo, tem vida eterna. ( 1 João 5:12 .) Essas coisas devem ser cuidadosamente observadas, a fim de que, negligenciando a revelação da vontade de Deus, com a qual ele nos pede que fiquemos satisfeitos, devemos mergulhar em um labirinto profundo a partir do desejo de retirá-lo de seu conselho secreto, da investigação da qual ele nos chama de lado. Por isso, nos torna satisfeitos com a fé do evangelho e com a graça do Espírito pela qual fomos regenerados. E por esse meio é refutada a iniquidade (689) daqueles que fazem da eleição de Deus um pretexto para todo tipo de iniqüidade, enquanto Paulo a conecta com fé e regeneração de tal maneira que ele não a julgaria por nós. por qualquer outro motivo.

Comentário de Adam Clarke

Deus, desde o princípio, escolheu você para a salvação, etc. – Em seu chamado, Deus mostrou o propósito que ele havia formado desde o princípio, de chamar os gentios aos mesmos privilégios que os judeus, não por circuncisão, e pela observância de a lei mosaica, mas pela fé em Cristo Jesus; mas esse simples caminho de salvação se referia ao mesmo fim – santidade, sem a qual nenhum homem, judeu ou gentio, pode ver o Senhor.

Vamos observar a ordem da graça divina neste negócio:

  1. Eles deveriam ouvir a verdade – as doutrinas do Evangelho.
  • Eles deveriam acreditar nessa verdade quando a ouvissem pregar.
  • Eles deveriam receber o Espírito de Deus crendo na verdade.
  • Esse Espírito deveria santificar suas almas – produzir uma santidade interior, que deveria levar a toda a conformidade exterior a Deus.
  • Tudo isso constituía a salvação deles – eles estavam aptos para a herança entre os santos na luz.
  • 6. Eles deveriam obter a glória de nosso Senhor Jesus Cristo – aquele estado de felicidade para o qual eles eram adequados, sendo salvos aqui de seus pecados e santificados pelo Espírito de Deus.

    Comentário de Thomas Coke

    2 Tessalonicenses 2:13 . Porque Deus desde o princípio os escolheu para a salvação, etc. – O apóstolo viu todas as evidências da intenção de misericórdia e bondade de Deus para com eles. A palavra original e??et? significa uma designação, nomeação e escolha favorável voluntária de uma pessoa para qualquer finalidade e fim específicos; não é uma escolha que necessariamente garanta o fim ou é inconsistente com a recusa da pessoa escolhida para aceitar o favor que ela pretendia. Nesse sentido, um dos historiadores * usa a palavra, onde ele nos diz “que quando Antonino, filho de Severo, o imperador romano, foi morto, os soldados escolheram (a palavra que o apóstolo aqui usa) Audêncio como imperador; alegando a velhice como desculpa, recusou-se a aceitar o império: ofereceram-lhe a honra, mas ele não a aceitou. ” Assim, Deus escolheu os tessalonicenses para a salvação do evangelho, ofereceu-lhes o benefício e chamou-os para os meios dela, e fez com que parecesse plenamente que ele pretendia e lhes designava esse favor inestimável. A escolha aqui mencionada é evidentemente essa, como se houvesse motivos de certeza; pois o apóstolo fala disso com plena segurança, como um assunto que ele conhecia e pelo qual estava obrigado a retornar graças a Deus: e, consequentemente, não pode se relacionar com nenhuma escolha absoluta e eterna de todos os convertidos de Tessalônia. para a salvação eterna, como deve necessariamente, e infalivelmente, e finalmente garantir esse evento. Essa palavra nunca significa; nem São Paulo poderia conhecê-lo sem essa revelação de Deus, pois não temos motivos para pensar que ele já foi favorecido. A escolha de Deus, portanto, aqui mencionada, é uma designação e nomeação livre e graciosa deles para a salvação do evangelho, que carregava sua própria certeza e prova e, de acordo com o significado apropriado da palavra original, implica apenas sua graciosamente fazendo as ofertas; dando-lhes a escolha disso; chamando-os para os meios de obtê-lo e dando-lhes a impressão de que ele lhes destinava essa bênção inestimável; um benefício que eles nunca poderiam ter esperado ou obtido, mas pela garantia misericordiosa e pela oferta voluntária de Deus; e isso eles tiveram desde o princípio; desde o princípio ele te escolheu para a salvação; isto é, “não desde a eternidade, que não tem começo, mas desde o começo da minha pregação do evangelho entre vocês, e você sendo chamado por ele para o conhecimento e a crença da verdade”. Assim São João, 1 João 2: 7 . Não vos escrevo novos mandamentos, mas um mandamento antigo que tinhas desde o princípio. O antigo mandamento é a palavra que ouvistes desde o princípio: e novamente, 1 João 2:24 . Que, portanto, permaneça em vós, que ouvistes desde o princípio; isto é, “desde a primeira publicação da doutrina do evangelho:” então aqui, Deus , desde o princípio, escolheu você para a salvação: “Parece desde o momento da minha primeira entrada entre vocês, e pregando o evangelho para você, que Deus pretendeu a você o benefício desta grande salvação e escolheu você por sua misericórdia para esse favor inestimável “. Mas como isso apareceu? Como Deus os escolheu para esta grande salvação? – Pela santificação do Espírito e crença na verdade. Este foi o meio e a evidência dessa escolha; de modo que essa escolha não possa se referir a nenhuma escolha eterna secreta de Deus, mas à escolha real deles, pelo dom do Espírito e pela crença na verdade do evangelho.

    [* Herodes. iv. 14. 3, 4.]

    Comentário de Scofield

    salvação

    (Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

    Comentário de John Wesley

    Mas devemos obrigar sempre a Deus por vocês, irmãos amados do Senhor, porque Deus desde o princípio os escolheu para a salvação pela santificação do Espírito e crença na verdade:

    Deus tem desde o princípio – de você ouvir o evangelho.

    Escolheu você para a salvação – Tirou você do mundo e colocou você no caminho da glória.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 1:1 – No princípio Deus criou os céus e a terra.

    Deuteronômio 33:12 – A respeito de Benjamim disse: “Que o amado do Senhor descanse nele em segurança, pois ele o protege o tempo inteiro, e aquele a quem o Senhor ama descansa nos seus braços”.  

    2 Samuel 12:25 – e, por isso, enviou o profeta Natã para dizer a Davi que, o menino deveria chamar-se Jedidias.

    Provérbios 8:23 – fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes de existir a terra.

    Isaías 46:10 – Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada.

    Jeremias 31:3 – o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai.

    Ezequiel 16:8 – ” ‘Mais tarde, quando passei de novo por perto, olhei para você e vi que já tinha idade suficiente para amar; então estendi a minha capa sobre você e cobri a sua nudez. Fiz um juramento e estabeleci uma aliança com você, palavra do Soberano Senhor, e você se tornou minha.

    Daniel 9:23 – Assim que você começou a orar, houve uma resposta, que eu lhe trouxe porque você é muito amado. Por isso, preste atenção à mensagem para entender a visão:

    Daniel 10:11 – E ele disse: “Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você”. Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo.

    Daniel 10:19 – Ele disse: “Não tenha medo, você, que é muito amado. Que a paz seja com você! Seja forte! Seja forte! ” Ditas essas palavras, senti-me fortalecido e disse: “Fala, meu senhor, visto que me deste forças”.

    Lucas 1:75 – em santidade e justiça, diante dele todos os nossos dias.

    João 1:1 – No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

    João 8:44 – “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

    João 8:45 – No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade!

    João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

    Atos dos Apóstolos 13:48 – Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.

    Atos dos Apóstolos 15:9 – Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé.

    Romanos 1:7 – A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

    Romanos 1:8 – Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.

    Romanos 6:17 – Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

    Romanos 8:33 – Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

    Romanos 9:11 – Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

    Gálatas 3:1 – Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?

    Efésios 1:4 – Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

    Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

    Colossenses 1:5 – por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho

    Colossenses 3:12 – Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

    1 Tessalonicenses 1:4 – Sabemos, irmãos, amados de Deus, que ele os escolheu

    2 Tessalonicenses 1:3 – Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é apropriado, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor que todos vocês têm uns pelos outros.

    2 Tessalonicenses 2:10 – Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

    2 Tessalonicenses 2:12 – e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.

    2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

    2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

    2 Timóteo 2:15 – Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.

    2 Timóteo 3:15 – Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

    Hebreus 1:10 – E também diz: “No princípio, Senhor, firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

    Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

    1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

    1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

    1 João 4:10 – Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

    1 João 4:19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *