Estudo de Gálatas 3:1 – Comentado e Explicado

Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi apresentada a imagem de Jesus Cristo crucificado?
Gálatas 3:1

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

tolo = sem sentido. Grego. anotetos . Veja Romanos 1:14 .

tem . Omitir.

enfeitiçado . Grego. baskaino . Somente aqui no NT Na Septuaginta de Deuteronômio 28:54 , Deuteronômio 28:56 . O substantivo baskanos em Provérbios 23: 8 ; Provérbios 28:22 .

que . . . verdade . Os textos omitem.

não Grego. eu App-105.

obedecer . Grego. peitho . App-160.

antes . Grego. kata . App-104.

Jesus Cristo . App-98.

foi = foi,

evidentemente estabelecido , grego. prographo . Ver Romanos 15: 4 .

crucificado = como tendo sido crucificado.

entre vocês . Os textos omitem.

Comentário de John Calvin

1. Ó gálatas tolos . Uma exposição está aqui entrelaçada – devo dizer, inserida – entre suas declarações doutrinárias. Alguns se perguntam se ele não o atrasou até o final da Epístola, mas a natureza muito séria dos erros que ele apresentou indiscutivelmente o despertou para uma explosão de paixão. Quando ouvimos que o Filho de Deus, com todos os seus benefícios, é rejeitado, que sua morte é estimada como nada, que mente piedosa não iria se indignar? Ele, portanto, declara que aqueles que se permitiram se envolver em um crime tão hediondo devem ter sido ????t??, isto é, “desordenados em mente”. Ele os acusa não apenas de terem sido enganados, mas de terem sido levados por algum tipo de encantamento mágico (54), o que é uma acusação ainda mais séria. Ele insinua que a queda deles teve mais loucura do que loucura.

Alguns pensam que Paulo se refere ao temperamento da nação, que, sendo brotado de bárbaros, era mais difícil treiná-los; mas prefiro pensar que ele se refere ao próprio assunto. Parece algo sobrenatural, que, depois de apreciar o evangelho com tanta clareza, eles devem ser afetados pelas ilusões de Satanás. Ele não diz apenas que eles foram “enfeitiçados” e “desordenados em mente”, porque não obedeceram à verdade; mas porque, depois de terem recebido instruções tão claras, tão completas, tão delicadas e poderosas, elas imediatamente se afastaram. Erasmus escolheu interpretar as palavras “para que não acredites na verdade”. Não estou totalmente preparado para deixar de lado essa tradução, mas preferiria a palavra obedecer , porque Paulo não os incumbe de ter, desde o início, rejeitado o evangelho, mas de não ter perseverado em obediência.

Diante de cujos olhos . Pretende-se, como já sugeri, expressar um agravamento; pois, as melhores oportunidades que tinham para conhecer a Cristo, mais hedionda era a criminalidade de abandoná-lo. Tal, ele lhes diz, era a clareza de sua doutrina, que não era uma doutrina nua, mas a imagem viva e expressa de Cristo. (55) Eles haviam conhecido a Cristo de tal maneira que quase se dizia que o tinham visto.

Jesus Cristo foi evidentemente estabelecido . A interpretação de Agostinho da palavra p??e???f?, (“foi apresentada”) é dura e inconsistente com o desígnio de Paulo. Ele faz com que isso signifique que Cristo deveria ser expulso da possessão. Outros propõem uma frase diferente ( proscriptus ) que, se usada no sentido de “proclamado abertamente”, não seria inaplicável. Os gregos, portanto, tomam emprestado deste verbo a palavra p?????µµata, para designar painéis nos quais os bens destinados à venda foram publicados, de modo a serem expostos à visão de todos. Mas o particípio, pintado , é menos ambíguo e, na minha opinião, é extremamente apropriado. Para mostrar o quão enérgica era sua pregação, Paulo compara-a primeiro a uma figura que exibia a eles, de maneira viva, a imagem de Cristo.

Mas, não satisfeito com essa comparação, acrescenta, Cristo foi crucificado entre vocês, sugerindo que a visão real da morte de Cristo não poderia ter afetado-os mais poderosamente do que sua própria pregação. A opinião de alguns, de que os Gálatas “crucificaram para si mesmos ( Hebreus 6: 6 ) o Filho de Deus novamente, e o deixaram envergonhado;” que eles haviam se retirado da pureza do evangelho; ou, pelo menos, emprestou seus ouvidos e confiou a impostores que o crucificaram – parece-me sobrecarregado. O significado, portanto, é que a doutrina de Paulo os havia instruído a respeito de Cristo de tal maneira como se ele lhes tivesse sido exibido em uma gravura, ou seja, “crucificado entre eles”. Tal representação não poderia ter sido feita por nenhuma eloqüência ou por “palavras atraentes da sabedoria do homem” ( 1 Coríntios 2: 4 ), se não tivesse sido acompanhada pelo poder do Espírito, do qual Paulo tratou amplamente em ambos as epístolas aos coríntios.

Que os que cumprem corretamente o ministério do evangelho aprendam, não apenas a falar e declamar, mas a penetrar na consciência dos homens, fazê-los ver Cristo crucificado e sentir o derramamento de seu sangue. (56) Quando a Igreja tem pintores como esses, ela não precisa mais das imagens mortas de madeira e pedra, ela não precisa mais de quadros; os quais, inquestionavelmente, foram admitidos pela primeira vez nos templos cristãos quando os pastores se tornaram burros e se converteram em meros ídolos, ou quando proferiram algumas palavras do púlpito de maneira tão fria e descuidada, que o poder e a eficácia do ministério foram completamente extintos.

Comentário de Adam Clarke

Ó gálatas tolos – ó povo apaixonado; você faz tão pouco uso da razão quanto aqueles que não a têm; você agiu nesse ramo como os fascinados – eles são levados cegamente e sem resistência à sua própria destruição.

Que você não deve obedecer à verdade – esta cláusula está faltando no ABD * FG, em alguns outros, nos siríacos, erpenianos, coptas, sahídicos, italianos, Vulgatas MS. E nos mais importantes pais gregos e latinos. Sobre a cláusula que o professor White diz, Certissime delenda , “certamente deve ser eliminado”. Existem várias leituras diferentes neste versículo, das quais parece que o verso no melhor MSS antigo. e as versões foram lidas assim: Ó gálatas tolos, quem te enfeitiçou? Diante de cujos olhos Jesus Cristo crucificado foi claramente exposto.

Entre vocês? ?? ?µ?? está querendo no ABC, vários outros, o siríaco, erpeniano, copta, sahidic, etiópico, armênio, Vulgata MS., Uma cópia da Itala e em vários pais. As palavras parecem perturbar o sentido e obrigaram os comentaristas a recorrer a uma espécie de significado técnico; viz. “A doutrina do Evangelho havia sido pregada tão completamente entre essas pessoas que se poderia dizer que Jesus Cristo havia sido crucificado entre elas; tão completamente seus sofrimentos foram detalhados e o design deles apontado”.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 3: 1 . Ó gálatas tolos, Pelo relato que São Paulo deu a si mesmo nos capítulos anteriores, os gálatas foram mobilizados com evidências suficientes para limpá-lo em suas mentes do relatório de sua circuncisão de pregação que ele vem agora, o caminho sendo assim aberto, diretamente para se oporem a serem circuncidados e se sujeitarem à lei. O primeiro argumento que ele usa é: “Que eles receberam o Espírito Santo e o dom de milagres, pelo Evangelho, e não pela lei”. Gálatas 3: 1-5 . Em vez de quem te enfeitiçou? alguns renderizariam eßas?a?e, quem te encantou; e outros, que invejaram sua felicidade? A palavra expressa fortemente a reviravolta irracional que suas mentes haviam tomado, de modo que alguém poderia imaginar que eles foram privados do uso regular, mesmo de suas faculdades naturais. Que você não deve obedecer à verdade significa: “Que você não deve permanecer firme na liberdade do evangelho”. Veja no cap. Gálatas 2:14 . São Paulo não menciona nada para eles aqui, mas Cristo crucificado; como sabendo que, quando antes ele pregou a Cristo crucificado para eles, ele os mostrou que, por sua morte na cruz, os crentes foram libertados da maldição da lei, e a aliança de obras foi totalmente removida, para dar lugar a o da graça. Podemos encontrá-lo inculcando seus outros conversos gentios, Efésios 2: 15-16 . Colossenses 2:14 ; Colossenses 2:20 e, consequentemente, ele diz aos Gálatas 5: 2 ; Gálatas 5: 4 que se, pela circuncisão, se colocassem debaixo da lei, caíam da graça, e Cristo não lhes tiraria proveito. ‘Não há espaço para objetar aqui, que o que São Paulo exorta é apenas um argumento para as paixões; pois, proporcionalmente ao sentido afetante que eles tinham do amor de Cristo, ao submeter-se à crucificação por eles, seria o sentido racional das obrigações que lhe eram impostas: preservar seu evangelho puro e sua igreja livre e feliz. O Dr. Heylin apresenta a última cláusula, para você, cuja visão a crucificação de Jesus Cristo foi tão vividamente representada. E Musculus e Bengelius leram, diante de cujos olhos Jesus Cristo foi estabelecido crucificado entre vocês.

Comentário de Scofield

graça Graça (na salvação). Gálatas 5: 4 ; Romanos 3:24 . (Veja Scofield “ João 1:17 “) .

justiça (Veja Scofield “ Romanos 10:10 “) .

Comentário de John Wesley

Ó gálatas tolos, que vos enfeitiçaram, para que não obedeças a verdade, diante de cujos olhos Jesus Cristo foi evidentemente exposto, crucificado entre vocês?

Ó gálatas impensados – Ele os invade com uma bela brusquidão.

Quem te enfeitiçou – Assim, para contradizer sua razão e experiência. Diante de cujos olhos Jesus Cristo foi tão evidentemente exposto – Pela nossa pregação, como se ele tivesse sido crucificado entre vocês.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 32:6 – É assim que retribuem ao Senhor, povo insensato e ignorante? Não é ele o Pai de vocês, o seu Criador, que os fez e os formou?

1 Samuel 13:13 – Disse Samuel: “Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor seu Deus lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel.

Mateus 7:26 – Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.

Mateus 24:24 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

Lucas 24:25 – Ele lhes disse: “Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!

Atos dos Apóstolos 6:7 – Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé.

Atos dos Apóstolos 8:9 – Um homem chamado Simão vinha praticando feitiçaria durante algum tempo naquela cidade, impressionando todo o povo de Samaria. Ele se dizia muito importante,

Romanos 2:8 – Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.

Romanos 6:17 – Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

Romanos 10:16 – No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa mensagem? “

1 Coríntios 1:23 – nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios

1 Coríntios 2:2 – Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.

1 Coríntios 11:26 – Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.

2 Coríntios 10:5 – Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

2 Coríntios 11:3 – O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.

2 Coríntios 11:13 – Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo.

Gálatas 1:6 – Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho

Gálatas 2:14 – Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: “Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?

Gálatas 3:3 – Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?

Gálatas 4:9 – Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?

Gálatas 5:7 – Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade?

Gálatas 5:7 – Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade?

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

Efésios 4:14 – O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.

Efésios 5:15 – Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,

2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

2 Tessalonicenses 2:9 – A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.

1 Timóteo 6:4 – é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas

Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

Hebreus 11:8 – Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

1 Pedro 4:17 – Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

2 Pedro 2:18 – pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro.

Apocalipse 2:20 – No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos.

Apocalipse 13:13 – E realizava grandes sinais, chegando a fazer descer fogo do céu à terra, à vista dos homens.

Apocalipse 18:3 – pois todas as nações beberam do vinho da fúria da sua prostituição. Os reis da terra se prostituíram com ela; à custa do seu luxo excessivo os negociantes da terra se enriqueceram”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *