Estudo de Deuteronômio 32:6 – Comentado e Explicado

E assim que agradeceis ao Senhor, povo frívolo e insensato? Não é ele teu Pai, teu Criador, que te fez e te estabeleceu?
Deuteronômio 32:6

Comentário de Albert Barnes

Te comprou – Antes, talvez, “te adquiriu para o seu próprio” ou “te possuiu”: compare a expressão “povo peculiar”, margem “povo adquirido” em 1 Pedro 2: 9 .

Comentário de John Wesley

Deste modo, vós, o povo tolo, e insensato, Senhor? não é ele teu pai que te comprou? Ele não te fez e te estabeleceu?

Ó povo tolo e imprudente! – Tolos e tolos duplos! Tolos de fato, para desobedecer alguém, de quem você depende inteiramente! Quem te enfeitiçou! Para abandonar suas próprias misericórdias por vaidades mentirosas! Comprei-te – Que te redimiu da escravidão egípcia.

Te fez – Não apenas de uma maneira geral pela criação, mas de uma maneira peculiar, fazendo de você seu povo peculiar.

Estabelecido – Isto é, renovou e confirmou seu favor para ti, e não o tirou, o que você muitas vezes o provocou a fazer.

Comentário de John Calvin

6. Assim, você pede ao Senhor. A fim de expor a ingratidão do povo a uma maior infâmia, ele agora começa a comemorar os benefícios pelos quais Deus os colocou sob obrigação de si mesmo: quanto mais liberalmente Deus lida conosco, mais fervorosa deve ser a piedade despertada em nossa vida. corações; antes, sua bondade, assim que provamos, deve atrair-nos imediatamente a ele. Agora, embora Deus sempre tenha sido generoso com toda a raça humana, de uma maneira peculiar, havia derramado uma imensa abundância de Sua generosidade sobre esse povo; isso, então, Moisés alega, e mostra como eles eram ingratos. Ele primeiro expõe interrogativamente com eles, perguntando se esse era um retorno adequado às bênçãos especiais de Deus; e prossegue para enumerá-los. Ele pergunta a eles, então, se Deus não era o pai deles, desde o momento em que os honrou com a distinção de Sua adoção: e sob essa única cabeça ele compreende muitas coisas, porque a partir dessa fonte procediam quaisquer bênçãos que Deus tivesse conferido. eles. Contudo, não para examinar todos os pontos com a precisão que merece, que obrigação mais vinculativa poderia ser imaginada do que Deus deveria ter escolhido uma nação para Si mesmo fora do mundo inteiro, cujo pai Ele deveria ter um privilégio especial? Pois, embora todos os seres humanos, desde que foram criados à imagem de Deus, às vezes sejam chamados Seus filhos, ainda a serem considerados Seus filhos eram o privilégio especial dos filhos de Abraão. E, a fim de provar que isso não era uma dignidade natural, mas adquirida, Moisés imediatamente depois explica de que maneira Deus era o Pai deles: a saber, que ele os comprou, fez e os preparou. O fundamento e a origem, então, foram o prazer gratuito gratuito de Deus, quando Ele os considerou Seu povo peculiar. Em outros lugares, de fato, sua segunda compra deles é mencionada quando Ele os redimiu do Egito; aqui, no entanto, Moisés volta mais longe, a saber, ao convênio firmado com Abraão, pelo qual eles foram separados de outras nações, como será exibido mais claramente atualmente. Rejeito, por não estar em harmonia com o contexto, a tradução que alguns dão da palavra, ???, kanah, ou seja, possuir. (254)

No mesmo sentido, acrescenta-se que eles foram feitos por Deus: o que não é. referem-se à criação geral, mas apenas ao privilégio de adoção, pelo qual se tornaram a nova obra de Deus, e na qual outra forma lhes foi comunicada; Nesse sentido, Ele também é chamado de conspirador ou Criador. Em outros lugares, também, quando o Profeta diz:

“Sabei que o Senhor ele é Deus: foi ele quem nos criou, e não nós mesmos” ( Salmos 100: 3 ).

ele, sem dúvida, amplia essa prerrogativa especial, segundo a qual Deus havia distinguido os filhos de Abraão acima de todas as outras raças. Pois, desde que a queda de Adão trouxe desgraça a toda a sua posteridade, Deus restaura aqueles a quem Ele separa como Sua, para que a condição deles seja melhor do que a de todas as outras nações. Ao mesmo tempo, deve-se observar que essa graça de renovação se apaga em muitos que depois a profanaram. Consequentemente, a Igreja é chamada obra e criação de Deus, em dois sentidos, isto é, geralmente no que diz respeito à sua vocação externa, e especialmente no que diz respeito à regeneração espiritual, no que diz respeito aos eleitos; pois o pacto da graça é comum a hipócritas e verdadeiros crentes. Nesta base, todos os que Deus reúne em Sua Igreja, dizem indiscriminadamente serem renovados e regenerados: mas a renovação interna pertence apenas aos crentes; a quem Paulo chama, portanto, “obra de Deus, criada para boas obras, que Deus preparou” etc. etc. ( Efésios 2:10 .) O mesmo é a tendência da terceira palavra, que pode, no entanto, ser considerada como ” estabelecer;” (255) embora eu tenha preferido seguir o sentido mais recebido, a saber, que Deus havia preparado Seu povo, como o artífice modela e se ajusta ao seu trabalho.

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 32: 6 . Ó povo tolo e imprudente! Tolos e tolos duplos! Engana-se, de fato, de desobedecer alguém de quem você depende inteiramente! Quem te enfeitiçou para abandonar suas próprias misericórdias por vaidades mentirosas? Te comprei – Que te resgatou da escravidão egípcia. Te fez – Não apenas em geral, pela criação, mas de uma maneira peculiar, fazendo de você seu povo peculiar. Estabelecido – Isso é renovado e confirma seu favor para ti, e não o tira, o que o provocaste a fazer.

Comentário de E.W. Bullinger

Faz . . . ? Figura do discurso Erotose. App-6.

Referências Cruzadas

Exodo 4:22 – Depois diga ao faraó que assim diz o Senhor: Israel é o meu primeiro filho,

Exodo 15:16 – terror e medo caem sobre eles; pelo poder do teu braço ficam paralisados como pedra, até que passe o teu povo, ó Senhor, até que passe o povo que tu compraste.

Deuteronômio 32:18 – Vocês abandonaram a Rocha, que os gerou; vocês se esqueceram do Deus que os fez nascer.

Jó 10:8 – “Foram as tuas mãos que me formaram e me fizeram. Irás agora voltar-te e destruir-me?

Salmos 74:2 – Lembra-te do povo que adquiriste em tempos passados, da tribo da tua herança, que resgataste, do monte Sião, onde habitaste.

Salmos 74:18 – Lembra-te de como o inimigo tem zombado de ti, ó Senhor, como os insensatos têm blasfemado o teu nome.

Salmos 95:6 – Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador;

Salmos 100:3 – Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio.

Salmos 149:2 – Alegre-se Israel no seu criador, exulte o povo de Sião no seu rei!

Isaías 1:2 – Ouçam, ó céus! Escute, ó terra! Pois o Senhor falou: “Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim.

Isaías 27:11 – Quando os seus ramos estão secos e quebram-se, as mulheres fazem fogo com eles, pois esse é um povo sem entendimento. Por isso aquele que o fez não tem compaixão dele, aquele que o formou não lhe mostra misericórdia.

Isaías 43:3 – Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dou o Egito como resgate por você, a Etiópia e Sebá em troca de você.

Isaías 43:7 – todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz”.

Isaías 44:2 – Assim diz o Senhor, aquele que o fez, que o formou no ventre, e que o ajudará: Não tenha medo, ó Jacó, meu servo, Jesurum, a quem escolhi.

Isaías 63:16 – Entretanto, tu és o nosso Pai. Abraão não nos conhece e Israel nos ignora; tu, Senhor, és o nosso Pai, e desde a antigüidade te chamas nosso Redentor.

Jeremias 4:22 – “O meu povo é tolo, eles não me conhecem. São crianças insensatas que nada compreendem. São hábeis para praticar o mal, mas não sabem fazer o bem. “

Jeremias 5:21 – Ouçam isto, vocês, povo tolo e insensato, que têm olhos mas não vêem, têm ouvidos mas não ouvem:

Lucas 15:18 – Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.

João 8:41 – Vocês estão fazendo as obras do pai de vocês”. Protestaram eles: “Nós não somos filhos ilegítimos. O único Pai que temos é Deus”.

Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

1 Coríntios 6:20 – Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

2 Coríntios 5:14 – Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.

Gálatas 3:1 – Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?

Gálatas 3:26 – Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,

Gálatas 4:6 – E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

2 Pedro 2:1 – No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *