Estudo de Mateus 12:39 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhes Jesus: Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta Jonas:
Mateus 12:39

Comentário de Albert Barnes

Uma geração má e adúltera – A relação dos judeus com Deus era frequentemente representada como um contrato de casamento – Deus como marido e o povo judeu como esposa.

Ver Isaías 57: 3 ; Oséias 3: 1 ; Ezequiel 16:15 . Portanto, sua apostasia e idolatria são frequentemente representadas como adultério. Este é o significado, provavelmente, aqui. Eles eram maus e infiéis à aliança ou aos mandamentos de Deus – um povo apóstata e corrupto. Há, no entanto, evidências de que eles eram literalmente um povo adúltero.

Não lhe será dado sinal … – Eles buscaram algum milagre direto “dos céus”. Jesus respondeu que nenhum milagre “desse tipo” deveria ser dado. Ele não quis dizer que não faria mais milagres, ou não daria mais evidências de que ele era o Cristo, mas ele não daria “nenhum milagre”, conforme exigido. “Ele daria um que deveria ser uma evidência satisfatória para eles de que ele era de Deus, como a milagrosa preservação de Jonas foi para os ninivitas que ele foi divinamente comissionado.” Como Jonas foi preservado por três dias por milagre e depois restaurado vivo, ele foi ressuscitado dentre os mortos depois de três dias. Como no terreno dessa preservação, os ninivitas creram em Jonas e se arrependeram, assim, no terreno de sua ressurreição, o povo de uma geração adúltera e má deveria se arrepender e acreditar que ele era de Deus. “O sinal do profeta Jonas” significa o “sinal” ou “evidência” que foi dada ao povo de Nínive de que ele era de Deus – isto é, que ele havia sido milagrosamente preservado e, portanto, foi divinamente comissionado. A palavra “Jonas” é a maneira grega de escrever a palavra hebraica “Jonas”, pois “Elias” é para “Elias”.

Comentário de E.W. Bullinger

adúltero. Espiritualmente. Ver Jeremias 3: 9 . Ezequiel 23:37 , c

geração. Grego. genea. Não é o mesmo que em Mateus 12:34 . Veja nota em Mateus 11:16 .

seeketh: or, é para sempre procurando.

Jonas = Jonas. Veja App-117.

Comentário de John Calvin

Mateus 12:39 . Uma geração perversa Ele não apenas acusa a era de malícia, mas declara que os judeus – ou pelo menos os escribas e aqueles que se assemelhavam a eles – eram uma nação perversa; declarando assim que eles trabalhavam sob uma doença hereditária de obstinação. A palavra ?e?e? às vezes denota uma idade, e às vezes um povo ou nação. Ele os chama de adúlteros, isto é, espúrios ou ilegítimos, (165) porque foram degenerados dos santos padres; como os profetas censuram os homens de sua idade por não serem descendentes de Abraão, mas a semente ímpia de Canaã.

Procura um sinal. Isso leva à indagação: Cristo os aborda com tanta dureza de linguagem, porque eles desejavam receber um sinal? pois em outras ocasiões Deus manifesta que não está tão desagradável por causa disso. Gideão pede um sinal ( Judas 6:17 ) e Deus não está zangado, mas concede seu pedido; e embora Gideão se torne importuno e peça outro sinal, Deus condescende com sua fraqueza. Ezequias não pede um sinal, e ele é oferecido a ele, embora não solicitado, ( Isaías 38: 7. ) Acaz é severamente acusado de se recusar a pedir um sinal, como o profeta o havia ordenado a fazer ( Isaías 7:11 . Portanto, não é apenas porque eles pedem um sinal que Cristo faz esse ataque aos escribas, mas porque eles são ingratos a Deus, desprezam perversamente tantas de suas maravilhosas obras e tentam encontrar um subterfúgio por não obedecerem aos seus escribas. palavra. Que demonstração foi essa, não digo indiferença, mas maldade, ao fechar os olhos contra tantos sinais! Portanto, não havia fundamento adequado para esse aborrecimento; e eles não tinham outro objetivo em vista, além de parecerem ter um bom motivo para rejeitar a Cristo. Paulo condena a posteridade deles pelo mesmo crime, quando diz que os judeus exigem um sinal ( 1 Coríntios 1:22 )

Um sinal não deve ser dado a ele. Eles já haviam sido condenados por vários milagres, e Cristo não se abstém de exercer seu poder entre eles, com o objetivo de torná-los indesculpáveis, mas apenas significa que um sinal representaria para todos, porque eles não mereciam ter seu desejo ímpio concedido. . “Que eles fiquem satisfeitos”, diz ele, “com este sinal, que, como Jonas, trazido do fundo do mar, pregou aos ninivitas, para que eles ouçam a voz de um profeta ressuscitado dentre os mortos.” Estou ciente de que a maioria dos comentaristas mostra maior engenhosidade ao expor esta passagem; mas como a semelhança entre Cristo e Jonas não se sustenta a todo momento, devemos investigar em que respeito Cristo se compara a Jonas. De minha parte, deixando as especulações de outros homens, penso que Cristo pretende assinalar aquele único ponto de semelhança que eu já sugeri, que ele será o profeta deles depois que ressuscitar dos mortos. “Você despreza”, ele diz, “o Filho de Deus, que desceu do céu a você; mas eu ainda estou para morrer, e me levantar da sepultura, e falar com você depois da minha ressurreição, como Jonas veio de o fundo do mar para Nínive. ” Dessa maneira, nosso Senhor elimina toda pretensão por suas exigências iníquas, ameaçando que ele seja o Profeta deles após a ressurreição, pois eles não o recebem enquanto estão vestidos com carne mortal.

Comentário de Adam Clarke

Uma geração má e adúltera – Ou, raça de pessoas; for so ?e?ea should be translated here, and in most other places in the Gospels; for our Lord, in general, uses it to point out the Jewish people. This translation is a key to unlock some very obscure passages in the evangelists.

Seeketh after a sign – Or, seeketh another sign, ( ep???te? ), so I think this word should be translated. Our Lord had already given the Jews several signs; and here they desire sign upon sign.

Our Lord terms the Jews an adulterous race. Under the old covenant, the Jewish nation was represented as in a marriage contract with the Lord of hosts; as believers, in the new covenant, are represented as the spouse of Christ. All unfaithfulness and disobedience was considered as a breach of this marriage contract; hence the persons who were thus guilty are denominated adulterers and adulteresses. But, independently of this, there is the utmost proof, from their own writings, that in the time of our Lord they were most literally an adulterous race of people: for, at this very time, R. Jochanan ben Zacchai abrogated the trial by the bitter waters of jealousy, because so many were found to be thus criminal. See on John 8:3 ; (Nota).

Comentário de John Wesley

Mas ele respondeu e disse-lhes: Uma geração má e adúltera busca um sinal; e não lhe será dado sinal, senão o sinal do profeta Jonas:

Uma geração adúltera – cujo coração se desvia de Deus, embora eles professem que ele é seu marido. Esses adúlteros são todos aqueles que amam o mundo e todos que buscam a amizade dele.

Busque um sinal – Afinal, eles já tinham, que eram abundantes o suficiente para convencê-los, se seus corações não estivessem afastados de Deus e, consequentemente, avessos à verdade.

O sinal de Jonas – Quem aqui era um tipo de Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *