Estudo de Romanos 9:25 – Comentado e Explicado

Chamarei meu povo ao que não era meu povo, e amada a que não era amada.
Romanos 9:25

Comentário de Albert Barnes

Como ele também diz – A doutrina que ele havia estabelecido, ele procede agora a confirmar, através de citações dos escritos dos judeus, que ele poderia remover todas as objeções. A doutrina era,

(1) Que Deus pretendia chamar seu povo tanto dos gentios quanto dos judeus.

(2) que ele não estava obrigado por nenhuma promessa e nenhum princípio de obrigação de conceder salvação a todos os judeus.

(3) que, portanto, era correto ele rejeitar um ou todos os judeus, se ele quisesse, e separá-los de seus privilégios como povo e da salvação.

Em Osee – Esta é a forma grega de escrever a palavra hebraica Oséias. Significa no livro de Oséias, como “em Davi” significa no livro de Davi, ou por Davi, Hebreus 4: 7 . A passagem é encontrada em Oséias 2:23 . Esta citação não é feita de acordo com a letra, mas o sentido do profeta é preservado. O significado é o mesmo em Oséias e neste lugar, que Deus traria aqueles a uma relação de aliança consigo mesmo, que antes eram considerados párias e estranhos. Assim, ele apóia sua posição principal de que Deus escolheria seu povo entre os gentios e também com os judeus, ou exerceria tanto seu direito como soberano, concedendo ou retendo suas bênçãos como quisesse.

Comentário de E.W. Bullinger

também, & c . = em Oséias também.

pessoas . Veja Atos 2:47 . Citado em Oséias 2:23 . Compare 1 Pedro 2:10 .

Comentário de John Calvin

25. Como ele diz em Oséias, (310) etc. Ele prova agora que o chamado dos gentios não deveria ter sido considerado algo novo, como já havia sido testemunhado pela predição do profeta. O significado é evidente; mas há alguma dificuldade na aplicação desse testemunho; pois ninguém pode negar, a não ser que o profeta nessa passagem fale dos israelitas. Pois o Senhor, ofendido com a iniquidade deles, declarou que eles não deveriam mais ser seu povo: depois ele submeteu-se a um consolo e disse que, daqueles que não eram amados, faria alguns amados, e daqueles que não eram pessoas que ele faria um povo. Mas Paulo aplica aos gentios o que foi expressamente falado aos israelitas.

Aqueles que até agora tiveram mais sucesso em desatar esse nó supuseram que Paulo pretendia adotar esse tipo de raciocínio: “O que pode parecer um impedimento para os gentios de se tornarem participantes da salvação também existia na nação judaica: então Deus anteriormente recebeu a favor dos judeus, a quem ele expulsara e exterminara; também agora ele exerce a mesma bondade para com os gentios. ” Porém, como essa interpretação, embora possa ser apoiada, parece-me um pouco tensa, consideremos os leitores: – Não seria uma visão mais adequada considerar o consolo dado pelo profeta, como pretendido, não apenas para os judeus, mas também para os gentios: pois não era algo novo ou incomum com os profetas, depois de terem pronunciado sobre a vingança de Deus pelos judeus por causa de seus pecados, se voltarem para o reino de Cristo, que era ser propagado por todo o mundo. E isso eles fizeram, não sem razão; pois, como os judeus provocaram a ira de Deus com seus pecados, que mereciam ser rejeitados por ele, não restou mais esperança de salvação, a não ser que se voltassem para Cristo, por meio do qual a aliança da graça deveria ser restaurada: e como era baseada em ele, então foi renovado, quando ele interpôs. E, sem dúvida, como Cristo era o único refúgio em grandes extremidades, nenhum conforto sólido poderia ter sido trazido a pecadores miseráveis, e aqueles que viam a ira de Deus iminente sobre eles, exceto por colocar Cristo diante de seus olhos, era comum com os profetas, como nós os lembramos, depois de humilharmos o povo, pronunciando sobre eles a vingança divina, a chamar sua atenção para Cristo, como o único verdadeiro asilo daqueles em desespero. E onde o reino de Cristo é erguido, também é levantada a Jerusalém celeste, na qual se reunem cidadãos de todas as partes do mundo. E é isso que está principalmente incluído na profecia atual: pois quando os judeus foram banidos da família de Deus, eles foram reduzidos a uma classe comum e colocados ao nível dos gentios. Tirada a diferença, a misericórdia de Deus agora é estendida indiscriminadamente a todos os gentios. Vemos, portanto, que a previsão do profeta é adequadamente aplicada ao presente assunto; em que Deus declara que, depois de equalizar os judeus e os gentios, ele reuniria para si uma igreja dos estrangeiros, para que aqueles que não eram um povo começassem a ser assim.

Comentário de Adam Clarke

Como ele também diz em Osee – É uma causa não um pouco de confusão, que uma uniformidade na ortografia dos nomes próprios do Antigo e do Novo Testamentos não foi preservada. Que estranho aos nossos livros sagrados supõe que o Osee acima significou o Profeta Oséias, de quem, Oséias 2:23 , é feita esta citação: Terei piedade dela que não obteve piedade; e direi aos que não eram o meu povo: Tu és o meu povo. O apóstolo mostra que esse chamado dos gentios não era algo fortuito, mas um propósito firme na mente divina, que ele havia revelado amplamente aos profetas; e opondo-se ao chamado dos gentios, os judeus de fato renunciaram a seus profetas e lutaram contra Deus.

Comentário de Thomas Coke

Romans 9:25-26 . As he saith also in Osee Here are two quotations out of the prophet Hosea,— first, ch. Romans 1:10 where, immediately after God had rejected the ten tribes, Romans 9:9 . ( Ye are not my people, and I will not be your God, ) it is added, Yet the number of the children of Israel shall be as the sand of the sea, which cannot be measured nor numbered: And it shall come to pass, that in the place where it was said unto them, Ye are not my people; there it shall be said unto them, Ye are the sons of the living God. As if he had said, “The decrease of numbers in the visible church, by God’s utterly taking away the ten tribes, Romans 9:6 shall be well supplied by what shall afterwards come to pass by calling the Gentiles into it. They who had been the people of God should become Lo-ammi,—not my people: on the contrary, they who had been Lo-ammi,—not my people, should become the children of the living God.” Again, Hosea 2:23 . I will sow her [the Jewish church] unto me in the earth; alluding, probably, to the dispersion of the Jews over all the Roman empire; which proved a fruitful cause of preparing the Gentiles for the reception of the Gospel; And, or moreover, I will have mercy on her [the body of believing Gentiles] that had not obtained mercy. See Jeffery’s “True Grounds,” p. 149.; and the notes on Hosea.

Comentário de John Wesley

Como ele também diz em Osee, eu os chamarei de meu povo, que não era meu povo; e seu amado, que não era amado.

Amado – Como cônjuge. Quem nunca foi amado – Conseqüentemente, não eleito incondicionalmente. Isso está diretamente relacionado à restauração final dos judeus. Oséias 2:23

Referências Cruzadas

Ezequiel 16:8 – ” ‘Mais tarde, quando passei de novo por perto, olhei para você e vi que já tinha idade suficiente para amar; então estendi a minha capa sobre você e cobri a sua nudez. Fiz um juramento e estabeleci uma aliança com você, palavra do Soberano Senhor, e você se tornou minha.

Oséias 1:1 – Palavra do Senhor que veio a Oséias, filho de Beeri, durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e de Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel:

Oséias 2:23 – Eu a plantarei para mim mesmo na terra; tratarei com amor aquela que chamei Não amada. Direi àquele chamado ‘Não-meu-povo’: Você é meu povo; e ele dirá: ‘Tu és o meu Deus’.  “

João 16:27 – pois o próprio Pai os ama, porquanto vocês me amaram e creram que eu vim de Deus.

Romanos 1:7 – A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

1 Pedro 2:10 – Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *