Estudo de Romanos 5:10 – Comentado e Explicado

Se, quando éramos ainda inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida.
Romanos 5:10

Comentário de Albert Barnes


Pois se – A idéia neste versículo é simplesmente uma repetição e ampliação disso em Romanos 5: 9 . O apóstolo se concentra no pensamento e o coloca sob uma nova luz, fornecendo assim uma forte confirmação de sua posição.

Quando éramos inimigos – O trabalho foi realizado enquanto éramos inimigos. De inimigos, fomos transformados em amigos por esse trabalho. Assim, foi iniciado por Deus; seu fundamento foi lançado enquanto ainda éramos hostis a ele; evidenciou, portanto, um propósito determinado da parte de Deus para executá-lo; e ele assim prometeu que seria aperfeiçoado.

Nós estávamos reconciliados – Note, Mateus 5:24 . Somos levados a um acordo; a um estado de amizade e união. Nós nos tornamos seus amigos, deixamos de lado nossa oposição e o abraçamos como nosso amigo e parte. Efetuar esse é o grande plano do plano de salvação; Colossenses 1:21 ; Efésios 2:16 . Isso significa que havia obstáculos de ambos os lados para uma reconciliação; e que estes foram removidos pela morte de Cristo; e que uma união foi efetivada. Isso foi feito para remover os obstáculos da parte de Deus – mantendo a honra de sua lei; mostrando seu ódio ao pecado; defender sua justiça e manter sua verdade, ao mesmo tempo em que perdoa; Note, Romanos 3:26 . E por parte do homem, removendo sua falta de vontade de se reconciliar; subjugando, mudando e santificando seu coração; vencendo seu ódio por Deus e por sua lei; e trazendo-o à submissão ao governo de Deus. Para que o cristão seja de fato reconciliado com Deus; ele é amigo dele; ele está satisfeito com sua lei, seu caráter e seu plano de salvação. E tudo isso foi realizado pelo sacrifício do Senhor Jesus como uma oferta em nosso lugar.

Muito mais – é muito mais que o esperado; ainda existem considerações mais fortes e mais impressionantes para demonstrar.

Pela vida dele – Nós fomos reconciliados com a morte dele. A morte pode incluir possivelmente sua condição baixa, humilde e sofrida. A morte tem uma aparência de grande debilidade; a morte de Cristo teve a aparência da derrota de seus planos. Seus inimigos triunfaram e se alegraram sobre ele na cruz e na tumba. No entanto, o efeito desse estado débil, baixo e humilhante foi nos reconciliar com Deus. Se neste estado, quando humilde, desprezado, moribundo, morto, ele tinha poder para realizar uma obra tão grande que nos reconciliava com Deus, quanto mais podemos esperar que ele seja capaz de nos manter agora que vive? , Redentor exaltado e triunfante. Se seus poderes fracos de morte nos permitiriam nos reconciliar, quanto mais seus poderes completos e vigorosos como Redentor exaltado serão suficientes para nos guardar e salvar. Esse argumento é apenas uma expansão do que o próprio Salvador disse; João 14:19 : “Porque eu vivo, vós também vivereis.”

Comentário de E.W. Bullinger

E se. Grego. ei . App-118.

inimigos . Observe a figura do discurso Catabasis, App-6; sem força, pecadores, inimigos versículos: Romanos 5: 6 , Romanos 5: 8 , Romanos 5:10 .

reconciliado . Grego. Katallasso, uma palavra mais intensa que allasso ( Romanos 1:23 ). Em outros lugares, 1 Coríntios 7:11 . 2 Coríntios 5:18 , 2 Coríntios 5:19 , 2 Coríntios 5:20 .

Filho . App-108. Compare Romanos 6:10 . Gálatas 1: 2 , Gálatas 1:19 , Gálatas 1:20 .

vida . App-170.

Comentário de John Calvin

10. Esta é uma explicação do versículo anterior, amplificada pela introdução de uma comparação entre vida e morte. Éramos inimigos, diz ele, quando Cristo interpôs com o propósito de propiciar o Pai: por meio dessa reconciliação somos agora amigos; desde que isto foi efetuado por sua morte; muito mais influente e eficaz será sua vida. (162) Temos, portanto, amplas provas para fortalecer nossos corações com confiança, respeitando nossa salvação. Ao dizer que fomos reconciliados com Deus pela morte de Cristo, ele quer dizer que foi o sacrifício da expiação, pelo qual Deus foi pacificado com o mundo, como mostrei no quarto capítulo.

Mas o apóstolo parece aqui ser inconsistente consigo mesmo; pois se a morte de Cristo era uma promessa do amor divino para conosco, segue-se que já éramos aceitáveis ??para ele; mas ele diz agora que éramos inimigos. A essa resposta, que, como Deus odeia o pecado, também somos odiados por ele, tanto quanto somos pecadores; mas, como em seu conselho secreto, ele nos escolhe para o corpo de Cristo, ele deixa de nos odiar; mas a restauração a favor é desconhecida para nós, até que possamos alcançá-la pela fé. Portanto, em relação a nós, sempre somos inimigos, até que a morte de Cristo se interponha para propiciar Deus. E esse aspecto duplo das coisas deve ser percebido; pois não conhecemos a misericórdia gratuita de Deus, a não ser como parece disso – que ele não poupou seu Filho unigênito; pois ele nos amou em um momento em que havia discórdia entre ele e nós: nem podemos entender suficientemente o benefício que a morte de Cristo nos trouxe, a não ser que seja o começo de nossa reconciliação com Deus, que estamos convencidos de que é pela expiação que foi feita, que aquele que antes estava justamente bravo conosco, agora é propício para nós. Desde então, nossa recepção a favor é atribuída à morte de Cristo, o significado é que a culpa é assim removida, à qual deveríamos estar expostos.

Comentário de Adam Clarke

Pois se, quando éramos inimigos – Veja em Romanos 5: 6 ; (Nota).

Estávamos reconciliados – A inimizade existente antes tornava necessária a reconciliação. Em todo coração humano há uma certa inimizade com a santidade e, consequentemente, com o autor dela. Os homens raramente suspeitam disso; pois uma propriedade do pecado é cegar o entendimento, para que os homens não conheçam seu próprio estado.

Seremos salvos por sua vida –

  1. Pois, como ele morreu por nossos pecados, assim ressuscitou por nossa justificação; e sua ressurreição para a vida é a grande prova de que ele realizou tudo o que havia proposto em referência à salvação do homem.
  • Isso também pode ser entendido de sua vida de intercessão: pois está escrita. Ele sempre vive para fazer intercessão por nós, Hebreus 7:25 . Através desta vida de intercessão à direita de Deus, somos poupados e abençoados.
  • E não será errado considerar que, como a nossa salvação implica a renovação de nossa natureza e o fato de termos sido restaurados à imagem de Deus, assim, s???s?µe?a e? t? ????t?? , pode ser traduzido: seremos salvos em sua vida; pois, suponho, é bastante consensual que a vida de Deus na alma do homem é essencial para sua salvação.
  • 4. O exemplo também da vida de Cristo é um meio de salvação. Ele nos deixou um exemplo de que devemos seguir seus passos: e quem o segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida, João 8:12 .

    Comentário de Scofield

    Reconciliação

    Ver Romanos 5: 10-11 , 2 Coríntios 5: 18-20 ; Colossenses 1:21 .

    Comentário de John Wesley

    Pois se, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, sendo reconciliados, seremos salvos por sua vida.

    If – Tão certo quanto; então a palavra freqüentemente significa; particularmente neste e no oitavo capítulo.

    Seremos salvos – Santificados e glorificados.

    Através de sua vida – Quem “vive para fazer intercessão por nós”.

    Referências Cruzadas

    Levítico 6:30 – Mas toda oferta pelo pecado, cujo sangue for trazido para a Tenda do Encontro para propiciação no Lugar Santo, não será comida; terá que ser queimada”.

    2 Crônicas 29:24 – Os sacerdotes abateram os bodes e apresentaram o sangue sobre o altar como oferta pelo pecado, para fazer propiciação por todo o Israel, pois era em favor de todo o Israel que o rei havia ordenado o holocausto e a oferta pelo pecado.

    Ezequiel 45:20 – Você fará o mesmo no dia sete do mês em favor de qualquer pessoa que pecar sem intenção ou por ignorância; assim vocês deverão fazer propiciação em favor do templo.

    Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

    João 5:26 – Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.

    João 6:40 – Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

    João 6:57 – Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.

    João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

    João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

    João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

    Romanos 5:11 – Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação.

    Romanos 8:7 – a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

    Romanos 8:32 – Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?

    2 Coríntios 4:10 – Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.

    2 Coríntios 5:18 – Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

    2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

    Efésios 2:16 – e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade.

    Colossenses 1:20 – e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

    Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

    Hebreus 2:17 – Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.

    Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

    Apocalipse 1:18 – Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *