Estudo de Romanos 5:11 – Comentado e Explicado

Ainda mais: nós nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem desde agora temos recebido a reconciliação!
Romanos 5:11

Comentário de Albert Barnes


E não apenas isso – O apóstolo declara outro efeito da justificação.

Também temos alegria em Deus – em Romanos 5: 2 , ele havia dito que nos regozijamos em tribulações e na esperança da glória de Deus. Mas ele aqui acrescenta que nos alegramos no próprio Deus; em sua existência; seus atributos; sua justiça, santidade, misericórdia, verdade, amor. O cristão se alegra por Deus ser um ser como ele; e glórias que o universo está sob sua administração. O pecador se opõe a ele; ele não sente prazer nele; ele teme ou odeia; e o considera não qualificado para o império universal. Mas é uma característica da verdadeira piedade, uma evidência de que estamos verdadeiramente reconciliados com Deus, que nos alegramos nele como ele é; e encontra prazer na contemplação de suas perfeições, conforme reveladas nas Escrituras.

Através de nosso Senhor … – Pela mediação de nosso Senhor Jesus, que revelou o verdadeiro caráter de Deus e por quem fomos reconciliados com ele.

A expiação – margem ou reconciliação. Este é o único exemplo em que nossos tradutores usaram a palavra “expiação” no Novo Testamento. A palavra ocorre freqüentemente no Antigo, Êxodo 29:33 , Êxodo 29: 36-37 ; Êxodo 30:10 , Êxodo 30: 15-16 , etc. Como agora é usado por nós, geralmente significa resgate ou sacrifício por meio do qual a reconciliação é realizada entre Deus e o homem. Mas neste lugar tem um sentido diferente. Significa a própria reconciliação entre Deus e o homem; não os meios pelos quais a reconciliação é realizada. Não denota isso. recebemos um resgate ou uma oferta pela qual a reconciliação poderia ser efetuada; mas que de fato nos reconciliamos através dele. Este era o significado antigo da palavra em inglês expiação – em um momento – estar em um ou reconciliado.

– Ele procura fazer expiação.

Entre o duque de Glo’ster e seus irmãos.

Shakespeare.

A palavra grega que denota a oferta expiatória pela qual uma reconciliação é efetuada é diferente daquela aqui; veja a nota em Romanos 3:25 . A palavra usada aqui ?ata??a?? katallage nunca é usada para denotar essa oferta, mas denota a própria reconciliação.

Comentário de E.W. Bullinger

alegria = regozijar-se ( Romanos 5: 2 ).

expiação = reconciliação, restauração a favor. Grego. Katallage, Aqui, Romanos 11:15 . 2 Coríntios 5:18 , 2 Coríntios 5:19 .

Comentário de John Calvin

11. E não somente isso , etc. Ele agora ascende à mais alta tensão da glória; pois quando nos gloriamos que Deus é nosso, quaisquer que sejam as bênçãos que se possam imaginar ou desejar, decorrem e fluem desta fonte; pois Deus não é apenas o chefe de todas as coisas boas, mas também possui em si a soma e a substância de todas as bênçãos; e ele se torna nosso através de Cristo. Nós então alcançamos isso pela fé – que nada nos está querendo quanto à felicidade. Também não é em vão que ele menciona tantas vezes a reconciliação: é, primeiro, que possamos ser ensinados a fixar nossos olhos na morte de Cristo, sempre que falamos de nossa salvação; e, em segundo lugar, para que saibamos que nossa confiança não deve se fixar em mais nada, mas na expiação feita por nossos pecados.

Comentário de Adam Clarke

We now feel that God is reconciled to us, and we are reconciled to him: the enmity is removed from our souls; Nós também nos alegramos ( ?a???µe??? , exultamos ou glorificamos) em Deus, etc. – Agora sentimos que Deus está reconciliado conosco e nós somos reconciliados com ele: a inimizade é removida de nossas almas; e Ele, por amor de Cristo, por meio de quem recebemos a expiação, ?ata??a??? , a reconciliação, remeteu a ira, o castigo que merecíamos: e agora, através dessa reconciliação, esperamos uma glória eterna.

Certamente era impróprio traduzir ?ata??a?? aqui por expiação, em vez de reconciliação; como ?ata??ass? significa reconciliar-se e é traduzido pelos nossos tradutores em todos os lugares onde ocorre. Não significa expiação aqui, pois geralmente entendemos essa palavra, viz. a morte sacrificial de Cristo; mas antes o efeito dessa expiação, a remoção da inimizade e, com isso, a mudança de nossa condição e estado; de ?ata , intensivo e a??ass? para mudar; a completa mudança de nosso estado de inimizade para amizade. Deus é reconciliado conosco, e nós somos reconciliados com ele pela morte de seu Filho; e, portanto, há uma mudança gloriosa de inimizade para amizade; e podemos exultar em Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem recebemos essa reconciliação. Embora a vanglória seja proibida a um judeu, porque é uma falsa confiança, a vanglória é imposta a um cristão, a alguém reconciliado com Deus; pois sua vanglória é somente nessa reconciliação e na infinita misericórdia pela qual é obtida. Portanto, aquele que glorifica (se vangloria) deve se gloriar no Senhor.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 5:11 . E não apenas isso Essas palavras unem este versículo ao terceiro. O apóstolo no segundo versículo diz: “Nós, os gentios que cremos, nos gloriamos nas fantasias de um eterno e esplêndido estado de felicidade”. Em Romanos 5: 3, ele acrescenta: “E não apenas isso, mas nossas aflições são para nós questão de glória:” o que ele prova nos sete versículos seguintes; e então, voltando ao seu assunto, acrescenta: “E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus como nosso Deus, reconciliando -nos com ele em Jesus Cristo”. Assim, ele mostra que os gentios convertidos tinham de que se gloriar também. como os judeus, e não eram inferiores a eles, embora não tivessem circuncisão e a lei, na qual os judeus se glorificavam tanto, mas sem fundamento, em comparação com o que os gentios tinham que se gloriar, pela fé em Jesus Cristo agora sob o Evangelho. O verso pode ser parafraseado; “É verdade que nós gentios não poderíamos gloriar-nos anteriormente em Deus, como nosso Deus; esse era o privilégio dos judeus, que sozinhos, de todas as nações, o possuíam como rei e Deus, e eram seu povo em aliança com ele. Todos os demais reinos da terra haviam tomado outros senhores e se entregaram a falsos deuses para servi-los e adorá-los, e assim estavam em estado de guerra com o verdadeiro Deus, o Deus de Israel: mas agora estamos sendo reconciliados por Jesus Cristo, a quem recebemos e possuímos para nosso Senhor, e, assim, voltando ao seu reino, e à nossa antiga lealdade, podemos realmente nos gloriar em Deus como nosso Deus; o que os judeus não podem fazer, que se recusaram a receber Jesus Filho eterno por seu Senhor, a quem Deus designou Senhor sobre todas as coisas. ” Como nossos tradutores processaram o verbo grego ?ata??ass?, reconcilie-se no verso anterior e em todos os outros lugares, e a palavra grega ?ata??a??, em todos os outros lugares, por reconciliação; certamente deveria ter sido tão traduzido aqui.

Comentário de John Wesley

E não apenas isso, mas também nos alegramos em Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem agora recebemos a expiação.

E não apenas isso, mas também nos gloriamos – A frase inteira, do terceiro ao décimo primeiro versículo, pode ser tomada em conjunto da seguinte maneira: Não apenas “nos alegramos na esperança da glória de Deus”, mas também no meio das tribulações que glória no próprio Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem agora recebemos a reconciliação.

Referências Cruzadas

1 Samuel 2:1 – Então Ana orou assim: “Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação.

Salmos 32:11 – Alegrem-se no Senhor e exultem, vocês que são justos! Cantem de alegria, todos vocês que são retos de coração!

Salmos 33:1 – Cantem de alegria ao Senhor, vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo.

Salmos 43:4 – Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus!

Salmos 104:34 – Seja-lhe agradável a minha meditação, pois no Senhor tenho alegria.

Salmos 149:2 – Alegre-se Israel no seu criador, exulte o povo de Sião no seu rei!

Isaías 61:10 – É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.

Habacuque 3:17 – Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,

Lucas 1:46 – Então disse Maria: “Minha alma engrandece ao Senhor

João 1:12 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

João 6:50 – Todavia, aqui está o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer.

Romanos 2:17 – Ora, você que leva o nome de judeu, apóia-se na lei e orgulha-se em Deus;

Romanos 3:29 – Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,

Romanos 5:10 – Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

1 Coríntios 10:16 – Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?

2 Coríntios 5:18 – Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

Gálatas 4:9 – Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Filipenses 3:1 – Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

Filipenses 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Colossenses 2:6 – Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *