Estudo de Filipenses 4:4 – Comentado e Explicado

Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!
Filipenses 4:4

Comentário de Albert Barnes

Alegrai-vos sempre no Senhor – veja as notas em Filipenses 3: 1 . É um privilégio dos cristãos fazer isso, não em certos períodos e em distâncias distantes, mas em todos os momentos eles podem se alegrar por haver um Deus e Salvador; eles podem se alegrar no caráter, lei e governo de Deus – em suas promessas e em comunhão com ele. O cristão, portanto, pode ser e deve ser sempre um homem feliz. Se tudo mais muda, o Senhor não muda; se as fontes de todas as outras alegrias estão secas, ainda assim não é; e não há um momento na vida de um cristão em que ele não encontre alegria no caráter, na lei e nas promessas de Deus.

Comentário de John Calvin

4. Alegrai-vos no Senhor É uma exortação adequada aos tempos; pois, como a condição dos piedosos era extremamente perturbadora e os perigos os ameaçavam de todos os lados, era possível que eles cedessem, vencidos pela dor ou pela impaciência. (223) Portanto, ele ordena a eles que, em circunstâncias de hostilidade e perturbação, eles devem se alegrar no Senhor, (224) como certamente essas consolações espirituais, pelas quais o Senhor nos refresca e nos alegra, de tudo para mostrar sua eficácia quando o mundo inteiro tenta nos desesperar. Vamos, no entanto, em conexão com as circunstâncias da época, considerar que eficácia deve ter havido nessa palavra proferida pela boca de Paulo, que poderia ter tido uma ocasião especial de tristeza. (225) Pois se eles estão horrorizados com perseguições, prisões, exílio ou morte, aqui está o apóstolo se colocando à frente, que, em meio a prisões, no próprio calor da perseguição e em boas apreensões de morte, é não apenas ele próprio alegre, mas até desperta outros para a alegria. A soma, então, é esta – que pode acontecer que os crentes, tendo o Senhor ao seu lado (226) , tenham uma base de alegria suficiente.

A repetição da exortação serve para dar mais força a ela: que essa seja sua força e estabilidade, para se alegrar no Senhor, e que também não seja apenas por um momento, mas para que sua alegria nele possa ser perpetuada. (227) Pois, inquestionavelmente, difere da alegria do mundo a esse respeito – que sabemos por experiência própria que a alegria do mundo é enganosa, frágil e desbotada, e Cristo até declara que ela é amaldiçoada ( Lucas 6:25 ) . Portanto, isso é apenas uma alegria estabelecida em Deus, que é tal que nunca é tirada de nós.

Comentário de Adam Clarke

Alegrai-vos sempre no Senhor – Seja continuamente feliz; mas essa felicidade você pode encontrar apenas no Senhor. A felicidade genuína é espiritual; como só pode vir de Deus, por isso infalivelmente tende a ele. O apóstolo repete a exortação, para mostrar não apenas sua seriedade, mas também que era a vontade de Deus que assim fosse, e que era seu dever e também interesse.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 4: 4 . Alegrai-vos sempre no Senhor: O apóstolo, neste conselho, parece ter respeito pela condição de sofrimento em que parece, por outras passagens da epístola, que ele as considerou. Isso é confirmado pelo esforço de seus conselhos nos próximos versículos. Veja cap. Filipenses 2:18 , Filipenses 3: 1 . 1 Tessalonicenses 5:16 .

Referências Cruzadas

Salmos 34:1 – Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão.

Salmos 145:1 – Eu te exaltarei, meu Deus e meu rei; bendirei o teu nome para todo o sempre!

Salmos 146:2 – Louvarei ao Senhor por toda a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu viver.

Mateus 5:12 – Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”.

Atos dos Apóstolos 5:41 – Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.

Atos dos Apóstolos 16:25 – Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 12:12 – Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

2 Coríntios 13:1 – Esta será minha terceira visita a vocês. “Toda questão precisa ser confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas”.

Gálatas 1:8 – Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!

Filipenses 3:1 – Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.

1 Tessalonicenses 5:16 – Alegrem-se sempre.

Tiago 1:2 – Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *