Estudo de Gálatas 5:4 – Comentado e Explicado

Já estais separados de Cristo, vós que procurais a justificação pela lei. Decaístes da graça.
Gálatas 5:4

Comentário de Albert Barnes

Cristo se tornou sem efeito para você – você não obterá vantagem de Cristo. O trabalho dele em relação a você é desnecessário e vaidoso. Se você pode ser justificado de outra maneira que não por ele, é claro que não precisa dele, e sua adoção do outro modo é de fato uma renúncia a ele. Tyndale traduz o seguinte: “Vocês se foram bastante de Cristo”. A palavra aqui usada ( ?ata???? katargeo) significa apropriadamente tornar inativo, ocioso, inútil; acabar com, pôr um fim a; e aqui significa que eles haviam se retirado de Cristo, se tentavam ser justificados pela Lei. Eles não precisariam dele se pudessem ser justificados; e eles não poderiam tirar proveito dele. Um homem que pode ser justificado por sua própria obediência, não precisa da ajuda ou do mérito de outro; e se era verdade, como pareciam supor, que poderiam ser justificados pela Lei, seguiu-se que a obra de Cristo foi em vão no que dizia respeito a eles.

Qualquer um de vocês é justificado pela lei – Supondo que algum de vocês seja justificado pela lei; ou se, como você parece supor, alguém é justificado pela lei. O apóstolo não diz que isso já havia ocorrido; mas ele apenas faz uma suposição. Se tal coisa deveria ou poderia ocorrer, seguiria que você havia caído da graça.

Vocês caíram da graça – isto é, isso equivaleria a apostasia da religião do Redentor e seria de fato uma rejeição da graça do evangelho. Que isso de fato ocorreu entre os verdadeiros cristãos, o apóstolo não afirma, a menos que ele afirme que as pessoas podem de fato ser justificadas pela Lei, uma vez que ele faz da queda da graça uma conseqüência disso. Mas Paulo quis ensinar isso? Ele quis afirmar que qualquer homem de fato havia sido ou poderia ser justificado por sua própria obediência à Lei? Que seus próprios escritos respondam; veja, especialmente, Romanos 3:20 . Mas, a menos que ele tenha sustentado isso, essa passagem não prova que alguém que já foi um verdadeiro cristão caiu. A interpretação justa da passagem não exige isso. Seu significado simples e óbvio é que, se um homem que é um cristão professado deve ser justificado por sua própria conformidade com a Lei e adotar esse modo de justificação, isso equivaleria a uma rejeição do modo de salvação por Cristo, e seria uma renúncia ao plano de justificação pela graça. Os dois sistemas não podem ser unidos. A adoção de um é, de fato, uma rejeição do outro. Cristo será “um Salvador inteiro” ou nenhum. Esta passagem, portanto. Não se pode aduzir para provar que qualquer cristão verdadeiro de fato se afastou da graça, a menos que prove também que o homem pode ser justificado pelos atos da Lei, ao contrário das repetidas declarações do próprio Paulo. A palavra “graça” aqui, não significa graça no sentido de religião pessoal, significa o “sistema” de salvação pela graça, em contraste com o mérito ou pelas obras – o sistema do evangelho.

Comentário de E.W. Bullinger

Cristo é , etc. Literalmente Ye foram cortados (grego. Katargeo Veja Ltke Gálatas 13: 7 ) de (grego. Apo) Cristo ( Gálatas 5: 1 ).

justificado . Grego. dikaioo . App-191.

por = in. grego. en . App-104.

o = Omitir.

caído = caído.

graça . Grego. charis , App-184.,

Comentário de John Calvin

4. Cristo se tornou sem efeito para você . “Se você busca alguma parte da justiça nas obras da lei, Cristo não se preocupa com você, e você cai da graça . Eles não estavam tão enganados a ponto de acreditar que somente pela observância da lei eram justificados, mas tentaram misturar Cristo com a lei. Em qualquer outro ponto de vista, as ameaças de Paulo teriam fracassado totalmente em causar alarme. “O que você está fazendo? Vocês se privam de todas as vantagens de Cristo e tratam a graça dele como se não tivesse nenhum valor. ” Vemos então que a menor parte da justificação não pode ser atribuída à lei sem renunciar a Cristo e sua graça.

Comentário de Adam Clarke

Cristo se tornou sem efeito para você – é inútil você tentar unir os dois sistemas. Você deve ter a lei e nenhum Cristo, ou Cristo e nenhuma lei, para sua justificação.

Vocês caíram da graça – do Evangelho. Eles foram trazidos para a graça do Evangelho; e agora, ao readoptar as ordenanças mosaicas, eles apostataram do Evangelho como um sistema de religião e perderam a graça comunicada a suas almas, pela qual foram preservados em um estado de salvação. A paz e o amor de Deus, recebidos por Jesus Cristo, não podiam permanecer no coração daqueles que haviam rejeitado a Cristo. Eles haviam, portanto, em todos os sentidos da palavra, caído da graça; e se alguns deles ressuscitaram é mais do que podemos dizer.

Comentário de Scofield

sem efeito

graça

sem efeito, isto é, sem efeito experimental: o senso de liberdade está perdido. Gálatas 2:21 ; Colossenses 1:23 .

graça Graça (na salvação). Efésios 1: 6 ; Efésios 1: 7 ; Romanos 3:24 . (Veja Scofield “ Gálatas 1: 6 “) , veja Scofield ” João 1:17 “.

Comentário de John Wesley

Cristo tornou-se sem efeito para você, quem quer que seja justificado pela lei; vós caímos da graça.

Portanto, Cristo tornou-se sem efeito para você – que procura ser justificado pela lei. Vocês caíram da graça – renunciaram à nova aliança. Você nega o benefício desta graciosa dispensação.

Referências Cruzadas

Romanos 3:20 – Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

Romanos 4:4 – Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida.

Romanos 9:31 – mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou.

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

Romanos 11:6 – E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

Gálatas 1:6 – Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho

Gálatas 2:21 – Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu inutilmente! “

Gálatas 5:2 – Ouçam bem o que eu, Paulo, lhes digo: Caso se deixem circuncidar, Cristo de nada lhes servirá.

Hebreus 6:4 – Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo,

Hebreus 10:38 – Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”.

Hebreus 12:15 – Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.

2 Pedro 2:20 – Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.

2 Pedro 3:17 – Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam.

Apocalipse 2:5 – Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *