Estudo de Gálatas 1:6 – Comentado e Explicado

Estou admirado de que tão depressa passeis daquele que vos chamou à graça de Cristo para um evangelho diferente.
Gálatas 1:6

Comentário de Albert Barnes

Eu me maravilho – eu me pergunto. É observado por Lutero (seu comentário no local) que Paulo usa uma palavra tão branda quanto possível aqui. Ele não emprega a linguagem da severa reprovação, mas expressa seu espanto por a coisa ter ocorrido. Ele ficou profundamente afetado e surpreso com o fato de que algo assim poderia ter acontecido. Eles abraçaram cordialmente o evangelho; eles manifestaram o mais terno apego por ele; eles se entregaram a Deus e, em pouco tempo, foram totalmente desviados e adotaram opiniões que tendiam a perverter e destruir o evangelho. Eles haviam demonstrado uma instabilidade e inconstância de caráter, o que para ele era perfeitamente surpreendente.

Que você é tão cedo – Isso prova que a Epístola foi escrita não muito tempo depois que o evangelho foi pregado pela primeira vez a eles. Segundo a suposição geral, não poderia ter passado mais de dois a cinco anos. Se tivesse sido um declínio longo e gradual; eles haviam sido destituídos por anos dos privilégios do evangelho; ou se tivessem tido tempo de esquecer aquele que primeiro lhes pregara, não seria uma surpresa. Mas quando ocorreu em alguns meses; quando seu amor ardente por Paulo e sua confiança nele desapareceram tão cedo, ou seus afetos se alienaram, e quando abraçaram opiniões que tendiam a colocar o evangelho inteiro de lado, não poderia deixar de excitar a maravilha de Paulo. Saiba, portanto, que os homens, professamente piedosos e aparentemente ardentemente apegados ao evangelho, podem se tornar pervertidos em seus pontos de vista e alienados daqueles que os chamaram para o evangelho e a quem professaram ter amor. O ardor dos afetos se torna frio, e alguns mestres do erro astutos, zelosos e plausíveis seduzem a mente, corrompem o coração e alienam os afetos. Onde há o ardor do primeiro amor a Deus, há também um esforço logo feito pelo adversário, para afastar dele o coração; e jovens convertidos são comumente atacados em breve de alguma maneira plausível, e pela arte e argumentos são adaptados para desviar suas mentes da verdade e alienar os afetos de Deus.

Tão logo removido – Lutero observa que este também é um termo suave e gentil. Isso implica que a influência estrangeira foi usada para desviar suas mentes da verdade. A palavra usada aqui ( µetat??es?e metatithesthe) significa “transpor; colocar em outro lugar ” e depois, “passar de uma parte para outra”. Suas afeições haviam sido transferidas para outras doutrinas que não aquelas que eles haviam adotado a princípio, e passaram do único fundamento verdadeiro para um que não lhes daria apoio.

Daquele que te chamou – Houve uma grande diferença de opinião em relação ao sentido dessa passagem. Alguns supuseram que se refere a Deus; outros para Cristo; outros para o próprio Paulo. Qualquer suposição faz sentido e transmite uma idéia que não é contrária às Escrituras em outros lugares. Doddridge, Chandler, Clarke, Macknight, Locke e alguns outros se referem a Paul; Rosenmuller, Koppe e outros, supõem que se refira a Deus; e outros o remetem ao Redentor. O siríaco declara: “Fico maravilhado por você tão logo se afastar daquele Messias (Cristo) que o chamou”. etc. Não é possível, talvez, determinar o verdadeiro sentido. Não me parece me referir a Paulo, como o principal objetivo da Epístola, não mostrar que eles haviam se afastado dele, mas do evangelho – uma ofensa muito mais grave; e parece-me que é para ele se referir a Deus. Os motivos são:

(1) Diz-se que aquele que os chamou os chamou “para a graça de Cristo”, o que dificilmente seria dito do próprio Cristo; e,

(2) Que o trabalho de chamar pessoas geralmente está nas Escrituras atribuídas a Deus; 1 Tessalonicenses 2:12 ; 1 Tessalonicenses 5:24 ; 2 Tessalonicenses 2:14 ; 2 Timóteo 1: 9 .

Na graça de Cristo – Locke torna isso “na aliança da graça que é de Cristo”. Doddridge entende do método de salvação que é pela ou através da graça de Cristo. Não há dúvida de que se refere ao plano de salvação que é por Cristo, ou em Cristo; e a idéia principal é que o esquema de salvação que eles haviam adotado sob sua instrução era um que contemplava a salvação somente pela graça ou favor de Cristo; e que daí foram removidos para outro esquema, essencialmente diferente, onde a graça de Cristo se tornou inútil e sem efeito. O objetivo de Paulo é mostrar que o verdadeiro plano faz de Cristo o grande e proeminente objeto; e que o plano que eles haviam abraçado era totalmente diferente.

Para outro evangelho – Um evangelho que destrói a graça de Cristo; que proclama a salvação em outros termos que não a simples dependência dos méritos do Senhor Jesus; e que introduziu os ritos e cerimônias judaicos como essenciais, a fim de obter a salvação. O apóstolo chama esse esquema de “evangelho”, porque fingia ser; foi pregado por aqueles que afirmavam ser pregadores do evangelho; quem alegou ter vindo direto dos apóstolos em Jerusalém e que fingiu declarar o método da salvação. Afirmava ser o evangelho, e ainda assim era essencialmente diferente do plano que ele havia pregado como constituinte do evangelho. O que ele pregou inculcou toda a dependência do pecador nos méritos e graça de Cristo; esse sistema havia introduzido dependência da observância dos ritos do sistema mosaico, conforme necessário para a salvação.

Comentário de E.W. Bullinger

removido . Leia “removendo” . Grego. metatithemi . O meio. e passe. com apo , significa “desertar”. Ele. isto é Deus. Compare Romanos 8:30 . 1 Tessalonicenses 2:12 . 2 Tessalonicenses 2:14 .

em . Grego. en . App-104.

Cristo . App-98.

até . Grego. eis . App-104.

outro . Grego. heteros . App-124.

evangelho . Veja App-140.

Comentário de John Calvin

6. Eu me pergunto. Ele começa administrando uma repreensão, embora um tanto mais branda do que eles mereciam; mas sua maior severidade de linguagem é dirigida, como veremos, contra os falsos apóstolos. Ele os acusa de se desviar, não apenas do evangelho, mas de Cristo; pois era impossível para eles manter seu apego a Cristo, sem reconhecer que Ele graciosamente nos livrou da escravidão da lei. Mas essa crença não pode ser conciliada com aquelas noções que respeitam a obrigação de observância cerimonial que os falsos apóstolos inculcaram. Eles foram removidos de Cristo; não que eles rejeitassem inteiramente o cristianismo, mas que a corrupção de suas doutrinas não lhes deixasse nada além de um Cristo imaginário.

Assim, em nossos dias, os papistas, escolhendo ter um Cristo dividido e mutilado, não têm nenhum e, portanto, são “removidos de Cristo”. Eles estão cheios de superstições, que estão diretamente em desacordo com a natureza de Cristo. Observe-se cuidadosamente que somos removidos de Cristo quando caímos naquelas visões que são inconsistentes com seu ofício de mediação; pois a luz não pode ter comunhão com as trevas.

No mesmo princípio, ele chama outro evangelho , isto é, um evangelho diferente do verdadeiro. E ainda os falsos apóstolos professavam que pregavam o evangelho de Cristo; mas, misturando-se a suas próprias invenções, (19) pelas quais sua principal eficácia foi destruída, eles mantinham um evangelho falso, corrupto e espúrio. Ao usar o tempo presente, (“sois removidos”), ele parece dizer que eles estavam apenas no ato de falhar. Como se ele tivesse dito: “Ainda não digo que você foi removido; pois seria mais difícil voltar ao caminho certo. Mas agora, no momento crítico, não avance um único passo, mas recue instantaneamente. ”

De Cristo, que te chamou pela graça. Outros o lêem, “daquele que o chamou pela graça de Cristo”, entendendo que se refere ao Pai; mas a leitura que seguimos é mais simples. Quando ele diz que eles foram chamados por Cristo através da graça, isso tende a aumentar a criminalidade de sua ingratidão. Se revoltar do Filho de Deus sob quaisquer circunstâncias, é indigno e vergonhoso; mas se revoltar dele, depois de ser convidado a participar da salvação pela graça, é mais eminentemente básico. Sua bondade para conosco torna nossa ingratidão por ele mais terrivelmente hedionda.

Tão logo . Quando se considera quanto tempo eles descobriram uma falta de firmeza, sua culpa é ainda mais acentuada. Uma estação apropriada, de fato, para se afastar de Cristo não pode ser imaginada. Mas o fato de que Paulo mal os deixou, e os gálatas foram levados para longe da verdade, inferindo ainda mais culpa. Como a consideração da graça pela qual foram chamados foi aduzida para agravar sua ingratidão, também a circunstância do tempo em que foram removidas agora é aduzida para agravar sua leviandade.

Comentário de Adam Clarke

Fico maravilhado por você ser removido tão rapidamente – Era uma questão de admiração para o apóstolo que um povo, tão profundamente convertido a Deus, tivesse tão cedo destruído sua fé. Mas a mutabilidade em si não tem um assunto mais apropriado para trabalhar do que o coração humano; os trabalhos alternativos de diferentes paixões estão continuamente mudando o personagem ou dando uma coloração diferente. Razão, não paixão, a palavra de Deus, não as palavras dos homens, devem ser consultadas sozinhas nas preocupações de nossa salvação.

Daquele que te chamou – O apóstolo parece aqui significar a si mesmo. Ele os chamou para a graça de Cristo; e eles não apenas abandonaram essa graça, mas seus corações ficaram muito afastados dele; de modo que, embora a princípio tivessem arrancado seus olhos por ele, finalmente o consideraram seu inimigo, Gálatas 4: 14-16 .

Outro evangelho – É certo que, nas eras mais remotas da Igreja Cristã, havia vários evangelhos espúrios em circulação, e foi a multidão dessas relações falsas ou imprecisas que levaram São Lucas a escrever os seus. Ver Lucas 1: 1 . Temos os nomes de mais de setenta dessas narrativas espúrias ainda registradas, e nos escritores antigos muitos fragmentos delas permanecem; estes foram coletados e publicados por Fabricius, em seu relato dos livros apócrifos do Novo Testamento, 3 vols. 8vo. Em alguns desses evangelhos, a necessidade de circuncisão e sujeição à lei mosaica em união com o Evangelho, foram fortemente inculcadas. E a um deles o apóstolo parece se referir.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 1: 6. Já observamos que o primeiro esforço de São Paulo nessa epístola foi satisfazer os gálatas, que o relato dele espalhado, que ele pregava a circuncisão, era falso. Até que essa obstrução que estava em seu caminho fosse removida, não havia nenhum propósito em dissuadi-los da circuncisão, embora fosse esse o principal motivo para ele nesta epístola. Para mostrar a eles que ele não promoveu a circuncisão, ele chama o seu ouvir para aqueles que os convenceram a serem circuncidados, sendo afastados dele; e aqueles que os persuadiram, pervertedores do Evangelho de Cristo, Gálatas 1: 6-7 . Ele ainda assegura a eles que o Evangelho que ele pregava em todos os lugares era aquele e somente aquele que ele havia recebido por revelação imediata de Cristo, e não era um artifício do homem; nem ele a modificou para agradar aos homens; isso não consistiria em ele ser um servo de Cristo, Gálatas 1:10 . E ele expressa uma adesão tão firme ao que recebeu de Cristo e pregou a eles, que pronuncia um anátema sobre si mesmo, Gálatas 1: 8-9 ou qualquer outro homem, ou anjo, que deveria pregar qualquer outra coisa para eles. Para constatar que isso tem ocorrido ao longo de toda a sua conduta, ele se presta conta por muitos anos atrás, mesmo desde o tempo anterior à sua conversão; onde ele mostra que, de um judeu perseguidor zeloso, ele foi feito cristão e apóstolo por revelação imediata; e que não tendo comunicação com os apóstolos, ou com as igrejas da Judéia, ou com qualquer homem nesse sentido por alguns anos, ele não tinha nada para pregar, a não ser o que havia recebido por revelação imediata. Não, quando catorze anos depois que ele subiu a Jerusalém, foi por revelação; e quando ele comunicou o evangelho que ele pregou entre os gentios, Pedro, Tiago e João o aprovaram sem acrescentar nada, mas o admitiram como seu companheiro apóstolo. De modo que, em tudo isso, ele foi guiado por nada além de revelação divina, à qual aderiu inflexivelmente até agora, que se opôs abertamente a São Pedro por sua judaização em Antioquia. Tudo o que conta a si próprio tende claramente a mostrar que São Paulo não deu o menor passo para cumprir os judeus em favor da lei; nem, em relação ao homem, se desviou da doutrina que ele recebeu por revelação de Deus, cap. Gálatas 1: 6. Ii. 21

Daquele que o chamou para a graça de Cristo Essas palavras podem ser traduzidas com igual propriedade, chamadas por você ou pela graça de Cristo. A passagem indica claramente o próprio São Paulo. Veja cap. Gálatas 5: 8 . Mas então alguém pode se perguntar como ele passou a usar essas palavras; visto que, à primeira luz, poderia parecer melhor dizer: Removido do evangelho que eu te preguei, para outro evangelho, do que Removido de mim que te chamou para a graça de Cristo, para outro evangelho. Mas, se for lembrado que o plano de São Paulo aqui é justificar-se da aspersão lançada sobre ele, que ele pregava a circuncisão, nada poderia ser mais adequado para esse propósito do que essa maneira de se expressar.

Comentário de Scofield

graça

A prova do evangelho é a graça. Se a mensagem exclui a graça, ou mistura lei com graça como meio de justificação ou santificação Gálatas 2:21 ; Gálatas 3: 1-3 ou nega o fato ou a culpa do pecado, que por si só dá à graça sua ocasião e oportunidade, é “outro” evangelho, e o pregador dele está sob o anátema de Deus Gálatas 1: 8 ; Gálatas 1: 9 .

Comentário de John Wesley

Fico maravilhado por ser logo removido daquele que o chamou para a graça de Cristo para outro evangelho:

Fico maravilhado por você ser removido tão cedo .

Daquele que o chamou pela graça de Cristo – Seu evangelho gracioso e seu poder gracioso.

Referências Cruzadas

Salmos 106:13 – Mas logo se esqueceram do que ele tinha feito e não esperaram para saber o seu plano.

Isaías 29:13 – O Senhor diz:  “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens.

Jeremias 2:12 – Espantem-se diante disso, ó céus! Fiquem horrorizados e abismados”, diz o Senhor.

Marcos 6:6 – E ficou admirado com a incredulidade deles. Então Jesus passou a percorrer os povoados, ensinando.

João 9:30 – O homem respondeu: “Ora, isso é extraordinário! Vocês não sabem de onde ele vem, contudo ele me abriu os olhos.

Atos dos Apóstolos 15:11 – De modo nenhum! Cremos que somos salvos pela graça de nosso Senhor Jesus, assim como eles também”.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

1 Coríntios 4:15 – Embora possam ter dez mil tutores em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por meio do evangelho.

2 Coríntios 11:4 – Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente.

Gálatas 3:1 – Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?

Gálatas 4:9 – Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?

Gálatas 5:4 – Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.

Gálatas 5:7 – Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade?

Gálatas 5:8 – Tal persuasão não provém daquele que os chama.

2 Tessalonicenses 2:14 – Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Timóteo 1:14 – contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

2 Timóteo 2:1 – Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.

1 Pedro 1:15 – Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,

2 Pedro 1:3 – Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

Apocalipse 22:21 – A graça do Senhor Jesus seja com todos. Amém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *