Estudo de 1 Tessalonicenses 1:4 – Comentado e Explicado

Sabemos, irmãos amados de Deus, que sois eleitos.
1 Tessalonicenses 1:4

Comentário de Albert Barnes

Conhecendo, irmãos amados, sua eleição de Deus – A margem aqui diz: “amados de Deus, sua eleição”. A diferença depende apenas do apontamento, e o que exigiria a leitura marginal foi adotado por Hahn, Tittman, Bloomfield e Griesbach. O sentido não é materialmente variado, e a versão comum pode ser considerada como dando o verdadeiro significado. Não há grande diferença entre “ser amado por Deus” e “ser escolhido por Deus”. O sentido então é: “sabendo que você é escolhido por Deus para a salvação”; compare notas sobre Efésios 1: 4-5 , Efésios 1:11 . A palavra “conhecer” aqui se refere ao próprio Paulo, e a Silas e Timóteo, que se uniram a ele ao escrever a Epístola e ao agradecer pelos favores mostrados à igreja em Tessalônica. O significado é que eles tinham uma confiança tão forte que foram escolhidos por Deus como igreja para a salvação, a fim de dizerem que sabiam disso.

A maneira pela qual eles sabiam não parece ter sido por revelação direta ou por inspiração, mas pela evidência que eles forneceram e que constituíam uma prova de piedade que não deixa dúvidas sobre o fato. Calvin. O que essa evidência foi, o apóstolo declara nos seguintes versículos. Fui mostrado pela maneira pela qual eles abraçaram o evangelho e pelo espírito que evidenciaram sob sua influência. O significado aqui parece ser, não que todos os membros da igreja em Tessalônica certamente tenham sido escolhidos por Deus para a salvação – por , como em outras igrejas, poderia haver aqueles que eram falsos professores – mas que a igreja, como tal, havia evidenciado que era uma igreja verdadeira – que era fundada em princípios cristãos – e que, como igreja, forneceu evidências de sua “eleição por Deus”. Tampouco pode significar, como Clarke e Bloomfield supõem, que Deus “havia escolhido e chamado os gentios para os mesmos privilégios para os quais ele escolheu e chamou os judeus; e que, como eles (os judeus) rejeitaram o evangelho, Deus agora elegeu os gentios em seu lugar; ” pois uma porção considerável da igreja era composta de judeus (ver Atos 17: 4-5 ), e, portanto, não pode significar que os gentios foram selecionados no lugar dos judeus. Além disso, a eleição dos gentios, ou qualquer parte da família humana, para os privilégios da salvação, para a negligência ou exclusão de qualquer outra parte, seria acompanhada de todas as dificuldades que ocorrem na doutrina da eleição pessoal e individual. Nada se ganha sobre esse assunto ao remover as dificuldades, supondo que Deus escolhe massas de pessoas em vez de indivíduos. Como um pode ser mais adequado que o outro? Que dificuldade na doutrina da eleição é removida pela suposição? Por que não é tão correto escolher um indivíduo como nação? Por que não tão apropriado rejeitar um indivíduo como um todo? Se isso significa que a igreja de Tessalônica havia mostrado que era uma verdadeira igreja de Cristo, escolhida por Deus, então podemos aprender:

(1) que uma igreja verdadeira deve o que tem à “eleição de Deus”. É porque Deus a escolheu; chamou isso do mundo; e a dotou de tal maneira que ele é uma igreja verdadeira.

(2) A igreja pode dar evidência de que é escolhida por Deus e é uma igreja verdadeira. Há coisas que podem ser feitas, que mostrarão que é indubitavelmente a igreja que Deus escolheu e como ele aprova. Existem apenas princípios sobre os quais uma igreja deve ser organizada e há um espírito que pode ser manifestado por uma igreja que a distingue de qualquer outra associação de pessoas.

(3) não é impróprio falar com forte confiança de uma igreja como indubitavelmente escolhida por Deus. Existem igrejas que, por seu zelo, abnegação e morte para o mundo, mostram além de qualquer dúvida sua “eleição de Deus”, e o mundo pode ver que elas são fundamentadas em outros princípios e manifestam um espírito diferente de outras organizações de pessoas.

(4) toda igreja deve demonstrar tal espírito, para que não haja dúvida de sua “eleição de Deus”. Deveria estar tão morto para o mundo; tão puro em doutrina e na prática, e tão empenhado em espalhar o conhecimento da salvação, que o mundo verá que é governado por princípios mais elevados do que qualquer associação mundana, e que nada poderia produzir isso senão a influência do Espírito Santo de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

Saber . App-132.

amado . App-135.

eleição . Grego. ekloge. Veja Atos 9:15 .

Comentário de John Calvin

4 Sabendo, irmãos amados . O conhecimento do particípio pode se aplicar a Paulo, bem como aos tessalonicenses. Erasmus refere-se aos tessalonicenses. Prefiro seguir Crisóstomo, que entende Paulo e seus colegas, pois é (como me parece) uma confirmação mais ampla da afirmação anterior. Pois, em grande parte, tendia a recomendá-los – que o próprio Deus havia testemunhado por muitos sinais, que eles eram aceitáveis ??e queridos para ele.

Eleição de Deus . Não estou totalmente insatisfeito com a interpretação dada por Crisóstomo – que Deus havia tornado os tessalonicenses ilustres e estabelecido sua excelência. Paulo, no entanto, pretendia expressar algo mais além; pois ele toca no chamado deles e, como não havia marcas comuns do poder de Deus, deduz que foram chamados especialmente com evidências de uma eleição segura. Pois a razão é imediatamente acrescentada – que não foi uma pregação nua que lhes foi trazida, mas que foi conjugada com a eficácia do Espírito Santo, para que pudesse obter todo o crédito entre eles.

Quando ele diz, no poder e no Espírito Santo , é, na minha opinião, como se ele tivesse dito – no poder do Espírito Santo, de modo que o último termo seja acrescentado como explicativo do primeiro. A garantia , à qual ele atribuiu o terceiro lugar, estava na própria coisa ou na disposição dos tessalonicenses. Estou bastante inclinado a pensar que o significado é que o evangelho de Paulo havia sido confirmado por provas sólidas (500), como se Deus tivesse mostrado do céu que ele havia ratificado o chamado deles. (501) Quando, no entanto, Paulo apresenta as provas pelas quais se sentiu seguro de que o chamado dos tessalonicenses era totalmente de Deus, ele aproveita ao mesmo tempo a recomendação de seu ministério, para que eles próprios também o reconheçam. e seus colegas como tendo sido levantados por Deus.

Pelo termo poder, alguns entendem milagres. Eu o estendo mais longe, como referência à energia espiritual da doutrina. Pois, como tivemos ocasião de ver na Primeira Epístola aos Coríntios, Paulo a coloca em contraste com a fala (502) – a voz de Deus, por assim dizer, viva e combinada com efeito, em oposição a uma eloqüência vazia e morta de homens. Deve-se observar, no entanto, que a eleição de Deus, que por si só está oculta, se manifesta por suas marcas – quando ele reúne para si as ovelhas perdidas e as une ao seu rebanho, e estende a mão para aqueles que foram vagando e se afastando dele. Portanto, o conhecimento de nossa eleição deve ser buscado a partir dessa fonte. Como, no entanto, o conselho secreto de Deus é um labirinto para aqueles que desconsideram seu chamado, assim agem perversamente que, sob pretexto de e chamado , obscurecem essa primeira graça, da qual a própria fé flui. “Pela fé”, dizem eles, “obtemos salvação: não há, portanto, uma predestinação eterna de Deus que distingue entre nós e os reprovados”. É como se eles dissessem: “A salvação é da fé: portanto, não há graça de Deus que nos ilumine na fé”. Antes, como a eleição gratuita deve ser conjugada com o chamado, assim como com seu efeito, deve necessariamente, nesse meio tempo, ocupar o primeiro lugar. Pouco importa quanto ao sentido, se você conecta ?p? ao particípio amado ou ao termo eleição (503)

Comentário de Adam Clarke

Conhecendo sua eleição de Deus – Tendo certeza, da doutrina que lhe entreguei e que Deus confirmou por vários milagres e dons do Espírito Santo, que ele escolheu e chamou os gentios para os mesmos privilégios aos quais ele escolheu e chamou os judeus; e que, como eles rejeitaram as ofertas do Evangelho, Deus agora elegeu os gentios em seu lugar. Esta é a eleição que os tessalonicenses conheciam; e dos quais o apóstolo trata em geral em sua Epístola aos Romanos, e também em suas Epístolas aos Gálatas e Efésios. Nenhuma eleição independente, incondicional, eterna e pessoal para a glória eterna, é entendida pelo apóstolo. Como Deus havia escolhido os judeus, os quais, por causa de sua incredulidade obstinada, ele agora havia rejeitado; então ele havia escolhido ou eleito os gentios. E em nenhum dos casos havia algo absoluto; tudo era mais especificamente condicional, no que dizia respeito à sua salvação final; sem nenhum mérito do lado deles, foram escolhidos e chamados às bênçãos que, se usadas corretamente, os levariam à glória eterna. Que essas bênçãos poderiam ser abusadas – se tornarem finalmente inúteis e perdidas, elas tinham uma ampla prova no caso dos judeus, que, depois de terem sido eleitos por Deus por mais de 2000 anos, agora eram reprovados.

Comentário de Thomas Coke

1 Tessalonicenses 1: 4-5 . Sabendo, irmãos amados, etc. – Sendo esta epístola, como observamos, dirigida principalmente aos gentios convertidos, que antes eram idólatras, o desígnio desses versículos é muito evidente, se refletirmos sobre a grande controvérsia da época, a respeito da admissão dos gentios na igreja cristã, sem submeter-se a nenhuma parte da lei de Moisés: em que ponto de vista os versículos podem ser assim parafraseados: “como eu tive uma revelação completa e indubitável imediatamente do Senhor Jesus Cristo, do propósito de Deus receber vocês, gentios idólatras, em sua igreja visível, e todos os verdadeiros crentes entre vocês, como seu povo, sob a dispensação cristã; eu os possuo como irmãos amados e tenho prazer em ver esse propósito de Deus entrar em vigor; nosso evangelho, quando apareceu pela primeira vez entre vocês, não era um som vazio, mas foi atendido com a clareza e energia da verdade; e também tinha o atestado de milagres, além de muitos dons espirituais “.

Comentário de John Wesley

Sabendo, irmãos amados, sua eleição de Deus.

Conhecendo sua eleição – Que é através da fé, por essas provas claras.

Referências Cruzadas

Romanos 1:7 – A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 9:25 – Como ele diz em Oséias: “Chamarei ‘meu povo’ a quem não é meu povo; e chamarei ‘minha amada’ a quem não é minha amada”,

Romanos 11:5 – Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.

Efésios 1:4 – Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Filipenses 1:6 – Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

Colossenses 3:12 – Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

2 Pedro 1:10 – Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *