Estudo de 1 Pedro 2:10 – Comentado e Explicado

who once {were} not a people, but now Gods people; who were not enjoying mercy, but now have found mercy.
1 Pedro 2:10

Comentário de Albert Barnes

Que no passado não era um povo – Ou seja, que antigamente não eram considerados o povo de Deus. Há uma alusão aqui à passagem em Oséias 2:23 : “E terei piedade dela que não a obteve; e direi aos que não eram o meu povo: Tu és o meu povo; e eles dirão: Tu és o meu Deus. É, no entanto, uma mera alusão, como alguém que usa a linguagem de outro para expressar suas idéias, sem querer dizer que ambos se referem ao mesmo assunto. Em Oséias, a passagem refere-se evidentemente à recepção de uma porção dos israelitas em favor após sua rejeição; em Pedro, refere-se principalmente àqueles que haviam sido gentios e que nunca haviam sido reconhecidos como o povo de Deus. A linguagem do profeta expressaria exatamente sua idéia e, portanto, ele a usa sem pretender dizer que essa era sua aplicação original. Veja explicado nas notas em Romanos 9:25 . Compare as anotações em Efésios 2: 11-12 .

Que não obteve misericórdia – Ou seja, quem estava vivendo sem perdão, não tendo conhecimento da maneira pela qual os pecadores poderiam ser perdoados, e nenhuma evidência de que seus pecados foram perdoados. Eles estavam então na condição de todo o mundo pagão, e não haviam familiarizado com o método glorioso pelo qual Deus perdoa a iniquidade.

Comentário de E.W. Bullinger

no passado = uma vez, ao mesmo tempo. Grego. pote.

misericórdia obtida . Como Romanos 11:31 . Compare Oséias 2:23 .

Comentário de John Calvin

10 Que no passado não era um povo, Ele traz para confirmação uma passagem de Oséias, e a acomoda bem a seu próprio propósito. Pois Oséias, depois de ter declarado em nome de Deus que os judeus foram repudiados, dá a eles a esperança de uma restauração futura. Pedro nos lembra que isso foi cumprido em sua própria era; porque os judeus estavam espalhados aqui e ali, como membros dilacerados de um corpo; antes, eles pareciam não ser mais o povo de Deus, nenhum culto permanecia entre eles, eles se enredavam nas corrupções dos pagãos; não se poderia dizer o contrário deles, mas que eles foram repudiados pelo Senhor. Mas quando estão reunidos em Cristo, de nenhum povo eles realmente se tornam o povo de Deus. Paulo, em Romanos 9:26 , aplica também essa profecia aos gentios, e não sem razão; pois desde o rompimento da aliança do Senhor, da qual somente os judeus obtiveram sua superioridade, eles foram colocados ao nível dos gentios. Daqui resulta que o que Deus prometeu, tornar um povo sem povo, pertence em comum a ambos.

Que não obtiveram misericórdia Isso foi acrescentado pelo Profeta, a fim de que a aliança gratuita de Deus, pela qual ele os considera como seu povo, fosse mais claramente estabelecida; como se ele tivesse dito: “Não há outra razão pela qual o Senhor nos conte com seu povo, exceto que ele, tendo piedade de nós, nos adota graciosamente”. É então a bondade gratuita de Deus, que não faz de ninguém um povo para Deus e reconcilia os alienados. (25)

Comentário de Adam Clarke

Que no passado não era um povo – Esta é uma citação de Oséias 1: 9 , Oséias 1:10 ; Oséias 2:23 , onde é predito o chamado dos gentios, pela pregação do Evangelho. A partir disso, é evidente que as pessoas a quem o apóstolo agora se dirige foram gentios, cobertos de ignorância e superstição, e agora obtiveram misericórdia pela pregação do Evangelho de Cristo.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 2:10 . . And this, in a higher sense, may be said of those Gentiles among you, who are now brought to the faith of Christ.” Que no passado, & c.— “Que, por eras passadas, se divorciaram da igreja visível; ( Jeremias 3: 8 e Oséias 1: 6 ; Oséias 1: 9. ) Mas agora, pela graça do evangelho, através de Jesus Cristo são trazidos para a doce e preciosa relação de um povo da aliança com ele; e encontraram misericórdia com ele, para perdão dos seus pecados e renovação de sua natureza, de acordo com a profecia de Oséias, cap. 1 Pedro 2:23 E isso, em um sentido mais elevado, pode ser dito daqueles gentios dentre vocês, que agora são trazidos para a fé de Cristo. “

Comentário de John Wesley

Que no passado não eram um povo, mas agora são o povo de Deus: que não obtiveram misericórdia, mas agora obtiveram misericórdia.

Quem no passado não era um povo – muito menos o povo de Deus; mas indivíduos dispersos de muitas nações. A parte anterior do verso respeita particularmente os gentios; o último, os judeus.

Referências Cruzadas

Oséias 1:9 – Então o Senhor disse: “Dê a ele o nome de Lo-Ami, pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus.

Oséias 2:23 – Eu a plantarei para mim mesmo na terra; tratarei com amor aquela que chamei Não amada. Direi àquele chamado ‘Não-meu-povo’: Você é meu povo; e ele dirá: ‘Tu és o meu Deus’.  “

Romanos 9:25 – Como ele diz em Oséias: “Chamarei ‘meu povo’ a quem não é meu povo; e chamarei ‘minha amada’ a quem não é minha amada”,

Romanos 11:6 – E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

Romanos 11:30 – Assim como vocês, que antes eram desobedientes a Deus mas agora receberam misericórdia, graças à desobediência deles,

1 Coríntios 7:25 – Quanto às pessoas virgens, não tenho mandamento do Senhor, mas dou meu parecer como alguém que, pela misericórdia de Deus, é digno de confiança.

1 Timóteo 1:13 – a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

Hebreus 4:16 – Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *