Estudo de Salmos 95:6 – Comentado e Explicado

Vinde, inclinemo-nos em adoração, de joelhos diante do Senhor que nos criou.
Salmos 95:6

Comentário de Albert Barnes

O venha, vamos adorar e nos curvarmos – Vamos adorá-lo curvando-nos; nos prostrando diante dele. A palavra aqui traduzida como “vem” não é a mesma que é usada no Salmo 95: 1 . Seu significado literal é “vem” e é uma exortação sincera a vir e adorar. Não é uma partícula meramente chamando a atenção para um assunto, mas é uma exortação abordar – entrar – para se envolver em algo. A palavra traduzida como “adoração” significa propriamente se curvar; inclinar-se; e então, curvar-se ou prostrar-se diante de alguém, a fim de homenageá-lo ou reverenciar. Então significa se curvar diante de Deus na atitude de adoração. Naturalmente, se referiria a uma “prostração” inteira no chão, que era um modo comum de adoração; mas também expressaria adoração de qualquer forma. A palavra “curvar-se” significa corretamente dobrar-se, curvar-se, geralmente falado dos joelhos. Isaías 45:23 : “todo joelho dobrará.” Compare Juízes 7: 5-6 ; 1 Reis 8:54 ; 2 Reis 1:13 . A palavra pode ser aplicada, como a palavra anterior, àqueles que se curvam com toda a pessoa ou se prostram no chão. 2 Crônicas 7: 3 .

Ajoelhemo-nos diante do Senhor, nosso Criador – A atitude habitual de oração nas Escrituras. Veja as notas em Daniel 6:10 ; compare 2 Crônicas 6:13 ; Lucas 22:41 ; Atos 7:60 ; Atos 9:40 ; Atos 20:36 ; Atos 21: 5 . Todas as expressões aqui empregadas denotam uma postura de profunda reverência na adoração, e a passagem é uma repreensão permanente de todas as posturas irreverentes na oração; de tais hábitos que geralmente prevalecem no culto público, onde nenhuma mudança de postura é feita na oração, e onde uma congregação se senta irreverentemente no ato de adorar a Deus. As pessoas mostram a seus semelhantes o respeito indicado por se levantarem diante deles: muito mais devem mostrar respeito a Deus – respeito em uma postura que indicará profunda reverência e um profundo senso de sua presença e majestade. Reverentemente, ajoelhado ou em pé “indica” isso; sentado não indica.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 95: 6 . Venha, vamos adorar e nos curvarmos – Não sejamos, portanto, atrasados, para cumprir este convite; mas todos nós, com as mais baixas prostrações, adoramos com devoção este grande e glorioso Ser. Ajoelhemo-nos diante do Senhor, nosso Criador – com humilde reverência e um santo respeito a ele; como se tornam aqueles que sabem que distância infinita existe entre nós e ele, quanto estamos em perigo de sua ira e em que grande necessidade temos de sua misericórdia. A postura de nossos corpos, de fato, por si só, ganha pouco; no entanto, certamente é certo e correto que eles participem do serviço de Deus, e que a adoração interna seja acompanhada e significada por aquilo que é externo, ou que a reverência, seriedade e humildade de nossas mentes sejam manifestadas por nossa queda. de joelhos diante do grande Jeová, que nos deu o nosso ser, e de quem somos continuamente dependentes para a continuidade dele e para todas as nossas bênçãos.

Comentário de Adam Clarke

Venha, vamos adorar – Três palavras distintas são usadas aqui para expressar três atos diferentes de adoração:

  1. Vamos adorar, n ???? nishtachaveh , vamos nos prostrar; o mais alto ato de adoração pelo qual a supremacia de Deus é reconhecida.
  • Vamos nos inclinar, n ??? nichraah , agachar-nos ou encolher-se, dobrando as pernas, como um cão na presença de seu mestre, que espera solicitamente para receber seus comandos.
  • Ajoelhemo- nos, nibrachah , deitemos os joelhos no chão e, assim, nos colocemos na postura daqueles que suplicam.
  • E vamos considerar que tudo isso deve ser feito na presença daquele que é Jeová, nosso Criador.

    Comentário de John Calvin

    6. Venham, vamos adorar Agora que o salmista exorta o povo escolhido de Deus à gratidão, por aquela preeminência entre as nações que ele lhes havia conferido no exercício de seu livre favor, sua linguagem fica mais veemente. Deus nos fornece amplos motivos de louvor quando ele nos investe em distinção espiritual e nos leva a uma preeminência acima do resto da humanidade, que não repousa sobre méritos próprios. Em três termos sucessivos, ele expressa o único dever que incumbe aos filhos de Abraão, o de uma devoção inteira deles mesmos a Deus. A adoração a Deus, da qual o salmista aqui fala, é certamente uma questão de tanta importância que exige toda a nossa força; mas devemos notar que ele particularmente condescende com um ponto, o favor paterno de Deus, evidenciado em sua adoção exclusiva da posteridade de Abraão à esperança da vida eterna. Também devemos observar que essa menção é feita não apenas de gratidão interior, mas também da necessidade de uma profissão externa de piedade. As três palavras usadas implicam que, para cumprir seu dever adequadamente, o povo do Senhor deve apresentar-se a ele em sacrifício publicamente, com ajoelhamento e outras marcas de devoção. A face do Senhor é uma expressão a ser entendida no sentido que eu me referi acima – que o povo deve se prostrar diante da Arca da Aliança, pois a referência é ao modo de adoração sob a Lei. Esta observação, no entanto, deve ser tomada com uma reserva, de que os adoradores deveriam erguer os olhos para o céu e servir a Deus de maneira espiritual. (47)

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *