Estudo de Romanos 8:33 – Comentado e Explicado

Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Romanos 8:33

Comentário de Albert Barnes

Quem deve impor algo à acusação – Essa expressão é tirada dos tribunais, e significa quem acusará ou condenará, ou então acusará o crime perante o tribunal de Deus para causar sua condenação?

Deus eleito – Seu povo escolhido. Aqueles que foram escolhidos de acordo com seu propósito eterno; Note, Romanos 8:28 . Como são os escolhidos de Deus, são queridos por ele; e como ele pretendia salvá-los, ele faria isso de maneira que ninguém pudesse apresentar contra eles uma acusação que os condenaria.

É Deus que justifica – Ou seja, quem os perdoou e os admitiu a seu favor; e pronunciou-os apenas aos seus olhos; Notas, Romanos 1:17 ; Romanos 3:24 . Seria absurdo supor que ele os condenaria novamente. O fato de que ele os justificou é, portanto, uma forte prova de que eles serão salvos. Isso pode ser lido com mais força como uma pergunta: “Quem deve colocar alguma coisa sob a acusação dos eleitos de Deus? Deus que justifica? O grego suportará qualquer um dos modos de renderização. A passagem implica que haveria um alto grau de absurdo ao supor que o mesmo ser justificaria e condenaria o mesmo indivíduo. O cristão, portanto, está seguro.

Comentário de E.W. Bullinger

colocar qualquer coisa = trazer acusações, ou seja, chamar a conta judicial. Grego. enkaleo. Veja Atos 19:38 .

a cargo de. App-104.

Isto . . . justifieth = Deus deve quem os justifica?

Comentário de John Calvin

33. Quem deve apresentar uma acusação, etc. O primeiro e principal consolo dos piedosos nas adversidades deve ser totalmente persuadido da bondade paterna de Deus; pois daí surge a certeza de sua salvação, e aquela calma tranqüilidade da alma pela qual ocorre que as adversidades são adocicadas, ou pelo menos a amargura da tristeza mitigada. Dificilmente um incentivo mais adequado à paciência poderia ser produzido do que isso, uma convicção de que Deus é propício para nós; e, portanto, Paulo faz dessa confiança o principal fundamento desse consolo, pelo qual convém que os fiéis sejam fortalecidos contra todos os males. E como a salvação do homem é primeiro atacada por acusação e depois subvertida pela condenação, ele em primeiro lugar evita o perigo de acusação. De fato, existe apenas um Deus, em cujo tribunal devemos permanecer; então não há espaço para acusações quando ele nos justificar. As cláusulas antitéticas parecem não estar exatamente dispostas; pois as duas partes que deveriam ter sido colocadas uma contra a outra são: “Quem acusará? Cristo é aquele que intercede: ”e então esses dois poderiam estar conectados:“ Quem condenará? Deus é quem justifica; pois a absolvição de Deus responde à condenação e a intercessão de Cristo à acusação. Mas Paulo não fez, sem razão, outro arranjo, pois estava ansioso para armar os filhos de Deus, como se costuma dizer, da cabeça aos pés, com aquela confiança que bane todas as ansiedades e medos. Ele conclui com mais ênfase que os filhos de Deus não estão sujeitos a uma acusação, porque Deus justifica, do que se ele tivesse dito que Cristo é nosso advogado; pois ele expressa mais plenamente que o caminho para um julgamento é mais completamente fechado quando o próprio juiz o declara totalmente isento de culpa, a quem o acusador traria como merecedor de punição. Há também uma razão semelhante para a segunda cláusula; pois ele mostra que os fiéis estão muito longe de se envolverem no perigo de condenação, pois Cristo, expiando seus pecados, antecipou o julgamento de Deus, e por sua intercessão não apenas abole a morte, mas também cobre nossos pecados no esquecimento. eles não vêm para uma conta.

A tendência do todo é que não apenas somos libertados do terror pelos remédios atuais, mas que Deus vem em nosso auxílio antecipadamente, para que ele possa prover melhor nossa confiança.

Mas deve ser observado aqui, como já lembramos antes, que ser justificado, de acordo com Paulo, deve ser absolvido pela sentença de Deus e ser contado apenas; e não é difícil provar isso a partir da passagem atual, na qual ele argumenta afirmando uma coisa que anula seu oposto; pois absolver e considerar as pessoas culpadas são coisas contrárias. Portanto, Deus não permitirá acusações contra nós, porque Ele nos absolveu de todos os pecados. O diabo sem dúvida é um acusador de todos os piedosos: a própria lei de Deus e sua própria consciência os convence; mas tudo isso não prevalece com o juiz, que os justifica. Portanto, nenhum adversário pode abalar ou pôr em risco nossa salvação.

Além disso, ele menciona os eleitos como alguém que não duvidava, mas que ele era o número deles; e ele sabia disso, não por revelação especial (como alguns sofistas imaginam falsamente), mas por uma percepção ( sensu -feeling) comum a todos os piedosos. O que se diz aqui dos eleitos, cada um dos piedosos, de acordo com o exemplo de Paulo, pode se aplicar a si mesmo; pois essa doutrina teria sido não apenas frígida, mas totalmente sem vida se ele tivesse enterrado a eleição no propósito secreto de Deus. Mas quando sabemos que aqui está definido de forma planejada o que cada um dos piedosos deve apropriar-se de si mesmo, não resta dúvida de que somos todos encorajados a examinar nosso chamado, para que possamos ter certeza de que somos o filhos de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Este e os dois versículos seguintes contêm uma série de perguntas, mais apropriadamente introduzidas e mais poderosamente solicitadas, tendendo a mostrar a segurança do estado daqueles que creram no Evangelho da graça de Deus. Anotarei esses versículos como são apontados pelos melhores críticos gregos:

“Quem impõe alguma coisa à acusação dos eleitos de Deus? – Deus que justifica? Quem é que condena? – Cristo que morreu? Ou melhor, quem ressuscitou? Ele, que está à direita de Deus? Ele , quem faz intercessão por nós? Quem nos separará do amor de Cristo? – Tribulação? ou angústia? ou perseguição? ou fome? ou nudez? ou perigo? ou espada? ” Em todas essas perguntas, o apóstolo sugere que se nem Deus nem Cristo acusariam aqueles que o amam, ninguém mais poderia. E como Deus justifica por meio de Cristo que morreu, conseqüentemente nenhuma acusação pode estar contra essas pessoas, pois somente Deus poderia produzir alguma; e Ele, longe de fazer isso, os justificou – perdoou livremente suas ofensas.

Para o significado e o sentido adequados dos termos escolhidos, eleitos, chamados etc., etc., veja o discurso prefixado nesta epístola; e especialmente a Seção 6, p. 19, etc., e Seção 7, p. 23 etc.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 8: 33-34 . Quem deve impor alguma coisa à acusação, etc. – Aqui é bem observado pelo Sr. Lowth, que essas palavras sendo lidas por meio de interrogatório, como Romanos 8:35, têm um sentido completo e claro assim: Quem deve argumentar contra Deus eleito? O Deus que os justifica faz isso? Quem é quem os condena? Será que Cristo morreu por eles?

Comentário de John Wesley

Quem deve impor alguma coisa à acusação dos eleitos de Deus? É Deus que justifica.

Os eleitos de Deus – O autor acima citado observa que, muito antes da vinda de Cristo, o mundo pagão se revoltou contra o Deus verdadeiro e, portanto, foi reprovado ou rejeitado. Mas a nação dos judeus foi escolhida para ser o povo de Deus e, portanto, foi denominada “os filhos” ou “filhos de Deus”, Deuteronômio 14: 1 ; “povo santo”, Deuteronômio 7: 6 ; 14: 2; “uma semente escolhida”, Deuteronômio 4:37 ; “os eleitos”, Isaías 41: 8,9 ; 43:10; “o chamado de Deus”, Isaías 48:12 . E esses títulos foram dados a toda a nação de Israel, incluindo os bons e os maus. Agora, o evangelho tem a conexão mais estrita com os Livros do Antigo Testamento, onde essas frases ocorrem com freqüência; e nosso Senhor e seus apóstolos, sendo judeus nativos, e começando a pregar na terra de Israel, a língua em que eles pregavam certamente abundaria com as frases da nação judaica. E, portanto, é fácil ver por que aqueles que não o receberiam foram denominados reprovados. Pois eles não mais continuaram sendo o povo de Deus; considerando que este e aqueles outros títulos honoráveis ??continuaram para todos os judeus que adotaram o cristianismo. E as mesmas apelações que antes pertenciam à nação judaica foram agora concedidas aos cristãos gentios também junto com os quais foram investidos de todos os privilégios do “povo escolhido de Deus”; e nada poderia separá-los senão de sua própria apostasia voluntária. Não parece que até bons homens tenham sido chamados de eleitos de Deus até mais de dois mil anos após a criação. Deus elegendo ou escolhendo a nação de Israel, e separando-os das outras nações, que foram afundadas em idolatria e toda iniquidade, deu a primeira ocasião a esse tipo de linguagem. E como separar os cristãos dos judeus foi um evento semelhante, não admira que tenha sido expresso em palavras e frases semelhantes apenas com essa diferença, o termo eleito era antigamente aplicado a todos os membros da igreja visível; enquanto no Novo Testamento é aplicado apenas aos membros do invisível.

Referências Cruzadas

Jó 1:9 – “Será que Jó não tem razões para temer a Deus? “, respondeu Satanás.

Jó 2:4 – “Pele por pele! “, respondeu Satanás. “Um homem dará tudo o que tem por sua vida.

Jó 22:6 – Sem motivo você exigia penhores dos seus irmãos; você despojava das roupas os que quase nenhuma tinham.

Jó 34:8 – Ele é companheiro dos que fazem o mal, e anda com os ímpios.

Jó 42:7 – Depois que o Senhor disse essas palavras a Jó, disse também ao Elifaz, de Temã: “Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.

Salmos 35:11 – Testemunhas maldosas enfrentam-me e questionam-me sobre coisas de que nada sei.

Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

Isaías 50:8 – Aquele que defende o meu nome está perto. Quem então trará acusações contra mim? Encaremo-nos um ao outro! Quem é meu acusador? Que ele me enfrente!

Isaías 54:17 – nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles”, declara o Senhor.

Zacarias 3:1 – Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo.

Mateus 24:24 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

Lucas 18:7 – Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?

Romanos 3:26 – mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

Gálatas 3:8 – Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.

1 Tessalonicenses 1:4 – Sabemos, irmãos, amados de Deus, que ele os escolheu

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

Apocalipse 12:10 – Então ouvi uma forte voz do céu que dizia: “Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *