Estudo de Romanos 11:6 – Comentado e Explicado

E se é pela graça, já não o é pelas obras; de outra maneira, a graça cessaria de ser graça.
Romanos 11:6

Comentário de Albert Barnes

E se a graça … – Se o fato de alguém ser reservado é por graça ou favor, então não pode ser uma recompensa por mérito. Assim, Paulo aproveita a ocasião para combater uma noção favorita dos judeus, de que somos justificados pela obediência à lei. Ele lembra que, no tempo de Elias, era porque Deus os havia reservado; que o mesmo acontecia agora; e, portanto, sua doutrina de mérito não poderia ser verdadeira; veja Romanos 4: 4-5 ; Gálatas 5: 4 ; Efésios 2: 8-9 .

Caso contrário, a graça … – Se as pessoas são justificadas por suas obras, não poderia ser uma questão de favor, mas era uma dívida. Se fosse possível que a doutrina da justificação pela graça pudesse ser mantida e, ao mesmo tempo em que a doutrina judaica do mérito fosse verdadeira, seguiria-se que a graça mudou sua natureza ou era algo diferente do que a palavra propriamente significado. A idéia de ser salva pelo mérito contradiz a própria idéia da graça. Se um homem me deve uma dívida e a paga, não se pode dizer que isso seja feito por favor ou por graça. Eu tenho um direito a ele por isso, e não há favor em ele pagar apenas suas dívidas.

Mas se for de obras … – “Obras” aqui significam conformidade com a Lei; e ser salvo pelas obras seria salvo pela conformidade que a causa meritória. É claro que não poderia haver graça ou favor em dar o que era devido: se houvesse favor, ou graça, as obras perderiam suas características essenciais e deixariam de ser a causa meritória de obter as bênçãos. O que é pago como dívida não é conferido como favor.

E daí resulta que a salvação não pode ser parcialmente pela graça e parcialmente pelas obras. Não é porque as pessoas possam apresentar reivindicações a favor de Deus; mas de sua mera graça imerecida. Aquele que não está disposto a obter a vida eterna dessa maneira, não pode obtê-la. As doutrinas da eleição e da salvação pela mera graça não podem ser mais explicitamente declaradas do que nesta passagem.

Comentário de E.W. Bullinger

E se. App-118.

não mais = não mais. Os textos omitem a última cláusula do versículo.

Comentário de John Calvin

6. Se através da graça, não é mais por obras, etc. Essa amplificação é derivada de uma comparação entre coisas de caráter oposto; pois esse é o caso entre a graça de Deus e o mérito das obras, que quem estabelece uma derruba a outra.

Mas se nenhuma consideração às obras pode ser admitida na eleição, sem obscurecer a bondade gratuita de Deus, que ele assim designou para ser tão elogiada por nós, que resposta pode ser dada a Paulo por essas pessoas apaixonadas ( frenéticoinsano) Quem faz com que a causa da eleição seja a dignidade em nós que Deus previu? Se você apresenta obras futuras ou passadas, esta declaração de Paulo se opõe a você; pois ele diz que a graça não deixa nada para as obras. Paulo não fala aqui de nossa reconciliação com Deus, nem dos meios, nem das causas imediatas de nossa salvação; mas ele ascende mais alto, mesmo a isso – por que Deus, antes da fundação do mundo, escolheu apenas alguns e passou por outros: e ele declara que Deus foi levado a fazer essa diferença por mais nada, mas por seu próprio prazer. ; pois, se algum lugar é dado às obras, muito, ele sustenta, é tirado da graça.

Por conseguinte, é absurdo misturar o conhecimento prévio dos trabalhos com a eleição. Pois se Deus escolhe alguns e rejeita outros, como os previu como dignos ou indignos de salvação, então a graça de Deus, a recompensa das obras que estão sendo estabelecidas, não pode reinar sozinha, mas deve ser apenas em parte a causa de nossa eleição. . Pois, como Paulo havia argumentado antes sobre a justificação de Abraão, que onde a recompensa é paga, a graça não é concedida gratuitamente; então agora ele tira seu argumento da mesma fonte – que, se as obras vierem à tona, quando Deus adota um certo número de homens para a salvação, a recompensa é uma questão de dívida e, portanto, não é um presente gratuito. (343)

Agora, embora ele fale aqui da eleição, ainda que seja um raciocínio geral adotado por Paulo, deve ser aplicado a toda a nossa salvação; para que possamos entender que, sempre que for declarado que não há mérito de obras, nossa salvação é atribuída à graça de Deus, ou melhor, para que possamos acreditar que a justiça das obras é aniquilada, sempre que a graça é mencionada.

Comentário de Adam Clarke

E se por graça – E que este remanescente de judeus piedosos, que creram em Cristo Jesus, saiba que eles foram trazidos, exatamente da mesma maneira que Deus trouxe os gentios; aquele que não tem mais dignidade de argumentar que o outro; ambos sendo trazidos e continuados pela graça gratuita de Deus, e não por qualquer observância da lei mosaica.

E isso é feito de acordo com a eleição da graça, ou com a regra de escolher qualquer pessoa para ser o povo de Deus sob os pés da graça; que absorve todos os que crêem em seu Filho Jesus Cristo: alguns dos judeus acreditavam nisso; portanto, os judeus que crêem são remanescentes de acordo com a eleição da graça. Eles são salvos daquela maneira em que somente Deus salvará a humanidade.

E se pela graça – Então, lembre-se dessas mesmas pessoas, que sua eleição e interesse na aliança de Deus não tem conexão com suas antigas obras judaicas; pois, se fosse de obras, a graça perderia sua natureza própria e deixaria de ser o que é – um presente imerecido gratuito.

Mas se for de obras – Por outro lado, poderia parecer que eles são investidos nesses privilégios do reino de Cristo apenas pela observância da lei de Moisés, então a Graça seria deixada de lado; e se não fosse, o trabalho ou o mérito da obediência perderiam sua natureza própria, que exclui o favor e o presente gratuito. Mas não é, e não pode ser, uma obra; pois os mesmos judeus que agora acreditam e são felizes na graça de nosso Senhor Jesus Cristo, estão de acordo com a eleição da graça, que não significa um ato específico da soberania de Deus, que destacou alguns dos judeus que mereciam ter sido expulso, assim como o resto; mas é esse esquema geral da graça, segundo o qual Deus pretendia levar para sua Igreja e reino qualquer, entre judeus ou gentios, que devesse crer em Cristo. E os remanescentes aqui mencionados não foram selecionados de seus compatriotas por um ato soberano da graça de Deus, que poderia ter levado no todo, se assim o desejasse; mas foram admitidos e receberam os privilégios do reino do Messias, porque creram no Senhor Jesus e o receberam como seu único Salvador; e assim entrou naquele esquema de eleição que Deus havia designado. E podemos observar, além disso, que fora dessa eleição, eles e os outros teriam sido excluídos, se eles, como o resto, permanecessem na descrença; e nessa eleição da graça todos os judeus, a um homem, apesar de todos serem pecadores, teriam sido levados se tivessem crido em Cristo Jesus. Esta é a verdadeira noção da eleição da graça. Veja Taylor.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 11: 6 . E se por graça Aqui o apóstolo está de olho no remanescente dos judeus que abraçaram o Evangelho, mencionado no verso anterior; e ele joga neste versículo para mostrar-lhes que sua posição na igreja cristã não tinha relação ou dependência com a observância passada ou presente da lei de Moisés. Sua posição na igreja e convênio de Deus estava de acordo com a eleição da graça; a graça, recebida pela fé, era o único fundamento sobre o qual eles estavam e tinha um título para os privilégios do povo de Deus. A eleição da graça não é um ato particular da graça soberana, que destacou alguns poucos judeus que mereciam ter sido expulsos, assim como os demais; mas é esse esquema geral da graça, segundo o qual Deus pretendia levar em sua igreja e reino qualquer, entre judeus ou gentios, que cressem em Cristo; e o restante dos judeus foi acolhido, não porque Deus os escolheu do resto de seus compatriotas, por um ato especial de favor que poderia ter recebido todos os judeus, se ele tivesse gostado; mas porque eles creram, e assim entraram no esquema de eleição que Deus havia designado: de qual eleição eles, assim como outros, teriam sido excluídos, se eles, como o resto, permanecessem na descrença, e em que eleição todos os judeus, para um homem, apesar de todos serem pecadores, teriam sido levados, se todos cressem em Cristo. Este e o versículo anterior podem ser parafraseados assim: “Assim é neste exato momento: há um remanescente de judeus, um número considerável, que aceitou a graça do Evangelho e é o povo de Deus, depois da única maneira verdadeira de escolher o seu povo, que é pela graça; e aqui, a propósito, ( Romanos 11: 6. ) deixe-me colocar este restante dos judeus, que abraçaram o Evangelho, em mente, que se os seus permanecer na igreja é de graça e favor, é totalmente assim, e em parte ou respeito depende da observância da lei de Moisés; pois, se fosse, a graça perderia sua natureza apropriada e deixaria de ser o que é; Por outro lado, era verdade que eles são investidos nos privilégios do reino de Cristo pela observância da lei de Moisés; então, a graça seria deixada de lado; pois, se não fosse, obra, ou o mérito da obediência, perderia sua natureza apropriada, que exclui o favor e o brinde “. Veja Locke e Doddridge.

Comentário de John Wesley

E se pela graça, então não é mais obra; caso contrário, a graça não é mais graça. Mas se é de obras, então não é mais graça: caso contrário, o trabalho não é mais obra.

E se pela graça, não haverá mais obras – cerimoniais ou morais.

Outra graça não é mais graça – a própria natureza da graça está perdida.

E se é de obras, então não é mais graça: senão o trabalho não é mais trabalho – Mas a própria natureza dele é destruída. Há algo tão absolutamente inconsistente entre o ser justificado pela graça e o ser justificado pelas obras, que, se você supõe, você necessariamente exclui o outro. Pois o que é dado às obras é o pagamento de uma dívida; enquanto a graça implica um favor imerecido. Para que o mesmo benefício não possa, na própria natureza das coisas, derivar de ambos.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 9:4 – Depois que o Senhor, o seu Deus, os tiver expulsado da presença de você, não diga a si mesmo: “O Senhor nos trouxe aqui para tomarmos posse desta terra por causa da nossa justiça”. Não! É devido à impiedade destas nações que o Senhor vai expulsá-las da presença de você.

Romanos 3:27 – Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé.

Romanos 4:4 – Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

Gálatas 2:21 – Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu inutilmente! “

Gálatas 5:4 – Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *