Estudo de 1 Coríntios 3:16 – Comentado e Explicado

Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?
1 Coríntios 3:16

Comentário de Albert Barnes

Não sabeis … – O apóstolo aqui leva adiante e completa a figura que ele havia iniciado em relação aos cristãos. Suas ilustrações foram tiradas da arquitetura; e ele aqui passa a dizer que os cristãos são aquele edifício (ver 1 Coríntios 3: 9 ): que eles eram o templo sagrado que Deus havia edificado; e que, portanto, eles devem ser puros e santos. Esta é uma aplicação prática do que ele havia sido antes de dizer.

Vós sois o templo de Deus – Isto deve ser entendido na comunidade de cristãos, ou na igreja, como sendo o lugar onde Deus habita na terra. A idéia deriva do modo de falar entre os judeus, onde no Antigo Testamento se costuma dizer que é o templo e a habitação de Deus. E a alusão é provavelmente ao fato de que Deus habitava por um símbolo visível – “a Shechiná” – no templo, e que Sua morada estava lá. Como ele habitou ali entre os judeus; como Ele tinha um templo – uma morada, então ele habita entre os cristãos. eles são o seu templo, o lugar da sua morada. Sua residência é com eles; e ele está no meio deles. Esta figura o apóstolo Paulo usa várias vezes, 1 Coríntios 6:19 ; 2 Coríntios 6:16 ; Efésios 2: 20-22 . Eisner e Wetstein citaram muitas passagens, nas quais uma mente virtuosa é representada como o templo de Deus, e na qual a obrigação de preservar aqueles inviolados e não poluídos é imposta. A figura é linda e muito impressionante. Um templo foi um edifício erguido para o serviço de Deus. O templo em Jerusalém não era apenas o mais magnífico, mas também o mais sagrado:

(1) Pelo fato de ter sido dedicado ao seu serviço; e,

(2) Pelo fato de ser a residência especial do Senhor.

Entre os pagãos também, os templos eram considerados sagrados. Eles deveriam ser habitados pela divindade a quem eles eram dedicados. Eles eram considerados invioláveis. Os que se refugiavam ali estavam a salvo. Foi um crime do mais alto grau violar um templo ou rasgar um fugitivo que havia buscado proteção ali do altar. É o que o apóstolo diz sobre a comunidade cristã. Eles eram considerados como seu templo – Deus habitava entre eles – e deveriam se considerar santos e consagrados ao seu serviço. E assim é considerado como uma espécie de sacrilégio violar o templo e devotá-lo a outros usos, 1 Coríntios 6:19 ; ver 1 Coríntios 3:17 .

E que o Espírito de Deus – O Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade. Isso é provado conclusivamente por 1 Coríntios 6:19 , onde ele é chamado de “o Espírito Santo”.

Habita em você – como Deus habitava anteriormente no tabernáculo e depois no templo, então Seu Espírito agora habita entre os cristãos – Isso não pode significar:

(1) Que o Espírito Santo está “pessoalmente unido” aos cristãos, de modo a formar uma união pessoal; ou,

(2) Que existe para os cristãos qualquer comunicação de sua natureza ou qualidades pessoais; ou,

(3) Que exista qualquer união de “essência” ou “natureza” com eles, pois Deus está presente em todos os lugares e pode, como Deus, não estar mais presente em um lugar do que em outro.

O único sentido em que ele pode estar especialmente presente em qualquer lugar é por Sua “influência” ou “agência”. E a idéia é aquela que denota agência, influência, favor, consideração especial; e somente nesse sentido ele pode estar presente com sua igreja. A expressão deve significar:

(1) Que a igreja é a sede de Suas operações, o campo ou morada em que Ele age na terra;

(2) Que Suas influências estão aí, produzindo os efeitos apropriados de Sua ação, amor, alegria, paz, longanimidade, etc .; Gálatas 5: 22-23 ;

(3) que Ele produz consolações ali, que sustenta e guia Seu povo;

(4) Que eles são considerados dedicados ou consagrados a Ele;

(5) Que eles são especialmente queridos para Ele – que Ele os ama, e assim faz Sua morada com eles. Veja a nota em João 14:23 .

(“Essas palavras importam a presença e a habitação reais do próprio Espírito. O fato é claramente atestado, mas é misterioso e não pode ser explicado de maneira distinta. Em relação à Sua essência, Ele está tão presente tanto com os incrédulos quanto com os crentes. Seu morar neste último deve, portanto, significar que Ele se manifesta de maneira especial em suas almas; que exerce ali Seu poder gracioso e produz efeitos que outras pessoas não experimentam – Podemos ilustrar Sua presença com eles, como distintos. de Sua presença com as pessoas em geral, supondo o poder vegetativo da terra para produzir, nas regiões circundantes, apenas plantas comuns e sem valor, mas jogar fora, em um local seleto, todas as riquezas e beleza de um jardim cultivado ” – Teologia de Dick, Vol. III, p. 287.)

Comentário de E.W. Bullinger

Não sabeis . , 1 Corinthians 6:19 ; 1 Corinthians 9:13 , 1 Corinthians 9:24 . Romans 6:16 ; Romans 11:2 . One other occurance is in James 4:4 . It conveys a delicate reproach. Essa expressão ocorre doze vezes nas epístolas de Paulo. Em outros lugares, 1 Coríntios 5: 6 ; 1 Coríntios 6: 2 , 1 Coríntios 6: 3 , 1 Coríntios 6: 9 , 1 Coríntios 6:15 , 1 Coríntios 6:16 , 1 Coríntios 6:19 ; 1 Coríntios 9:13 , 1 Coríntios 9:24 . Romanos 6:16 ; Romanos 11: 2. Outra ocorrência está em Tiago 4: 4. Ela transmite uma delicada reprovação.

Conheça . App-133.

Temple . Grego. naos. Veja Mateus 23:16 . Não há arte. porque naos é o predicado.

Espírito . O espírito Santo. App-101.

in = entre. App-104. O Espírito habita no santuário formado pelo corpo coletivo de crentes. Compare Efésios 2:22 .

Comentário de John Calvin

16. Não sabeis , etc. Tendo advertido os professores quanto ao seu dever, ele agora se dirige aos alunos – para que eles também possam prestar atenção a si mesmos. Aos professores, ele disse: “Vocês são os mestres da casa de Deus”. Ele agora diz ao povo: “Vocês são os templos de Deus. É sua parte, portanto, cuidar para que você não seja, de maneira alguma, poluído. Agora, o design (190) é que eles não podem se prostituir a serviço dos homens. Ele lhes confere honra distinta ao falar assim, mas é para que se tornem mais repreensíveis; pois, como Deus os separou como templo para si mesmo, ele os designou como guardiões de seu templo. É um sacrilégio, então, se eles se entregarem ao serviço dos homens. Ele fala de todos eles coletivamente como sendo um templo de Deus ; pois todo crente é uma pedra viva ( 1 Pedro 2: 5 ), para a elevação da edificação de Deus. Ao mesmo tempo, eles também, em alguns casos, recebem individualmente o nome de templos. O encontraremos um pouco depois ( 1 Coríntios 6:19 ) repetindo o mesmo sentimento, mas com outro objetivo. Pois nessa passagem ele trata da castidade; mas aqui, por outro lado, ele os exorta a ter sua fé repousando somente na obediência de Cristo. O interrogatório dá ênfase adicional; pois ele indiretamente sugere que ele lhes fala de algo que eles sabiam, enquanto os apela como testemunhas.

E o Espírito de Deus. Aqui temos a razão pela qual eles são o templo de Deus, portanto, e devem ser entendidos como significados, porque (191) Isso é habitual, como nas palavras do poeta: “Você já ouviu isso e foi relatado”. “Por esse motivo”, diz ele, “sois os templos de Deus , porque Ele habita em você pelo seu Espírito; pois nenhum lugar imundo pode ser a habitação de Deus. ” Nesta passagem, temos um testemunho explícito para manter a divindade do Espírito Santo. Pois se ele fosse uma criatura, ou apenas um presente, ele não nos tornaria templos de Deus , habitando em nós. Ao mesmo tempo, aprendemos de que maneira Deus se comunica conosco e com que laço estamos ligados a ele – quando ele derrama sobre nós a influência de seu Espírito.

Comentário de Adam Clarke

Vós sois o templo de Deus – O apóstolo resume aqui o que ele havia afirmado em 1 Coríntios 3: 9 ; : Vós sois o edifício de Deus. Como toda a congregação de Israel era anteriormente considerada o templo e a habitação de Deus, porque Deus habitava entre eles, então aqui toda a Igreja de Corinto é chamada templo de Deus, porque todos os crentes genuínos têm o Espírito de Deus para habitar neles. ; e Cristo prometeu estar sempre no meio de dois ou três que estão reunidos em seu nome. Portanto, onde Deus está, há o seu templo.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 3:16 . Não sabeis que sois o templo, etc. – “Eu lhe disse que você é o edifício de Deus, 1 Coríntios 3: 9. Agora observo mais do que isso; – Você é o templo de Deus, no qual seu Espírito habita.” Muitos dos primeiros escritores antigos representam uma mente sagrada como o templo de Deus e falam nos termos mais altos e mais fortes das obrigações que os homens têm para manter seus templos invioláveis ??e não poluídos. De fato, não podemos conceber um argumento mais forçado para a pureza interna do que isso, o que nos leva a considerar nosso corpo como o templo de Deus, habitado por seu sempre abençoado e santíssimo Espírito. A palavra profanada, no versículo seguinte, significa mais apropriadamente destruir, e deve ser lida assim, para manter o contraste. Veja o útil tratado de Elsner, Wetstein, Calmet e Ostervald “sobre impureza”.

Comentário de John Wesley

Não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Vós – todos os cristãos.

São o templo de Deus – O tipo mais nobre de construção, 1 Coríntios 3: 9 .

Referências Cruzadas

Ezequiel 36:27 – Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.

João 14:17 – o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

Romanos 6:3 – Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

1 Coríntios 5:6 – O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?

1 Coríntios 6:2 – Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância?

1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

1 Coríntios 6:16 – Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: “Os dois serão uma só carne”.

1 Coríntios 6:19 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

1 Coríntios 9:13 – Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar?

1 Coríntios 9:24 – Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

Efésios 2:21 – no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor.

2 Timóteo 1:14 – Quanto ao bom depósito, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós.

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Tiago 4:4 – Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

1 João 4:15 – Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *