Estudo de Gálatas 4:6 – Comentado e Explicado

A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!
Gálatas 4:6

Comentário de Albert Barnes

E porque vocês são filhos – Como conseqüência de serem adotados na família de Deus e serem considerados filhos dele. Segue como parte de seu propósito de adoção que seus filhos tenham o espírito do Senhor Jesus.

O Espírito de seu Filho – O espírito do Senhor Jesus; o espírito que o animou, ou que ele evidenciou. A idéia é que, quando o Senhor Jesus foi capacitado a se aproximar de Deus com a linguagem do carinho e do amor, assim seria. Ele, sendo o Filho de Deus verdadeiro e exaltado, tinha o espírito apropriado para tal relação; eles sendo adotados e feitos como ele, têm o mesmo espírito. O “espírito” aqui mencionado não significa, como suponho: o Espírito Santo como tal; nem as investiduras milagrosas do Espírito Santo, mas o espírito que as fez como o Senhor Jesus; o espírito pelo qual eles foram capacitados a se aproximar de Deus como seus filhos, e usar a linguagem reverente, terna e afetuosa de uma criança que se dirige a um pai. É aquela linguagem usada pelos cristãos quando eles têm evidências de adoção; a expressão das emoções calorosas, elevadas e brilhantes que elas têm quando podem se aproximar de Deus como seu Deus, e se dirigir a ele como seu pai.

). Chorar – Ou seja, o espírito chora assim ( Pne?e?µa Pneuma- ?????? ). Compare as notas, Romanos 8: 26-27 . Em Romanos 8:15 , é “com que choramos”.

Abba, pai – Veja a nota em Romanos 8:15 . Dizem na Gemara da Babilônia, uma obra judaica, que não era permitido que os escravos usassem o título de Abba ao dirigir-se ao mestre da família à qual pertenciam. Nesse caso, a linguagem que os cristãos aqui estão representados como usando é a linguagem dos homens livres, e denota que eles não estão sob a servidão do pecado.

Comentário de E.W. Bullinger

filhos . App-108. Ao gerar de cima. Compare Tiago 1:18 .

tem . Omitir,

Espírito . App-101.

em . Grego. eis . App-104.

seu. Os textos leem “nosso” .

Abba . Veja App-94.:1.

Pai . App-98.

Comentário de John Calvin

6. E porque sois filhos . A adoção que ele mencionou provou pertencer aos gálatas pelo argumento a seguir. Essa adoção deve ter precedido o testemunho de adoção dado pelo Espírito Santo; mas o efeito é o sinal da causa. Ao se aventurar, ele diz, para chamar Deus de seu Pai, você tem o conselho e a direção do Espírito de Cristo; portanto, é certo que vocês são filhos de Deus. Isso concorda com o que é ensinado em outra parte por ele, que o Espírito é o penhor e a penhor de nossa adoção e nos dá uma crença bem fundamentada de que Deus nos considera com o amor de um pai.

“Quem também nos selou e deu o penhor do Espírito
nos nossos corações.” ( 2 Coríntios 1:22 .)

“Agora, quem nos operou pela mesma coisa é Deus,
que também nos deu o penhor do Espírito. ”
( 2 Coríntios 5: 5. )

Mas será contestado: também os homens maus não levam a sua imprudência ao ponto de proclamar que Deus é seu Pai? Eles não freqüentemente, com maior confiança do que outros, pronunciam suas falsas alegrias? Respondo, a linguagem de Paulo não se refere à vaidade ou à orgulhosa opinião de si mesmo que qualquer homem pode ter, mas ao testemunho de uma consciência piedosa que acompanha o novo nascimento. Esse argumento não pode ter peso, mas no caso dos crentes, pois os homens ímpios não têm experiência dessa certeza; como o próprio Senhor declara.

“O Espírito da verdade”, diz ele, “a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece.”
( João 14:17 .)

Isso está implícito nas palavras de Paulo: Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações . Não é o que as próprias pessoas, no julgamento tolo da carne, podem aventurar-se a acreditar, mas o que Deus declara em seus corações por seu Espírito. O Espírito de seu Filho é um título mais estritamente adaptado à presente ocasião do que qualquer outro que poderia ter sido empregado. Nós somos os filhos de Deus, porque recebemos o mesmo Espírito que seu único Filho.

Observe-se que Paulo atribui isso universalmente a todos os cristãos; pois onde esta promessa do amor Divino para conosco está em falta, certamente não há fé. Portanto, é evidente que tipo de cristianismo pertence ao papai, já que qualquer homem que diz que tem o Espírito de Deus é acusado por eles de presunção ímpia. Nem o Espírito de Deus, nem a certeza, pertencem à sua noção de fé. Esse princípio único mantido por eles é uma prova notável de que, em todas as escolas dos papistas, o diabo, o pai da incredulidade, reina. Reconheço, de fato, que os teólogos escolásticos, quando impõem às consciências dos homens a agitação da dúvida perpétua, estão em perfeita concordância com o que ditariam os sentimentos naturais da humanidade. É mais necessário fixar em nossa mente essa doutrina de Paulo, que nenhum homem é cristão que não aprendeu, pelo ensino do Espírito Santo, a chamar Deus de Pai.

Chorando . Acho que esse particípio é usado para expressar maior ousadia. A hesitação não nos permite falar livremente, mas mantém a boca quase fechada, enquanto as palavras meio quebradas dificilmente escapam de uma língua gaguejante. “Chorar”, por outro lado, expressa firmeza e confiança inabalável.

“Porque não recebemos novamente o espírito de escravidão ao medo,
mas de liberdade a plena confiança. ” ( Romanos 8:15 .)

Abba, pai . O significado dessas palavras, não tenho dúvida, é que invocar a Deus é comum a todas as línguas. É um fato diretamente relacionado ao presente assunto, que o nome Pai é dado a Deus pelos hebreus e pelos gregos; como havia sido previsto por Isaías,

“Toda língua fará confissão ao meu nome.”
( Isaías 45:23 .)

Todo esse assunto é tratado pelo apóstolo em maior extensão em sua Epístola aos Romanos. Considero desnecessário repetir aqui as observações que já fiz na exposição daquela Epístola e que o leitor pode consultar. Visto que, portanto, os gentios são contados entre os filhos de Deus, é evidente que a adoção não vem pelo mérito da lei, mas pela graça da fé.

Comentário de Adam Clarke

E porque vocês são filhos – Pela fé em Cristo Jesus, sendo redimidos da escravidão e da maldição da lei; Deus – o Pai, chamado geralmente a primeira pessoa da gloriosa Trindade, enviou o Espírito – o Espírito Santo, a segunda pessoa dessa Trindade, de seu Filho – Jesus Cristo, a terceira pessoa da Trindade – chorando, Abba, Pai! pela evidência mais completa e satisfatória de que Deus, o Pai, o Filho e o Espírito se tornaram sua parte. Para a explicação da frase e por que os termos grego e siríaco estão reunidos aqui, consulte as notas em Marcos 14:36 e Romanos 8:15 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 4: 6 . Deus enviou o Espírito, etc. – São Paulo usa o mesmo argumento de provar que a filiação deles tem o Espírito, Romanos 8:16 . E aquele que ler 2 Coríntios 4:17 a 2Co_5: 6 e Efésios 1: 11-14 achará que o Espírito é encarado como o selo e a garantia da herança da vida para aqueles que receberam a adoção de filhos, como São Paulo fala aqui, Gálatas 4: 5 . A força do argumento parece estar nisto: que, como quem tem o espírito de um homem , tem uma evidência de que ele é o filho do homem; assim, aquele que tem o Espírito de Deus tem assim a certeza de que ele é o Filho de Deus. Não era permitido que os escravos entre os judeus usassem o título de abba, pai, ao dirigir-se ao mestre da família a que pertenciam, ou ao título correspondente de imma, mãe, ao falar com a amante dela.

Comentário de John Wesley

E porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, clamando, Abba, Pai.

E porque vocês – gentios que acreditam, também são assim feitos seus filhos adultos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações da mesma forma, chorando: Abba, Pai – Permitindo que você invoque a Deus com confiança e temperamento. , de crianças obedientes. A palavra hebraica e grega são unidas para expressar o grito conjunto dos judeus e gentios.

Referências Cruzadas

Isaías 44:3 – Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes.

Jeremias 3:4 – Você não acabou de me chamar: ‘Meu pai, amigo da minha juventude,

Jeremias 3:19 – “Eu mesmo disse: “Com que alegria eu a trataria como se tratam filhos e lhe daria uma terra aprazível, a mais bela herança entre as nações. Pensei que você me chamaria de ‘Pai’ e que não deixaria de seguir-me.

Mateus 6:6 – Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.

Lucas 11:2 – Ele lhes disse: “Quando vocês orarem, digam: ‘Pai! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino.

Lucas 11:13 – Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! “

João 3:34 – Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.

João 7:39 – Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.

João 14:16 – E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

João 15:26 – “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

João 16:7 – Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

Romanos 5:5 – E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

Romanos 8:9 – Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

Romanos 8:26 – Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

1 Coríntios 15:45 – Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.

2 Coríntios 1:22 – nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.

Efésios 1:13 – Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,

Efésios 2:18 – pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

Efésios 4:30 – Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

Efésios 6:18 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

Filipenses 1:19 – pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às orações de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo.

Hebreus 4:14 – Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,

1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

Judas 1:20 – Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.

Apocalipse 19:10 – Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *