Estudo de Romanos 8:9 – Comentado e Explicado

Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele.
Romanos 8:9

Comentário de Albert Barnes

Mas você – você que é cristão. Esse é o personagem oposto ao que ele estava descrevendo e mostra o poder do evangelho.

Não na carne – Não sob a influência total de desejos e paixões corruptos.

Mas no Espírito – Ou seja, você tem uma mente espiritual; você está sob a direção e influência do Espírito Santo.

O Espírito de Deus – O Espírito Santo.

); Habite em você – O Espírito Santo é freqüentemente representado como morando no coração dos cristãos (compare 1 Coríntios 2:16 ; 1 Coríntios 6:19 ; 2 Coríntios 6:16 ; Efésios 2: 21-22 ; Gálatas 4: 6 ); e o significado não é que exista uma habitação pessoal ou física do Espírito Santo, mas que ele influencia, dirige e guia os cristãos, produzindo mansidão, amor, alegria, paz, longanimidade, mansidão, bondade, etc. Gálatas 5:22 -23 . A expressão, habitar em um, denota intimidade de conexão e significa que aquelas coisas que são frutos do Espírito são produzidas no coração. (Veja a nota complementar em Romanos 8:10 .)

Não tenha o Espírito de Cristo – A palavra “Espírito” é usada em uma grande variedade de significados nas Escrituras. É mais comum no Novo Testamento se referir à terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo. Mas a expressão “o Espírito de Cristo” não é, creio, em lugar algum aplicado a ele, exceto que pode ser 1 Pedro 1:11 . Ele é chamado frequentemente o Espírito de Deus, Mateus 3:16 ; Mateus 12:28 ; 1 Coríntios 2:11 , 1 Coríntios 2:14 ; 1 Coríntios 3:16 ; 1 Coríntios 6:11 ; Efésios 4:30 , mas não o Espírito do Pai. A palavra “espírito” é freqüentemente usada para denotar temperamento, disposição; assim dizemos, um homem de espírito generoso, ou de espírito vingativo, etc. Pode ter esse significado aqui e denota que aquele que não tem o temperamento ou a disposição de Cristo não é dele, ou não tem evidências de piedade. . Mas a conexão parece exigir que ela seja entendida em um sentido semelhante à expressão “o Espírito de Deus” e “o espírito daquele que ressuscitou Jesus” Romanos 8:11 ; e se assim for, significa o Espírito que Cristo comunica ou envia para realizar sua obra João 14:26 , o Espírito Santo, enviado para nos tornar como Cristo e santificar nossos corações. E, nesse sentido, evidentemente denota o Espírito que Cristo enviaria para produzir em nós os pontos de vista e sentimentos que ele veio estabelecer, e que nos assimilarão a si mesmo. Se isso se refere ao Espírito Santo, então vemos a maneira pela qual o apóstolo falou do Salvador. Ele considerava “o Espírito” como igualmente o Espírito de Deus e de Cristo, como procedente de ambos; e, portanto, evidentemente acreditava que existe uma união da natureza entre o Pai e o Filho. Essa linguagem nunca poderia ser usada, exceto na suposição de que o Pai e o Filho são um; isto é, que Cristo é divino.

Não é dele – não é cristão. Este é um teste de piedade que é facilmente aplicado; e isso resolve a questão. Se um homem não é influenciado pelo espírito manso, puro e santo do Senhor Jesus, se não está em conformidade com sua imagem, se sua vida não se parece com a do Salvador, ele é um estranho à religião. Nenhum teste poderia ser aplicado com mais facilidade e nenhum é mais decisivo. Não importa o que mais ele possa ter. Ele pode ser alto em suas profissões, amável em seu temperamento, ousado em seu zelo ou ativo na promoção dos interesses de seu próprio partido ou denominação na igreja; mas se ele não tem o temperamento do Salvador, e não manifesta o seu Espírito, é como bronze soando ou um cymdal cintilante. Que todos os que leem isso se examinem honestamente; e que eles possam ter a fonte da mais pura felicidade, o espírito e o temperamento do Senhor Jesus.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

se assim for . Grego. eiper.

se App-118.

habitar . Veja Romanos 7:17 .

Agora = Mas.

qualquer homem = qualquer um. App-123.

o . Omitir.

Cristo . App-98. Veja também App-101.

nenhum = não. App-104.

Comentário de John Calvin

9. Mas vós etc. Ele aplica hipoteticamente uma verdade geral àqueles a quem ele estava escrevendo; não apenas que, dirigindo seu discurso a eles em particular, ele poderia afetá-los mais poderosamente, mas também que eles poderiam, com certeza, se reunir da descrição já dada, que eles eram do número daqueles, de quem Cristo havia retirado a maldição do lei. No entanto, ao mesmo tempo, ao explicar o que o Espírito de Deus trabalha nos eleitos e que fruto ele produz, ele os incentiva a buscar a novidade da vida.

Se, de fato, o Espírito de Deus , etc. Essa sentença qualificadora é adequadamente subordinada, pela qual foram instigadas a se examinarem mais de perto, para que não professassem em vão o nome de Cristo. E é a marca mais segura pela qual os filhos de Deus se distinguem dos filhos do mundo, quando pelo Espírito de Deus são renovados para pureza e santidade. Ao mesmo tempo, parece ter sido seu propósito, não tanto detectar hipocrisia, como sugerir razões para se gloriar contra os fanáticos absurdos da lei, que consideram a letra morta mais importante do que o poder interior do Espírito, que dá vida à lei.

Mas essa passagem mostra que o que Paulo até então quis dizer com o Espírito não é a mente ou o entendimento (que é chamado de parte superior da alma pelos defensores do livre arbítrio), mas um dom celestial; pois ele mostra que aqueles são espirituais, não os que obedecem à razão por vontade própria, mas os que Deus governa pelo seu Espírito. Nem se diz que eles ainda estão de acordo com o Espírito, porque estão cheios do Espírito de Deus (que agora é o caso de ninguém), mas porque têm o Espírito neles, embora ainda restem alguns restos de carne. neles: ao mesmo tempo, não pode habitar neles sem ter a superioridade; pois deve ser observado que o estado do homem é conhecido pelo poder que exerce sobre ele.

Mas se alguém não tem o Espírito de Cristo , etc. Ele se une a isso para mostrar o quão necessário nos cristãos é a negação da carne. O reino do Espírito é a abolição da carne. Aqueles em quem o Espírito não reina não pertencem a Cristo; então eles não são cristãos que servem a carne; pois aqueles que separam Cristo de seu próprio Espírito o fazem como uma imagem morta ou uma carcaça. E devemos sempre ter em mente o que o apóstolo sugeriu, que a remissão gratuita de pecados nunca pode ser separada do Espírito de regeneração; pois isso seria como despedaçar a Cristo.

Se isso é verdade, é estranho que sejamos acusados ??de arrogância pelos adversários do evangelho, porque ousamos admitir que o Espírito de Cristo habita em nós: pois devemos negar a Cristo ou confessar que nos tornamos cristãos por meio de Sua fé. Espírito. É realmente terrível ouvir que os homens se afastaram tanto da palavra do Senhor, que não apenas se gabam de serem cristãos sem o Espírito de Deus, mas também ridicularizam a fé dos outros: mas essa é a filosofia dos papistas.

Mas observe os leitores aqui que o Espírito é, sem distinção, chamado às vezes o Espírito de Deus Pai, e às vezes o Espírito de Cristo; e assim chamado, não apenas porque toda a sua plenitude foi derramada em Cristo como nosso mediador e cabeça, para que dele uma porção desça sobre cada um de nós, mas também porque ele é igualmente o Espírito do Pai e do Filho, que tem uma essência e a mesma divindade eterna. Como, no entanto, não temos relações sexuais com Deus, exceto por meio de Cristo, o apóstolo desce sabiamente a Cristo a partir do Pai, que parece estar distante:

Comentário de Adam Clarke

Mas não estais na carne – vós, cristãos, que cremos em Cristo Jesus como a oferta pelo pecado que condenou o pecado na carne; e, tendo sido justificados pela fé e feitos participantes do Espírito Santo, estão capacitados a andar em novidade de vida.

Se assim é que o Espírito de Deus habita em você – Ou vendo que, e?pe? , o Espírito de Deus habita em você. A carne, o princípio pecaminoso, habitava neles antes; e seus movimentos eram as provas de sua habitação; mas agora o Espírito habita neles; e seu testemunho em sua consciência, e suas poderosas operações em seus corações, são as provas de sua habitação. Deus fez o homem em união consigo mesmo, e seu coração era seu templo. Cometer pecado, o templo foi contaminado, e Deus o abandonou. Jesus Cristo veio por seu sacrifício e Espírito para purificar o templo e tornar o homem novamente uma habitação de Deus através do Espírito. E quando esse todo-poderoso Espírito novamente faz do coração sua residência, então a alma é libertada dos efeitos morais da queda. E que isso é absolutamente necessário para a nossa paz atual e salvação final é provado a partir disso: que se alguém não tem o Espírito de Cristo – a mente que estava nele, produzida ali pelo poder do Espírito Santo – ele não é um dos dele; ele não pertence ao reino, rebanho ou família de Deus. Esta é uma conclusão terrível! Leitor, coloque-o no coração.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 8: 9 . Mas não estais na carne, etc. – A palavra ??pe?, processado, se assim for, pode aqui significar a palavra epe?d?pe?, como acontece em 2 Tessalonicenses 1: 6 . Ter, na última cláusula, é enfático e significa reter, fixar na mente como um princípio – melhorar adequadamente . Compare 1 João 5:12 . 2 João 1: 9 .

Comentário de John Wesley

Mas não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Agora, se alguém não tem o Espírito de Cristo, ele não é dele.

No Espírito – Sob seu governo.

Se alguém não tem o Espírito de Cristohabita e governa nele.

Ele não é dele – Ele não é um membro de Cristo; não é cristão; não em um estado de salvação. Uma declaração clara e expressa, que não admite exceção. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

Referências Cruzadas

Ezequiel 11:19 – Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Ezequiel 36:26 – Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Lucas 11:13 – Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! “

João 3:6 – O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.

João 3:34 – Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.

João 17:9 – Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

1 Coríntios 3:16 – Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?

1 Coríntios 3:21 – Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês,

1 Coríntios 6:19 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

1 Coríntios 15:23 – Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem.

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

2 Coríntios 10:7 – Vocês observam apenas a aparência das coisas. Se alguém está convencido de que pertence a Cristo, deveria considerar novamente consigo mesmo que, assim como ele, nós também pertencemos a Cristo.

Gálatas 4:6 – E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.

Gálatas 5:24 – Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

Efésios 1:13 – Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Efésios 2:22 – Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.

Filipenses 1:19 – pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às orações de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo.

2 Timóteo 1:14 – Quanto ao bom depósito, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós.

1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

1 João 3:24 – Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

1 João 4:4 – Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

Judas 1:19 – Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito.

Apocalipse 13:8 – Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Apocalipse 20:15 – Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *