Estudo de Tiago 4:4 – Comentado e Explicado

Adúlteros, não sabeis que o amor do mundo é abominado por Deus? Todo aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Tiago 4:4

Comentário de Albert Barnes

Adúlteros e adúlteras – Estas palavras são freqüentemente usadas para denotar aqueles que são infiéis a Deus, e são freqüentemente aplicadas àqueles que abandonam Deus por ídolos, Oséias 3: 1 ; Isaías 57: 3 , Isaías 57: 7 ; 1 João 2:15 . O termo mundo aqui deve ser entendido não como o mundo físico como Deus o fez, pois não poderíamos falar da “amizade” disso, mas da comunidade ou pessoas chamadas “mundo”, em contraste com o povo de Deus. Compare João 12:31 ; 1 Coríntios 1:20 ; 1 Coríntios 3:19 ; Gálatas 4: 3 ; Colossenses 2: 8 . A “amizade do mundo” ( ph???a t?? ??sµ?? philia tou kosmou) é o amor desse mundo; das máximas que a governam, dos princípios que ali reinam, dos fins buscados, das diversões e gratificações que a caracterizam como distintas da igreja de Deus. Consiste em fixar nossos corações nessas coisas; em conformidade com eles; em torná-los o objeto de nossa busca com o mesmo espírito com o qual são procurados por aqueles que não fazem pretensões à religião. Veja as notas em Romanos 12: 2 .

É inimizade com Deus – É de fato hostilidade contra Deus, já que esse mundo está disposto contra ele. Ele não obedece às suas leis, não se submete às suas reivindicações, nem procura honrá-lo. Amar esse mundo é, portanto, ser colocado contra Deus; e o espírito que nos levaria a isso é, de fato, um espírito de hostilidade a Deus.

Quem, portanto, será um amigo do mundo – “quem quer que seja”, seja na igreja ou fora dela. O fato de ser membro da igreja não faz diferença a esse respeito, pois é tão fácil ser amigo do mundo na igreja quanto fora dele. A frase “quem quiser” ( ß?????? boulethe) implica “propósito, intenção, design”. Supõe que o coração esteja nele; ou que existe um propósito deliberado de procurar a amizade do mundo. Refere-se ao forte desejo que freqüentemente existe, mesmo entre os cristãos professos, de garantir a amizade do mundo; copiar suas modas e vaidades; apreciar seus prazeres; e compartilhar seus passatempos e amizades. Onde quer que haja um propósito manifesto de encontrar nossos amigos e associados escolhidos lá, e não entre cristãos; onde quer que exista um desejo maior de apreciar os sorrisos e a aprovação do mundo, do que apreciar a aprovação de Deus e as bênçãos de uma boa consciência; e onde quer que haja mais dor consciente, porque falhamos em vencer os aplausos do mundo, ou ofendemos seus eleitores, e nos afundamos em suas estimativas, do que há porque negligenciamos nosso dever para com nosso Salvador e perdemos o poder. gozo da religião, há a prova mais clara de que o coração deseja ou deseja ser o “amigo do mundo”.

É o inimigo de Deus – Esta é uma declaração muito solene e de temível importância em sua influência sobre muitos que são membros da igreja. Estabelece o argumento de que qualquer um, não importa quais sejam suas profissões, que seja caracteristicamente amigo do mundo, não possa ser um verdadeiro cristão. No que diz respeito ao significado deste importante versículo, então, pode-se observar:

(1) que existe um sentido em que o amor deste mundo, ou do universo físico, não está errado. Esse tipo de amor por ele como obra de Deus, que percebe a evidência de sua sabedoria, bondade e poder nos vários objetos de beleza, utilidade e grandeza espalhados ao nosso redor, não é mau. O mundo como tal – a estrutura física da terra, das montanhas, das florestas, dos mares, dos lagos e dos vales – está cheio de ilustrações do caráter divino, e não pode ser errado contemplar essas coisas com interesse ou com calor. afeição pelo Criador.

(2) quando esse mundo, no entanto, se torna nossa porção; quando a estudamos apenas como uma questão de ciência, sem “olhar pela natureza até o Deus da natureza”; quando buscamos a riqueza que ela tem que conferir, ou procuramos apropriar como nossa porção suprema suas terras, seus minerais, seus frutos; quando estamos satisfeitos com o que produz, e quando na posse ou busca dessas coisas, nossos pensamentos nunca chegam a Deus; e quando participamos do espírito que governa no coração daqueles que declaradamente buscam este mundo como sua porção, embora professemos religião, então o amor ao mundo se torna mau e entra em conflito direto com o espírito da verdadeira religião.

(3) a afirmação neste versículo é, portanto, uma das mais temidas importância para muitos professores de religião. Há muitos na igreja que, até onde o julgamento humano pode ser, são caracteristicamente amantes do mundo. Isto é mostrado:

(a) por sua conformidade com tudo aquilo em que o mundo se distingue da igreja como tal;

(b) na busca da amizade do mundo, ou na busca de amigos ali, e não entre cristãos;

(c) em preferir as diversões do mundo às cenas em que os cristãos de espírito espiritual encontram sua principal felicidade;

(d) na busca dos mesmos prazeres que as pessoas do mundo fazem, com as mesmas despesas, a mesma extravagância, o mesmo luxo;

(e) em fazer de seus interesses mundanos o grande objeto da vida, e tudo o mais subordinado a isso.

Esse espírito existe em todos os casos em que nenhum interesse mundano é sacrificado pela religião; onde tudo o que a religião exige peculiarmente é sacrificado pelo mundo. Se for assim, há muitos cristãos professos que são os “inimigos de Deus”. Veja as notas em Philemon 3:18 . Eles nunca souberam o que é verdadeira amizade para ele, e por suas vidas eles mostram que só podem ser classificados entre seus inimigos. Torna-se todo cristão que professa examinar-se com a mais profunda sinceridade para determinar se ele é caracteristicamente um amigo do mundo ou de Deus; se ele está vivendo apenas para esta vida ou é animado pelos princípios altos e puros daqueles que são amigos de Deus. O grande buscador de corações não pode ser enganado, e em breve nosso lugar apropriado nos será designado, e nosso juiz final determinará a que classe das duas grandes divisões da família humana pertencemos – àqueles que são amigos do mundo, ou para aqueles que são amigos de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Tiago 4: 4 . Adúlteros e adúlteras – que quebraram sua fé com Deus, seu legítimo cônjuge. Assim, muitos entendem essas expressões, porque o próprio Deus representava sua relação com os judeus como seu povo sob a idéia de um casamento, e porque os profetas, em conformidade com essa ideia, representavam a idolatria dos judeus como adultério. Mas, na medida em que a idolatria grosseira era um pecado do qual os judeus haviam sido inteiramente livres, e enquanto o adultério e outros pecados da carne eram extremamente viciados, parece mais provável que essas apelações sejam entendidas literalmente. Não sabeis que a amizade do mundo – O desejo da carne, o desejo dos olhos e o orgulho da vida, renderam-se a ganhar o favor de homens carnais e mundanos; ou uma conformidade a tais em seus cursos pecaminosos, a fim de obter amizade; é inimizade com Deus – é uma prova evidente disso? veja Mateus 6:24 ; Mateus 12:30 . Portanto, quem quer que seja amigo do mundo – cabe a ele cumprir e gratificar os homens do mundo, constituindo-se assim um inimigo de Deus – e participa com seus adversários.

Comentário de E.W. Bullinger

Adúlteros e . Os textos omitem.

adúlteras . Compare Mateus 12:39 . Jeremias 3: 9 . Eze 16; Eze 23. Hos 2; & c.

saber . App-132.

amizade . Grego. philia. Só aqui.

mundo . App-129.

inimizade . Grego. echthra. Ver Romanos 8: 7 .

Deus App-98.

vontade . App-102.

is = é constituído ou se constitui, como em Tiago 3: 6 .

Comentário de John Calvin

4 Vós adúlteros . Eu conecto este versículo com os anteriores: pois ele os chama de adúlteros , como penso, metaforicamente; pois eles se corromperam com as vaidades deste mundo e se alienaram de Deus; como se ele tivesse dito que eles haviam se degenerado ou se tornaram bastardos. Sabemos com que frequência, na Sagrada Escritura, é esse casamento mencionado, que Deus forma conosco. Ele gostaria que nós sejamos como uma virgem casta, como Paulo diz, ( 2 Coríntios 11: 2. ) Essa castidade é violada e corrompida por todas as afeições impuras em relação ao mundo. James, então, não sem razão compara o amor do mundo ao adultério.

Eles, então, que tomam suas palavras literalmente, não observam suficientemente o contexto: pois ele continua a falar contra as concupiscências dos homens, que afastam de Deus os que estão enredados no mundo, como segue:

A amizade do mundo . Ele chama isso de amizade do mundo quando os homens se rendem às corrupções do mundo e se tornam escravos deles. Para tal e tão grande é a discordância entre o mundo e Deus, que tanto quanto qualquer um se inclina ao mundo, tanto ele se afasta de Deus. Portanto, as Escrituras nos ordenam muitas vezes a renunciar ao mundo, se desejamos servir a Deus.

Comentário de Adam Clarke

Adúlteros e adúlteras – Os judeus, por causa de sua aliança com Deus, são representados como sendo esposados ??por ele; e, portanto, sua idolatria e iniqüidade em geral são representadas sob a noção de adultério. E apesar de não serem, desde o cativeiro babilônico, culpados de idolatria; de acordo com a carta; no entanto, o que se pretende com a idolatria, tendo seus corações afastados de Deus e buscando sua parte nesta vida e fora de Deus, é aquilo de que os judeus eram notoriamente culpados. E prefiro pensar que é nesse sentido especialmente que São Tiago usa as palavras. “Eis que os que estão longe de ti perecerão; destruíste todos os que se prostituem de ti”. Mas talvez algo mais que adultério espiritual seja pretendido. Ver Tiago 4: 9 .

A amizade do mundo – O mundo era o deus deles; aqui eles cometeram seu adultério espiritual; e eles cultivaram essa amizade a fim de obter esse fim.

A palavra µ???a??de? , adúlteras, está em falta no siríaco, copta, etiópico, armênio, vulgata e uma cópia da Itala.

Quem quer que seja – será amigo do mundo – Como é estranho que as pessoas que professam o cristianismo possam supor que, com espírito mundano, companheiros mundanos e suas vidas governadas por máximas mundanas, possam ser a favor de Deus ou sempre o reino dos céus! Quando o mundo entra na Igreja, a Igreja se torna um sepulcro pintado; sua vitalidade espiritual sendo extinta.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 4: 4 . Vós adúlteros e adúlteras, Grande maldade, e especialmente idolatria, entre os judeus, é frequentemente representada como adultério. O que se segue neste versículo mostra que, por adultério, St. James significava idolatria espiritual, ou um amor ao mundo mais do que a Deus. Veja Mateus 6:24 ; Mateus 12:30 . 12:15 ; 12:59 . A palavra ?a??stata? significa corretamente é julgado; e há uma ênfase considerável na expressão: “É declarado e julgado além da controvérsia que ele é um inimigo de Deus”.

Comentário de Scofield

mundo

“Kosmos” = sistema mundial. 2 Pedro 1: 4 ; João 7: 7 (Ver Scofield “ Apocalipse 13: 8 “)

Comentário de John Wesley

Adúlteros e adúlteras, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade com Deus? quem quer que seja amigo do mundo é inimigo de Deus.

Adúlteros e adúlteras – que quebraram sua fé com Deus, seu legítimo cônjuge. Não sabeis que a amizade ou o amor do mundo – o desejo da carne, o desejo dos olhos e o orgulho da vida, ou cortejar o favor dos homens do mundo, é inimizade contra Deus? Todo aquele que deseja ser amigo do mundo – Todo aquele que busca a felicidade ou o favor dela, constitui assim um inimigo de Deus; e ele pode esperar obter alguma coisa dele?

Referências Cruzadas

Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

Salmos 21:8 – Tua mão alcançará todos os teus inimigos; tua mão direita atingirá todos os que te odeiam.

Salmos 50:18 – Você vê um ladrão, e já se torna seu cúmplice, e com adúlteros se mistura.

Salmos 73:27 – Os que te abandonam sem dúvida perecerão; tu destróis todos os infiéis.

Isaías 57:3 – “Mas vocês, aproximem-se, vocês, filhos de adivinhas, vocês, prole de adúlteros e prostitutas!

Jeremias 9:2 – Ah, se houvesse um alojamento para mim no deserto, para que eu pudesse deixar o meu povo e afastar-me dele. São todos adúlteros, um bando de traidores!

Oséias 3:1 – O Senhor me disse: “Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adúltera. Ame-a como o Senhor ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas”.

Mateus 12:39 – Ele respondeu: “Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas.

Mateus 16:4 – Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”. Então Jesus os deixou e retirou-se.

Lucas 19:27 – E aqueles inimigos meus, que não queriam que eu reinasse sobre eles, tragam-nos aqui e matem-nos na minha frente! ’ “

João 7:7 – O mundo não pode odiá-los, mas a mim odeia porque dou testemunho de que o que ele faz é mau.

João 15:19 – Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.

João 15:23 – Aquele que me odeia, também odeia o meu Pai.

João 15:23 – Aquele que me odeia, também odeia o meu Pai.

João 17:14 – Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

Romanos 5:10 – Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

Romanos 8:7 – a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

Gálatas 1:10 – Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.

1 João 2:15 – Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *